Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: LATAM Cargo - Lançamento Cooler

Candidato: Fanato Incentive
Cliente: LATAM Cargo
Segmento: Eventos
Categoria: Lançamento de Produtos

A LATAM Cargo, unidade de cargas do grupo LATAM, é considerada atualmente a maior empresa de segmento cargueiro da América Latina. Uma de suas principais funções é a garantia de transporte de alimentos frescos que são distribuídos em inúmeros restaurantes e estabelecimentos ao redor do mundo.
 
O desafio do projeto foi realizar o Lançamento do Cooler, a maior câmara fria de transporte perecível de cargas com grande perecibilidade e máximo controle de temperatura da rede até o momento. O lançamento desse produto é um marco importante globalmente para a LATAM. Portanto, nosso objetivo foi estruturar um evento B2B de demonstração do novo produto para os principais clientes da empresa vindos de diversos lugares do mundo. Nosso desafio foi tornar a ação capaz de promover relacionamento, conhecimento e entretenimento em um único evento.
 
SOBRE A FANATO INCENTIVE
 
A Fanato Incentive é uma agência especializada em campanhas e viagens de incentivo, relacionamento e promoção, traduzidas em experiências incríveis e únicas pelo mundo. Atua em todas as etapas do processo, desde o início da campanha até o pós-viagem, incluindo roteiros totalmente personalizados. Marketing, design e turismo: este é nosso know-how para desenvolver ações de incentivo inesquecíveis.

A Fanato é parceira da LATAM desde 2018 e já operou diversas viagens da empresa com experiências incríveis no Brasil e em destinos como EUA, Tel Aviv, Portugal, Bolívia, entre muitos outros.

FICHA TÉCNICA 
Título: Lançamento Cooler – LATAM Cargo
Tema: ”Mantenha Fresco”
Público: Clientes LATAM Cargo, ocupantes de cargos de alta relevância (VPs, CEOs, diretores, executivos) e 80% do gênero masculino
Local: Aeroporto de Guarulhos, Hotel Marriott Airport e Churrascaria Fogo de Chão.
Data do evento: 14/01/2020
Abrangência: Internacional
Objetivo: Apresentar a um grupo de clientes o novo e aprimorado produto especializado para transporte de perecíveis da LATAM Cargo.
N° de convidados: 40
N° de fornecedores: 12
N° de pessoas (staff) envolvidas no dia da ação: 30
N° de refeições: 80 (almoço + jantar)

Com o objetivo de lançar a maior câmara fria para armazenagem de cargas perecíveis transportadas pela LATAM Cargo para os principais clientes da América Latina, a Fanato Incentive em parceria com a agência chilena Carcavilla desenvolveu o evento de lançamento COOLER.

 

Nosso desafio era criar um evento B2B capaz de promover relacionamento, conhecimento e entretenimento para os clientes mais importantes da LATAM Cargo vindo de diferentes países da América Latina, América do Norte e Europa) com seus diferentes idiomas, interesses e diferenças culturais.

 

Para criar o storytelling e desenvolver o conceito do evento, utilizamos o conceito FRESH (“Fresco”, em português) fazendo uma analogia com uma intervenção culinária. A ideia era mostrar na prática como o trabalho em conjunto é fundamental para que os produtos dos clientes cheguem sempre frescos a mesa do cliente final, não importa em que lugar do mundo ela se encontre. Transmitindo assim a mensagem principal de que a LATAM Cargo cuida de cada detalhe para que o transporte de cada carga aconteça sobre as melhores condições e sob os mais rigorosos protocolos de transporte.

 

Com essa temática em mente, o evento foi dividido em três etapas: um almoço de relacionamento na Churrascaria Fogo de Chão para que os convidados tivessem a oportunidade de interagir entre si e com os executivos LATAM -, a escolha do restaurante foi em função do cardápio típico brasileiro e a sua localização estratégica -,  cerimônia de inauguração e visita técnica ao novo cooler no Aeroporto de Guarulhos e o jantar com Cooking Class ministrado pelo Chef Daniel Ugarte, cujo o menu definido trouxe a multiculturalidade do chef com uma pitada brasileira. 

