Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: BGS 2019

BGS 2019

Candidato: Brasil Game Show
Cliente: BGS - Brasil Game Show
Segmento: Eventos
Categoria: Feira, Exposição, Salão e Mostra B2C

A Brasil Game Show é hoje o Maior evento de games da América Latina, que reúne mais de 320 mil pessoas, mais de 400 estandes de diversos tamanhos, chegando a mais de 1.000m2 em casos de patrocinadores diamante e mais de 2 milhões de views em audiência de seus campeonatos. Números expressivos que refletem anos de muito trabalho, dedicação, de conhecimento de todos os pormenores da indústria e que goza do mais importante: a confiança dos gamers pelo país e das marcas que encontram na BGS um espaço único para interagir diretamente com o público final. Há espaço para empresas que divulgam seus jogos, distribuidoras, produtoras de periféricos, plataformas de streaming cada vez mais proeminentes nesse mercado, influenciadores digitais, empresas de localização de produtos, outsourcing de assets para jogos de qualquer natureza e companhias focadas em todas as áreas da cadeia de produção de jogos. Por conta dessa vocação multidisciplinar, a BGS torna-se no lugar mais propício para que empresas estrangeiras encontrem parceiros para atuar no Brasil e para que empresas brasileiras consigam fazer um networking importante que os catapulte para mercados a serem desbravados por produtores e desenvolvedores nacionais. Há anos exportamos talentos para grandes estúdios mundo afora, mas estamos auxiliando o fomento do mercado para que possamos exportar produtos de qualidade com apelo mundial e que possa ser acessível a todos através das empresas nacionais desenvolvedoras de jogos.

Vídeo

Ser o maior evento de games do mundo é uma meta desafiadoras, mas que une a nossa equipe em prol de um único ideal. Tal qual um video game, a BGS vence etapas ano após ano, ampliando o escopo de trabalho e de alcance local. Começando com o Rio de Janeiro, chegando ao país inteiro, vendo seu tamanho ganhar a fase da América Latina e ganhando apoio e notoriedade no mundo inteiro.



Temos objetivos claros em nossa jornada: fomentar o mercado nacional, levar o assunto games à mídia, mostrar que video game é mainstream e não nicho, mostrar a força dentro da indústria cultural e tecnológica que é de fato a indústria de games, mostrar ao Brasil o reflexo do que ele é em relação aos games e às empresas nacionais, mostrar que há espaço para crescimento e ajudar nesse processo de fortalecimento do mercado.



A Brasil Game Show é hoje o maior evento de games da América Latina, que reúne mais de 320 mil pessoas, mais de 400 estandes de diversos tamanhos, chegando a mais de 1.000m2 em casos de patrocinadores diamante e mais de 2 milhões de views em audiência de seus campeonatos. Números expressivos que refletem anos de muito trabalho, dedicação, de conhecimento de todos os pormenores da indústria e que goza do mais importante: a confiança dos gamers pelo país e das marcas que encontram na BGS um espaço único para interagir diretamente com o público final.



Somos palco dos cinco dias mais importantes para se falar sobre games no Brasil. O evento já está no calendário da comunidade gamer brasileira e nos calendários de eventos internacionais. Levamos qualidade e serviços de ponta para todos os expositores e patrocinadores.

Queremos ser a maior feira de games do mundo!



Essa é uma meta poderosa e constante. Já somos um enorme ponto de encontro de uma comunidade formada no Brasil por mais de 67 milhões de pessoas que respiram games diariamente. Com a evolução tecnológica, os games deixaram os nichos e estereótipos antiquados para mostrar o mundo que é mainstream e que gera hoje mais receita do que Hollywood. No entanto, esse crescimento não se deu de uma hora para outra, e o mercado nacional mais especificamente cresceu junto com a Brasil Game Show. O evento uniu todas as marcas do mercado em prol de uma meta singular: Mostrar a força da demanda gamer brasileira. Com isso, pudemos constatar o aumento do consumo de games nos últimos anos. Consumir games é algo que a BGS entende muito bem. Sabemos que a relação com os produtos dessa indústria está além da ação de comprar um jogo. O jogador consome games ao comprar, ao jogar profissionalmente em campeonatos, ao assistir influenciadores jogando, ao conversarem com as marcas nas redes, ao ler sites especializados. Jogar é um verbo que até pode significar uma ação, mas para a BGS é um estado de espírito, uma filosofia de vida. Jogar é viver a emoção do competitivo, a beleza das narrativas solo e sobretudo, encontrar e fazer amigos e viver experiências únicas e imersivas.    



O objetivo, além de estarmos na esfera de games do Brasil e estarmos presencialmente em outros países disseminando a força da BGS quanto marca e entidade, pois o evento só cresce em números de visitantes, expositores e parceiros. Temos obrigação e a responsabilidade de unir todos em cinco dias, um feito que por si só já diz muito sobre a maneira como a BGS encara o mercado. Usamos todas as ferramentas de comunicação online para mostrar que games não são mainstream e que devem estar no dia a dia das pessoas, nas conversas corriqueiras e como consequência, auxiliando uma maior assertividade das marcas para encontrar seu público dentro desse emaranhado heterogêneo de públicos que se denominam gamers. Quando nos referimos às marcas, não estamos falando só das internacionais, mas incentivamos muito as nacionais também com áreas exclusivas de exposição para que possam interagir de maneira única com o público do evento que é ávido por novos jogos.

O maior resultado da BGS é ficar na cabeça dos jogadores brasileiros por anos a fio, sendo referência do transformar o que antes era de certa forma intangível em físico, em sólido, em relacionamento com as marcas de maneira oficial e presencial. O maior e mais incrível feito para a nossa equipe é ter a BGS marcada nos calendários de todos os gamers brasileiros, com isso gerando um enorme buzz e compra do lote de pré-venda, feito quase um ano antes do evento de fato começar. Além, é claro de termos todos os nossos parceiros e patrocinadores estão sempres muitos satisfeitos com o evento.



A cada ano eles crescem junto com a feira, adquirindo um espaço maior para poder vender e expor marca e/ou produtos. Devido à grande visibilidade do evento não só no Brasil, mas fora, os clientes internacionais, ou seja, os players internacionais estão multiplicando-se.



Em relação ao índice de satisfação junto ao nosso consumidor final com base nas nossas pesquisas, temos 98% de aprovação em todos os aspectos da feira. A feira só cresce em números de visitantes, expositores e parceiros.



Queremos ser a maior feira de games do mundo!



Entendemos os jogos como ferramenta de transformação, criatividade e evolução intelectual. Buscamos com a BGS fomentar o mercado brasileiro e fortalecê-lo ainda mais.



Com o objetivo de crescer ano após ano, entendemos que o crescimento só é possível em parceria com todas as marcas do mercado trabalhando juntas com esse mesmo ideal. Fechamos dezenas de acordos internacionais para fortalecer o mercado interno e, com isso, ajudar a ampliar o escopo de trabalho de uma indústria inteira que só em 2019 gerou mais de 1 bilhão e meio de dólares só no Brasil. Temos mais espaço para crescer e sabemos que é só o começo para o nosso mercado encontrar ainda mais espaço.