Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: Sompo Seguros na ABGR

Candidato: Alternativa F
Cliente: Sompo Seguros
Segmento: Serviços
Categoria: Projetos de Estandes e Ambientes Cenográficos de Pequeno Porte

Troféu Expo Telecom
Projetos de Estandes e Ambientes Cenográficos de Pequeno Porte

Uma agência. Duas cabeças. Várias alternativas.
Esse é o ponto de partida quando se quer entender o fenômeno desenvolvido por uma nova forma de pensar eventos: a Alternativa F. Criada por dois renomados nomes do mercado, Felipe Lemos e Ana Nani, a agência boutique nasceu da necessidade de fazer diferente frente à concorrência e de oferecer uma criação fora da caixa.

Com o objetivo de ser o remédio anti-insônia e estresse em eventos corporativos, a agência se diferencia por oferecer eventos de grande qualidade, independente do porte e objetivo, em todo o Brasil e nos mais variados pontos do mundo. Só nos últimos anos esteve presente, produzindo seus projetos, em território nacional, em locais como Brasília, Foz do Iguaçu, Salvador, Goiás e Belém. E também em destinos internacionais como Argentina, China, Orlando, Lisboa, Miami, Cape Town, Porto Rico e Cancun. 

 O Cliente e o Evento:
A Sompo Seguros é uma empresa do Grupo Sompo Holdings, um dos maiores grupos seguradores do Japão e do mundo. O Grupo Sompo Holdings tem sua origem no Japão, atua há mais de 130 anos no mercado de seguros e hoje conta com   subsidiárias nos cinco continentes. No Japão, disponibiliza uma vasta gama de seguros nas áreas de Ramos Elementares, Vida e Acidentes Pessoais, além de outros produtos financeiros e serviços.
Com o objetivo de receber os principais clientes para relacionamento e manutenção dos negócios, a Sompo contratou a Alternativa F para desenvolver um estande de pequeno porte que unisse a tradição e segurança representada pelo Japão com a sua Missão “Gerar bem-estar e proteção à sociedade provendo serviços da mais alta qualidade” para que a Visão de “Ser a seguradora preferida na escolha dos clientes, com crescimento sustentável” possa ser alcançada..
 A feira escolhida para a realização desse evento foi a Expo Riscos dentro do XIII Seminário Internacional de Gerência de Riscos e Seguros (ABGR), que é o ponto de encontro para contato com os principais Gerentes de Riscos e Executivos das mais variadas áreas de atuação e para ter acesso a temas e painéis abrangendo o momento atual com suas implicações, desafios e oportunidades.
 
Ficha Técnica:
Local: Golden Hall – WTC
Período de realização: 12 e 13 de novembro de 2019
Metragem do Estande: 25m²
Visitantes: Cerca de 800 por dia passaram pelo stand

Vídeo

Galeria de Fotos

O briefing do cliente:

 

No briefing enviado pelo cliente, o principal desafio era criar um ambiente institucional que através de elementos que  remetessem ao Japão transmitisse a imagem de uma seguradora “faixa-preta”, especializada em seguros dos mais diferentes segmentos como Auto, Equipamentos de Mobilidade, Residencial, Vida Individual e Vida Mulhe, além da área para empresas como Agrícola, Condomínio, Habitacional, Equipamentos, entre outros.

 

Algumas premissas básicas levantadas pelo cliente foram:

- Considerar estrutura de depósito para brindes

- Fornecer estrutura de buffet, incluindo serviço de bebidas diferenciado

- Ter um local para demonstração do portfólio de produtos

- Criar ativações e brindes que o convidado se sentisse atraído a visitar o espaço e - interagir com a equipe.

 

Levando esse briefing em consideração, fizemos uma pesquisa das principais características desse evento incluindo edições anteriores, sempre lembrando o perfil do público e a imagem que a Sompo gostaria de passar.

 

O maior desafio da Alternativa F para este estande era construir um projeto que fosse confortável, pois a área era de 25m², um espaço aberto, atrativo e com características próprias bem marcantes.

 

Após algumas reuniões de brainstorms, chegamos à conclusão de que o estande deveria seguir o seguinte caminho:

 

- Ter uma construção que remetesse diretamente ao Japão, utilizando suas linhas arquitetônicas tradicionais e utilizando materiais típicos como o bambu.

 

- Ter uma paleta de cores chamativa para seguir o padrão moderno e contemporâneo que a Sompo trabalha pelo mundo.

 

- Ter o logo e o bar em destaque.

 

- Usar painéis, incluindo de LED, com comunicação institucional e globalizada.

 

- Ter algum elemento chamativo, já que este estande ficava na passagem principal da feira.

 

Com a ideia em mãos, desenhamos o projeto que foi aprovado já em sua primeira versão. Abaixo, detalharemos cada área e como elas foram executadas.

