Com mais de 1200 pessoas inscritas no evento, o sucesso das ações online da ABP levou à excelência na realização da VII Jornada Nacional de Emergências Psiquiátricas, totalmente virtual, transformando o evento num sucesso.
É importante salientar que toda a programação foi baseada nas dúvidas, perguntas e demandas atuais. Mesmo com a programação longa, ficaram muitas discussões importantes em aberto, o que é fundamental para a continuidade da qualificação da saúde, principalmente as emergências psiquiátricas, que devem ser realizadas sempre com evidências científicas.
Visto as limitações para trânsito e aglomerações devido a pandemia, o formato online permitiu a manutenção do evento próximo ao original. A ferramenta utilizada, Streamyard, permitiu a interação de palestrantes e público, com a mesma plateia, sem prejuízos.
A VII Jornada Nacional de Emergências Psiquiátricas recebeu 1293 participantes, sendo 1.100 médicos, 129 residentes, 7 profissionais de outras especialidades e 57 estudantes, totalizando 1271 brasileiros e 22 estrangeiros, um recorde de inscrições que superou todas as 6 edições anteriores do evento, que ocorreram de forma presencial.
Segundo o relatório emitido pela plataforma contratada, a Jornada contou com mais de 93% de presença quando considerado o número de pessoas inscritas que acompanhou a atividade, dos quais 52,2% assistiram às sessões científicas pelo celular. Foram mais de 780 minutos de transmissão, com um total de 6,1 mil visualizações ao longo dos dois dias.
Ao todo, 15 funcionários estiveram diretamente envolvidos na realização da atividade que contou com a operação de três plataformas. Além disso, foram 137 perguntas recebidas de participantes inscritos e direcionadas aos palestrantes da Jornada.
Apesar dos gastos com a compra da plataforma e operacionalização para transmissão do evento com qualidade, houve uma redução de despesas significativa, em torno de 87,59% de redução no custo em relação ao evento presencial que ocorreu em 2019, exigindo locação de espaço, montagem, deslocamento de equipe, hospedagem, entre tantas outras despesas necessárias para sua implantação.
Sendo assim, o resultado entre receitas e despesas foi positivo, com um crescimento de 24,73%, comparando a VI Jornada, realizada no ano anterior.
Desta forma, a Associação economizou, o patrocinador também, e ainda assim atingiram um público maior do que o esperado, visto que os participantes não tiveram de sair de suas cidades para irem até o evento, puderam assistir em casa, ou no local que fosse mais adequado para cada um, em segurança, o que facilitou a adesão por parte do público, que não economizou elogios para este novo formato de evento, inédito para a ABP, que foi de grande repercussão e aceitação.