Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: Festa de Final de Ano da Tokio Marine Seguradora

Candidato: Alternativa F
Cliente: Tokio Marine Seguradora
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Social

Troféu Modern LIFE
Evento Social

Uma agência. Duas cabeças. Várias alternativas.
Esse é o ponto de partida quando se quer entender o fenômeno desenvolvido por uma nova forma de pensar eventos: a Alternativa F. Criada por dois renomados nomes do mercado, Felipe Lemos e Ana Nani, a agência boutique nasceu da necessidade de fazer diferente frente à concorrência e de oferecer uma criação fora da caixa.

Com o objetivo de ser o remédio anti-insônia e estresse em eventos corporativos, a agência se diferencia por oferecer eventos de grande qualidade, independente do porte e objetivo, em todo o Brasil e nos mais variados pontos do mundo. Só nos últimos anos esteve presente, produzindo seus projetos, em território nacional, em locais como Brasília, Foz do Iguaçu, Salvador, Goiás e Belém. E também em destinos internacionais como Argentina, China, Orlando, Lisboa, Miami, Cape Town, Porto Rico e Cancun. 

Sobre o cliente:
A Tokio Marine é uma Seguradora nascida no Japão e criada no Brasil. Isto significa que alia à solidez e aos valores de um dos mais antigos grupos seguradores do mundo, a tranquilidade e personalização do atendimento brasileiro. Esta capacidade de conectar o melhor de cada cultura resulta em uma Companhia pronta para atender os mais diferentes tipos de Clientes e Corretores, além de proporcionar aos Colaboradores um dos melhores ambientes para se trabalhar no Brasil. Tudo isso começa na sua missão: Proporcionar tranquilidade e segurança às pessoas e empresas, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.
 
Sobre o Evento:
A Tokio Marine realiza todo ano a festa de final cujos objetivos principais são: celebrar os resultados, integrar a equipe, reconhecer talentos e passar uma mensagem para iniciar um novo ano com todos os colaboradores empolgados e energizados. O evento acontece sempre em dezembro. Participa toda a equipe de São Paulo formada por 1.500 colaboradores. Este ano o evento tinha um ingrediente a mais e especial, deveria marcar também a comemoração de 60 anos da empresa.
Buscando uma agência que pudesse cuidar deste job de maneira organizada e ao mesmo tempo criativa, a Tokio Marine contratou a Alternativa F Eventos para coordenar toda a criação, marketing, planejamento e operação deste evento.

Vídeo

Galeria de Fotos

A Tokio Marine buscou a Alternativa F com os seguintes desafios para o seu evento social:

 

Celebrar os resultados de 2019;

Comemorar os 60 anos da Tokio Marine no Brasil de forma criativa;

Desenvolver temática e ações de marketing para envolver todos os colaboradores nessa história;

Agradecer o empenho de toda a equipe com um evento único, diferente, moderno e atrativo;

Reforçar que cada colaborador é importante e protagonista;

Oferecer atrações que remetam à passagem de tempo e ao sucesso. 

E desta forma como início fomos desenvolver um conceito para o evento e sua identidade visual. E para isso é preciso apresentar um personagem muito especial o Dr. Marine. Um personagem criado para acompanhar os colaboradores por toda uma história e jornada que levariam até a festa. Um cientista fictício que trabalhava em um laboratório secreto no principal escritório da Tokio Marine e que dizia ter inventado a máquina do tempo. E a sua presença era explicada em uma série de vídeos que iam dando dicas da festa e que eram responsáveis por preparar todos para a grande noite.

 

A história:

Dr. Marine criou a máquina do Tempo. E fez a primeira viagem de teste para o dia 13 de dezembro. O teste foi um sucesso, porém ele voltou com dois problemas. Ao clicar no primeiro e-mail marketing, todos tinham acesso ao começo da nossa história.

 

AÇÃO 1 | VIDEO DE LANÇAMENTO DR. MARINE E ESCOLHA MÚSICAS

 

“Olá, eu sou o Dr. Marine. Vocês não devem me conhecer. Eu só trabalho às madrugadas e faço meus experimentos em um laboratório secreto aqui no prédio da Sampaio Viana, em um andar subterrâneo que só eu e minha equipe temos acesso.

 

Vocês podem ter escutado alguns rumores de que sou o responsável pelo maior invento da história. Então eu gostaria de dizer, sem falsa modéstia... é verdade! Criei a máquina do tempo!

 

E ao fazer o primeiro teste resolvi escolher um dia bem especial: 13 de dezembro de 2019.

A data da nossa Festa de Final de Ano, onde vamos comemorar os 60 anos da Tokio Marine.

 

E depois desse momento único para a história da humanidade tenho algo a dizer. Deu muito certo! Voltei no tempo e inclusive tenho algumas histórias interessantes sobre o seu comportamento naquele dia... mas isso podemos conversar depois.

 

Porém, volto dessa viagem com uma dificuldade que vou precisar da ajuda de todos para resolver.

 

Infelizmente, a festa teve um probleminha! Quer dizer, problemão. Dá só uma olhada na matéria que saiu no dia seguinte!

