Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: SAP NOW 2019

SAP NOW 2019

Candidato: Red Door Agency
Cliente: SAP Brasil
Segmento: Eventos
Categoria: Feira, Exposição, Salão e Mostra B2B

Sobre a SAP:

Líder do mercado mundial de aplicações de software empresarial, a SAP ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Sob os pilares de Intelligent Enterprise e Gestão de Experiência, os serviços e aplicações da SAP dão a mais de 440 mil clientes ao redor do mundo condições para operar com rentabilidade, adaptar-se continuamente e fazer a diferença  – 77% das transações mundiais são realizadas usando sistemas SAP.
Com uma rede global de clientes, parceiros, colaboradores e líderes de pensamento, a SAP ajuda o mundo a funcionar melhor e a melhorar a vida das pessoas.

No Brasil:

Presente há 25 anos no país, a SAP Brasil está entre as mais importantes subsidiárias da empresa em todo o mundo. Com mais de 14.500 clientes, a companhia atua em todo o território nacional apoiada por uma rede de mais de 400 parceiros de negócios.

Esta foi a vigésima terceira edição do evento, que nesse ano mudou o nome para SAP NOW (antigamente chamado SAP FORUM). 

Vídeo

O SAP NOW e uma nova estratégia para o mercado:



Sempre celebrado como o maior encontro de negócios e tecnologia da América Latina, o grande projeto que pauta a presença da marca no mercado passa por uma das mudanças mais marcantes de sua história: o SAP FORUM dá lugar agora ao SAP NOW.



A mudança do nome do evento anual reflete o novo momento da companhia mundialmente, que vem transformando seus negócios na oferta de softwares e soluções em nuvem, além de ter um foco cada vez mais amplo na experiência.



O SAP FORUM era já um evento consolidado no calendário nacional de negócios e tecnologia, com um público cativo que começava no nível gerencial e tinha boa adesão de executivos, porém, para 2019 o desafio era muito maior, com objetivos claros:



Estabelecer o SAP NOW como um projeto inovador e balizá-lo como o novo padrão de evento flagship da marca no país.

Pautar todas as atrações pelo conceito de experiência.

Ultrapassar as fronteiras do público específico de TI, tornando o evento interessante e relevante para executivos e gerentes de Marketing; RH; Finanças; Supply Chain; Logística, etc…

Revelar ao mercado uma nova SAP que, sob o conceito de Intelligent Enterprise, contempla soluções de IOT, Machine Learning e Blockchain na integração de sistemas de ponta a ponta nos negócios dos clientes.

 

Para 2019, o SAP NOW passou por um redesenho completo da jornada dos visitantes.



Experiência, experiência e mais experiência

Em um mercado majoritariamente B2B, como falar com as emoções das pessoas? Para 2019, buscamos marcas que falam de perto com o público final e levamos experiências interativas e engajadoras com os visitantes. Para além do já consolidado ecossistema de tecnologia (Accenture, EY, IBM, etc…), marcas como Swift, Danone, Blondine, Evino, C6 Bank, Renault e Havaianas estiveram presentes no evento, com soluções criativas e tecnológicas, sempre “powered by SAP”.



De test drives inteligentes e showroom de robótica da Renault até uma loja modelo omnichannel com grandes espelhos touchscreen da Havaianas funcionando em pleno showfloor… Entre os grandes destaques, tivemos também uma quadra de basquete totalmente digital e interativa da NBA, onde você podia jogar basquete e desafiar os maiores ídolos da NBA com estatísticas gerenciadas pela própria SAP.



Para 2019, o SAP NOW passou por um redesenho completo da jornada dos visitantes.



Arquitetura e cenografia - um showfloor sem pontos cegos

Este ano, todos os elementos estiveram integrados como nunca no evento. Com um pavilhão a mais de área, tivemos um showfloor mais espaçoso, arejado e atraente. Cada área do evento possuía estações de alimentação, serviço, espaços de patrocinadores e uma atração central para fazer com que cada espaço do evento fosse interessante para o visitante - e o patrocinador.



