Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: Campanha de Promoção de Turismo no Estado de São Paulo para eventos

Frame da campanha

Candidato: São Paulo Convention & Visitors Bureau
Cliente: São Paulo Convention & Visitors Bureau - Visite São Paulo
Segmento: Serviços
Categoria: Marketing Estratégico para Eventos

Troféu Atmo Digital
Marketing Estratégico para Eventos

Responsável por cerca de 1/3 do PIB total do Brasil, o Estado de São Paulo é o propulsor econômico do país. A segunda maior economia da América do Sul e a 21ª do mundo, São Paulo é o maior emissor de turistas ao Brasil e recebe 40% dos turistas estrangeiros que vem ao país. No entanto, o Estado de São Paulo conta com um potencial turístico ainda não descoberto e de certa maneira subestimado, com uma diversidade de destinos com oferta para o ecoturismo, religião, compras, aventura, praia, campo, além, claro, do potencial para o turismo de negócios, eventos, cultural e gastronômico comandado pela capital. Sendo um setor promissor para geração de renda e emprego, Turismo, Eventos e Viagens sempre foi trabalhado pelo São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) com o viés de captação de novos eventos nacionais e internacionais, capacitação de profissionais da hospitalidade, e promoção dos destinos. Com novos eventos, novos visitantes, e mais consumo, a economia do destino em diversos setores é impulsionada. Como forma de ampliar a atratividade de São Paulo para eventos, assim como ampliar o número de viajantes do Brasil e do Mundo, o SPCVB, junto com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo (Setur SP) e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), idealizou uma robusta ação de marketing, com plano de mídia e ações de continuidade para a campanha São Paulo Pra Todos (criada pela Secretaria de Turismo e Secretaria de Comunicação do Estado). Em seguida, já frente a pandemia, criou uma subfase da campanha com conteúdo estratégico ao cenário apresentado, promovendo aos protocolos oficiais do Estado de São Paulo, de saúde, higiene e bem estar,  para meios de hospedagem, eventos e bares e restaurantes, focado em transmitir a segurança sanitária para o retorno das atividades turísticas.

Vídeo

Galeria de Fotos

A marca São Paulo Pra Todos foi criada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio de sua Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, em meados de 2019, já iniciando um plano de mídia para promoção dos destinos paulistas, por meio de um filme de 30”, 60” e 90” e anúncios impressos.



O filme promove diversos destinos, com capital, interior e praia, com um jingle original que ressalta a diversidade do estado de São Paulo. Os anúncios impressos também destacam alguns destinos, utilizando a marca “SP Pra Todos”, tendo como símbolo um “pin”. Exemplos de destinos utilizados: Eldorado, Olímpia e Guarujá.



A letra do jingle, de autoria da campanha da Setur, é a seguinte: São muitos lugares num só lugar / Campo, cidade, montanha, sol e mar / É tanta gente que vive e ama / São Paulo te espera, São Paulo te chama / São muitas cores pra te encantar / O tempo acelera e passa devagar / Tantos sabores pra experimentar / São Paulo pra todos / Pé na estrada, pé na areia, pé pro alto / Música no palco, música na veia / Chalé, pousada, bangalô, hotel / Esporte radical, canoagem, rapel / Cinema, teatro, museu, tanta gente / Africano, americano, asiático, europeu / Culinária baiana, japonesa, alemã / Mineira, portuguesa, café da manhã / Na padaria, restaurante, food truck, da cantina a bistrô / Uma volta na praça pra quem quer ficar de graça / Circo pra gente rir / O infinito pra ir e vir / São Paulo é tão bonito / Pra quem tem tempo, pra quem tem pressa / Tem de tudo um pouco / São Paulo tem coisa à beça / Montanha, praia, cidade / Amor, hospitalidade, respeito / São Paulo pra todos / Diversão e diversidade / Tem sol e solidariedade em São Paulo / Vem pra São Paulo.



