Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: Convenção On-Line: Hinode Fest Live

Hinode Fest Live

Candidato: ATMO Digital
Cliente: Grupo Hinode
Segmento: Serviços
Categoria: Infraestrutura Técnica para Eventos

Troféu Expo Telecom
Infraestrutura Técnica para Eventos

A ATMO DIGITAL

A Agência Atmo Digital desenvolve projetos estratégicos para eventos do começo ao fim transformando mensagens em histórias que inspiram comportamentos e fazem as pessoas viverem uma experiência única. Com mais de 30 anos de expertise no mercado de eventos, no qual o presidente é associado ao grupo de empreendedores Endeavor, possui horizontalidade em sua operação integrando soluções em 360? com inovação. É uma agência que planeja, cria e entrega e pensa em todas as etapas para entregar um evento completo dentro de qualquer escopo em produções cenográficas, tecnográficas, logística e criação para qualquer estilo de evento.

O CLIENTE - HINODE
Hinode é uma empresa brasileira, fundada em 1988 por um casal (Adelaide e Francisco). Desde sua fundação, a Hinode fabrica e comercializa mais de 300 itens em seu catálogo. Em maio de 2012 a empresa adotou o sistema de Marketing Multinível. Seu portfólio contempla produtos de maquiagem, perfume, cabelo, Sheik, energéticos, etc.

Passado de geração para geração com muito trabalho e determinação, Hoje, seu filho Sandro Rodrigues é o presidente do Grupo Hinode e vencedor do troféu empresário do ano, conquistando uma gestão de sucesso junto aos seus irmãos Alessandro Rodrigues, Crisciane Rodrigues e Leandro Rodrigues e toda a equipe.

 

Vídeo

O BRIEFING



Transformar um evento presencial reconhecido como um dos maiores em premiação na américa Latina em uma convenção 100% digital com interação, lançamentos, participação virtual e com acesso de mais de 300 mil views com mais de 8 horas e transmissão nos canais de Youtube do Grupo Hinode Brasil e Internacional, para 6 países, sendo: Colômbia, Peru, México, Equador, Chile e Bolívia.

A Agência Atmo Digital foi selecionada entre as concorrentes para realizar a primeira convenção 100% on-line, sendo a responsável por todo o evento, desde a produção até logística e possibilitou a transformação digital realizando a primeira convenção on-line internacional (Brasil e América Latina) na história no Grupo Hinode no dia 24 de Maio de 2020 com montagem no dia anterior.

A Atmo Digital realizou a produção do KV aprovado pelo cliente, designer das peças gráficas, moderação no WhatsApp, plateia virtual, vídeo highlight, piso em led, mais de 5 horas de transmissão via streaming para mais de 300mil views via youtube, imagens aéreas, palestrantes com participação virtual.





















 

Galeria de Fotos

A EXECUÇÃO 



Transmissão:

O projeto aprovado é a infraestrutura no espaço da piscina, conforme projeto, sendo:

Painel central da piscina reto de 8 mts de largura (validar o tamanho na proporção de 16:9)

Lâminas laterais: 2,5 x 4 mts de altura x 1 mt de largura

Painel de led na piscina (palco) com 90m²: box truss Q30 para apoiar o painel que será o palco e ficará em cima da piscina com um acrílico para cobrir as placas.

Transmissão para dois canais do Youtube ( Brasil e InternacionaL) totalizando 6 países.

Foi utilizada uma unidade móvel de transmissão (SNG) que gerou o sinal de Alphaville para o Centro de Operações da Atmo,  o sinal será encodado e enviado para o Youtube, canal oficial da Hinode no Brasil e canal oficial inode na América Latina, utilizando assim 2 encoders.

Sistema de sonorização com boose no local com caixa de retorno no palco, microfones de mão e head set (higienização e identificação  dos microfones individuais, pois não houve troca)

Retorno no palco: TVs de retorno sendo uma para PPT, uma para PGM e uma para conexão de sinal do Youtube. O cliente acompanhou o chat do youtube durante toda a convenção.

