Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: Lançamento Nacional Porsche Cayenne Coupé

Porsche Sunset

Candidato: at2d Live Marketing
Cliente: Porsche
Segmento: Eventos
Categoria: Lançamento de Produtos

FICHA TÉCNICA PARTE
Nome do evento: Lançamento Nacional Porsche Cayenne Coupé para o Público
Data: 09 de novembro/2019
Local: Rio de Janeiro/RJ
Local do evento: Morro do Pão de Açúcar

A at2d:
Há 13 anos no mercado. Com eventos em todo o Brasil  e também no exterior. Empenho, criatividade, preço justo e transparência num mercado tão amplo, que nos confere uma parceria perene e uma relação ímpar com nossos clientes.

Um dos clientes que conquistamos no ano passado buscava justamente um novo parceiro que fosse transparente, comprometido e não tivesse medo de desafios.

A Porsche:
Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG, geralmente abreviado para Porsche AG, ou somente Porsche, é uma das principais marcas de automóveis esportivos do mundo, criada na Áustria e, hoje, sediada em Stuttgart, Alemanha.

A Porsche Brazil é traz em seu DNA a inovação, olhar para o futuro e também a tradição de seus modelos.

A estratégia Porsche para 2025 é desenvolver o futuro de carros esportivos; justamente o modelo para o lançamento para imprensa.

Contexto geral:
Em 2019 a Porsche lançou um novo modelo do Caynenne com um perfil mais esportivo do consagrado modelo SUV e com a proposta de dobrar as vendas com essa nova versão.

Para isso, marcaram dois eventos com a mesma premissa - redescobrir, explorar e sentir a nova versão.

Portanto  não optaram por marcar apenas uma coletiva de impressa, mas vieram com um desafio de encantar os jornalista especializados, com o objetivo de proporcionar uma experiência, ressignificando a sua visão ao dirigir e sentir um Cayenne Coupé.

Duas premissas foram importantes nesse evento: aproximar a marca Porsche do público e entregar uma experiência emocionante para os jornalistas da 3ª Geração do Cayenne Coupé, tornando a relação entre eles ainda mais próxima.

Já para a segunda parte do lançamento o desafio foi criar uma forma de apresentar o novo modelo de uma forma jamais vista, tornando o momento e o carro um marco na história automobilística.

Mais do que realizar um evento de lançamento do carro, esse foi um momento marcante para a Porsche com exposição nacional ao entregar uma forma diferente da tradicional em um evento fechado para os principais clientes e influenciadores de forma disruptiva e com apelo midiático.

 

Vídeo

Para este evento tivemos alguns principais desafios:



- Viabilizar o transporte de uma Porsche Cayenne Coupé, desfilando pela orla do Rio de Janeiro, içada de helicóptero até o morro mais alto do Pão de Açúcar.



- Garantir que a estrutura do mirante do Pão de Açúcar pudesse suportar o peso do carro, mais os convidados, garantindo segurança de todos.



- Gerar awareness para o Cayenne Coupé.







Local: Rio de Janeiro



Apenas um seleto grupo de pessoas foi convidado para essa festa exclusiva.



Com entrada pela área VIP do Pão de Açúcar, os principais clientes e influenciadores tiveram acesso preferencial ao Bondinho para chegada ao Mirante do Pão de Açúcar onde foram recepcionados com música eletrônica, uma seleção de drinks especiais, finger food e, por conta do tempo fora do comum no Rio de Janeiro um clima tipicamente europeu dos alpes alemães – como Andreas Marquardt, Diretor Presidente Porsche Brasil, disse em seu discurso.



Durante todo o pôr do sol até final da noite, diferentes Dj’s tocaram ritmos variados e entreteram o público presente.



Para a revelação do carro, tivemos uma violinista tocando por entre os convidados até chegar perto do carro onde ele foi descoberto e revelado aos convidados. Como se as notas da violinista desvendassem o grande lançamento da noite.



Por se tratar de um evento exclusivo, os convidados puderam estar bastante próximos ao carro durante a revelação e tirar dúvidas pessoalmente com o time Porsche, já fechando negócios ali mesmo.



