Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: Conheça sua capital com todos os protocolos de segurança

Conheça sua capital com todos os protocolos de segurança

Candidato: Brasília e Região Convention and Visitors Bureau
Cliente: Brasília e Região Convention and Visitors Bureau
Segmento: Eventos
Categoria: Projetos de Eventos Promocionais

Apresentação

O Brasília e Região Convention & Visitors Bureau (BRC&VB), ou Fundação 21 de Abril, é uma Fundação de caráter privado, sem fins lucrativos, que visa divulgar Brasília como destino turístico - lazer , eventos ou negócios, a partir do apoio à captação de eventos e visitantes, usufruindo, para tanto, de estratégias de marketing.

É o 4º Convention Bureau mais antigo do Brasil, fundado em 1996, pelas seguintes entidades: Secretaria de Turismo (SETUR); Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) Associação Brasileira  de  Agências  de  Viagens (ABAV),   Sindicato  das  Empresas de Turismo (SINDETUR),   Associação  Brasileira de  Bares  e  Restaurantes (ABRASEL), Associação  Brasileira  das  Montadoras  de   Eventos (ABEME)   e   a   Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (FECOMERCIO).

O BRC&VB possui um Conselho Curador com representantes da maior parte das lideranças do setor turístico, por isso todo o nosso trabalho possui o reconhecimento e legitimidade junto a instituições representativas da cadeia produtiva do turismo no Distrito Federal.

Dentre  as  finalidades  e  objetivos  estatutários   está   prevista   a   promoção  de campanhas,  nos  mercados  nacionais  e  internacionais,  e  envidar  esforços  para  projetar Brasília e  a  região do Entorno  como  destino  turístico,   o  repasse   de   informações  sobre  Brasília, apresentação  da  infraestrutura,   apoio  com  material  promocional  institucional, além da viabilização de contatos com profissionais da área.

SITUAÇÃO DE MERCADO

Brasília foi uma das primeiras cidades brasileiras a fechar o comercio e todas as ações que geravam aglomerações, a exemplo dos eventos, aulas, parques entre outros tantos. Tal iniciativa por um lado foi positivo porque alongou a curva de sustentação para os atendimentos de saúde mas, em contrapartida, para o comércio, ocasionou um período maior sem faturamento, acarretando em taxas elevadas de desemprego e falência.
Ressalta-se que em abril foram canceladas todas as comemorações referentes aos 60 anos da Capital Federal – Brasília.
Até agosto, foram computados mais de três mil estabelecimentos falidos no DF, e 30 mil demissões, hotéis fechados e com ocupação mínima, reagendamento e cancelamento de eventos ocasionando alta oferta de leitos sem demanda.
Em maio passado a primeira atitude do Brasília e Região foi entender o que apontavam as diversas entidades e consultores especialistas na construção de cenários de futuro.
Dentre eles, optamos pela posição do Professor Yan Yeoman da Victoria University of Wellington na Nova Zelândia, que apontou tendências de oportunidades crescentes pelo turismo familiar no raio de até 600km. Enfatizou que o fator segurança é um dos maiores responsáveis pelo fator de tomada de decisão. Também apresentou quatro cenários distintos sendo 1º o turismo familiar; 2º o turismo sustentável, 3º turismo eletivo e o 4º de comunidades fechadas (mesma cultura).
Paralelamente identificamos o diferencial competitivo da Capital Federal em relação a grandes destinos que sempre foram grande receptores de visitantes, a exemplo do Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo: Brasília, por ser cidade arquitetonicamente planejada, onde os setores habitacionais, de lazer e setor hoteleiro são perfeitamente distintos, o visitante em nossa cidade não interfere na vida cotidiana dos moradores da cidade. Portanto, o fator segurança do destino é relevante tanto pra o nosso turista quanto para o morador, que sentir-se-á confortável com a sua presença!
Ciente desse cenário, montamos o nosso plano de trabalho com o seguinte escopo: Campanha para a atração de turistas para Brasília para a retomada do Turismo, cuja ideia é movimentar todo o trade numa grande campanha de até 60% de descontos nos 60 anos da cidade.

Vídeo

Mobilizar o trade de turismo do Distrito Federal em torno de uma mesma campanha para a retomada do turismo com objetivo de atrair turistas no raio de 600km de Brasília. Objetivo é movimentar o setor com a oferta de 60% de descontos nos 60 anos da cidade.