Projeto de iluminação considerando a infra proporcional utilizada em evento presencial, com movimento, fixada em uma estrutura de box em frente ao paço.



Conteúdos:

Criação de todo conteúdo para o piso em led de forma que este interagisse com a identidade do painel de led principal , mudando de cor e formas e pins se mexendo conforme cada conteúdo. Fundo em 3D para dar uma sensação de profundidade.



Tradução simultânea:

Organização e infraestrutura para duas intérpretes que fizeram a tradução simultânea durante a transmissão para Espanhol diretamente do centro de operações Atmo Digital onde contou  com um espaço reservado com mesa de som, microfone para enviar o sinal com áudio traduzido e direcionado para o canal Hinode America Latina (6 países).

Em um momento da transmissão os apresentadores falaram em espanhol, neste momento a tradução foi importante, pois a intérprete fez a tradução para o canal da Hinode Brasil (Espanhol para Português), durante aproximadamente 1 hora.



Câmeras: De acordo com a visita técnica, deve posicionar as câmeras, drone, steadicam, grua no local. A operação de corte, áudio, seguiram as recomendações de segurança. Locação de Gerador para o local do evento.,



DESAFIOS 



Atender a expectativa do cliente para uma primeira convenção 100% digital para a América Latina com mais de 300 mil visualizações.

Transmitir ao vivo simultaneamente para dois canais do Youtube (Brasil e Internacional) totalizando 7 países (Brasil, Colômbia, Equador, Chile, Bolívia, México, Peru)  com a participação também de alguns participantes da Argentina.



Em um momento de pandemia pela Covid,19, levar segurança a todos que participavam presencialmente, comodidade, fazer o cliente se sentir em casa mesmo estando dentro do Estúdio da Atmo Digital



Levar entusiasmo  e engajamento para um público da Hinode que acompanhavam a distância.



Como tratar o cenário de mudanças, “novo normal”, que a marca teve ao longo do ano e principalmente nos meses anteriores ao evento (início da pandemia) como transformar um evento antes presencial, em 100% on-line sem perder sua identidade, dinamismo, criatividade, e diversão?



Como estruturar a transmissão e sinais de streaming de 8 horas para suportar mais de 30 mil pessoas assistindo ao vivo  e mais de 300 mil visualizações com interações, tradução simultânea, participações on-line, sem interferência de sinal ou oscilação.



De contar com um plateia virtual com mais de 30 mil pessoas.



Como criar uma convenção descontraída onde todos pudessem participar virtualmente.



INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS 

Transmissão:

O projeto aprovado é a infraestrutura no espaço da piscina, conforme projeto, sendo:

Painel central da piscina reto de 8 mts de largura (validar o tamanho na proporção de 16:9)

Lâminas laterais: 2,5 x 4 mts de altura x 1 mt de largura

Painel de led na piscina (palco) com 90m²: Box truss Q30 para apoiar o painel que será o palco e ficará em cima da piscina com um acrílico para cobrir as placas.

Foi utilizada uma unidade móvel de transmissão (SNG) que gerou o sinal de Alphaville para o Centro de Operações da Atmo,  o sinal  encodado foi enviado para o Youtube, canal oficial da Hinode no Brasil e na América Latina ( 2 encoders) para as 330 mil visualizações.

Sistema de sonorização com boose no local com caixa de retorno no palco, microfones de mão e head set (higienização e identificação  dos microfones individuais, pois não houve troca)

Retorno no palco: TVs de retorno sendo uma para PPT, uma para PGM e uma para conexão de sinal do Youtube. O cliente acompanhou o chat do youtube durante toda a convenção.

Projeto de iluminação considerando a infra proporcional utilizada em evento presencial, com movimento, fixada em uma estrutura de box em frente ao paço.



