Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: UOL na CCXP

Candidato: Alternativa F
Cliente: Uol
Segmento: Serviços
Categoria: Projetos de Estandes e Ambientes Cenográficos de Grande Porte

Troféu Expo Telecom
Projetos de Estandes e Ambientes Cenográficos de Grande Porte

Uma agência. Duas cabeças. Várias alternativas.
Esse é o ponto de partida quando se quer entender o fenômeno desenvolvido por uma nova forma de pensar eventos: a Alternativa F. Criada por dois renomados nomes do mercado, Felipe Lemos e Ana Nani, a agência boutique nasceu da necessidade de fazer diferente frente à concorrência e de oferecer uma criação fora da caixa.

Com o objetivo de ser o remédio anti-insônia e estresse em eventos corporativos, a agência se diferencia por oferecer eventos de grande qualidade, independente do porte e objetivo, em todo o Brasil e nos mais variados pontos do mundo. Só nos últimos anos esteve presente, produzindo seus projetos, em território nacional, em locais como Brasília, Foz do Iguaçu, Salvador, Goiás e Belém. E também em destinos internacionais como Argentina, Orlando, Lisboa, Miami, Cape Town, Porto Rico e Cancun.


O Cliente: UOL
Um gigante no que diz respeito a meio de comunicação, o Universo Online é uma empresa brasileira de conteúdo, produtos e serviços de Internet do Grupo UOL PagSeguro. Em 2017, foi considerado pela plataforma SimilarWeb o quinto site mais visitado da Internet no Brasil, atrás dos sites do Google (Google Brasil, Google EUA e YouTube) e do Facebook. De acordo com a Comscore, o UOL é o maior portal do Brasil com mais de 114 milhões de visitantes únicos por mês e 7,4 bilhões de páginas visitadas mensalmente.
 
Informações relevantes:
Uol é sinônimo de Internet no Brasil
Tem 30 canais com mais de 1 milhão de visitantes por mês
Mais de 2,5 milhões de assinantes de diversos serviços
9 em cada 10 internautas acessam o UOL
Tem o maior conteúdo em língua portuguesa do mundo
 
O Evento:
E por todos os motivos citados acima, o UOL não poderia deixar de comparecer no maior evento de cultura pop do Brasil e do Mundo, a CCXP 2019. O evento teve proporções épicas, desde a presença do público, passando pelo número de atrações, até a arrecadação dentro da feira. Realizada entre os dias 5 e 8 de Dezembro, na São Paulo Expo, pela primeira vez com ingressos esgotados, a feira geek reuniu 280 mil pessoas ao longo dos seus quatro dias, que somou 160 horas de programação e ações variadas de mais de 80 marcas.
 
Com os principais objetivos de: desenvolver um projeto com intuito de conversar com o público jovem, gerar awareness, alavancar o brand equity das marcas em exposição e atuar como um dos principais produtores de conteúdo da feira, o UOL contratou a Alternativa F para produzir um estande conceito de 180m².

Vídeo

Galeria de Fotos

No briefing levantado pelo cliente, o nosso projeto deveria responder a algumas perguntas importantes, como:

1 – Como angariar público para o estande?

2 – Quais ações de marca podemos realizar para gerar burburinho?

3 – Qual logística organizar para um evento que receberia 70 mil pessoas por dia?

 

E também considerar premissas básicas:

- O estúdio .MOV deveria ser peça central do estande

- Era necessário prever uma arquibancada para que todos tivessem acesso ao conteúdo

- Era necessário criar uma ação instagramável para promover o Uol Play

 

Com a ideia em mãos, desenhamos o projeto que será detalhado abaixo.

 

Resumo do Projeto:

O estande tinha 180m² e gerou muito conteúdo e interações com o público. Com pegada institucional e moderna, a principal atração foi o MOV.show, um estúdio de TV, onde foram realizadas entrevistas com personalidades, cosplayers e público em geral, transmitidas em tempo real. Além disso, o estande contou com arquibancada para que o público assistisse as entrevistas e ao mesmo tempo pudesse carregar os celulares. Também tivemos espaço instagramável onde o passante podia postar a #UOLnaCCXP19 no Instagram e receber uma foto impressa.