Desafio institucional e financeiro do BRCVB: A nova gestão do Brasília e Região Convention & Visitors Bureau iniciou em janeiro, deparando-se com uma grave crise financeira pelo fechamento dos hotéis (sem arrecadação de room tax), inadimplência dos demais mantenedores, além de arcar com os compromissos assumidos na gestão anterior.

Nesse momento a estrutura administrativa foi reduzida basicamente ao executivo e ao técnico administrativo.

Diante desse quadro, e seguindo a gênese criativa dos CVB, construímos um trabalho de forma associativa com nossos parceiros.

Grande exemplo foi a permuta realizada com a agência de publicidade quando ofertamos uma bolsa de ensino superior na área de comunicação para um de seus funcionários, entre outros.

 

Desafio de viabilizar os custos iniciais:

Plano de mídia: Para a divulgação nas cidades elencadas no raio de 600km, foram contemplados outdoor, anúncios de televisão, peças para mídias e redes digitais. O plano de veiculação contempla veículos de circulação nacional, tais como: periódicos, emissoras televisivas e rádios.

Custo: o custo orçado pela agência foi na ordem de 2 milhões de reais, mas renegociados para 10% do seu valor.

Estratégia: Está em negociação com as principais empresas regionais com sede no DF cotas de participação. Essas cotas estão sendo trabalhadas por meio do grupo EMPRESÁRIOS EM AÇÃO, de ampla atividade no DF com programa de televisão específico.

 

Pratos de Athos Bulcão: é necessário a garantia de uma tiragem inicial dos pratos, na ordem de 100 mil reais. Para isso, apresentamos o projeto ao Banco Regional de Brasília, tendo como patronas as empresarias da Câmera das Mulheres Empreendedoras e as entidades integrantes da Câmera de Turismo e Hospitalidade, ambas da FECOMERCIO.

 

Máscaras com Plano Piloto:  Identificamos um fornecedor para confeccioná-las no padrão da impressão desejada. Conseguimos um patrocínio inicial para a fornecimento a hotelaria, bares e restaurantes integrantes da Campanha.



TRABALHO EM REDE: Considerando o envolvimento dos Sindicatos Patronais da FECOMERCIO, será estimulado a adoção da campanha em suas diversas categorias. Ex: SICONPETRO é o sindicato dos postos de gasolina e cabe aos donos dos postos a oferta de máscaras para seus funcionários. Portanto, ficou acordado que eles forneceram a máscara da campanha com o plano piloto. Esse mesmo raciocínio está sendo implementado para outras áreas, a exemplo dos shoppings.



OBJETIVOS

Diretos:

1- Quebrar a polarização do covid-19

2- Aumentar a ocupação hoteleira, minimizando os custos do processo de reabertura

3- despertar o visitar Brasília

Indiretos:

Servirá como uma campanha de valorização/auto estima de Brasília para todos os moradores.

Brasília, na qualidade de capital política, sofre com a imputação de fatos que interferem na vida de todos os brasileiros. Esses fatos, em vez de serem imputados a quem de direito: Órgão X, Personalidade Y, Ideologia W, é de forma generalizada direcionada a Brasília.

Entendemos que esse fato devesse ainda a grande diferença dos índices educacionais e culturais do nosso país continental, sendo o hábito da leitura ainda não universalizado em nosso Brasil.

Entretanto, também entendemos que  o movimento de reflexão sobre a imputação desses fatos negativos a cidade deve ser refutado primeiramente pelos próprios moradores da cidade e, por isso, uma campanha que abrace os diversos seguimentos e permita, ACIMA DE TUDO, que vários ATORES sejam PROTAGONISTAS, elevará de forma substancial o morador do Distrito Federal.

 

PÚBLICO E ABORDAGEM



1- TURISMO MONUMENTAL: famílias que queiram fazer o turismo cívico de 5 dias - oportunidade de ver o presidente de perto conhecer de perto, conhecer a arquitetura de Niemeyer, o paisagismo de Burle Max, a  de artistas como Athos Bulcão e Alfredo Seschiati. 5 dias com experiências de passeios temáticos e eventual esticada para a Chapada, Pirenópolis, Goiânia e outras cidades históricas.



2- TURISMO INTERNO: oportunidade de se hospedar em grande estilo e passar o fim de semana em família.



3- JOVENS AVENTUREIROS: casais classe A do Brasil interessados em conhecer a Chapada ou Pirenópolis. Roteiro gastronômico de 2 dias em Brasília (chegada e partida) e 3 dias nos destinos próximo de cachoeira.