 

Todas as ações trouxeram o conceito FRESH reforçando a importância perecível para a qualidade do produto final.  Além disso, em cada detalhe do evento foi trabalhado o conceito de brand experience para que os convidados tivessem uma experiência de marca premium e exclusiva com o universo de marca da LATAM Cargo.

 

A companhia que preza pela qualidade de seu serviço de caring, mostrou na prática a excelência de seus serviços, aumentando o recall da marca dentro de um público altamente estratégico e qualificado.



DESCRITIVO DO EVENTO

 

INAUGURAÇÃO/TOUR NO NOVO COOLER DA LATAM CARGO



A experiência de abertura da nova câmara fria em Guarulhos propiciou um momento de contato entre os principais clientes da LATAM Cargo, além de reforçar o valor do novo produto. Os convidados receberam sua parka personalizada, ouviram as palavras do CEO da LATAM Cargo e executivos e aguardaram o corte da fita para adentrar no cooler. A visita contou com uma breve explicação sobre as funcionalidades da câmara, seus níveis de temperatura e o caminho que as cargas percorrem dentro dela. Por fim, o grupo contemplou uma excelente demonstração da chegada de uma carga até o armazenamento da mesma dentro do cooler.   

 

 

EXPERIÊNCIA DE COOKING CLASS COM CHEF DANIEL UGARTE & JANTAR

 

O Chef Daniel Ugarte, graduado na Argentina e Pós-graduado no Reino Unido, junto com uma equipe de 5 sub-chefs foram os responsáveis pelo cooking class. Com mais de 15 anos de experiência em comida latino-americana e europeia, ele ensinou os convidados a prepararem o menu de três tempos que contou com bruschettas variadas de entrada, creme de mandioquinha com azeite trufado e Risoto de Aspargos com Salmão grelhado.

 

GIFTS

 

Mais do que fornecer brindes ao longo da experiência, buscamos entender o perfil dos convidados e oferecer opções personalizadas e funcionais, mas que ao mesmo tempo estivessem associadas de alguma forma ao conceito do novo produto. Foi entregue para os convidados:

·               PARKA: parkas (casacos de frio) personalizadas da Columbia, uma das marcas de aventura mais conceituadas do mundo. O presente foi entregue antes dos convidados entrarem na câmara frigorífica para se protegerem das baixas temperaturas dentro do local.

·               AVENTAL PERSONALIZADO: avental em tecido na cor preta com personalização do logo LATAM Cargo com a aplicação em bordado, este Gift foi entregue no local do Cooking Class para que os convidados se sentissem verdadeiros chefs.

·               LIVRO DE RECEITAS PARA COOKING CLASS: foi desenvolvido um livro personalizado com as receitas do cooking class para que cada convidado tivesse em mãos os ingredientes e preparo para acompanhar as receitas juntamente com o Chef.

 

CENOGRAFIA E DECORAÇÃO

 

Conjunto de arranjos de flores para mesas de jantar e para os balcões de preparo do jantar, arranjo de folhagens para o buffet e para o ponto de bar, além de fita inaugural para visita ao cooler no aeroporto. Completando o espaço, balcões forrados em branco para o cooking class, pias móveis para suporte, árvores de fícus para ambientação e revestimento do palco para o chef.

 

PEÇAS DE COMUNICAÇÃO

 

Por se tratar de um público internacional, as peças de comunicação foram produzidas em Inglês e espanhol seguindo a comunicação do conceito “FRESH”.