 

O estande tinha os tons do pantone do cliente: vermelho, branco, preto e cinza. Uma grande testeira arredondada com o logo Sompo chamava a atenção dos passantes. Na frente do estande um moderno bar se destacava, onde os visitantes podiam ter acesso direto ao A&B. O teto vasada era completamente preenchido com sombrinhas típicas japonesas, criando um efeito diferenciado e muito bonito. Dentro do estande um painel retroiluminado divulgava os produtos Sompo. Na principal área construída que a base para um depósito de brindes e uma copa, janelas japonesas com luminárias tradicionais traziam um charme final. A decoração era completa com vegetação típica e vasos na mesa feitos de bambu.



Alimentos e Bebidas:

Para a área do lounge e para os clientes VIPs, foi contratado um buffet diferenciado que fazia o serviço exclusivo. O cardápio foi desenvolvido pensando no perfil do executivo que visitava a feira, servindo itens como: café expresso, sucos, quiches, folhados, verrine de chocolate, vinho, dentro outros itens.



Recepcionistas:

Três recepcionistas foram contratadas para cuidar das entregas de brindes e folders para os clientes.

Galeria de Fotos

Matérias sobre a participação da Sompo na ABGR:

https://www.cqcs.com.br/noticia/sompo-marca-presenca-em-seminario-da-abgr/

https://jrs.digital/2019/11/20/sompo-seguros-destaca-crescimento-de-46-em-grandes-riscos/



Grandes desafios foram impostos desde o início, pois este é o maior evento para o mercado empresarial da América Latina. Veja abaixo como lidamos com cada um deles.



1 – Como conseguir com o que o stand ficasse movimentado durante a feira, tendo ao lado as principais concorrentes?

Primeiramente, a localização escolhida para o estande fez toda a diferença no projeto, pois ele estava no corredor principal. As testeiras retro iluminadas chamavam muita atenção vistas de longe, com isso, aguçavam a curiosidade dos convidados para ver e tirar fotos no estande. E para complementar, criamos ativações que tinham conexão com o público que visitou a feira, gerando ainda mais movimentação.



2 – Como divulgar o evento?

Com parceria da assessoria de imprensa da Sompo, o evento foi divulgado na mídia, para público segmentado. Além disso, diversos posts foram feitos no site da empresa para que o evento fosse divulgado.

 

3 – Como gerar curiosidade e amarrar o conceito a Sompor é Faixa-preta?

O grande diferencial desse estande foram suas ativações para atrair clientes. A primeira vinha do bar, onde eram distribuídos drinks e cervejas artesanais em um copo customizado com o tema “A Sompo é faixa-preta”. Isso gerou grande curiosidade pelos que passavam pela feira. Além disso, como ativação de relacionamento, entregamos como brinde mini lanternas japonesas que era customizadas na hora por um artista com o nome do participante traduzido para o japonês. Por fim tínhamos uma urna de brindes interativa, onde brindes eram oferecidos se o participante encontrasse a ficha premiada.

Como resultado geral, o estande da Sompo Seguros foi um sucesso e pudemos enxergar isso pelos leads da diretoria e equipe comercial gerados durante o evento.



Abaixo, citamos alguns canais de mídia em que o estande foi divulgado:

https://www.cqcs.com.br/noticia/sompo-marca-presenca-em-seminario-da-abgr/

https://jrs.digital/2019/11/20/sompo-seguros-destaca-crescimento-de-46-em-grandes-riscos/



Dados Gerais:

A formalização do cliente veio com 2 mês de antecedência e o tempo de execução deste projeto foi de, aproximadamente, 20 dias até a data da montagem.



Foram mais de 5 reuniões de alinhamento sobre o evento.



Durante o tempo de execução do projeto, tivemos 2 projetistas, 1 arquiteto, 1 atendimento e 1 engenheiro exclusivos. Além de 1 atendimento da Alternativa F e 2 produtores.



Dentro do Pavilhão, a construção do estande levou 3 dias úteis, com aproximadamente 16 horas de trabalho diárias. O cronograma criado pela Alternativa F e a montadora foi feito de acordo com a seguinte ordem cronológica: montagem da estrutura que dá base ao estande, montagem do piso e marcenaria, montagem das paredes de sustentação dos LEDs, montagem do teto/testeira, posicionamento das artes visuais, instalação de equipamentos, acabamento e posicionamento de decoração e mobiliário.



A equipe completa foi formada por mais de 30 profissionais, entre fotógrafos, montadores, eletricistas, garçons, etc.



Para trabalhar nas ativações de brindes e organização das reuniões foram contratadas 3 recepcionistas monolíngues que fizeram escala de revezamento. Elas estavam uniformizadas com roupas personalizadas.



A equipe da Alternativa F estava composta por 3 pessoas, sendo 1 Diretor de Atendimento, 1 Coordenador e 1 Produtor Técnico.



Passaram pelo estande mais de 1600 pessoas, a maioria clientes da região sudeste.