Renase Tudo Novo de Novo foi um evento híbrido, nascido de um momento de grande desafio para o time, em que era necessária uma imediata adaptação. O planejamento envolveu profissionais de toda a agência um engajamento único e comprometido. O objetivo seria demonstrar ao mercado a possibilidades de produzir eventos de forma segura e criativa, mesmo em meio a um cenário tão turbulento. Para tanto, a Renase investiu em mentes criativas, senso crítico e, principalmente, informação.
Ao longo desse esforço conjunto, as mentes mais criativas da agência se empenharam para criar mote e conceito, enquanto as equipes operacionais corriam para tirar o que pudessem do papel. A versão final do projeto foi fruto de reuniões quase que diárias, envolvendo toda a equipe.
Daí a ideia de trazer à tona o formado híbrido, unido o físico, com as devidas restrições, à infinidade de possibilidades oferecidas pelo digital. Assim, demos liberdade às mentes mais criativas do time. O resultado foi o conceito de um evento moderno e transformador. Mais do que isso, um verdadeiro fôlego para um mercado, até então, limitado e enfraquecido.
Surge, então, Renase Tudo Novo de Novo: Uma Experiência Digital. O agrega vários significados, não só pelo momento de adversidade e desafio vivenciado pela agência, mas por celebrar suas três décadas de existência. O conceito, então, explora a ideia do novo normal, e da importância do sentimento de resiliência em momentos como esse.
A comunicação visual foi um ponto importante, trabalhada para envolver a audiência em suas formas e cores, reforçando ainda a força da comunicação institucional da agência. A divulgação acompanhou o processo, atendendo a um minucioso planejamento, da escolha da data à seleção de convidados.
O evento foi pensado, então, de duas formas: o que aconteceria no espaço físico, e na transmissão digital. A Renase trouxe então uma moderna e interativa plataforma. Para incorporar a ideia do híbrido, a empresa investiu em uma ferramenta interativa, possibilitando quiz, streaming, links diretos com as redes sociais e acesso prévio ao conteúdo proposto. Assim, deu-se forma à ideia de superar a distância, através do advento da tecnologia, usado, porém, de forma inventiva.
Para dinamizar a divulgação, a Renase, em parceria com o Tauá, mobilizou, nas redes sociais, um sorteio de diárias no hotel. A adesão foi impressionante, em rápida e larga escala, com mais de 5.000 participantes.
Mas, o que chamou mesmo a atenção foi como a Renase engajou seus parceiros para que o evento pudesse ser produzido. O bom relacionamento, construído ao longo dos anos com clientes e fornecedores, permitiu que empresas de diversos setores abraçassem a ideia e ajudassem a Renase a demonstrar que seria possível superar a barreira do distanciamento e realizar um evento sem igual. Foram mais de 35 fornecedores envolvidos, engajados por acreditar no trabalho da Renase.
Renase Tudo Novo de Novo, então, ganhou forma. E ganhou uma sede, o Tauá Resort Atibaia, um dos maiores complexos hoteleiros do país. Recém adaptado e com normas rígidas de segurança, o hotel ofereceu sua estrutura bem alocada e bem equipada. Mais parceiros foram acionados e encamparam a ideia de imediato. O evento já tinha luz, cores, programação e data.
A segurança foi outro fator decisivo. Além de atender aos mais minuciosos protocolos de segurança estabelecidos pela comunidade internacional, a Renase estabeleceu protocolos próprios de segurança, garantindo assim que mais de 200 pessoas, entre clientes, staff, fornecedores, etc, pudessem participar direta e indiretamente da montagem, valendo lembrar que não houve um caso sequer de contaminação.
Apesar de rigidez, a Renase não poupou esforços para que o aparato de segurança fosse criativo, informativo e eficaz. O credenciamento, por exemplo, foi pensado de maneira inteligente, com medição de temperatura, distribuição de álcool-gel e orientações bem sinalizadas. A mobília, por sua vez, respeitou os limites do distanciamento social, considerados ainda na montagem e no trânsito entre pessoas, também rigorosamente controlado.
O conteúdo precisava acompanhar o tom de renovação do evento. A Renase trouxe, portanto, uma palestra exclusiva de Vânia Ferrari, importante voz no segmento de palestras corporativas e autora renomada. Para destacar a trajetória de sucesso da agência, foi dada voz aos próprios clientes, que falaram e dividiram experiências, mediados pelo bom-humor do mestre de cerimônias Wesley Crespo. Esse último ainda protagonizou um número tecnológico, assumindo o papel de “Doc” Brown, do eterno De Volta para o Futuro, e invadindo a plenária com seu famoso DeLorean.
No entretenimento, as vozes inesquecíveis de Luciana Mello e Léo Maia, abertura e encerramento, respectivamente, emocionaram os participantes com grandes sucessos da música brasileira. A escolha também foi pensada para emocionar e registrar a mensagem proposta pelo conceito. Tudo Novo de Novo contou ainda com uma apresentação exclusiva, com bailarinos interagindo com a tecnologia, oferecendo, através da arte e da dança, uma demonstração lúdica do conceito proposto pelo evento.
No tocante à tecnologia, demonstrou-se algumas das diversas possibilidades da modalidade híbrida. O evento trouxe, por exemplo, um avatar gerado exclusivamente por computação gráfica. O mascote dançou e divertiu a audiência, trazendo o uniforme do Time Renase para o campo. Com a mesma ferramenta, celebramos os 30 anos de empresa com um bolo em realidade aumentada, sem falar na ação interativa de fotos, através do Photomatic. Esse último fez uma ponte com a audiência remota, oferecendo fotos personalizadas e caracterizadas.
O evento ainda trouxe uma importante contribuição para a iniciativa Ajude1Freela. Talvez um dos momentos mais emblemáticos, a ação visou ajudar diretamente os profissionais que foram afetados pela crise sanitária. São milhares de famílias prejudicadas e sem perspectiva de retorno. Por ser um evento comprometido com uma mensagem de retomada segura, a Renase firmou uma parceria estratégica para captar recursos e destinar aos profissionais que dedicaram suas vidas para o mercado de eventos. O resultado foi emocionante: foram arrecadados quase quatro toneladas de alimentos, trazendo uma importante mensagem de solidariedade e união.