Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: Estande Yara - Semana Internacional do Café 2019

Estande Yara SIC

Candidato: HUB-LUB
Cliente: Yara Brasil Fertilizantes
Segmento: Serviços
Categoria: Projetos de Estandes e Ambientes Cenográficos de Pequeno Porte

Troféu Expo Telecom
Projetos de Estandes e Ambientes Cenográficos de Pequeno Porte

A Hub-Lub foi criada com a finalidade de levar para as empresas soluções completas para todo tipo de evento e projeto. Podendo ser ele pequeno ou grande, simples ou complexo. Assumimos toda a demanda da operação e execução. Aqui não existe: "não tem como", ou "não dá". Dá sim! E não basta só entregar, é preciso entregar bem feito, com excelência. #FazendoBemFeito não é só a hashtag que usamos, ela nos move e simboliza nosso conceito e princípios. Hoje a agência atua na organização de eventos, feiras, convenções de vendas, marketing promocional, promoções, ativações esportivas e incentivos.

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, a Yara está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países.

No Brasil, a Yara contribui para desenvolver a agricultura nacional, contemplando em suas soluções nutricionais todos os solos e culturas. A empresa possui operações industriais, de mistura e distribuição nos principais polos agrícolas do Brasil, contando com aproximadamente 7 mil colaboradores.

Semana Internacional do Café (SIC) é um encontro de cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. O evento acontece em Belo Horizonte, capital do maior Estado produtor do Brasil e apresenta diversas ações a milhares de profissionais do mundo focadas nas áreas de Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo.

Dentro desse evento a Yara possui um estande de 30m2, que tem como objetivo divulgar os produtos da Yara, o Concurso NossoCafé, além de estreitar o relacionamento com clientes, formadores de opinião, e aproximar a marca do público alvo.
 

Vídeo

Durante a Semana Internacional do Café realizada no Expo Minas em Belo Horizonte. A Yara realiza a premiação do Concurso NossoCafé, um concurso criado por ela para incentivar e premiar os melhores produtores de café do Brasil que utilizam seus programas nutricionais para a produção dos Cafés. Além da Premiação a Yara possui um estande dentro do pavilhão, onde divulga a empresa para a toda base de agricultores e clientes. Para a construção desse estande Tinhamos alguns desafios e metas. Mas o principal tentarmos fazer um estande ainda melhor do que o do ano passado, inclusive ganhador de um prêmio Caio.



Além de reforçar a importância e qualidade dos produtos Yara, um ods objetivos era atrair novos clientes, formadores de opinião, divulgar a premiação que aconteceria durante a feira e atrair público ao estande, criando atrações com interatividades.

 

Algumas metas:



- Divulgar o Concurso Nosso Café;

- DIvulgar os Cafés finalistas do Concurso.

- Consolidar a percepção da marca Yara como fornecedora principal de fertilizantes do segmento de cafés especiais;

- Associar a marca Yara com cafés especiais de altos rendimentos;

- Relacionamento com clientes;

- Promover a marca da Yara entre os produtores e cadeia de valor: traders, torrefadores, micro torrefações, cafeterias e consumidores;

- Posicionar a Yara como uma empresa de soluções rentavéis para o negocio agricola.



Resumindo o estande precisa  levar o conceito da qualidade do Café e dos produtos Yara com conforto para os clientes em um espaço de 30m2. Precisamos pensar em um estande simples porém atrativo, algo que promova o programa NossoCafé e fazendo um link direto com o concurso NossoCafé.

Galeria de Fotos

Como no ano passado criarmos um mural com o finalistas do concurso, ao mesmo tempo esse mural divulgaria o concurso nosso café e também seria uma estante sensorial onde os visitantes poderiam sentir os aromas dos cafés dos finalistas, e visualizarem informações sobre o Agricultor e sua produção do café. Mas com um diferencial o mural fiocu muito mais bonito e atrativo do que o ano passado, atraindo muito mais pessoas a sentirem os aromas e a visualizar agora as informações com um QRCode.

 

Criamos um espaço como uma cafeteria, com dois baristas profissionais servindo aos visitantes um menu especial preparado com os cafés dos finalistas do Concurso. Na parte decorativa utilizamos um balcão de madeira pinus, luzes indiretas em led e amareladas para darmos conforto e aconchego ao estande, uma proposta para nossos clientes se sentirem em casa.

 

O estande recebeu a visita também dos participantes do concurso e dos finalistas.



Tudo isso ajudou na divulgação do concurso e na curiosidade dos visitantes em experimentar o nosso cafezinho.

  

Criamos os uniformes dos baristas segundo um conceito mais atual, com um avental personalizado.

 

O piso do estande também foi feito de madeira, com acabamento chanfrado sem cantoneira.

 

Nas paredes tínhamos o logo da Yara em letra caixa e a comunicação visual do estande seguiu a mesma comunicação visual do Concurso. No estande tínhamos uma promotora com coletor de dados e um ipad colhendo informações e realizando uma pesquisa de satisfação.



Na parte de tecnologia, tinhamos os QrCode com informações dos cafés dos finalista e toda a interface dos ipads foi desenvolvida e personalizada exclusivamente para esse evento.

 

Após a premiação do concurso, fizemos uma atualização no mural colocando o café vencedor em evidência e os selos de qualidade, o que atraiu também muitos visitantes que queriam conhecer o café e também experimentá-lo.

 

Apesar de pequeno o estande foi novamente um dos mais movimentados de toda a feira, recebemos inúmeras pessoas, e também a imprensa, que visitou nosso estande para experimentar o café vencedor e saber mais informações sobre ele.



O ponto alto foi a oportunidade dos visitantes terem de interagir com os finalistas e vencedores do Concurso, os visitantes puderam conhecer e conversas com os produtores dos cafés, além de poderem sentir o aroma e degustar um menu especial feito com os cafés dos finalistas.

 

No estande tivemos uma experiência sensorial ainda mais aprimorada, com uma decoração impecável, letras caixas com iluminação indireta e um ambiente aconchegante, trouxe ao mural uma visibilidade e aparência única. Foi um atrativo ainda mais inovador, onde os visitantes puderam ao mesmo tempo sentir o aromas e receberem explicações sobre a qualidade dos café e os diferencias que os produtos da Yara podem trazer para os agricultores.



Além do mural interativo, os convidados puderam conhecer de perto os finalistas, trocar experiências e conhecimento com eles. Ainda puderam degustar os menus desenvolvidos com os cafés dos finalistas, preparados pelos nossos baristas profissionais.

 

O estande acabou se tornando um ponto de referência quando o assunto era tomar um bom café. Afinal conseguimos atingir todos os objetivos da Yara. E o estande foi um dos mais visitados de toda a feira. 



Os números falam por si só, como a pesquisa de satisfação, mas o feedback do cliente é o que nos motiva a cada vez superarmos as expectativas.



E esse ano não foi diferente, conseguimos entregar um projeto com toda excelência. E com isso renovamos por mais um ano nosso contrato com a Yara. Mas tudo isso foi devido a um trabalho incrível de cada um dos nossos colaboradores e fornecedores como a Vista Eventos e sua equipe, que se dedicaram por dias a entregar um estande com tantos detalhes e um acabamento impecável, que só as fotos podem ilustrar. E a nossa arquiteta e diretora Juliana que é incansável na busca da qualidade e cuidado com todos os detalhes.