Com as maiores feiras agrícolas presenciais canceladas, o maior desafio era proporcionar aos clientes uma experiência que pudesse aproximá-los dos equipamentos, informar sobre as soluções John Deere e estimular o contato com a rede de concessionários.
Produzimos um ambiente 3D, simulando um showroom, no qual os usuários podem circular em torno dos equipamentos para ver detalhes das máquinas.
Simulamos também no ambiente 3D um Centro de Suporte à Operações, como o existente nas concessionárias, para mostrar os benefícios do Suporte Conectado.
Criamos dois " HUBS" de conteúdo para expor as soluções de Pós Vendas e Agricultura de Precisão.
Os conteúdos audiovisuais foram em sua maioria (75%) produzidos exclusivamente para a plataforma, com roteiro desenvolvido para priorizar os benefícios e diferenciais de cada produto/solução, apresentados por especialistas da John Deere. A utilização de motion graphics somado às imagens captadas trouxe dinâmica e enriqueceu os materiais, tornando-os ainda mais atrativos visualmente e esclarecedores.
O desenvolvimento do chat permitiu que os clientes se conectem de forma fácil e rápida com o concessionário da sua região, facilitando o esclarecimento de dúvidas e estimulando as vendas.
A plataforma possui um painel administrativo que fornece a possibilidade de gerenciamento de conteúdos, administração da rede de concessionários e a extração de informações estratégicas sobre a navegação dos usuários.
Os concessionários possuem acesso a um painel de gerenciamento do chat , no qual conversam com os clientes em tempo real, acessam as mensagens recebidas e o mailing de usuários cadastrados em sua região.
Desenvolvimento do projeto
A partir do briefing, a agência Esfera buscou os melhores parceiros de programação e produção de materiais audiovisuais para o desenvolvimento do job e a John Deere disponibilizou uma equipe interna dedicada ao projeto para nos fornecer conteúdos. Tínhamos 3 equipes trabalhando simultaneamente:
Desenvolvimento da plataforma ( UX Design, Programação)
Produção de Conteúdo (3Ds, Textos, imagens, Vídeos, Interações)
Comunicação ( Divulgação da plataforma) Utilizando a metodologia Agile , realizamos reuniões diárias para que o cronograma desafiador de 06 semanas para o lançamento fosse cumprido à risca.
Os passos para o desenvolvimento do projeto foram:
- Decisões estratégicas sobre o tipo de plataforma e a navegação considerando a melhor qualidade e o menor tempo de desenvolvimento
- Decisões sobre o formato do conteúdo e os produtos e serviços que seriam trabalhados
- Desenvolvimento de planta baixa dos espaços e pesquisa de referências visuais para criação dos ambientes
- Estudo de experiência/jornada do usuário
- Desenvolvimento de Wireframe da plataforma
- Preparação dos arquivos 3D das máquinas
- Produção de conteúdos audiovisuais
- Programação
- Testes