Em seguida, em novembro, foi aberto um chamamento público para que entidades de turismo interessadas pudessem utilizar a marca e as peças de comunicação criadas, como, além do filme, anúncios impressos e banners digitais. Vislumbrando fortalecer o movimento e direcionar os ganhos positivos para o setor, tanto o SPCVB quanto a Abear responderam ao edital, para que juntos pudessem promover o Estado e destacar suas qualidades. Outras entidades do Conselho Estadual de Turismo também responderam ao chamamento.



O SPCVB é uma entidade que trabalha com a captação de eventos nacionais e internacionais, de tal forma, que somar as ações à campanha resultariam em mais eventos no calendário da cidade e do Estado. A Abear, por sua vez, vinha de um movimento de criação de novos voos regionais (mais de 700 no Estado de SP) e do lançamento do serviço de Stopover, na qual viajantes que passassem por São Paulo como conexão, poderiam passar um, dois ou três dias em destinos próximos sem pagar tarifa extra de embarque. Juntos, e com apoio institucional da Secretaria de Turismo, criaram um fundo de promoção na qual alinhariam suas ações para a divulgação dos atributos de São Paulo.



Foram contratadas, por meio de concorrência, a agência Rino Com para a compra de mídia inicial e, posteriormente, criação de novas peças, como os filmes dos protocolos; e a agência All In One para a contratação de mídia digital por meio de uma plataforma de Market Place de produtos e serviços turísticos, além de conteúdo de rotas e dicas.



De novembro de 2019 a março de 2020, foi executado um plano de mídia que contemplou a grande mídia (TV Globo, SBT, Band, Record, Veja, etc) quanto a imprensa especializada (Panrotas, Mercado & Eventos, Brasilturis, Revista Eventos, etc), além de um grande impacto mundial com a CNN International, um dos mais renomados canais de mídia do mundo, que veiculou o filme em inglês em todos os continentes, e produziu conteúdos editoriais sobre o Estado, tanto voltado para a Economia, Negócios e Eventos (CNN Economy), quanto para o público final de lazer (CNN 5 Reasons To Love). Também fez um conteúdo editorial de 30 minutos, o ON São Paulo.



Posterior ao lançamento das ações digitais, foram realizadas diversas ações presenciais de exposição da marca São “Paulo Pra todos” e relacionamento B2B e B2C, com o mercado internacional, para a promoção do destino. Foram realizadas ações com os mercados europeu e americano, que configuram na lista dos maiores emissores de turistas ao Brasil e foram estrategicamente selecionados.



Em Londres, no Reino Unido, a campanha foi apresentada na WTM Londres, trade show focado no público B2B, lazer e negócios, em parceria com a Embratur, onde o SPCVB e Setur SP criaram uma estratégica agenda de encontros para a promoção do destino. A LATAM UK, Latin American Travel Association, BBC Global News, Trip Advisor e a Companhia aérea Virgin Atlantic fizeram parte dessa agenda de negócios.



Em Lisboa, Portugal, foi organizado pelo Itamaraty uma apresentação de São Paulo e a campanha “SP Pra Todos” para agentes de turismo portugueses, na ocasião do lançamento do Calendário de Eventos 2020 da Ubrafe, União Nacional de Promotores de Feiras.



Em Madri, Espanha, às vésperas da realização da FITUR 2020, Feira Internacional de Madrid, o SPCVB participou em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo de uma capacitação sobre os destinos paulistas para agentes, operadores e jornalistas espanhóis na sede do Santander, além de participar de eventos na Embaixada do Brasil e na Prefeitura de Madrid. E durante a FITUR, o SPCVB e Setur SP participaram de agenda estratégica para a promoção e comercialização do Estado de SP, além de promover experiências paulistas in loco como música e gastronomia paulista, produtos também apresentados nos filmes da campanha.

Ações locais também foram realizadas, para receber em São Paulo famtrips e presstrips dos mercados do Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e do Brasil, onde a campanha São Paulo pra Todos foi apresentada a jornalistas, operadores e agentes de viagens, além de toda a experiência in loco, que pode ser vivenciada por este seleto grupo.



