Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: Mostra Internacional de Cutelaria on-line 2020

Mostra Internacional de Cutelaria Online 2020

Candidato: Mostra Internacional de Cutelaria
Cliente: Mostra Internacional de Cutelaria
Segmento: Eventos
Categoria: Feira e Salão B2C

A Mostra Internacional de Cutelaria surgiu em 2012 como um evento diferente de todos que já existiram no pais, com enfoque no cuteleiro e a disseminação da cutelaria nos meios de midia, e imprensa.
Crescemos e hoje somos o maior evento da América Latina e o terceiro ou quarto maior do mundo.
Buscando a excelencia no atendimento de nossos expositores e visitantes, buscamos fomentar a cultura da cutelaria e este ano devido a pandemia, mudamos o formato para o formato Online.
No formato Online utilizamos a plataforma bladesmithgallery.com para vendas e youtube e facebook do Canal History para os paineis falando sobre os assuntos correlatos. Atingindo mais de 3 milhões de visualizações nos videos e um fluxo de venda de mais de 50.000.

O evento que aconteceria presencialmente em maio deste ano, precisou ser adiado por conta da pandemia, e pensando nisso, a produtora RCGLASSER, responsável pelo evento inovou mais uma vez e proporcionará uma experiência imersiva e totalmente online desta arte milenar que se dedica à confecção de facas, espadas, machados e lâminas em geral. Nos próximos dias 04, 05 e 06 de setembro, os cuteleiros e amantes da cutelaria poderão acompanhar uma série de atividades, como: painéis, palestras e apresentações de trabalhos. Além disso, na mesma data do evento acontecerá o lançamento da Bladesmith Gallery, plataforma 100% on-line e traduzida em 8 idiomas, exclusiva para a compra e venda de artigos de cutelaria, por onde o público poderá adquirir peças únicas e insumos de cutelaria.
O público do evento é composto principalmente por interessados pela cutelaria, instrumentos de corte, artes marciais, assim como colecionadores, escoteiros e cozinheiros. Por isso, o organizador da mostra e também cuteleiro, Roger Glasser, traz uma edição voltada a apresentar a cutelaria não apenas como forma de arte, mas como uma profissão.

A mostra também contará com expositores de gastronomia, defesa pessoal, esporte, caça e sobrevivência. O principal objetivo da feira é divulgar a arte, além de fazer com que cada vez mais, pessoas conheçam e se interessem pelo assunto.

De acordo com Glasser, o país tem um lucro expressivo com o ramo. “Só no Brasil falamos de R$10 milhões por ano, apenas na cutelaria artesanal", explica o organizador do evento. “Além disso, temos cerca de 2300 cuteleiros cadastrados no IBGE”. 
 

Vídeo

Atrair e apresentar a cutelaria para novos clientes é se sempre foi nosso objetivo. As facas são desde os primórdios, objetos de ostentação, poder e que fizeram o homem se tornar o que é hoje em dia, sendo a faca a ferramenta mais imporntate para que essa evolução acontecesse. A Mostra Internacional de Cutelaria  surgiu para mudar os paradigmas de mercado, em um formato totalmente diferente dos realizados no pais até 2012.

A meta para este ano para o evento fisico em expositores foi batida ainda em 2019, não tendo mais espaço para mais expositores. Criando a nescessidade de crescermos mais ainda em 2021.

Nossa dificuldades sempre foram conseguir patrocinio mesmo tendo apoio do Canal History, apenas institucional e de divulgação não conseguimos atingir empresas que nos apoiem financeiramente.

Este ano devido a pandemia e cancelamento dos eventos fisicos, criou-se a nescesidade de realizamos algo que mantivesse os cuteleiros na ativa. Muitos de nossos expositores são artesãos e vivem do sustento da venda de suas peças.

Então devido a todos esses problemas, criamos a Mostra Internacional de Cutelaria On-line 2020, o primeiro evento mundial, de cutelaria totalemente On-line. Atravez da plataforma de venda bladesmithgallery.com os expositores puderam vender suas peças igual fariam em um feira, mas dessa vez abrangendo varios paises do mundo que temos parceria, afinal o site é em 7 idiomas diferentes. Criamos também paineis falanda sobre a cutelaria e aspectos relacionados, que foram apresentaos dentro do youtube e Facebook do Canal History, atingindo mais de 3 milhões de visualizações.

Como não contamos com patrocinadores tivemos de utilizar de criatividade para divulgar o evento, fazendo parcerias com youtubers, casas voltada ao publico e influencers. Com isso atingimos muitos novos interessados.

Oferecemos para todos nossos expositores a participação no formato online, e tivemos ainda a inclisão de 30 novos expositores para ese formato.

Para o evento fisico 2021 temos mais de 200 expositores dos quais 30% são devido a nosso trabalho para com o evento online.

E eperamos que estar no Prêmio Caio nos traga visibilidade em outros setores e maior credibilidade.

Com 100% de aprovação de nossos expositores, mais de 3 milhões de visualizações em nossos videos produzidos durante o evento nas plataformas youtube e facebook, mais de 50.000 acessos em nossa plataforma de venda, conseguimos em pouco tempo criar um novo produto, que esta endo replicado por alguns pelo mundo todo nesse momento. Nosso evento fez surgir mais de 5 novos marketplaces voltados a cutelaria, mas nenhum com a nossa estrutura. Os paineis sobre cutelaria são pelo segundo ano um marco na historia dessse mercado, onde nosso parceiro a History tem como retorno conteudo de qualidade e cumprimos com a questão de fomentar a cutelaria.

Atingimos nossos objetivos de divulgação e crescimento, nos tornando em 2021 o segundo ou terceiro maior evento do segmento no mundo. Fomos agraciados com a inclusão da Mostra no calendario oficial de eventos de São Paulo.

Ganhamos renome internacional sendo matéria em varias midias pelo mundo.

Posso dizer que as dificuldades criadas pela pandemia nos levaram a penar fora da caixa e criar produtos novos e melhorar tudo como realizamos.