Palco central, congresso e sessões paralelas - multi telas

Dezenas de telas desconstruídas e de diversos tamanhos compunham o

palco de 40 metros de extensão. Tudo para maximizar o impacto inicial da abertura do evento para todos e depois facilitar a divisão de conteúdo para sessões paralelas durante os dois dias.



Congresso com conteúdos de destaque e keynote speakers de peso

A presidente Cristina Palmaka liderou as atrações do palco principal, dando espaço para conteúdos inovadores, como a parceria entre a SAP, AWS e agência África no projeto “Algoritmo

da Vida”, que visa monitorar possíveis menções a suicídio nas redes sociais e prevenir que ele aconteça, além de speakers como Roberto Funari, (CEO Alpargatas), Claudio Muruzabal (SAP), Dennis Wang (Nubank), Jennifer Morgan (SAP) e Rodrigo Vicentini (NBA Brasil).



A gestão de experiência teve o seu espaço no conteúdo com um headliner de muita relevância: Chip Conley e a revolução Airbnb. Uma palestra que ilustrou como o Airbnb pretende realizar curadoria do estilo de vida de seus hóspedes para melhorar suas experiências.



E tudo ainda teve o desfecho de um show exclusivo do Jota Quest para todo o público.



Por fim, para além do congresso, durante os dois dias de evento ainda houve espaço para muita coisa relevante:

Chocolate Experience - o showcase integrado das soluções SAP

Uma das atrações mais populares do evento (sempre com sessões lotadas) foi um showcase que mostrava como a SAP integra soluções de diferentes linhas de negócios, como compras, logística, despesas, RH e customer experience em toda a cadeia produtiva de uma indústria. Nesta experiência o visitante mergulhava no mundo da indústria do chocolate, do plantio ao ponto de venda e, claro, podia degustar uma barra ao final.



SAP Executive Summit: exclusivo para C-Levels

Um “evento dentro do evento”, o encontro  reuniu 83 executivos C-Level para conteúdos exclusivos.

Comandado pela presidente da SAP Brasil, Cristina Palmaka, a agenda composta de

“content drops”, com profissionais de destaque no cenário nacional, estimulou

uma troca de experiências sobre gestão, capital humano, cultura organizacional e tecnologia, com a presença de speakers como os presidentes do Burger King, da Gerdau e da BRK Ambiental.



Diversidade e inclusão

Importante também destacar que entre equipe, acessibilidade, comunicação visual e digital: tudo no SAP NOW foi feito para maximizar a inclusão. Étnica, de gênero, e de sexualidade em todas as suas facetas. O evento celebra uma marca que já vive a inclusão e a diversidade no seu dia-a-dia na prática.







 

Os resultados da edição de 2019 bateram todos os recordes absolutos da SAP Brasil e de qualquer evento de negócios e tecnologia no país, reposicionando a marca na vanguarda de seu mercado e se estabelecendo como o evento trendsetter do segmento.



Público: partimos de cerca de 11.000 visitantes para quase 16.000 visitantes ao longo dos 2 dias de evento, com número recorde de executivos entre os presentes.



Sponsors e parceiros:

106 marcas patrocinaram o SAP NOW 2019.

34 marcas novas estiveram pela primeira vez no evento.



O evento recebeu expressivos 550 TALKS ao longo dos 2 dias.

Dos quais, 150 apresentações de CASES de referência de mercado.



E, para além do projeto físico, o novo modelo do SAP NOW também atraiu número recorde de imprensa e influenciadores, chegando a 855.000 usuários impactados nas redes sociais.



O desafio de superar ano a ano foi alcançado, com soluções desenhadas entre agência e clientes muito bem alinhados, com expertise acumulada, e atenção às tendências de eventos similares internacionalmente conceituados.