A Mostra Internacional de Cutelaria surgiu em 2012 como um evento diferente de todos que já existiram no pais, com enfoque no cuteleiro e a disseminação da cutelaria nos meios de midia, e imprensa.
Crescemos e hoje somos o maior evento da América Latina e o terceiro ou quarto maior do mundo.
Buscando a excelencia no atendimento de nossos expositores e visitantes, buscamos fomentar a cultura da cutelaria e este ano devido a pandemia, mudamos o formato para o formato Online.
No formato Online utilizamos a plataforma bladesmithgallery.com para vendas e youtube e facebook do Canal History para os paineis falando sobre os assuntos correlatos. Atingindo mais de 3 milhões de visualizações nos videos e um fluxo de venda de mais de 50.000.
O evento que aconteceria presencialmente em maio deste ano, precisou ser adiado por conta da pandemia, e pensando nisso, a produtora RCGLASSER, responsável pelo evento inovou mais uma vez e proporcionará uma experiência imersiva e totalmente online desta arte milenar que se dedica à confecção de facas, espadas, machados e lâminas em geral. Nos próximos dias 04, 05 e 06 de setembro, os cuteleiros e amantes da cutelaria poderão acompanhar uma série de atividades, como: painéis, palestras e apresentações de trabalhos. Além disso, na mesma data do evento acontecerá o lançamento da Bladesmith Gallery, plataforma 100% on-line e traduzida em 8 idiomas, exclusiva para a compra e venda de artigos de cutelaria, por onde o público poderá adquirir peças únicas e insumos de cutelaria.
O público do evento é composto principalmente por interessados pela cutelaria, instrumentos de corte, artes marciais, assim como colecionadores, escoteiros e cozinheiros. Por isso, o organizador da mostra e também cuteleiro, Roger Glasser, traz uma edição voltada a apresentar a cutelaria não apenas como forma de arte, mas como uma profissão.
A mostra também contará com expositores de gastronomia, defesa pessoal, esporte, caça e sobrevivência. O principal objetivo da feira é divulgar a arte, além de fazer com que cada vez mais, pessoas conheçam e se interessem pelo assunto.
De acordo com Glasser, o país tem um lucro expressivo com o ramo. “Só no Brasil falamos de R$10 milhões por ano, apenas na cutelaria artesanal", explica o organizador do evento. “Além disso, temos cerca de 2300 cuteleiros cadastrados no IBGE”.
Vídeo