 

·               Prisma de mesa personalizados (menu do jantar e bebidas)

·               50 livros de receitas (pratos servidos e modo de preparo)

·               Painel com arte do cooler para inauguração no aeroporto

·               4 banners roll up com diferentes artes para ambientação da sala

·               Tags com nomes dos convidados distribuídas por mesa

·               2 banners grandes articulados

·               1 banner roll up em tamanho 2mx2m

·               Aventais personalizados

·               Parkas personalizadas

 

EQUIPAMENTO AUDIOVISUAL

 

Conjunto de itens para realização do evento dentro da sala no hotel. Inclusão de telão de 200 polegadas, projetor, sistema de som para até 50 pessoas (sonorização para vídeos, apresentação e música), microfone sem fio, televisores de 47 polegadas, refletores de LED em cores da LATAM para sala geral e para bancadas, locação de rádios para equipe de coordenação.

 

TRANSFER

 


Transfer à disposição para realização do trajeto Hotel Marriott Guarulhos, Restaurante Fogo de Chão, Aeroporto de Guarulhos e Hotel Marriott. O Ônibus executivo de 50 lugares estava abastecido com água.

 

AGENDA DO DIA:

TEMPOS E MOVIMENTOS




15h30: Chegada ao aeroporto e realização dos procedimentos de segurança para entrada.

 

16h00: Entrega das parkas e fotos oficiais antes da entrada no cooler.

 

16h20 - 17h10: Inauguração do cooler, incluindo o corte da fita, speech e visita ao cooler. Após visita, o grupo pôde observar a chegada de cargas ao estabelecimento.

 

17h15: Saída dos convidados em ônibus GRU Airport até ponto de encontro do transfer privativo.

 

17h40: Embarque dos convidados com destino ao hotel.

 

19h45: Início do welcome drink na pré-sala do evento da noite.

 

20h05: Breve discurso da diretoria da LATAM com apresentação de um breve vídeo da LATAM Cargo.

 

Por volta de 20h25: O chef Daniel se apresenta aos convidados e dá início a aula de gastronomia da noite.



Foram apresentados os ingredientes e também o modo de preparo de 3 pratos.

Ao término da apresentação, os convidados se levantaram e foram para suas bancadas, de acordo com as cores de seus grupos (Índigo, branco, coral, turquesa e amarelo). Cada bancada contou com um assistente do chef, além do livro de receitas, os ingredientes, equipamentos e os aventais personalizados para cada um.

 

Até 21h20: Cooking class com o auxílio do chef e sua equipe.

 

21h30 - 23h15: Jantar dos convidados na sala do hotel Marriott.

 

Enquanto a entrada foi servida, o chef chamou os nomes de cada grupo para entrega dos certificados de participação a cada convidado.

 

23h15 - 00h30: Convidados ficaram na sala para curtir uma música ambiente e desfrutar do serviço de open bar disponível. A equipe do chef já havia se retirado da sala, assim como os equipamentos, deixando-os mais à vontade.

 

00h30 - 01h00: Desmontagem do evento pelos coordenadores da Fanato e parceiros de cenografia e ambientação.

 

PRÉ-EVENTO

 

•             Realização de visita técnica no hotel Marriott Guarulhos Airport junto ao cliente;

•             Realização de visita técnica no aeroporto de Guarulhos junto ao cliente;

•             Call e alinhamento com a equipe Carcavilla (agência localizada no Chile) para ajustes do projeto geral e materiais gráficos;

•             Elaboração de cronograma do evento;

•             Aprovação e confecção das artes do evento;

•             Seleção da atividade de cooking class e definição de menu;

•             Definição dos fornecedores de equipamento audiovisual e cenografia;

•             Cotação e agendamento de transfer nacional para almoço dos convidados na Fogo de Chão e inauguração do cooler no aeroporto de Guarulhos;

•             Definição e produção dos brindes do evento;

•             Impressão dos materiais de comunicação (painéis, banners, livro de receitas para o cooking class, prismas de mesa e tags);

•             Compra de cabideiro para suporte das parkas personalizadas a serem entregues aos convidados;

•             Credenciamento de staff para acesso ao aeroporto de Guarulhos;

•             Reunião interna de alinhamento de equipe e coordenação do evento.