Como forma de conversão de público e comercialização digital dos produtos turísticos, foi contratada mídia na plataforma visitsp.tur.br, cuja qual nasceu com mais de 100 roteiros originais pelo Estado de São Paulo e 2.000 locais cadastrados. Nela também foi promovida a nova campanha do Stopover das empresas aéreas. A plataforma, em seu projeto de desenvolvimento, conta também com possibilidade de carteira digital, cluster de visitantes, Market place e evolução com inteligência artificial que melhorar a experiência do usuário. Hoje, disponível em versão desktop, iOS e Android.



Decretada a pandemia, a campanha, que já contava com uma segunda fase aprovada com um novo filme de São Paulo e segmentações do turismo (compras, stopover, eventos...), entrou em hiato. Com a criação do Plano São Paulo em maio, fases de abertura da economia, flexibilização e protocolos, foi estratégica a criação de uma subfase da campanha, ainda com o Selo SP Pra Todos e também assinada pelo SPCVB e Abear, com apoio da Secretaria de Turismo, focado nos protocolos para meios de hospedagem, eventos e bares e restaurantes.



Esses segmentos do turismo foram os primeiros a pararem suas atividades com a pandemia, de tal forma que, assim que a flexibilização foi se tornando possível, foi estratégica a criação dos filmes (de cerca de 6 minutos cada, muito detalhados e didáticos) para, antes de voltar a promoção do Estado, se criar um ambiente seguro e que os visitantes se sintam seguros, além de garantir treinamento para as equipes que teriam de implementar os protocolos. Para esses filmes, assim como anúncio, foi criado um plano de mídia junto à imprensa especializada do trade.



Em particular, o filme para eventos foi o mais desafiador, uma vez que os meios de hospedagem não fecharam em nenhum momento da pandemia (serviço essencial), e bares e restaurantes era possível filmar e simular situações, ainda que só estivessem funcionando com delivery. Eventos, por sua vez, estavam proibidos em sua totalidade, de tal forma, a solução encontrada foi de criar ilustrações e animações das situações de um evento, como credenciamento online, distanciamento, lotação, alimentos e bebidas, vallets e mais. Todos os filmes contavam com informações de protocolos das empresas áereas, como renovação de ar nas aeronaves, e recomendações básicas, como distanciamento, higiene das mãos, uso de máscara, não formação de fila, atendimento preferencial, etc. Foi produzido ainda um filmete de 30”, com um resumo de todos.



Os vídeos dos protocolos podem ser acessados em visitsp.tur.br/protocolos; e da primeira fase, em visitesaopaulo.com/campanhas.

Galeria de Fotos

Chamada de primeira fase da campanha com o SPCVB, que ocorreu de novembro a março, o briefing estava mais voltado à continuidade as ações iniciadas pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo em meados de 2019. Uma vez respondido e aprovado o edital em novembro, o briefing era a continuidade do uso das peças, adaptadas para atendimento correto do edital e no processo de transparência do uso dos recursos do fundo de promoção, com foco em ampliar o alcance e gerar novos visitantes. São Paulo sempre foi muito tímido da sua promoção e, até recentemente, era proibido de se promover fora do próprio território (desde que a então Deputada Celia Leão promulgou a Emenda Constitucional n. 29, por meio da PEC 01/2008, que restringia a publicidade do Estado em território nacional). O maior desafio é que se tratava, praticamente, do um início de promoção de São Paulo como Estado (tomando em conta o início da campanha por parte da Setur SP anteriormente), uma vez que a cidade já é bem estabelecida no turismo de negócios e eventos (tendo campanha anteriores, como a “São Paulo é tudo de bom”). Outro desafio é a pluralidade dos destinos paulistas, que vai de campo a praia, religião a aventura. Sendo um trabalho inicial de promoção, levantar uma única bandeira se mostrou inviável, dando luz, assim, à pluralidade de SP (Pra Todos).



