Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: Embratel na Set Expo

Candidato: Alternativa F
Cliente: Embratel
Segmento: Serviços
Categoria: Projetos de Estandes e Ambientes Cenográficos de Médio Porte

Troféu Expo Telecom
Projetos de Estandes e Ambientes Cenográficos de Médio Porte

Uma agência. Duas cabeças. Várias alternativas.
Esse é o ponto de partida quando se quer entender o fenômeno desenvolvido por uma nova forma de pensar eventos: a Alternativa F. Criada por dois renomados nomes do mercado, Felipe Lemos e Ana Nani, a agência boutique nasceu da necessidade de fazer diferente frente à concorrência e de oferecer uma criação fora da caixa.

Com o objetivo de ser o remédio anti-insônia e estresse em eventos corporativos, a agência se diferencia por oferecer eventos de grande qualidade, independente do porte e objetivo, em todo o Brasil e nos mais variados pontos do mundo. Só nos últimos anos esteve presente, produzindo seus projetos, em território nacional, em locais como Brasília, Foz do Iguaçu, Salvador, Goiás e Belém. E também em destinos internacionais como Argentina, China, Orlando, Lisboa, Miami, Cape Town, Porto Rico e Cancun. 

O Cliente e o Evento:
A Embratel é uma das mais inovadoras e respeitadas empresas do Brasil. Seu portfólio é completo por incluir soluções convergentes de TI e Telecomunicações com mobilidade. Entre as ofertas estão serviços de telefonia celular corporativa, telefonia fixa, transmissão de dados, Tele presença, Cloud Compotinha, soluções de TI, Segurança, Data Center e soluções por satélite. 
Com o objetivo de receber os principais clientes para relacionamento e manutenção dos negócios, a Embratel contratou a Alternativa F para desenvolver um estande de médio porte que fosse contemporâneo e diferente cujo objetivo era dar um salto expressivo no patamar da Embratel, mostrando que a empresa está além de Telecom. O link entre o tema conceito e o negócio da Embratel (TI) deveria ser desenvolvido através de recursos cênicos e funcionais que traduziam os conceitos de modernidade, dinamismo e tecnologia, sendo instigante e convidativo para os visitantes do evento.
 A feira escolhida para a realização desse evento foi a Set Expo, que é o maior evento de tecnologia e negócios de mídia e entretenimento da América Latina. Tem como objetivos apresentar e discutir as inovações técnicas, as tendências em negócios, as regulações e os novos produtos do mercado de mídia e entretenimento, cobrindo toda a cadeia produtiva, desde a criação até a entrega , recebendo cerca de 5.000 pessoas por dia.

Galeria de Fotos

O briefing do cliente:

 

Estande com aparência clean transmitindo modernidade e alta tecnologia.

Era desejável a utilização de materiais diferenciados e inusitados.

As cores que podiam ser utilizadas eram branco, prata, cinza, azul em diferentes tons.

  

O conceito que deveria permear toda a criação do projeto já foi explicado acima: deveria ser criado um design em que tivéssemos um link entre o tema conceito e o negócio da Embratel (TI) através de recursos cênicos e funcionais que traduziam os conceitos de modernidade, dinamismo e tecnologia, sendo instigante e convidativo para os visitantes do evento.

Levando esse briefing em consideração, fizemos uma pesquisa das edições anteriores do evento e do perfil do público para desenvolver um projeto diferenciado e até mesmo arriscado, pois já atendíamos a Embratel em outros eventos.



O maior desafio da Alternativa F para este estande era, em um espaço de 60m², reunir todas as necessidades do cliente: área vip, sala de reuniões, espaço para informações de produtos, copa/depósito, tecnologias como LED, entre outros.

 

Com a ideia em mãos, desenhamos o projeto que foi aprovado já em sua primeira versão.



Abaixo, detalharemos cada área/ativações e como elas foram executadas.



O Estande

Continha 60m² e foi composto, basicamente em toda sua estrutura, por materiais como vidro e ferro e tínhamos ambientes como área vip com bar, uma sala de reuniões, local para relacionamento com clientes e imagens institucionais do cliente. Os diferenciais ficaram pela testeira em estrutura de ferro fundido que eram iluminados com tubo LEDs e tinham o logo da Embratel, chamando atenção de qualquer pessoa que estivesse no pavilhão, além de um videowall para vídeos.

 

Criamos também uma sala de reuniões e uma área VIP bem colorida, moderna e que tivesse uma função diferente de tudo o que foi feito nessa feira: oferecer uma espaço para conteúdos privitivos aos principais clientes da Embratel.



