Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: Swiss Re na ABGR

Candidato: Alternativa F
Cliente: Swiss Re
Segmento: Serviços
Categoria: Projetos de Estandes e Ambientes Cenográficos de Pequeno Porte

Troféu Expo Telecom
Projetos de Estandes e Ambientes Cenográficos de Pequeno Porte

Uma agência. Duas cabeças. Várias alternativas.
Esse é o ponto de partida quando se quer entender o fenômeno desenvolvido por uma nova forma de pensar eventos: a Alternativa F. Criada por dois renomados nomes do mercado, Felipe Lemos e Ana Nani, a agência boutique nasceu da necessidade de fazer diferente frente à concorrência e de oferecer uma criação fora da caixa.

Com o objetivo de ser o remédio anti-insônia e estresse em eventos corporativos, a agência se diferencia por oferecer eventos de grande qualidade, independente do porte e objetivo, em todo o Brasil e nos mais variados pontos do mundo. Só nos últimos anos esteve presente, produzindo seus projetos, em território nacional, em locais como Brasília, Foz do Iguaçu, Salvador, Goiás e Belém. E também em destinos internacionais como Argentina, China, Orlando, Lisboa, Miami, Cape Town, Porto Rico e Cancun. 

Criatividade e inovação, atendimento sênior personalizado, credibilidade, segurança, ótimo custo-benefício e uma entrega de qualidade que supera as expectativas. 

 O Cliente e o Evento:
A Swiss Re Corporate Solutions oferece capacidade de seguros inovadora e de alta qualidade para empresas de médio porte e grandes multinacionais ao redor do mundo. A gama de produtos vai desde a transferência de riscos padronizados e programas multilinha, até soluções altamente customizadas às necessidades de seus clientes. A Swiss Re Corporate Solutions atende a seus clientes por meio de mais de 50 escritórios em todo o mundo e tem o respaldo da força financeira do Grupo Swiss Re. 

Com o objetivo de receber os principais clientes para relacionamento e manutenção dos negócios, a Swiss Re contratou a Alternativa F para desenvolver um estande de pequeno porte que fosse contemporâneo e diferente cujo objetivo era demonstrar a Swiss Re Corporate Solutions como a empresa mais renomada no seguro de grandes riscos e demonstrar que, com a nova parceria do Bradesco, ela se tornaria a maior especialista do Brasil nesse segmento.
 A feira escolhida para a realização desse evento foi a Expo Riscos dentro da ABGR, que é o ponto de encontro para contato com os principais Gerentes de Riscos e Executivos das mais variadas áreas de atuação e para ter acesso a temas e painéis abrangendo o momento atual com suas implicações, desafios e oportunidades.

Galeria de Fotos

O briefing do cliente:

 

No briefing enviado pelo cliente, o principal desafio era criar um ambiente institucional que através de elementos subliminares transmitisse a imagem da maior seguradora do Brasil especializada em seguros de grandes riscos e trazer a parceria com a Bradesco Seguros de forma delicada ao estande, dizendo que, a partir daquele momento, a força das duas empresas fariam a diferença para o público que visitava.

 

Algumas premissas básicas levantadas pelo cliente foram:

Considerar estrutura de depósito para brindes

Fornecer estrutura de buffet simples, incluindo serviço de bebidas diferenciado

Ter um local para demonstração do portfólio de produtos

Criar um brinde que o convidado pudesse usar em reuniões

 

Levando esse briefing em consideração, fizemos uma pesquisa das principais características desse evento incluindo edições anteriores, sempre lembrando o perfil do público e a imagem que a Swiss Re Corporate Solutions gostaria de passar.

 

O maior desafio da Alternativa F para este estande era construir um projeto que fosse confortável, pois a área era de 25m².

 

Após algumas reuniões de brainstorms, chegamos à conclusão de que o estande deveria seguir o seguinte caminho:

 

- Ter uma paleta de cores chamativa para seguir o padrão moderno e contemporâneo que a Swiss Re Corporate Solutions trabalha pelo mundo.

 

- Ter o logo e o bar em destaque.

 

- Usar painéis com comunicação institucional e globalizada.

 

- Ter algum elemento chamativo, já que este estande ficava na passagem principal da feira.

 

Com a ideia em mãos, desenhamos o projeto que foi aprovado já em sua primeira versão. Abaixo, detalharemos cada área e como elas foram executadas.

 

O estande tinha os tons do pantone do cliente: pink e azul e duas testeiras com imagens retro iluminadas que faziam os detalhes, além de neonflex nas ripas do teto, para exposição do portfólio trouxemos bancada com exposição de folders para que a equipe comercial pudesse mostrar a capilaridade da empresa e além disso, incluímos no projeto: um bar bem localizado, 2 painéis laterais com a comunicação global da SRCS, mobiliário moderno e um depósito/mini copa.