Já a subfase dos protocolos, o cenário se mostrava totalmente diferente. Como supracitado, a campanha entrou em hiato em março, assim que decretada a pandemia. Com três meses de pandemia, se iniciou o debate sobre como se daria a retomada do turismo e as armadilhas de se promover viagens e encontros em contexto de COVID-19. Mesmo com o Plano São Paulo e a clareza das flexibilizações e protocolos das fases, não se podia simplesmente iniciar uma campanha “Vem Pra São Paulo”. De tal forma, o primeiro passo foi criar filmes educativos sobre os protocolos em meios de hospedagem, eventos e bares e restaurantes. Foi organizada uma coletiva de imprensa com todo o trade especializado, entidades de classe e associações, para a correta divulgação dos protocolos. Os vídeos foram veiculados oficialmente na plataforma, no link visitsp.tur.br/protocolos.



Enquanto na primeira fase, o objetivo era tornar São Paulo atraente para visitantes de diversos estilos, assim como para a captação de eventos, mostrando o leque de opções que um evento pode oferecer a seus participantes; a segunda fase tinha como objetivo apresentar um ambiente seguro e mostrar como os equipamentos turísticos e infraestrutura para eventos estavam se preparando para a retomada segura.



Sendo o SPCVB uma entidade que reúne toda a cadeia produtiva de turismo, eventos e viagens, conseguiu-se grande destaque para todo o conteúdo veiculado.



Somando as ações do Governo do Estado desde meados de 2019 com o plano de mídia contratado pelo SPCVB a partir de novembro de 2019, foi constatado o crescimento de 5% da economia do turismo no Estado de São Paulo.



Por sua vez, a subfase de protocolos preparou o Estado para a retomada do turismo, principalmente no focado em viagens de carro a curta distância, para finais de semana e feriado. Junto à Braztoa, Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, foram criados e promovidos diversos pacotes e experiências para finais de semana em hotéis, com toda a segurança necessária.



A primeira fase da campanha contou com a veiculação:



Tvs: Globo, SBT, Record, Bandeirantes, RedeTV, Rede Vida, Cultura, GloboNews, Multishow, Globosat, Bandnews e CNT;



Rádio: Bandeirantes, Jovem Pan, BandNews e Antena 1;



Revistas: Época, Veja, IstoÉ, IstoÉ Dinheiro, Show Me, Imprensa, O Cruzeiro, Trinova, Viver Brasil e Baazar;



Salas de Cinema: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Distrito Federal, Belo Horizonte, Porto Alegre e Florianópolis;



Hotéis: TV Visite São Paulo;



Aeroportos: Cofins, Congonhas, Santos Dumond e Brasília; Imprensa Especializada: Revista Hotéis, HotelNews, Viagens SA, Radar Magazine, Revista dos Eventos, Brasil Travel News, Luxus Magazine, The Winners Prime Leaders Magazine, Ecoturismo, Panrotas, Mercado e Eventos, Brasilturis, Jornal de Turismo, Jornal do Interior, Turismo & Eventos, Hôtelier News, Diário do Turismo, Marco Zero e Guia Onde;



Redes sociais e mídia programática;



Internacional: CNN;



Plataforma digital: Visit SP.



A subfase de protocolos se focou na mídia do trade: The Winners Economy & Law, Cnt Radar, Bandnews Feiras & Negocios, Brasil Travel News, Revista Empresas Do Vale - Negócios & Turismo, Guia Onde, Revista Hoteis, Hotelier  News, Hotelnews, Jt Magazine, Luxus Magazine, Revista Marco Zero,  Mercado E Eventos, Panrotas, Qual Viagem, Radar Magazine, On Tv (Youtube), The Winners Prime Leaders, Revistas Eventos, Brasil Travel News, Guia Onde, Viagens S.A., Feiras & Negócios, Brasilturis, Diario Do Turismo, Turismo & Eventos e Jornal De Interior; além de um Forum BandNews, a retomada do turismo. 

