Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: Plataforma CONECTA John Deere

https://conecta.deere.com.br/

Candidato: Agência Esfera
Cliente: John Deere Brasil
Segmento: Serviços
Categoria: Solução Web

Troféu Expo Telecom
Solução Web

Diante de um ano desafiador, a John Deere convidou a agência Esfera para desenvolver um novo canal de comunicação digital com seus clientes e admiradores: a Plataforma Conecta.
Uma plataforma digital completa que proporciona uma experiência interativa para o usuário com exposição de máquinas, serviços e soluções, muito conteúdo audiovisual, e contato direto com os concessionários através de chat.
O projeto foi criado e desenvolvido em um prazo recorde, de 6 semanas.
A plataforma foi lançada em maio de 2020, e teve atualizações mensais com acréscimo de conteúdo até o mês atual, outubro. A partir do próximo ano são previstas atualizações trimestrais, além das que já ocorrem  complementando os eventos que tem presença da marca e as campanhas específicas dos concessionários. 
A agência Esfera foi responsável pela concepção criativa, pelo planejamento, e gerencia o projeto que conta com uma equipe dedicada da John Deere para fornecer conteúdos e com os parceiros que nos apoiam na Programação e produção de conteúdos audiovisuais.
 

Vídeo

Criar um novo canal de comunicação entre a John Deere e seu público, através de uma plataforma online completa e responsiva.

Proporcionar uma experiência interativa para o usuário, disponibilizar conteúdos comerciais sobre produtos e serviços, e promover a comunicação direta com o concessionário.

Desenvolver uma plataforma definitiva, que esteja em constante evolução e que além da experiência para o usuário, forneça dados estratégicos para a John Deere.

Gerenciar uma equipe interdisciplinar composta por diferentes perfis profissionais e de todas as áreas da empresa no Brasil e no exterior – EUA e India, por exemplo, que prestaram suporte técnico e fizeram validações com base nos rígidos critérios da empresa.

Propor inovações e atualizações periódicas com base na estratégia  de marketing e vendas da companhia, utilizando ferramentas de interação, novos  formatos de conteúdo, soluções que estimulem o contato com a rede de concessionários, integrações com outros canais de comunicação da marca. 

Com as maiores feiras agrícolas presenciais canceladas, o maior desafio era proporcionar aos clientes uma experiência que pudesse aproximá-los dos equipamentos, informar sobre as soluções John Deere e estimular o contato com a rede de concessionários.

 

Produzimos um ambiente 3D, simulando um showroom, no qual os usuários podem circular em torno dos equipamentos para ver detalhes das máquinas.

Simulamos também no ambiente 3D um Centro de Suporte à Operações, como o existente nas concessionárias, para mostrar os benefícios do Suporte Conectado.   

Criamos dois " HUBS" de conteúdo para expor as soluções de Pós Vendas e Agricultura de Precisão.

 

Os conteúdos audiovisuais foram em sua maioria (75%) produzidos exclusivamente para a plataforma, com roteiro desenvolvido para priorizar os benefícios e diferenciais de cada produto/solução, apresentados por especialistas da John Deere. A utilização de motion graphics somado às imagens captadas trouxe dinâmica e enriqueceu os materiais, tornando-os ainda mais atrativos visualmente e esclarecedores. 

 

O desenvolvimento do chat permitiu que os clientes se conectem de forma fácil e rápida com o concessionário da sua região, facilitando o esclarecimento de dúvidas e estimulando as vendas.

 

A plataforma possui um painel administrativo que fornece a possibilidade de gerenciamento de conteúdos, administração da rede de concessionários e a extração de informações estratégicas sobre a navegação dos usuários.

 

Os concessionários possuem acesso a um painel de gerenciamento do chat , no qual conversam com os clientes em tempo real, acessam as mensagens recebidas e o mailing de usuários cadastrados em sua região. 

 

Desenvolvimento do projeto

 

A partir do briefing, a agência Esfera buscou os melhores parceiros de programação e produção de materiais audiovisuais para o desenvolvimento do job e a John Deere disponibilizou uma equipe interna dedicada ao projeto para nos fornecer conteúdos. Tínhamos 3 equipes trabalhando simultaneamente:

Desenvolvimento da plataforma ( UX Design, Programação)

Produção de Conteúdo (3Ds, Textos, imagens, Vídeos, Interações)

Comunicação ( Divulgação da plataforma) Utilizando a metodologia Agile , realizamos reuniões diárias para que o cronograma desafiador de 06 semanas para o lançamento fosse cumprido à risca. 

 

Os passos para o desenvolvimento do projeto foram:

- Decisões estratégicas sobre o tipo de plataforma e a navegação considerando a melhor qualidade e o menor tempo de desenvolvimento

- Decisões sobre o formato do conteúdo e os produtos e serviços que seriam trabalhados

- Desenvolvimento de planta baixa dos espaços e pesquisa de referências visuais para criação dos ambientes

- Estudo de experiência/jornada do usuário

- Desenvolvimento de Wireframe da plataforma

- Preparação dos arquivos 3D das máquinas

- Produção de conteúdos audiovisuais

- Programação

- Testes

O formato da plataforma é inovador nesse segmento, e foi lançado no timing perfeito para suprir uma necessidade da marca ainda no início da pandemia no Brasil.

 

A plataforma alcançou mais de 500 mil acessos com vendas de mais de 1.500 produtos nos primeiros meses de operação.



Já foram transmitidos na plataforma 03 eventos online para o público geral, e está em processo de planejamento o primeiro evento interno, com acesso restrito. 

 

Sobre o projeto e o trabalho da Esfera, Kelly Nakaura - Gerente de Marketing Communications Latin America da John Deere - diz:

 

“Já vínhamos avançando com novas linguagens e soluções de experiência em nossas feiras e eventos, mas o contexto disruptivo e repentino acelerou ainda mais este processo. A Esfera e seu parceiro MW2 foram peças fundamentais que compuseram diretamente o time Agile juntamente o com time interno John Deere e alguns concessionários. Foram mais de 60 pessoas envolvidas num projeto de co-criação, que em 6 semanas materializou este hub virtual de conteúdo e experiência de marca. Consideramos a Esfera parte do nosso time, a gestão profissional, a capacidade de entendimento do briefing, a postura consultiva de sempre nos desafiar apresentando ideias e alternativas que vão além do que foi solicitado, a agilidade nas respostas e desenvolvimento são os pontos de maior destaque que fazem da agência um parceiro estratégico e candidato recorrente na premiação de fornecedor do ano na John Deere”.



Após o lançamento da plataforma no Brasil em maio, o projeto foi expandido e desenvolvido também para Argentina e México.

 

Matérias relevantes na mídia:

 

https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Empresas-e-Negocios/noticia/2020/05/coronavirus-esta-intensificando-digitalizacao-no-campo-avalia-john-deere.html



Impressões = 63 Milhões (+50% mais do que o planejado)

Alcance = 13,6 M pessoas

Visualizações plataforma = 484 mil

Usuários únicos = 190 mil pessoas