A marca São Paulo Pra Todos foi criada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio de sua Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, em meados de 2019, já iniciando um plano de mídia para promoção dos destinos paulistas, por meio de um filme de 30”, 60” e 90” e anúncios impressos.
O filme promove diversos destinos, com capital, interior e praia, com um jingle original que ressalta a diversidade do estado de São Paulo. Os anúncios impressos também destacam alguns destinos, utilizando a marca “SP Pra Todos”, tendo como símbolo um “pin”. Exemplos de destinos utilizados: Eldorado, Olímpia e Guarujá.
A letra do jingle, de autoria da campanha da Setur, é a seguinte: São muitos lugares num só lugar / Campo, cidade, montanha, sol e mar / É tanta gente que vive e ama / São Paulo te espera, São Paulo te chama / São muitas cores pra te encantar / O tempo acelera e passa devagar / Tantos sabores pra experimentar / São Paulo pra todos / Pé na estrada, pé na areia, pé pro alto / Música no palco, música na veia / Chalé, pousada, bangalô, hotel / Esporte radical, canoagem, rapel / Cinema, teatro, museu, tanta gente / Africano, americano, asiático, europeu / Culinária baiana, japonesa, alemã / Mineira, portuguesa, café da manhã / Na padaria, restaurante, food truck, da cantina a bistrô / Uma volta na praça pra quem quer ficar de graça / Circo pra gente rir / O infinito pra ir e vir / São Paulo é tão bonito / Pra quem tem tempo, pra quem tem pressa / Tem de tudo um pouco / São Paulo tem coisa à beça / Montanha, praia, cidade / Amor, hospitalidade, respeito / São Paulo pra todos / Diversão e diversidade / Tem sol e solidariedade em São Paulo / Vem pra São Paulo.
Em seguida, em novembro, foi aberto um chamamento público para que entidades de turismo interessadas pudessem utilizar a marca e as peças de comunicação criadas, como, além do filme, anúncios impressos e banners digitais. Vislumbrando fortalecer o movimento e direcionar os ganhos positivos para o setor, tanto o SPCVB quanto a Abear responderam ao edital, para que juntos pudessem promover o Estado e destacar suas qualidades. Outras entidades do Conselho Estadual de Turismo também responderam ao chamamento.
O SPCVB é uma entidade que trabalha com a captação de eventos nacionais e internacionais, de tal forma, que somar as ações à campanha resultariam em mais eventos no calendário da cidade e do Estado. A Abear, por sua vez, vinha de um movimento de criação de novos voos regionais (mais de 700 no Estado de SP) e do lançamento do serviço de Stopover, na qual viajantes que passassem por São Paulo como conexão, poderiam passar um, dois ou três dias em destinos próximos sem pagar tarifa extra de embarque. Juntos, e com apoio institucional da Secretaria de Turismo, criaram um fundo de promoção na qual alinhariam suas ações para a divulgação dos atributos de São Paulo.
Foram contratadas, por meio de concorrência, a agência Rino Com para a compra de mídia inicial e, posteriormente, criação de novas peças, como os filmes dos protocolos; e a agência All In One para a contratação de mídia digital por meio de uma plataforma de Market Place de produtos e serviços turísticos, além de conteúdo de rotas e dicas.
De novembro de 2019 a março de 2020, foi executado um plano de mídia que contemplou a grande mídia (TV Globo, SBT, Band, Record, Veja, etc) quanto a imprensa especializada (Panrotas, Mercado & Eventos, Brasilturis, Revista Eventos, etc), além de um grande impacto mundial com a CNN International, um dos mais renomados canais de mídia do mundo, que veiculou o filme em inglês em todos os continentes, e produziu conteúdos editoriais sobre o Estado, tanto voltado para a Economia, Negócios e Eventos (CNN Economy), quanto para o público final de lazer (CNN 5 Reasons To Love). Também fez um conteúdo editorial de 30 minutos, o ON São Paulo.
Posterior ao lançamento das ações digitais, foram realizadas diversas ações presenciais de exposição da marca São “Paulo Pra todos” e relacionamento B2B e B2C, com o mercado internacional, para a promoção do destino. Foram realizadas ações com os mercados europeu e americano, que configuram na lista dos maiores emissores de turistas ao Brasil e foram estrategicamente selecionados.
