Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: Evento Tudo Novo de Novo

Candidato: Renase
Cliente: Renase Eventos
Segmento: Eventos
Categoria: Evento VUCA

TUDO NOVO DE NOVO!

É a capacidade de se reinventar, é a vontade de continuar surpreendendo.É uma celebrar como estamos saindo de um momento tão difícil.

Diante de tamanha crise, foi preciso, em pouquíssimo tempo, adaptação a uma nova rotina, com novas perspectivas e uma nova forma de encarar o cotidiano. E tivemos que aprender rápido a fazer tudo de uma forma diferente. Em muitos aspectos, era como se estivéssemos começando do zero. Mas, conseguimos! Superamos essa adversidade e trouxemos o novo, o tudo novo de novo, e ainda melhor!

Inspirados por Vania Ferrari, grande nome do círculo nacional de palestras, o evento Tudo Novo de Novo: Uma Experiência Além do Digital vem como uma oportunidade de demonstrar aos nossos clientes, bem como ao mercado de Live MKT, a boa e produtiva execução da modalidade híbrida de eventos, e como é possível produzir sem abrir mão da emoção e do ‘calor’ dos eventos tradicionais. Foi um evento completo, criado em seus mínimos detalhes, atento ao que há de mais rígido nas novas normas de segurança e higiene. É um novo universo, tudo novo de novo, repleto de possibilidades e formas criativas de produzir.
 
Para tornar este evento possível, a Renase Eventos contou com uma parceria ímpar com a Rede Tauá, um dos complexos hoteleiros mais relevantes do país. Portanto, transmitindo, ao vivo, diretamente do Tauá Resort, em Atibaia. Um evento que surpreendeu o mercado marcou, com estilo e esperança, os 30 anos da agência.

Sim. 30 anos. São mais de três décadas de existência. Ao longo dos anos, a Renase conquistou seu espaço junto ao mercado de eventos, sendo um verdadeiro destaque nos segmentos de produção e logística; viagens de incentivo e corporativas; estandes e, mais recentemente, eventos híbridos. O diferencial foi justamente a qualidade técnica impecável, somada a uma forma singular de trabalhar e enxergar o futuro.

Ao longo dos anos, a agência acumulou uma carta significativa de clientes, atendendo a grandes nomes de diversos setores de atuação, como Bosch, GE, Novo Nordisk, Bauducco, Scania, Siemens, 3M, Ferrero, Mondelez, Melitta, Gerdau, Rabobank, Amazon, Honda, Linkedin, Apsen, Tokio Marine, dentre muitos outros.

Hoje, a agência se reinventou novamente, assumindo um papel pioneiro no formato híbrido de eventos, ajudando o mercado a reconduzir sua retomada e entrando para a história por reforças valores de resiliência, solidariedade e trabalho apaixonado.

Vídeo

A maior crise sanitária do último século. As consequências da pandemia do novo coronavírus foram, e ainda estão sendo, o maior desafio de toda uma geração. Além do fator saúde, a economia foi abalada em âmbito mundial. Não houve um segmento comercial sequer que não tenha sido duramente afetado.



No caso do mercado de eventos, a crise foi ainda mais severa, já que foi o primeiro a ser afetado e certamente será o último a retomar suas atividades por completo. Por conta disso, milhares de profissionais, das áreas mais diversas de atuação em eventos, viram suas vidas virar do avesso. A crise produziu uma perda expressiva de postos de trabalho, enquanto as agências viam seus recursos drenados rapidamente e sem ideia de como reverter o processo.



A situação se agravou ainda mais. O clima de insegurança fez com que as empresas ficassem cada vez mais inseguras a respeito de seus próprios eventos, mesmo após a superação da fase mais aguda da pandemia.



Em meio a tantas incertezas, havia algo certo: algo precisava mudar.



Essa é a ambientação de Renase Tudo Novo de Novo: Uma Experiência Digital. Aqui, a Renase tinha em mãos o desafio de propor uma solução para um mercado combalido e com poucas perspectivas, oferecendo uma opção segura e criativa para que os eventos voltassem a acontecer. Tudo novo. Tudo novo de novo.