Galeria de Fotos

O Fundo de Turismo criado entre o SPCVB e Abear, com apoio institucional da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, foi de R$40 milhões de reais, com os quais foi possível a contratação de mídia regional, nacional e internacional, organização de ações presenciais de promoção nacionais e internacionais, para a primeira fase; e mídia especializada na segunda; custos de produção, produção do vídeo para a 2ª fase da campanha (ainda não veiculada); produção dos três filmes (mais filmete) dos protocolos; ações em eventos nacionais e internacionais; produção de material promocional.



Além do crescimento de 5% da economia do turismo no Estado em 2019 (de acordo com o IBGE, o volume das atividades turísticas cresceu 5,3% em São Paulo; de acordo com os estudos do CIET, o PIB do turismo cresceu 5% em relação ao ano de 2018, fechando em R$ 222,3 bi), o relatório apresentado pela CNN International, com as veiculações do vídeo em inglês, anúncios digitais e conteúdo editorial, além de editoriais não previstos, como entrevistas, aumentou-se tanto o conhecimento da marca São Paulo quanto a vontade de conhecer o destino (68% lembram qualquer elemento de marca da campanha. 36% maior que uma campanha média da CNNI e 45% maior que uma campanha de turismo). São Paulo foi o destino com maior crescimento de buscas por turistas do mundo inteiro para se viajar em 2020, desbancando destinos como Tóquio, Tel Aviv, Viena e Dubai (dados de janeiro 2020). Todos os materiais e repercussão foram utilizados na captação de novos eventos para São Paulo, que fechou 2019 com 30 novos eventos captados, nacionais e internacionais. Na ICCA, Inernational Congress and Convention Association, São Paulo figurou como primeira cidade brasileira em seu ranking, sendo top 3 na América Latina, com 60 eventos internacionais, rotativos e associativos, reunindo 28,1 mil participantes. Em 2019, com 1.536 eventos cadastrados no calendário do São Paulo Convention & Visitors Bureau, foram registrados 32,4 milhões de participantes; frente aos 2.008 eventos de 2018 com 27 milhões de participantes no Estado.



Com São Paulo mais competitivo e atraente para o mercado nacional, se incrementa a possibilidade de atração de novos eventos, entre feiras, congressos, simpósios, etc. De acordo com a UBRAFE, a Cada R$1,00 investido por empresas em eventos com foco em negócios resultou em um alto retorno e gerou vendas R$ 35,00 para as empresas expositoras.

Na capital, de acordo com o Observatório do Turismo da Cidade de São Paulo, a arrecadação em 2019 do ISS foi de R$ 378.921.654,77, 14,8% a mais que em 2018. No mesmo período foram 75.550.866 passageiros nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Viracopos, 3,9% a mais que no ano anterior, e tanto hotéis quanto hostels também registraram aumento na taxa de ocupação. 



Alguns clippings:

Ações promocionais

https://www.mercadoeeventos.com.br/_destaque_/slideshow/promocao-centro-de-inovacao-e-novos-produtos-a-agenda-de-sao-paulo-na-fitur/

https://visitesaopaulo.com/sao-paulo-convention-visitors-bureau-inicia-ano-com-acoes-de-promocao-na-europa/ 



Sobre os vídeos dos protocolos

https://www.revistaeventos.com.br/Entidades/SPCVB-e-Abear-lancam-videos-sobre-protocolos-do-turismo/50231

https://www.mercadoeeventos.com.br/multimidia/videos/sp-pra-todos-ganha-videos-sobre-os-protocolos-da-retomada-do-turismo/

https://www.panrotas.com.br/mercado/economia-e-politica/2020/07/assista-aos-videos-da-abear-e-spcvb-com-protocolos-de-reabertura_175255.html

https://diariodoturismo.com.br/campanha-sp-pra-todos-e-apresentada-para-retomada-do-turismo/