Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: Oxiteno na Abrafati

Candidato: Alternativa F
Cliente: Oxiteno
Segmento: Serviços
Categoria: Projetos de Estandes e Ambientes Cenográficos de Médio Porte

Troféu Expo Telecom
Projetos de Estandes e Ambientes Cenográficos de Médio Porte

Uma agência. Duas cabeças. Várias alternativas.
Esse é o ponto de partida quando se quer entender o fenômeno desenvolvido por uma nova forma de pensar eventos: a Alternativa F. Criada por dois renomados nomes do mercado, Felipe Lemos e Ana Nani, a agência boutique nasceu da necessidade de fazer diferente frente à concorrência e de oferecer uma criação fora da caixa.

Com o objetivo de ser o remédio anti-insônia e estresse em eventos corporativos, a agência se diferencia por oferecer eventos de grande qualidade, independente do porte e objetivo, em todo o Brasil e nos mais variados pontos do mundo. Só nos últimos anos esteve presente, produzindo seus projetos, em território nacional, em locais como Brasília, Foz do Iguaçu, Salvador, Goiás e Belém. E também em destinos internacionais como Argentina, China, Orlando, Lisboa, Miami, Cape Town, Porto Rico e Cancun. 
 Sobre o cliente:
Antes de contar o evento em detalhes, precisamos explicar um pouco sobre quem é a Oxiteno:
A Oxiteno é uma empresa química de origem brasileira com atuação global, líder na produção de tensoativos e produtos químicos especializados. Presente em nove países, nas Américas, Europa e Ásia, sua estrutura conta com 12 unidades industriais localizadas no Brasil, Estados Unidos, México, Uruguai e Venezuela e escritórios comerciais na Argentina, Bélgica, Brasil, China, Colômbia, Estados Unidos, México, Uruguai e Venezuela.
 
Sobre o Evento:
Mais importante evento do setor de tintas na América Latina e um dos principais no mundo, a ABRAFATI 2019 (Congresso e Exposição de Fornecedores) reuniu empresas e profissionais que fazem a diferença na cadeia produtiva. Soluções para as demandas futuras do setor de tintas foram destacadas nas apresentações e nas discussões sobre as tendências e caminhos relacionados a matérias-primas, produtos, processos, tecnologias, aplicações, impacto ambiental, entre outros temas. Impulsionado pelo forte interesse internacional pelo Brasil e por seu imenso potencial, o evento foi uma ótima oportunidade para ter contato com as inovações, conhecer as tendências, prospectar novos clientes, fechar negócios, fazer networking e interagir com os mais importantes técnicos e executivos da indústria de tintas. Como a Oxiteno tem esse ramo de atuação, convidou a Alternativa F para fazer toda a criação, operação e produção de um estande de 100m² na feira.

Galeria de Fotos

Ficha Técnica:

Data do evento: 01 a 03 de Outubro de 2019

Local do evento: São Paulo Expo Imigrantes

Metragem do estande: 100m²

 

O briefing do cliente:

No briefing enviado pelo cliente, o principal objetivo era criar um ambiente para relacionamento com os clientes que permitisse mostrar que a Oxiteno oferece soluções químicas para o setor de tintas e vernizes, além de superar as expectativas da diretoria fazendo um projeto melhor do que o ano anterior.

 

Mas, como este setor possui muitos subsegmentos (automotiva, decorativa, industrial, vernizes, e adesiva), o grande desafio do job era integrar esses segmentos de forma natural, ampla e moderna e que, de certa forma, sua linguagem estivesse diretamente ligada ao cliente final, para que o mesmo se identificasse e quisesse passar mais tempo no estande conhecendo as soluções da Oxiteno.

 

Além disso, algumas premissas básicas levantadas pelo cliente foram:

Incluir uma sala de reunião para 8 pessoas

Colocar o logo bem alto e em todos os lados, de forma que a empresa fosse vista em todos os corredores

Distribuir um brinde institucional e que seja útil para o escritório ou vida pessoal

Considerar espaço para depósito e copa

 

Levando esse briefing em consideração, fizemos uma pesquisa das principais características desse evento incluindo uma pesquisa do que mais se adequava a este mercado, sempre lembrando o perfil do público e a imagem que a Oxiteno gostaria de passar.

 

O maior desafio da Alternativa F para este estande era construir um projeto fora do comum e que o participante da feira se identificasse e identificasse uma oportunidade de negócio ali.

 

Com isso, chegou-se à conclusão de que o estande deveria ter um ar aconchegante, como se você estivesse na sala de casa, sem deixar de trazer uma pegada supermoderna e atual, pois além de ser um cenário de fácil identificação ao participante ele teria também espaços mais informais para comunicarmos o institucional da Oxiteno.

 

Com a ideia em mãos, desenhamos o projeto que foi aprovado já em sua terceira versão.

Abaixo, detalharemos cada área e como elas foram executadas.

 

O estande:

 

O estande foi conceituado para ter uma planta baixa que aproveitasse o máximo de espaço possível. Para dar o ar moderno e aconchegante que esperávamos criamos um teto ripado que tinha um lustre de luzes quentes por toda a sua extensão. A parte do lounge também foi personalizada e buscamos encontrar mobiliários diferenciados e que trouxessem esse ar mais confortável, onde os clientes pudessem sentar e ficar conversando a fim de fechar negócios.