Em Londres, no Reino Unido, a campanha foi apresentada na WTM Londres, trade show focado no público B2B, lazer e negócios, em parceria com a Embratur, onde o SPCVB e Setur SP criaram uma estratégica agenda de encontros para a promoção do destino. A LATAM UK, Latin American Travel Association, BBC Global News, Trip Advisor e a Companhia aérea Virgin Atlantic fizeram parte dessa agenda de negócios.
Em Lisboa, Portugal, foi organizado pelo Itamaraty uma apresentação de São Paulo e a campanha “SP Pra Todos” para agentes de turismo portugueses, na ocasião do lançamento do Calendário de Eventos 2020 da Ubrafe, União Nacional de Promotores de Feiras.
Em Madri, Espanha, às vésperas da realização da FITUR 2020, Feira Internacional de Madrid, o SPCVB participou em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo de uma capacitação sobre os destinos paulistas para agentes, operadores e jornalistas espanhóis na sede do Santander, além de participar de eventos na Embaixada do Brasil e na Prefeitura de Madrid. E durante a FITUR, o SPCVB e Setur SP participaram de agenda estratégica para a promoção e comercialização do Estado de SP, além de promover experiências paulistas in loco como música e gastronomia paulista, produtos também apresentados nos filmes da campanha.
Ações locais também foram realizadas, para receber em São Paulo famtrips e presstrips dos mercados do Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e do Brasil, onde a campanha São Paulo pra Todos foi apresentada a jornalistas, operadores e agentes de viagens, além de toda a experiência in loco, que pode ser vivenciada por este seleto grupo.
Como forma de conversão de público e comercialização digital dos produtos turísticos, foi contratada mídia na plataforma visitsp.tur.br, cuja qual nasceu com mais de 100 roteiros originais pelo Estado de São Paulo e 2.000 locais cadastrados. Nela também foi promovida a nova campanha do Stopover das empresas aéreas. A plataforma, em seu projeto de desenvolvimento, conta também com possibilidade de carteira digital, cluster de visitantes, Market place e evolução com inteligência artificial que melhorar a experiência do usuário. Hoje, disponível em versão desktop, iOS e Android.
Decretada a pandemia, a campanha, que já contava com uma segunda fase aprovada com um novo filme de São Paulo e segmentações do turismo (compras, stopover, eventos...), entrou em hiato. Com a criação do Plano São Paulo em maio, fases de abertura da economia, flexibilização e protocolos, foi estratégica a criação de uma subfase da campanha, ainda com o Selo SP Pra Todos e também assinada pelo SPCVB e Abear, com apoio da Secretaria de Turismo, focado nos protocolos para meios de hospedagem, eventos e bares e restaurantes.
Esses segmentos do turismo foram os primeiros a pararem suas atividades com a pandemia, de tal forma que, assim que a flexibilização foi se tornando possível, foi estratégica a criação dos filmes (de cerca de 6 minutos cada, muito detalhados e didáticos) para, antes de voltar a promoção do Estado, se criar um ambiente seguro e que os visitantes se sintam seguros, além de garantir treinamento para as equipes que teriam de implementar os protocolos. Para esses filmes, assim como anúncio, foi criado um plano de mídia junto à imprensa especializada do trade.
Em particular, o filme para eventos foi o mais desafiador, uma vez que os meios de hospedagem não fecharam em nenhum momento da pandemia (serviço essencial), e bares e restaurantes era possível filmar e simular situações, ainda que só estivessem funcionando com delivery. Eventos, por sua vez, estavam proibidos em sua totalidade, de tal forma, a solução encontrada foi de criar ilustrações e animações das situações de um evento, como credenciamento online, distanciamento, lotação, alimentos e bebidas, vallets e mais. Todos os filmes contavam com informações de protocolos das empresas áereas, como renovação de ar nas aeronaves, e recomendações básicas, como distanciamento, higiene das mãos, uso de máscara, não formação de fila, atendimento preferencial, etc. Foi produzido ainda um filmete de 30”, com um resumo de todos.
Os vídeos dos protocolos podem ser acessados em visitsp.tur.br/protocolos; e da primeira fase, em visitesaopaulo.com/campanhas.