Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: Posse do Presidente do CONAPRA

Candidato: Alternativa F
Cliente: Conapra
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Social

Troféu Modern LIFE
Evento Social

APRESENTAÇÃO
Uma agência. Duas cabeças. Várias alternativas.
Esse é o ponto de partida quando se quer entender o fenômeno desenvolvido por uma nova forma de pensar eventos: a Alternativa F. Criada por dois renomados nomes do mercado, Felipe Lemos e Ana Nani, a agência boutique nasceu da necessidade de fazer diferente frente à concorrência e de oferecer uma criação fora da caixa.

Com o objetivo de ser o remédio anti-insônia e estresse em eventos corporativos, a agência se diferencia por oferecer eventos de grande qualidade, independente do porte e objetivo, em todo o Brasil e nos mais variados pontos do mundo. Só nos últimos anos esteve presente, produzindo seus projetos, em território nacional, em locais como Brasília, Foz do Iguaçu, Salvador, Goiás e Belém. E também em destinos internacionais como Argentina, China, Orlando, Lisboa, Miami, Cape Town, Porto Rico e Cancun. 
 A Praticagem:
Para apresentar o evento e seu detalhamento, é necessário, antes, explicar um pouco do que é a praticagem. A Praticagem é uma atividade baseada no conhecimento dos acidentes e pontos característicos da área onde é desenvolvido. É realizada em trechos da costa, em baías, portos, estuários de rios, lagos, rios, lagos, rios, terminais e canais onde há tráfego de navios. A principal razão da existência deste serviço é proporcionar maior eficiência e segurança à navegação e garantir a proteção da sociedade e preservação do meio ambiente.
 
Sobre o Cliente:
O CONAPRA é uma associação profissional, sem fins lucrativos, que congrega os Práticos brasileiros, tendo por finalidade representá-los junto a todas as Autoridades Governamentais e entidades representativas de setores do meio marítimo nas questões ligadas às praticagens. Tal entidade é reconhecida pela Autoridade Marítima como Órgão de Representação Nacional de Praticagem, com tarefas específicas previstas na Normam-12 e em Portarias da DPC.


Sobre o Evento:
Bienalmente, o CONAPRA, altera sua diretoria e conselho fiscal e buscando uma agência que pudesse organizar o evento em sua totalidade, este cliente contratou a Alternativa F Eventos para operacionalizar o pré, durante e pós evento, incluindo todos os itens do evento e o desenvolvimento de sua comunicação visual.

Vídeo

O briefing do cliente:

Quando recebemos o briefing do cliente, foi solicitado um evento muito bem organizado em termos de cerimonial, sofisticado e que pudesse receber de forma calorosa as autoridades e convidados em Brasília.

 

Os principais objetivos desse evento seriam:

- Agradecer e encerrar os três anos da posse do presidente anterior;

- Apresentar e celebrar a posse da nova diretoria;

- Colocar em evidência o aniversário de 45 anos do Conapra;

- Oferecer um ambiente aconchegante, sofisticado e muito bem organizado para convidados e autoridades;

- Desenvolver um conceito moderno e que pudesse representar a característica do novo presidente.

 

O conceito e a identidade visual:

Com todo esse material em mãos, decidimos que antes de mais nada, o evento precisava de um conceito forte que permeasse todo o resto: como usaríamos o espaço, além do tipo de cenografia e decoração que seriam aplicadas. Por isso, desenvolvemos um conceito que, de forma clara demonstrava que o CONAPRA está presente nas águas de todo o Brasil, trazendo diversos tons de azul e ondas modernas para que a característica mais contemporânea do novo presidente também pudesse fazer parte da comunicação.

 

Com o conceito em mãos, desenvolvemos uma identidade visual que você pode acompanhar nas fotos deste case e todo o evento foi todo embasado nessa inspiração.

 

Abaixo, exemplificaremos algumas peças criadas:

- Save the date

- Convite em formato diferenciado

- Reminder

- Totem

- Materiais Gráficos

- Cenografia

- Projeto 3D

Galeria de Fotos

A estrutura que foi montada:

 

O salão da cerimônia foi totalmente transformado pela Alternativa F. O espaço era bonito, bem estruturado, porém sem muita personalidade e a solução foi torná-lo o mais agradável possível, montado uma estrutura dividida em dois ambientes:

 

O primeiro ambiente com um espaço para recepção dos convidados e lounge para um coquetel inicial de boas-vindas. Neste ambiente, pudemos apreciar a linda vista do salão. Foram trazidos mobiliários nas tonalidades da comunicação e com material sofisticado como: veludo, vidro, espelho e a mistura de todos eles e da iluminação cenográfica deu um ar super aconchegante ao local.

