O Projeto:
Para a divulgação da marca precisaríamos de um design forte e que o participante pudesse captar a mensagem que o UOL queria passar de maneira fácil e convidativa, queríamos que ele entendesse que no UOL ele poderia ter sempre o melhor e mais diversificado conteúdo, independente da idade ou clã.
Com isso, o nosso primeiro raciocínio foi montar um design que, assim como todos os outros estandes da feira, chamasse o máximo de atenção possível. Buscamos cores do guide, mas que de forma combinada, ficassem super chamativas, trouxemos uma letra caixa bem grande para a frente do estande e usamos diversos elementos em néon.
O estande foi dividido em 3 áreas: uma da arquibancada para que todos pudessem assistir as entrevistas que aconteciam ao vivo no estúdio, a segunda e mais importante foi o próprio estúdio para divulgação de conteúdo e a terceira, uma ativação instagramável para lançar o UOL Play, uma nova plataforma de vídeos do UOL.
Falando em aproveitamento de espaço, o estande precisava funcionar 180 graus, pois o acesso precisava ser ágil e assertivo, desta forma, construímos a planta de uma forma com que ele ficasse totalmente aberto e visível de todos os pontos da feira. Além disso, criamos uma área de backoffice com copa e depósito para facilitar o serviço do estande.
Memorial descritivo:
Piso
- Piso em carpete forração direto no chão do pavilhão na cor preto mescla.
- Detalhe na área instagramavel em carpete laranja
- Arquibancada em marcenaria revestido em carpete na cor preto mescla com 25 tomadas USB
Paredes
- Paredes retas executadas em marcenaria, revestidas em bagum
Estúdio
- Estúdio: Estrutura geral em marcenaria com revestimento em bagum e fechamento em vidro junta
- Estação de trabalho: 02 bancadas de trabalho em marcenaria revestidas em fórmica preta
Área Instagramável
- Paredes em marcenaria revestidas em lona front-light contendo iluminação com lâmpadas tubulares de led
- “Foguete” com corte na houter em marcenaria revestido em pintura na cor preta com contorno em mangueira de led
- Escada para acesso ao foguete em marcenaria com revestimento em carpete na cor preto mescla
Teto
- Teto executado em marcenaria revestido em bagum branco
Copa e Estoque
- 01 geladeira
- 12 prateleiras
Comunicação Visual
- Letra caixa em marcenaria com acabamento em pintura
- Demais logos em spumapack
- Imagens em lona impressa front light.
- Frase em adesivo
Mobiliário e Equipamentos
04 poltronas pretas
01 mesa bar
04 cadeiras bar
01 tv de 70”
01 Ar Split 60 mil BTUS
Luminárias Especiais
Estrutura em serralheria com fechamento em PS com adesivo translúcido nas cores RGB conforme o projeto
Ações de Marketing:
As ações de marca são o grande destaque da CCXP e com o UOL não poderia ser diferente, por isso, montamos:
Estúdio para Transmissão ao Vivo
A Internet esteve dentro da CCXP (Comic Con Experience), junto com o estúdio da MOV, a produtora de vídeos do UOL. Quem acompanhou a cobertura pela plataforma sentiu o clima da galera presente na arquibancada montada no espaço. Como num auditório, a plateia assistiu a todas as produções do estúdio e interagiu durante as transmissões e entrevistas com personalidades e influenciadores. Obviamente, um ou outro “super-herói” também apareceu para acompanhar.
Três verticais do UOL garantiram uma programação intensa no estúdio. Além de produções da própria MOV.show, o braço de entretenimento da MOV, rolaram ainda conteúdos das plataformas Start (games) e UOL Entretê, vertical onde uma página especial da CCXP concentrou tudo o que rolou no evento.
Por MOV.show, animando transmissões diárias ao vivo, Cauê Moura, do canal Poucas, recebeu convidados para bate-papos animados e curiosos. Dora Figueiredo, apresentadora do programa Baixaria, circulou pelo evento para falar das novidades. UOL Entretê contou com conversas e análises comandadas pelo crítico de cinema Roberto Sadovski, no recém-criado programa Pop Drops. Já Start colocou sua equipe de repórteres para realizar entrevistas com nomes do mercado gamer e fazer balanços do evento.
Marcas parceiras também estiveram junto com o UOL na CCXP. Para Sempre Livre, a apresentadora Maisa, embaixadora da marca, realizou uma live no estande da MOV, falando sobre menstruação. Além disso, foi produzido um branded content sobre os assuntos abordados por ela na transmissão, que mostrou o seu lado geek.
Já Fanta esteve presente em diversos momentos nas produções de MOV, tanto presencialmente no evento, quanto no digital. Além de patrocinar a cobertura editorial, com pacote de mídia, a marca apareceu em entrevistas da MOV, com product placement. Uma ativação chamada “Lab de figurinhas de WhatsApp” animou os visitantes da CCXP. Quatro promotores rodaram a feira criando figurinhas personalizadas dos frequentadores, de forma engajada com a marca.
Alguns vídeos gravados no estúdio:
https://tvuol.uol.com.br/video/update-redacao-start-comenta-os-destaques-da-ccxp19-04028C183966CCB96326
https://tvuol.uol.com.br/video/ccxp-2019-evento-e-marcado-pela-diversidade-e-presenca-feminina-0402CC1B3866CCB96326
https://tvuol.uol.com.br/video/board-games-na-ccxp19-da-pra-jogar-e-levar-para-casa-04020E1A3666CCB96326
https://tvuol.uol.com.br/video/ivan-reis-ilustrador-de-superman-fala-o-que-acontecera-com-o-superheroi-04020E193466CCB96326
Espaço Instagramável
Montamos um espaço instagramável super moderno e cheio de neon que chamava a atenção de quem passava a frente do estande. Nele, o participante da feira, poderia sentar em um balde de pipocas gigante e interagir com o conteúdo UOL. Após tirar a foto e postar em seu instagram com a #UOLnaCCXP19, o convidado poderia levar a foto impressa como lembrança do evento. Passaram por lá diversas personalidades e cosplays para fazer a sessão de fotos.
As Equipes:
Para compor o evento foram contratadas 2 recepcionistas, todas uniformizadas com roupas institucionais com toque moderno.
A equipe de Marketing do UOL estava composta por 4 pessoas divididas em diferentes funções.
A equipe da Alternativa F Eventos, estava composta por 4 pessoas divididas em diferentes funções.