4- CIDADES – RAIO DE 600 KM: Ter a possibilidade de usufruir de um pacote de fim de semana, 2 dias, mágico na capital do país com descontos incríveis (hospedagem+refeições+passeios). Esse público vem de carro.



5- ARQUITETOS E DESIGNERS: Classe A do Brasil e do mundo interessados em.



METAS 



- ATRAIR 500 MIL TURISTAS



- 20 MILHÕES DE IMPACTOS



TENDÊNCIAS FUTURAS



Desaceleração econômica, simplicidade, turismo familiar de até 600 km, incluindo experiências radicais, de natureza e menor materialismo, áreas abertas, incluindo segurança,  conectividade, sustentabilidade, o familiar com deslocamentos em carro com a família. 

DESENVOLVIMENTO



1º PASSO: mobilização do setor produtivo do Distrito Federal, para isso o Brasília e Região CVB envolveu as principais entidades:

ACDF – Associação Comercial do DF: detentora de um marketing clube de vantagem com 15mil postos de atendimento e 2.1 milhões de usuários entre titulares e dependentes que atende 20% dos servidores públicos federais;

SINDHOBAR - mais de 200 associados entre bares e restaurantes

ABLA - responsável por promover, junto as locadoras, a oferta de pacotes para aluguel de veículos no raio dos 600km.   

INFRAMERICA: empresa administradora do aeroporto que cedeu sem custo a possibilidade de veiculação nos painéis. São 33 telas verticais,

Importante ressaltar que o aeroporto de Brasília é o 3º maior hub do Brasil, recebendo enorme quantidade de pessoas em trânsito diariamente.

FECOMERCIO DF: além de todos os sindicatos patronais, tem a Câmara de Turismo e Hospitalidade e a Câmara de Mulheres Empreendedoras. Essa Câmara tem especial representatividade em Brasília porque congrega, além das maiores empresárias do DF, Representante do Rotary Club, Deputadas, a 2ª Primeira-Dama que é notória empresária na Cidade, Presidente da LIDE Mulher, imprensa e formadoras de opinião – fatores importantes para o trabalho em rede, descrito no item desafios.

BRAZTOA: apoio a divulgação junto a rede de operadores

ABIH DF: responsável pelo processo de sensibilização junto a rede hoteleira para a oferta de tarifas vantajosas a campanha

ABAV DF: responsável por apresentar a ferramenta VIAJA BRASILIA, que será um dos canais para a oferta dos pacotes

SETUR: Importante para a Campanha porque ela é de DESTINO e não especifica a um equipamento. Além de trazer a segurança jurídica para o processo, traz a segurança dos protocolos de segurança e ó comprometimento dos serviços públicos – a exemplo do Batalhão de Turismo.

 

2º PASSO: Como os pacotes formatados, que utilizaram o critério de até 60% de desconto (fator correspondente ao ano de aniversário de Brasília), seguimos para a identificação e definição das cidades no raio dos 600km do Distrito Federal: Formosa – 80km; Luziânia – 93 km; Anápolis- 155km; Unaí – 170km; Goiânia – 207km; Paracatu – 229km; Caldas Novas – 305km; Uberlândia – 350km; Sete Lagoas - 540km; Ribeirão Preto – 601 km; Sacramento – 609km; Belo Horizonte – 624km

 

3º PASSO: Sabendo que o Distrito Federal é um destino EMISSOR, decidimos sensibilizar nossos destinos vizinhos. Para isso, nos reunimos virtualmente com o Goiânia Convention e a Goiás Turismo, Uberlândia Convention, Campo Grande CVB, Bonito CVB e Belo Horizonte Convention,



4º PASSO: Mobilizar os principais restaurantes da cidade a, além de desenvolverem pratos especiais para a promoção, agregarem a oferta os pratos comemorativos aos 60 anos de Brasília.

Para a estampa dos pratos, realizamos a negociação com a Fundação Athos Bulcão para a permissão de uso de obras do artista em pratos para serem ofertados pelos bares e restaurantes no período de vigência da promoção. A estratégia definida foi desses pratos serem colecionáveis para serviço de mesa, de forma a incentivar a formação de jogos de 4, 6, 12 pratos.    

A contrapartida social, desenhada pelo Brasília Convention & Visitors Bureau foi de conceder a doação de R$1,00 para cada prato vendido para a Fundação Athos Bulcão, R$1,00 para a Associação dos Guias de Turismo do DF e R$ 1,00 para o Brasília e Região CVB.