Durante a noite, o tempo abriu e todos tiveram a oportunidade de aproveitar a vista incrível da cidade do Rio de Janeiro e também puderam ver o Cristo iluminado. A festa fez tanto sucesso que tivemos que estender horas adicionais para contentar todos os convidados.



Local Mirante do Morro do Pão de Açúcar

Após diversas conversas, visitas técnicas e estudos de implementação, conseguimos a autorização com o Pão de Açúcar para usar o mirante como cenário principal do evento, garantindo segurança e principalmente exclusividade para o evento. Esse foi um evento inédito no mundo. Nunca antes alguma empresa conseguiu levar um carro içado de helicóptero até o morro do Pão de Açúcar e realizar uma Sunset Party de forma tão exclusiva e inédita.



Operação do voo de helicóptero

Toda operação foi pautada na segurança do transporte do veículo, onde tudo fosse o mais seguro possível para piloto, moradores, turistas, além de ser possível de ser içado pelo helicóptero e também pousar com tranquilidade em cima do morro do Pão de Açúcar.



Nossos estudos em conjunto com a OMNI Táxi Aéreo e equipe do Morro do Pão de Açúcar foi a parte mais decisiva e importante para garantir a realização do evento e também para que pudéssemos ganhar a concorrência, já que analisamos essa possibilidade antes mesmo de fechar o negócio. Ideia inédita! Nunca antes realizada por alguma agencia.



Para o transporte da carga de 2.130 kg produzimos uma plataforma especial feita sob medida não só por conta do peso, mas também para não agredir a lataria do veículo. O carro decolou do aeroporto de Santos Dummont, numa operação inédita, em parceria com todos os órgãos responsáveis. Operação que tomou toda a madrugada para que conseguíssemos usar todas as pistas do aeroporto para decolagem do carro + helicóptero. Ele desfilou por toda a orla do Rio de Janeiro, indo ate a Barra da Tijuca e voltando ate o morro do Pão de Açúcar. Sempre beirando as praias para que a exposição do carro aumentasse e ficasse visível para o público do Rio. O carro pousou no mirante do Pão de Açúcar e o helicóptero retornou para sua base.

Desafios e Soluções



Na semana da operação nosso desafio foi lidar com a previsão do tempo, já que tivemos uma semana bastante adversa em novembro com clima frio e chuvas esparsas. Como nosso voo tinha uma faixa de horário curta para acontecer, visando proteger os passantes, tivemos que aproveitar uma brecha no mau tempo para realizar o transporte, o que significou ter uma equipe a postos 24h e uma análise meteorológica constante para garantir o voo.



Apesar de estarmos falando de um veículo de alto valor, a novidade esportiva do modelo SUV da Porsche fez bastante sucesso entre os potenciais compradores e clientes fiéis da marca.



Nossos grandes desafios foram:

- Levar o carro até o alto do morro do Pão de Açúcar para realizar uma Sunset Party: Solucionamos com a proposta de içar o carro através de um helicóptero específico que suportasse o peso.

- Realizar uma Sunset Party em um espaço icônico, inusitado e inédito: Solucionamos com um evento exclusivo no mirante do Pão de Açúcar. Um dos lugares mais visitados no mundo. Conseguimos uma área exclusiva para nosso evento que começou as 16h e terminou depois da 1 da madrugada. Nossa Sunset Party contou com uma das vistas mais lindas do mundo com um pôr do sol esplendido.

- Seguranca e exclusividade para todos os convidados: Imagina realizar um evento para um publico que tem alguns Porsches na garagem, em um lugar que so tem uma entrada e uma saída, em uma das cidades mais violentas do Brasil. Solucionamos com um planejamento onde conseguimos envolver e ter o comprometimento de todas as pessoas e órgãos responsavel no RJ para termos um evento de forma organizada e segura. Contamos com serviço de vallet na entrada do bondinho, além de uma equipe de seguranças treinados e capacitados para promover a segurança de todos os executivos da Porsche e de todos seus convidados.