Renase Tudo Novo de Novo foi um evento híbrido,  nascido de um momento de grande desafio para o time, em que era necessária uma imediata adaptação. O planejamento envolveu profissionais de toda a agência um engajamento único e comprometido. O objetivo seria demonstrar ao mercado a possibilidades de produzir eventos de forma segura e criativa, mesmo em meio a um cenário tão turbulento. Para tanto, a Renase investiu em mentes criativas, senso crítico e, principalmente, informação.



Ao longo desse esforço conjunto, as mentes mais criativas da agência se empenharam para criar mote e conceito, enquanto as equipes operacionais corriam para tirar o que pudessem do papel. A versão final do projeto foi fruto de reuniões quase que diárias, envolvendo toda a equipe.



Daí a ideia de trazer à tona o formado híbrido, unido o físico, com as devidas restrições, à infinidade de possibilidades oferecidas pelo digital. Assim, demos liberdade às mentes mais criativas do time. O resultado foi o conceito de um evento moderno e transformador. Mais do que isso, um verdadeiro fôlego para um mercado, até então, limitado e enfraquecido.



Surge, então, Renase Tudo Novo de Novo: Uma Experiência Digital. O agrega vários significados, não só pelo momento de adversidade e desafio vivenciado pela agência, mas por celebrar suas três décadas de existência. O conceito, então, explora a ideia do novo normal, e da importância do sentimento de resiliência em momentos como esse.



A comunicação visual foi um ponto importante, trabalhada para envolver a audiência em suas formas e cores, reforçando ainda a força da comunicação institucional da agência. A divulgação acompanhou o processo, atendendo a um minucioso planejamento, da escolha da data à seleção de convidados.



O evento foi pensado, então, de duas formas: o que aconteceria no espaço físico, e na transmissão digital. A Renase trouxe então uma moderna e interativa plataforma. Para incorporar a ideia do híbrido, a empresa investiu em uma ferramenta interativa, possibilitando quiz, streaming, links diretos com as redes sociais e acesso prévio ao conteúdo proposto. Assim, deu-se forma à ideia de superar a distância, através do advento da tecnologia, usado, porém, de forma inventiva.



Para dinamizar a divulgação, a Renase, em parceria com o Tauá, mobilizou, nas redes sociais, um sorteio de diárias no hotel. A adesão foi impressionante, em rápida e larga escala, com mais de 5.000 participantes.



Mas, o que chamou mesmo a atenção foi como a Renase engajou seus parceiros para que o evento pudesse ser produzido. O bom relacionamento, construído ao longo dos anos com clientes e fornecedores, permitiu que empresas de diversos setores abraçassem a ideia e ajudassem a Renase a demonstrar que seria possível superar a barreira do distanciamento e realizar um evento sem igual. Foram mais de 35 fornecedores envolvidos, engajados por acreditar no trabalho da Renase.



Renase Tudo Novo de Novo, então, ganhou forma. E ganhou uma sede, o Tauá Resort Atibaia, um dos maiores complexos hoteleiros do país. Recém adaptado e com normas rígidas de segurança, o hotel ofereceu sua estrutura bem alocada e bem equipada. Mais parceiros foram acionados e encamparam a ideia de imediato. O evento já tinha luz, cores, programação e data.



A segurança foi outro fator decisivo. Além de atender aos mais minuciosos protocolos de segurança estabelecidos pela comunidade internacional, a Renase estabeleceu protocolos próprios de segurança, garantindo assim que mais de 200 pessoas, entre clientes, staff, fornecedores, etc, pudessem participar direta e indiretamente da montagem, valendo lembrar que não houve um caso sequer de contaminação.



Apesar de rigidez, a Renase não poupou esforços para que o aparato de segurança fosse criativo, informativo e eficaz. O credenciamento, por exemplo, foi pensado de maneira inteligente, com medição de temperatura, distribuição de álcool-gel e orientações bem sinalizadas. A mobília, por sua vez, respeitou os limites do distanciamento social, considerados ainda na montagem e no trânsito entre pessoas, também rigorosamente controlado.



O conteúdo precisava acompanhar o tom de renovação do evento. A Renase trouxe, portanto, uma palestra exclusiva de Vânia Ferrari, importante voz no segmento de palestras corporativas e autora renomada. Para destacar a trajetória de sucesso da agência, foi dada voz aos próprios clientes, que falaram e dividiram experiências, mediados pelo bom-humor do mestre de cerimônias Wesley Crespo. Esse último ainda protagonizou um número tecnológico, assumindo o papel de “Doc” Brown, do eterno De Volta para o Futuro, e invadindo a plenária com seu famoso DeLorean.