OPORTUNIDADES



1 - Turismo seguro com todos os protocolos

2 - Todo o setor com descontos agressivos. Poder comprar passagens, se hospedar em ótimos hotéis, comer em renomados restaurantes, desfrutar de roteiros

regionais (Chapada / Pirenópolis / Tauá Resort / passeios no Lago entre outros)

3 - Realizar roteiro de compras (Outlet / Shoppings com lojas exclusivas, Feira dos Importados) pagando muito menos.



A ideia é mobilizar todo o comércio num selo de 60% e de turismo seguro.

4 - Usufruir da terceira melhor rede gastronômica e hoteleira do país.

5 - Conhecer a capital do Brasil, sua arquitetura única, seus monumentos a céu aberto, com conforto e segurança.



PEÇAS E ESTRATÉGIA:



Veiculação das peças relacionadas na apresentação.

 

PLANO DE MÍDIA:



A BAND PAY TV preparou algumas oportunidades especiais para ABIH nos canais BANDNEWS, BANDSPORT e AGROMAIS.



No Bandnews, a campanha estará presente com pílulas de conteúdo nos principais jornais.

Serão pílulas de 30” por mês sobre o Turismo em Brasília e preparação para esse novo momento da COVID–19. Campanha de 02 meses no Jornal BandNews e Jornal da Band.



A ABIH poderá contar detalhes sobre toda a estrutura e preparo no recebimento dos hóspedes nos hotéis de Brasília e fomentar o turismo interno com conteúdos exclusivos produzidos para os canais.



As pílulas terão duração de 30” e estarão nos Jornais do BANDNEWS.



INVESTIMENTO TABELA: R$ 550.320,00

INVESTIMENTO NEGOCIADO COM 89,06%: R$ 60.196,89



No BandSport, veicularemos as pílulas produzidas nas principais faixas horários do canal.



As pílulas no BANDSPORT serão também de 30” e veiculadas em toda a programação do canal.



INVESTIMENTO TOTAL: R$ 518.280,00

INVESTIMENTO NEGOCIADO COM 89,06%: R$ 56.692,19



No AGROMAIS, veicularemos as pílulas produzidas nas principais faixas horários do canal.



As pílulas no AGROMAIS serão também de 30” e veiculadas em toda a programação do canal.



INVESTIMENTO TOTAL: R$ 302.700,00

INVESTIMENTO NEGOCIADO COM 89,06%: R$ 33.110,92



METRÓPOLES



Possibilidade de veiculação no Portal Metrópoles, incluindo projeto com Roteiro turístico interativo que visando divulgar os principais pontos de interesse para quem deseja conhecer o que há de melhor em Brasília. Landing Page Especial, Ativação em Redes Sociais, Assinatura do patrocinador, Banners 300x250, Banner 300x600 e Spot 30 Segundos Radio Metrópoles.



DF Record - Brasília em Ação 



O Brasília em Ação é um programa que vai ao ar todas às segundas e quintas-feiras dentro do DF Record. O quadro, apresentado pelo jornalista Marcelo Moraes, traz sempre histórias de superação e sucesso no mundo coorporativo. Todos as histórias apresentadas fazem parte da história do Distrito Federal, e empresários contribuem de alguma forma para o crescimento da capital do Brasil.



REDE SOCIAIS



Veiculação da campanha na página institucional do Brasília e Região Convention and Visitors Bureau na rede social Facebook e Linkedin.



Facebook

https://www.facebook.com/BrasiliaConventionBureau



LinkedIn

https://www.linkedin.com/company/brasilia-convention-&-visitors-bureau/



 

Retorno 



Reduzir a sazonalidade dos meses de janeiro e fevereiro, meses que tradicionalmente são de baixa ocupação hoteleira no Distrito Federal, situações em que as reservas caem drasticamente, afetando o faturamento.



Reforçar o trabalho realizado pelo Brasília e Região Convention and Visitors Bureau referente ao movimento NÃO CANCELE, REAGENDE, pela percepção de Brasilia - DF como DESTINO SEGURO, com todos os protocolos de segurança.



Elevar a auto estima do morador do Distrito Federal. Brasília, na qualidade de capital política, sofre com a imputação de fatos que interferem na vida de todos os brasileiros. Este fato, é de forma generalizada direcionada a todos os habitantes de Brasília. No entanto, Brasília é apontada como a cidade com maior qualidade de vida do país e 106ª do mundo em ranking divulgado pela consultoria Mercer. A empresa elaborara o ranking com referência a dez critérios, subdivididos em 39 categorias, como acesso a moradia, qualidade do ar, problemas de transporte, educação e entretenimento.