Galeria de Fotos

O Projeto:

Para a divulgação da marca precisaríamos de um design forte e que o participante pudesse captar a mensagem que o UOL queria passar de maneira fácil e convidativa, queríamos que ele entendesse que no UOL ele poderia ter sempre o melhor e mais diversificado conteúdo, independente da idade ou clã.

 

Com isso, o nosso primeiro raciocínio foi montar um design que, assim como todos os outros estandes da feira, chamasse o máximo de atenção possível. Buscamos cores do guide, mas que de forma combinada, ficassem super chamativas, trouxemos uma letra caixa bem grande para a frente do estande e usamos diversos elementos em néon.

 

O estande foi dividido em 3 áreas: uma da arquibancada para que todos pudessem assistir as entrevistas que aconteciam ao vivo no estúdio, a segunda e mais importante foi o próprio estúdio para divulgação de conteúdo e a terceira, uma ativação instagramável para lançar o UOL Play, uma nova plataforma de vídeos do UOL.

 

Falando em aproveitamento de espaço, o estande precisava funcionar 180 graus, pois o acesso precisava ser ágil e assertivo, desta forma, construímos a planta de uma forma com que ele ficasse totalmente aberto e visível de todos os pontos da feira. Além disso, criamos uma área de backoffice com copa e depósito para facilitar o serviço do estande.

 

Memorial descritivo:

 

Piso

- Piso em carpete forração direto no chão do pavilhão na cor preto mescla.

- Detalhe na área instagramavel em carpete laranja

- Arquibancada em marcenaria revestido em carpete na cor preto mescla com 25 tomadas USB

 

Paredes

- Paredes retas executadas em marcenaria, revestidas em bagum

 

Estúdio

- Estúdio: Estrutura geral em marcenaria com revestimento em bagum e fechamento em vidro junta

- Estação de trabalho: 02 bancadas de trabalho em marcenaria revestidas em fórmica preta

 

Área Instagramável

- Paredes em marcenaria revestidas em lona front-light contendo iluminação com lâmpadas tubulares de led

- “Foguete” com corte na houter em marcenaria revestido em pintura na cor preta com contorno em mangueira de led

- Escada para acesso ao foguete em marcenaria com revestimento em carpete na cor preto mescla

 

Teto

- Teto executado em marcenaria revestido em bagum branco

 

Copa e Estoque

- 01 geladeira

- 12 prateleiras

 

Comunicação Visual

- Letra caixa em marcenaria com acabamento em pintura             

- Demais logos em spumapack

- Imagens em lona impressa front light.

- Frase em adesivo

 

Mobiliário e Equipamentos

04 poltronas pretas

01 mesa bar

04 cadeiras bar

01 tv de 70”

01 Ar Split 60 mil BTUS

 

Luminárias Especiais

Estrutura em serralheria com fechamento em PS com adesivo translúcido nas cores RGB conforme o projeto

 

Ações de Marketing:

As ações de marca são o grande destaque da CCXP e com o UOL não poderia ser diferente, por isso, montamos:

 

Estúdio para Transmissão ao Vivo

A Internet esteve dentro da CCXP (Comic Con Experience), junto com o estúdio da MOV, a produtora de vídeos do UOL. Quem acompanhou a cobertura pela plataforma sentiu o clima da galera presente na arquibancada montada no espaço. Como num auditório, a plateia assistiu a todas as produções do estúdio e interagiu durante as transmissões e entrevistas com personalidades e influenciadores. Obviamente, um ou outro “super-herói” também apareceu para acompanhar.

 

Três verticais do UOL garantiram uma programação intensa no estúdio. Além de produções da própria MOV.show, o braço de entretenimento da MOV, rolaram ainda conteúdos das plataformas Start (games) e UOL Entretê, vertical onde uma página especial da CCXP concentrou tudo o que rolou no evento.