No entretenimento, as vozes inesquecíveis de Luciana Mello e Léo Maia, abertura e encerramento, respectivamente, emocionaram os participantes com grandes sucessos da música brasileira. A escolha também foi pensada para emocionar e registrar a mensagem proposta pelo conceito. Tudo Novo de Novo contou ainda com uma apresentação exclusiva, com bailarinos interagindo com a tecnologia, oferecendo, através da arte e da dança, uma demonstração lúdica do conceito proposto pelo evento.



No tocante à tecnologia, demonstrou-se algumas das diversas possibilidades da modalidade híbrida. O evento trouxe, por exemplo, um avatar gerado exclusivamente por computação gráfica. O mascote dançou e divertiu a audiência, trazendo o uniforme do Time Renase para o campo. Com a mesma ferramenta, celebramos os 30 anos de empresa com um bolo em realidade aumentada, sem falar na ação interativa de fotos, através do Photomatic. Esse último fez uma ponte com a audiência remota, oferecendo fotos personalizadas e caracterizadas.



O evento ainda trouxe uma importante contribuição para a iniciativa Ajude1Freela. Talvez um dos momentos mais emblemáticos, a ação visou ajudar diretamente os profissionais que foram afetados pela crise sanitária. São milhares de famílias prejudicadas e sem perspectiva de retorno. Por ser um evento comprometido com uma mensagem de retomada segura, a Renase firmou uma parceria estratégica para captar recursos e destinar aos profissionais que dedicaram suas vidas para o mercado de eventos. O resultado foi emocionante: foram arrecadados quase quatro toneladas de alimentos, trazendo uma importante mensagem de solidariedade e união.

O resultado do evento é mensurado de duas formas: a numérica e a simbólica.



Na primeira, os números não mentem. Tudo Novo de Novo contou com 2.200 pessoas inscritas na plataforma. Dessas, ao menos 1.800 acompanharam todo o evento. Presencialmente, o evento contou com 35 clientes convidados. A divulgação traz dados ainda mais impressionantes: foram 210.600 pessoas impactadas pela comunicação proposta nas mídias sociais, ao longo de 60 postagens e stories. Para gerar ainda mais engajamento, a Renase um sorteio junto ao hotel, contando com a participação de mais de 5.000 pessoas. Além de 16 estados brasileiros, o evento foi assistido por pessoas em outros três países.



A montagem contou com 132 profissionais envolvidos diretamente ao longo de 44 dias de pré-produção. Foram mais de 400 horas trabalhadas. O investimento em segurança, portanto, foi alto, com mais de 1000 máscaras distribuídas e mais de 70 litros de álcool gel.



Do ponto de vista simbólico, a Renase trouxe fôlego e esperança para um mercado combalido e sem perspectivas. O evento foi pioneiro na modalidade híbrida durante a pandemia, demonstrando que é possível retomar com segurança e qualidade. Foram oferecidas diversas demonstrações de conteúdo, ativações, arte e música. Além disso, os protocolos de segurança foram rigidamente comprovados. Tudo Novo de Novo é mais do que um evento, é um novo capítulo na história do segmento.



Essa é uma história de inventividade e superação. Mais do que isso, de resistência e resiliência. Tudo Novo de Novo surgiu de uma incerteza. Não algo pessoal ou corporativo, mas um turbilhão que marcou uma das crises mais severas de nossa história como sociedade. A complexidade de se realizar um evento com essa proposta foi justamente o compromisso de trazer esperança em dias tão incertos. Tudo Novo de Novo seguiu à risca o conceito de novo, de novidade. As dificuldades fizeram frente, mas foram tratadas como desafios a serem superados. O evento, porém, não é um ponto final, mas um capítulo importante para todo um mercado. A incerteza foi apaziguada com criatividade. A dificuldade com esperança. O medo com segurança. A definição de VUCA aqui, portanto, é mais do que pontual, é quase um descritivo visual.



Renase Tudo Novo de Novo é o pioneiro dos eventos híbridos em cenário nacional. Foi o primeiro passo na direção de uma nova e mais esperançosa perspectiva de mercado.