 

DURANTE

 

•             Assistência in loco dos coordenadores da Fanato acompanhando o evento;

•             Resolução de eventuais imprevistos;

•             Monitoramento dos serviços confirmados, alterações e ajustes;

•             Acompanhamento da montagem dos itens contratados para cenografia, atividade, jantar etc;

•             Posicionamento dos materiais impressos na sala de eventos reservada no hotel;

•             Posicionamento do painel e das parkas no aeroporto para a inauguração do cooler.

 

PÓS-EVENTO

 

•             Seleção de fotos do evento;

•             Envio de fotos para o cliente;

•             Envio do relatório final para o cliente.

 

 

APRESENTAÇÃO DE DESAFIOS, INOVAÇÕES E ESTRATÉGIAS

 

Evento com público internacional – por se tratar de um lançamento de produto com convidados de diferentes partes da América Latina foi preciso se atentar aos detalhes para que a experiência de todos fosse proveitosa, independente das diferenças culturais. Para isso, o menu do cooking class, bem como a escolha da churrascaria Fogo de Chão foram feitas com base em cardápios versáteis capaz de agradar a todos. Além disso, a comunicação do evento foi feita em inglês e espanhol garantindo assim a compreensão de todo o grupo.

 

As tratativas do evento foram feitas em parceria com a agência corporativa da LATAM Cargo no Chile e para isso nossos time redobrou a atenção para que não acontecesse nenhum tipo de problema de comunicação por questões de língua e cultura.



Atratividade de evento B2B - um dos grandes desafios do projeto era tornar um evento específico e nichado em uma ação capaz de gerar entretenimento, conhecimento e relacionamento. Para solucionar essa questão ter um conceito por trás do projeto, capaz de amarrar as ações e facilitar o entendimento dos convidados foi fundamental. O conceito FRESH salientou em diferentes momentos a importância de manter os alimentos frescos para garantir uma experiência de consumo excelente.

 

INDICADORES DE SUCESSO

 

Fortificação do relacionamento – a ação criou o ambiente perfeito para o estreitamento das relações entre a LATAM Cargo e os principais seus principais clientes da América Latina. A experiência FRESH, que prezou pela excelência e serviço de caring em cada detalhe, mostrou na prática a excelência tão prezada pela companhia aérea, aumentando o recall da marca dentro de um público altamente estratégico e qualificado.

 

Reconhecimento do cliente – A parceria entre LATAM e a Fanato já rendeu muitos projetos para destinos como Portugal, Bolívia, Estados Unidos, Israel entre outros e o reconhecimento e retenção do cliente é nossa principal métrica de sucesso. O feedback positivo que tivemos em relação a essa viagem veio tanto dos influenciadores convidados, quanto pela equipe solicitante da viagem na LATAM.



Feedback dos convidados - A LATAM Cargo realizou uma pesquisa pré e pós evento para medir a satisfação dos convidados e o resultado foi a nota máxima: EXCELENTE. Esse é um resultado excepcional, principalmente se consideramos que os clientes participantes do evento são estratégicos para a marca. Abaixo os comentários:

 

- "Se cumplió el objetivo de conocer las instalaciones, además en un ambiente grato y distendido."

- "La organización fue muy metódica y exigente. Nos permitió conocer el aeropuerto de GRU, reunirnos con la más alta dirección, hacer Networking con otras empresas y, finalmente DISFRUTAR!"

- "Muy buena organización logística, acompañamiento y originalidad."

- "Estuvieron cuidados todos los detalles durante la jornada."

- "Fue algo muy maravilloso saber que están haciendo gestión para el manejo de nuestra carga refrigerada."

- "Por mi parte fue una experiencia única, disfruté muchísimo."