 

Por MOV.show, animando transmissões diárias ao vivo, Cauê Moura, do canal Poucas, recebeu convidados para bate-papos animados e curiosos. Dora Figueiredo, apresentadora do programa Baixaria, circulou pelo evento para falar das novidades. UOL Entretê contou com conversas e análises comandadas pelo crítico de cinema Roberto Sadovski, no recém-criado programa Pop Drops. Já Start colocou sua equipe de repórteres para realizar entrevistas com nomes do mercado gamer e fazer balanços do evento.

 

Marcas parceiras também estiveram junto com o UOL na CCXP. Para Sempre Livre, a apresentadora Maisa, embaixadora da marca, realizou uma live no estande da MOV, falando sobre menstruação. Além disso, foi produzido um branded content sobre os assuntos abordados por ela na transmissão, que mostrou o seu lado geek.

 

Já Fanta esteve presente em diversos momentos nas produções de MOV, tanto presencialmente no evento, quanto no digital. Além de patrocinar a cobertura editorial, com pacote de mídia, a marca apareceu em entrevistas da MOV, com product placement. Uma ativação chamada “Lab de figurinhas de WhatsApp” animou os visitantes da CCXP. Quatro promotores rodaram a feira criando figurinhas personalizadas dos frequentadores, de forma engajada com a marca.

 

Alguns vídeos gravados no estúdio:

https://tvuol.uol.com.br/video/update-redacao-start-comenta-os-destaques-da-ccxp19-04028C183966CCB96326

https://tvuol.uol.com.br/video/ccxp-2019-evento-e-marcado-pela-diversidade-e-presenca-feminina-0402CC1B3866CCB96326

https://tvuol.uol.com.br/video/board-games-na-ccxp19-da-pra-jogar-e-levar-para-casa-04020E1A3666CCB96326

https://tvuol.uol.com.br/video/ivan-reis-ilustrador-de-superman-fala-o-que-acontecera-com-o-superheroi-04020E193466CCB96326

 

Espaço Instagramável

Montamos um espaço instagramável super moderno e cheio de neon que chamava a atenção de quem passava a frente do estande. Nele, o participante da feira, poderia sentar em um balde de pipocas gigante e interagir com o conteúdo UOL. Após tirar a foto e postar em seu instagram com a #UOLnaCCXP19, o convidado poderia levar a foto impressa como lembrança do evento. Passaram por lá diversas personalidades e cosplays para fazer a sessão de fotos.

 

 

As Equipes:

Para compor o evento foram contratadas 2 recepcionistas, todas uniformizadas com roupas institucionais com toque moderno.

 

A equipe de Marketing do UOL estava composta por 4 pessoas divididas em diferentes funções.

 

A equipe da Alternativa F Eventos, estava composta por 4 pessoas divididas em diferentes funções.

Como resultado geral, o estande do UOL foi um sucesso e pudemos enxergar isso tanto pelos leads gerados durante o evento, quanto pelos comentários realizados pela própria diretoria.

 

A empresa aumentou em 60% as visitas e em 50% o número de cadastrados no mailing se compararmos com os dados dos anos anteriores.

 

Dados Gerais:

 

Foram mais de 8 reuniões de alinhamento sobre o evento.



Durante o tempo de execução do projeto, tivemos 2 projetistas, 1 arquiteto, 1 atendimento e 1 engenheiro exclusivos. Além de 1 atendimento da Alternativa F e 2 produtores.



Dentro do Centro de Exposições, a construção do estande levou 3 dias úteis, com aproximadamente 10 horas de trabalho diárias. O cronograma criado pela Alternativa F foi feito de acordo com a seguinte ordem cronológica: montagem da estrutura metálica que dá base ao estande, montagem do piso e marcenaria, montagem das colunas de sustentação, montagem do teto e do estúdio, posicionamento das artes visuais, instalação de equipamentos, acabamento e posicionamento de decoração e mobiliário. As ativações foram posicionadas no último dia de montagem do estande.



A equipe completa foi formada por mais de 30 profissionais, entre fotógrafos, montadores, eletricistas, etc.



Passaram pelo estande mais de 15.000 pessoas, de todo o Brasil.