Conteúdos:

Criação de todo conteúdo para o piso em led de forma que este interagisse com a identidade do painel de led principal , mudando de cor e formas e pins se mexendo conforme cada conteúdo.

Fundo em 3D para dar uma sensação de profundidade.

Foi utilizado a unidade móvel de transmissão (SNG) que irá gerar o sinal da casa em Alphaville para o Centro de Operações da Atmo, com sinal encodado e enviado para o Youtube, canal oficial da Hinode no Brasil e na América Latina (2 encoders).



Tradução simultânea:

Em um momento da transmissão os apresentadores falaram em espanhol, neste momento a tradução foi importante, pois a intérprete fez a tradução para o canal da Hinode Brasil (Espanhol para Português), durante aproximadamente 1 hora.



Câmeras:  Imagens aéreas via drone, steadicam e grua no local



POR QUE ACREDITAMOS QUE SOMOS DIFERENTES?

A cada dia as lives ganham mais adeptos em suas estratégias de marketing, e por isso, a ATMO Digital, há 30 anos no mercado corporativo, se torna a pioneira no Brasil a oferecer soluções para outras companhias realizarem encontros, videoconferências, festas e comemorações on-line.



Possuímos todas as soluções, integramos todos os produtos e serviços em um só lugar, somos uma agência que oferece grande diferencial no mercado de comunicação, 100% hands on, com soluções em todas as etapas de processo de comunicação: Estúdio, Criação, Montagem, Toda a Tecnologia para Eventos, Transmissões e Pós-venda.



Foi preciso a experiência de 30 anos de mercado, competência, empatia para entender a partir de um briefing toda necessidade do cliente e poder aplica-la neste dois dias de eventos.



Porque a ATMO Digital possui estrutura própria e completa, para atender todos os serviços de comunicação em um só lugar. Todo o evento e transformação digital da convenção contou com equipe de desenvolvimento, transmissão, produção para realizar a transmissão de maneira completamente remota e segura via streaming, para dois canais do Youtube simultaneamente, direcionado para um público de mais de 100 mil pessoas na América Latina, com tradução simultânea, interação, palestrantes virtuais, lançamentos, novidades, tudo isso com conteúdos que valorizaram as marcas e o mais importante valorizaram o evento, fazendo com que este se tornasse um marco para o Grupo Hinode.



Levamos interação, dinamismo e energia para o público de 7 países, incluindo o Brasil, encurtando a distancia na comunicação de todos do Grupo Hinode fortalecendo assim a marca. 



 

Galeria de Fotos

RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO



100% planejado e 100% executado! Todos os objetivos de comunicação propostos em briefing foram cumprido.



A satisfação de entregar um evento 100% on-line com interação e ver a felicidade deste cliente ao final do evento não tem preço.

Ver com a infraestrutura, tecnologia e streaming funcionando sem nenhuma interferência, as pessoas engajadas participando ativamente do evento, enviando comentários via chat nos dois canais do youtube, mostrando que os participantes estavam engajados e entusiasmados, foi um momento de muita transformação para o Grupo Hinode.



O Grupo realizava todos os anos evento presenciais, nesta convenção o objetivo foi transmitir toda a energia de um evento presencial, a distância, sem deixar de fortalecer o desenvolvimento dos negócios e ainda preparar os consultores com informações sobre os produtos, lançamentos, boas estratégias de comercialização e incremento de vendas, mesmo em tempos de pandemia.



O Grupo Hinode mostrou que continua preocupado em se comunicar com os consultores da América Latina por meio desta convenção. O principal legado desta convenção foi de que o Grupo Hinode saiu motivado para fazer acontecer pós convenção, com todo o entusiasmo que as 330 mil pessoas que visualizaram e acompanharam de alguma forma o evento, de mais de 8 horas de transmissão, puderam transmitir para a diretoria do Grupo, mesmo que a distância. 



O Hinode Fest Live marcou a história do Grupo! Você pode ver o evento na integra CLICANDO AQUI