 

O segundo ambiente foi o espaço da posse e consequentemente do jantar, onde formulamos uma mistura de lounges informais com mesas e cadeiras, além de decoração com flores finas. Mas os grandes destaques deste espaço ficaram para o palco todo formatado em tecidos em diferentes cortes e alturas representando as ondas do mar e dos rios e para a letra caixa celebrativa de 45 anos que ficava logo ao lado.

 

Um dos elementos que fez toda a diferença neste evento, foi a escolha do catering e a execução do cardápio. Foram realizadas algumas degustações e reuniões para que pudéssemos juntar o formal e o informal no evento, trazer sofisticação e modernidade ao mesmo tempo. Por isso, montamos um bar central com diversos drinks, uma mesa especial de doces ao fundo do salão que tirava o folego de todos que passavam e elaboramos um menu salgado com itens finos e com serviço diferenciado.

 

A agenda e as presenças ilustres:

Foi um evento muito concorrido na glamorosa sede do Clube Naval de Brasília, onde o prático Ricardo Falcão, da Bacia Amazônica Práticos, assumiu o cargo de presidente do CONAPRA (Conselho Nacional da Praticagem), órgão máximo da categoria. Seria sua terceira passagem pelo cargo, mas o entusiasmo e poder de articulação estavam ainda mais evidenciados, ante a mobilização de lideranças do setor empresarial, logístico, político e militar observados na cerimônia.

 

Ao lado dos demais integrantes da Diretoria Executiva, Falcão falou sobre ajudar o país a destravar as amarras do desenvolvimento, sem arredar um centímetro do papel de zelar pela segurança da navegação. “Se a praia está limpa, a Praticagem é parte deste sucesso. Praticagem obrigatória significa controle do Estado sobre a segurança da navegação. A principal responsabilidade de um Prático é proteger o interesse público”, ressaltou o novo diretor-presidente do Conapra.

 

O evento foi prestigiado ainda pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski; pelos Ministros do Superior Tribunal de Justiça, Luis Felipe Salomão, Marco Buzzi, Paulo Dias de Moura Ribeiro e Ricardo Villas Bôas Cueva; pelo Secretário-Adjunto da Secretaria de Advocacia da Concorrência e Competitividade do Ministério da Economia, Alexandre Messa; pelo Ex-Ministro dos Transportes, Valter Casimiro; pelo Senador Wellington Fagundes (MT), Presidente da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi); pelo Senador Paulo Albuquerque (AP); pelos Deputados Federais Vinicius Carvalho (SP) e Ossesio Silva (PE); pelos demais Diretores da Antaq, Francisval Mendes e Adalberto Tokarski; pelo Comandante do 7º Distrito Naval, Almirante Borges; além de representantes das Praticagens e de autoridades portuárias e operadores dos setores marítimo e portuário.

 

Além disso, foi divulgado em diversos canais da mídia:

https://recordtv.r7.com/balanco-geral-rj/videos/conselho-nacional-de-praticagem-apresenta-novo-diretor-em-brasilia-18022020

Como resultado geral, a posse foi um sucesso e pudemos enxergar isso pelos leads da diretoria e pela reação dos participantes ao final do evento. Além disso, o evento foi bem citado na mídia local de Brasília.

 

O item Comunicação visual ganhou 100% de aprovação.

 

E a operação e equipe de apoio recebeu 98% de avaliação positiva.

 

Dados Gerais:





A formalização do CONAPRA veio com 3 meses de antecedência e o tempo de execução deste projeto foi de, aproximadamente, 2 meses até a data da montagem.



Foram mais de 8 reuniões de alinhamento sobre o evento.



Durante o tempo de execução do projeto tivemos  1 atendimento, 2 produtores e 3 designers da Alternativa F.



Dentro do Clube Naval, a construção do projeto levou 10 horas, no mesmo dia do evento.



A equipe completa foi formada por mais de 40 profissionais, diretos e indiretos, entre coordenação, organização e empresas terceirizadas.

 

Durante o evento, a equipe da Alternativa F estava composta por 5 pessoas, sendo 1 Sócio Diretor, 2 Atendimentos e 3 produtores.