 

Os diferenciais desse estande ficaram por conta de:

 

iPads com catálogos de produtos: Para tornar o relacionamento com o cliente mais informal e que combinasse com o estande, distribuímos alguns iPads para a área comercial, assim o participante poderia acessar mais materiais e ter o apoio de forma fácil e rápida. 

Comunicação visual: Desenvolvemos o conteúdo institucional do cliente de forma diferente, trazendo a inspiração de moléculas químicas e tipografia para que a informação fosse demonstrada de forma leve. 

Detalhes: O uso de alguns detalhes também fez toda a diferença no projeto, como: uso de latas de tinta para balas, lustre de latas de tinta na sala de reuniões e objetos decorativos na parede do bar. 

Bar

Um ambiente descontraído e informal, tornou-se convidativo e propício para levar os clientes e conversar sobre o negócio.

 

Sala de Reunião

Para que o nosso cliente pudesse receber os seus clientes com privacidade, construímos uma sala de reunião com capacidade para atender confortavelmente 8 pessoas sentadas e disponibilizamos ferramentas como tomadas, TV, armário para apoio de materiais.

 

Depósito

Bastante estruturado, disponibilizamos para o nosso cliente um espaço para guardar, folders, brindes e materiais pessoais dos colaboradores da empresa que trabalharam durante todo o período da feira.

 

Copa

Com fácil acesso para garantir um excelente serviço, estruturamos um espaço de apoio completo, de onde saia um perfeito serviço de alimentos e bebidas para nossos convidados.

 

Ativações

Para entreter os clientes em um período determinado do evento, tivemos uma atração musical voz e violão, juntamente com um coquetel especial. Além disso, uma TV touch fazia as vezes de apresentar todas as soluções que a Oxiteno gostaria de oferecer naquele evento e um set fotográfico com detalhes em neon trazia bastante diversão ao projeto.

 

Brindes

Para receber os clientes e diferenciar o atendimento, toda a equipe comercial recebeu camisas personalizadas especialmente para este evento. Sob análise da equipe comercial os clientes mais importantes eram presenteados com travas de webcam (lançamento naquela época) e canecas mágicas.

Galeria de Fotos

Grandes desafios foram impostos desde o início, pois este é o maior evento para o mercado de tintas do Brasil. Veja abaixo como lidamos com cada um deles.

 

1 – Como garantir que a Oxiteno seria vista na feira como uma empresa de soluções que estava em constante transformação?

Mudando completamente o design do projeto e não comparando-o com nenhum outro feito anteriormente, com a inspiração aconchegante e confortável criamos um novo conceito da Oxiteno: aquela moderna, convidativa e contemporânea solicitada em briefing.

 

2 – Como conseguir com o que o stand ficasse movimentado durante a feira, tendo ao lado as principais concorrentes?

Criando ativações e que chamassem a atenção do passante, como: tv touch, atração voz e violão e ipads e gastronomia convidativa. Essas ativações fizeram grande diferença e aumentaram a visitação do estande no que comparado ao ano anterior.

 

3 – Como divulgar o evento?

Com parceria da assessoria de imprensa da Oxiteno, o evento foi divulgado na mídia, para público segmentado. Além disso, diversos posts foram feitos no site da empresa para que o evento fosse exposto.

- Comparação com o ano anterior

Segundo informado pelo cliente, o lead gerado no evento foi maior que o ano anterior, um resultado muito positivo. Sabemos que o sucesso foi garantido, pois a Oxiteno participará de outra feira importante do setor no próximo ano e repetirá a sua participação nesta mesma feira.

 

O estande foi montado com metragem total de 96m², em estrutura construída (metal, bagum e mdf).

 

A formalização da Oxiteno com 2 meses de antecedência e o tempo de execução deste projeto foi de 1 mês até a data da montagem.

 

Foram mais de 10 reuniões/calls de alinhamento sobre o evento.

 

Durante o tempo de execução do projeto, tivemos 2 projetistas, 1 arquiteto, 1 atendimento e 1 engenheiro exclusivos. Além de 1 atendimento e 1 produtor da Alternativa F.

 

Dentro do São Paulo Expo, a construção do estande levou 3 dias úteis, com aproximadamente 16 horas de trabalho diárias. O cronograma criado pela Alternativa F e Arteval foi feito de acordo com a seguinte ordem cronológica: montagem da estrutura metálica que dá base ao estande, montagem do piso e marcenaria, montagem de teto, posicionamento das artes visuais, instalação de equipamento/iluminação, acabamento e posicionamento de decoração e mobiliário.

 

A equipe completa foi formada por mais de 35 profissionais, entre montadores, eletricistas, garçons, etc.

 

Para compor o evento foi contratada 1 recepcionista monolíngue, uniformizada com roupas com a cor do mercado.

 

A equipe de Comunicação da Oxiteno estava composta por 2 pessoas. Além desta equipe, tiveram os seus Gerentes Comerciais presentes, aproximadamente, 12 pessoas por dia.

 

A equipe da Alternativa F estava composta por 2 pessoas, sendo 1 atendimento e 1 produtor.

 

Passaram pelo estande mais de 1.000 pessoas, a maioria clientes da região sudeste/nordeste.