Alimentos e Bebidas:

Para a área do lounge e para os clientes VIPs, foi contratado um buffet diferenciado que fazia o serviço exclusivo. O cardápio foi desenvolvido pensando no perfil do executivo que visitava a feira, servindo itens como: café expresso, sucos, quiches, folhados, verrine de chocolate, vinho, dentro outros itens.



Recepcionistas:

Duas recepcionistas foram contratadas para cuidar das entregas de brindes para os clientes e interessados nos produtos. Além de ajudar na organização das agendas da área vip e da sala de reuniões.

 

Além do estande a Embratel esteve presente em diversos painéis da feira, o que fez com que tivéssemos ainda mais movimentação e reuniões dentro de nosso espaço. O assunto principal da palestra foi a apresentação do satélite Star One D2, que entraria em operação comercial em 2020. O Star One D2 é o elemento principal para o projeto de digitalização de parabólicas da Embratel, que irá trazer inovações tecnológicas ao mercado, além de permitir um maior número de sinais de vídeo no satélite, melhorando a qualidade da recepção em mais de 20 milhões de antenas parabólicas no País.

Galeria de Fotos

Grandes desafios foram impostos desde o início, pois este é o maior evento para o mercado empresarial da América Latina. Veja abaixo como lidamos com cada um deles.



1 – Como conseguir com o que o stand ficasse movimentado durante a feira, tendo ao lado as principais concorrentes?

O design chamava muita atenção e em diversos momentos o estande ficava bem cheio. Assim orientamos a equipe do comercial, para aproveitar a área de lounge para captar novos clientes. Eles podiam levar os convidados para a área vip, onde tinham um cardápio diferenciado que mudava a cada 1 hora, bebidas e espaço privativo para um papo descontraído.



2 – Como divulgar o evento?

Com parceria da assessoria de imprensa da Embratel, o evento foi divulgado na mídia, para público segmentado. Além disso, diversos posts foram feitos no site da empresa para que o evento fosse divulgado.

 

3 – Como garantir que a Embratel seria vista na feira como uma empresa de soluções que estava mudando seu portfólio de produtos?

Mudando completamente o design do projeto e não comparando-o com nenhum outro feito anteriormente, com a testeira iluminada com tubo LEDs e videowall envolvendo todo o estande, criamos a imagem de uma nova Embratel: aquela moderna, tecnológica e contemporânea solicitada em briefing.

Como resultado geral, o estande da Embratel foi um sucesso e pudemos enxergar isso pelos leads da diretoria e equipe comercial gerados durante o evento.



Abaixo, citamos alguns canais de mídia em que o estande foi divulgado:

https://ipnews.com.br/embratel-apresenta-novidades-na-set-expo-2019/

https://planin.com/embratel-apresenta-novidades-na-set-expo-2019/

https://blogdoarmindo.com.br/amp/embratel-apresenta-novidades-na-set-expo-2019/

 

Dados Gerais:

A formalização da Embratel veio com 1 mês de antecedência e o tempo de execução deste projeto foi de, aproximadamente, 20 dias até a data da montagem.



Foram mais de 5 reuniões de alinhamento sobre o evento.



Durante o tempo de execução do projeto, tivemos 2 projetistas, 1 arquiteto, 1 atendimento e 1 engenheiro exclusivos. Além de 1 atendimento da Alternativa F e 2 produtores.



Dentro do Pavilhão, a construção do estande levou 4 dias úteis, com aproximadamente 16 horas de trabalho diárias. O cronograma criado pela Alternativa F e a montadora Red Star foi feito de acordo com a seguinte ordem cronológica: montagem da estrutura metálica que dá base ao estande, montagem do piso e marcenaria, montagem das paredes de sustentação dos LEDs, montagem do teto/testeira, posicionamento das artes visuais, instalação de equipamentos, acabamento e posicionamento de decoração e mobiliário.



A equipe completa foi formada por mais de 40 profissionais, entre fotógrafos, montadores, eletricistas, garçons, etc.



Para trabalhar nas ativações de brindes e organização das reuniões foram contratadas 2 recepcionistas monolíngues que fizeram escala de revezamento. Elas estavam uniformizadas com roupas personalizadas.



A equipe da Alternativa F estava composta por 3 pessoas, sendo 1 Diretor de Atendimento, 1 Coordenador e 1 Produtor Técnico.



Passaram pelo estande mais de 1.500 pessoas, a maioria clientes da região sudeste.

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