 

 

 

Ativações:

O grande diferencial desse estande foram suas ativações para atrair clientes. A primeira vinha do bar, onde eram distribuídos mini drinks coloridos dentro de taças super diferentes com o logo do cliente. Isso gerou grande curiosidade pelos que passavam pela feira. Além disso, como ativação de relacionamento, entregamos como brinde uma caneta sofisticada onde o cliente poderia personalizar seu nome na hora.



Alimentos e Bebidas:

Para a área do lounge e para os clientes VIPs, foi contratado um buffet diferenciado que fazia o serviço exclusivo. O cardápio foi desenvolvido pensando no perfil do executivo que visitava a feira, servindo itens como: café expresso, sucos, quiches, folhados, verrine de chocolate, vinho, dentro outros itens.



Recepcionistas:

Duas recepcionistas foram contratadas para cuidar das entregas de brindes para os clientes e com a área de folders.

 

Além do estande, o Presidente da Swiss Re Corporate Solutions, Luciano Calheiros, participou de um dos paineis mais importantes da feira, conforme podem conferir nos links das reportagens abaixo:

 

https://www.revistacobertura.com.br/2019/11/19/swiss-re-corporate-solutions-participa-da-expo-e-do-xiii-seminario-internacional-da-abgr/

 

https://www.segs.com.br/seguros/203700-swiss-re-corporate-solutions-participa-da-expo-e-do-xiii-seminario-internacional-da-abgr

Galeria de Fotos

Grandes desafios foram impostos desde o início, pois este é o maior evento para o mercado empresarial da América Latina. Veja abaixo como lidamos com cada um deles.



1 – Como conseguir com o que o stand ficasse movimentado durante a feira, tendo ao lado as principais concorrentes?

Primeiramente, a localização escolhida para o estande fez toda a diferença no projeto, pois ele estava no corredor principal. As testeiras retro iluminadas chamavam muita atenção vistas de longe, com isso, aguçavam a curiosidade dos convidados para ver e tirar fotos no estande. E para complementar, criamos ativações que tinham conexão com o público que visitou a feira, gerando ainda mais movimentação.



2 – Como divulgar o evento?

Com parceria da assessoria de imprensa da Swiss Re Corporate Solutions, o evento foi divulgado na mídia, para público segmentado. Além disso, diversos posts foram feitos no site da empresa para que o evento fosse divulgado.

 

3 – Como trazer a união do Bradesco de forma delicada e que não interferisse tanto no layout do projeto?

Demos suas soluções para esse tópico: a primeira com uma parede retro iluminada, representando cada uma das empresas através de comunicação direcionada. A segunda trazendo um porta catálogos que continha os mais variados tipos de seguros.

Como resultado geral, o estande da Swiss Re Corporate Solutions foi um sucesso e pudemos enxergar isso pelos leads da diretoria e equipe comercial gerados durante o evento.



Abaixo, citamos alguns canais de mídia em que o estande foi divulgado:





https://www.revistacobertura.com.br/2019/11/19/swiss-re-corporate-solutions-participa-da-expo-e-do-xiii-seminario-internacional-da-abgr/

 

https://www.segs.com.br/seguros/203700-swiss-re-corporate-solutions-participa-da-expo-e-do-xiii-seminario-internacional-da-abgr



Dados Gerais:

A formalização do cliente veio com 1 mês de antecedência e o tempo de execução deste projeto foi de, aproximadamente, 20 dias até a data da montagem.



Foram mais de 5 reuniões de alinhamento sobre o evento.



Durante o tempo de execução do projeto, tivemos 2 projetistas, 1 arquiteto, 1 atendimento e 1 engenheiro exclusivos. Além de 1 atendimento da Alternativa F e 2 produtores.



Dentro do Pavilhão, a construção do estande levou 3 dias úteis, com aproximadamente 16 horas de trabalho diárias. O cronograma criado pela Alternativa F e a montadora foi feito de acordo com a seguinte ordem cronológica: montagem da estrutura que dá base ao estande, montagem do piso e marcenaria, montagem das paredes de sustentação dos LEDs, montagem do teto/testeira, posicionamento das artes visuais, instalação de equipamentos, acabamento e posicionamento de decoração e mobiliário.



A equipe completa foi formada por mais de 30 profissionais, entre fotógrafos, montadores, eletricistas, garçons, etc.



Para trabalhar nas ativações de brindes e organização das reuniões foram contratadas 2 recepcionistas monolíngues que fizeram escala de revezamento. Elas estavam uniformizadas com roupas personalizadas.



A equipe da Alternativa F estava composta por 3 pessoas, sendo 1 Diretor de Atendimento, 1 Coordenador e 1 Produtor Técnico.



Passaram pelo estande mais de 800 pessoas, a maioria clientes da região sudeste.