 

Mas não se preocupe. Eu tenho uma ideia. Nós podemos mudar os acontecimentos e começar escolhendo as músicas que vão fazer todo mundo dançar. Afinal, não queremos uma festa assim (ele desanimado)... 

Nós queremos uma festa assim (ele super animado)...

 

Com a sua participação e contribuição podemos alterar o futuro.  Clique no botão que você encontrará no e-mail que trouxe você para esse vídeo e faça suas sugestões. As mais citadas entrarão no nosso setlist.

 

Está esperando o que?

Participe agora mesmo e faça parte dessa viagem no tempo.

 

Dr. Marine se despedindo, até a próxima!”

 

AÇÃO 2 | ESCOLHA DO TEMA

 

No dia de lançamento da primeira comunicação, começamos uma ativação no escritório, que vai misturou tecnologia e performance. Um totem virtual ficou disponível onde o convidado podia escolher o nome e a identidade da festa. Dr. Marine estava presente com a máquina do tempo convidando todos a participarem.

 

AÇÃO 3 | VIDEO DE LANÇAMENTO DO TEMA E INFORMATIVO DOS TRAJES

 

“Olá Resolvedores, sou eu novamente, o Dr. Marine. Obrigado por terem nos ajudado a montar o setlist da nossa festa, agora eu tenho certeza que nossa pista vai bombar no dia 13 de dezembro, na Áudio Club!

 

E aquela manchete que mostrei para vocês já mudou automaticamente.

Dá sua uma olhada...

 

E agora, pra agradecer a colaboração, tenho uma grande revelação.

Vamos descobrir juntos o tema da festa?

Isso mesmo, um Presente de Futuro! 

A noite vai ser um convite para que você viaje no tempo ao meu lado nessas 6 décadas de muito crescimento e sucesso da Tokio Marine.

 

E os trajes vão ser uma demonstração disso. Você poderá escolher o estilo e a década. Dá só uma olhada nos nossos exemplos.

 

Década de 60...Década de 70...Década de 80... Década de 90...2000

Ou estilo futurista!

 

E aí, já escolheu o seu figurino?

Na verdade, eu já sei qual é, mas queria manter o suspense.

E posso te dizer, ficou demais!

Opa, opa, aconteceu alguma coisa no laboratório. Tenho que correr!

Dr. Marine se despedindo. Nos encontramos em breve!”

 

AÇÃO 4 | VIDEO FALTAM 2 DIAS, CHAMADA FINAL PARA A FESTA

 

“Dr. Marine entrando em contato diretamente do futuro. Quero agradecer a todos vocês que colaboraram e ajudaram para que mudássemos a história e garantíssemos que a festa fosse um sucesso.

 

A contagem regressiva já começou! Agora, faltam poucos dias e aconselho que vocês leiam todas as informações do e-mail que receberam junto com esse vídeo pra não ficar igual a umas certas pessoas que vi lá no passado: sem saber como chegar na festa, sem saber informações de UBER, meio perdidas (sarcástico).... Então se informa aí pra não perder nenhum detalhe!

 

E para finalizar, gostaria de dizer, que estou aqui mandando essa mensagem logo após a confraternização, já na madrugada do dia 14 de dezembro, e posso falar que a comemoração dos 60 anos valeu todo nosso esforço e dedicação.

 

Nos divertimos, nos emocionamos e provamos que passado, presente e futuro estão interligados e que não existe um sem o outro. Assim como não existe Tokio Marine sem você. Você é protagonista da nossa história e esperamos estar juntos por muitos e muitos anos.

 

E olha, preparei uma lista de músicas especiais pra você ir entrando no clima da nossa festa.

Escuta só! (Entrava música caneta azul, azul caneta).

Então, não fique de fora, acesse o Spotify e baixe nossa playlist.

 

Ah, mais uma coisa...

Are You Ready????????

Nos encontramos lá! Dr. Marine se despedindo!”

Após a participação de todos, a revelação do tema e os vídeos introdutórios que a Alternativa F desenvolveu e produziu como ações de marketing, foi chegado o momento final de preparar a festa e finalizar todas as ativações e comunicação. Momento de colocar toda a operação planejada para funcionar.

 

Comunicação Visual

Dentro do Conceito de Um Presente de Futuro e além das peças pré, desenvolvemos todas as peças que estão citadas abaixo, mas é muito importante informar que cada uma delas tinha uma característica própria, um diferente tipo de impressão e acabamento.

 

Abaixo, exemplificaremos algumas

- Save the date

- Convite em formato diferenciado

- Reminder

- Avisos de WhatsApp

- Totem

- Materiais Gráficos

- Cenografia

- Projeto 3D

- Vídeos

 

Agenda e Roteiro:

A agenda, que era amarrada com o conceito, ficou da seguinte maneira:

 

 

Momento 1: Abrimos as portas com músicas super animada e DJ

 

Momento 2: O coral da Tokio Marine fez a apresentação inicial da noite com músicas que passavam pelas 6 décadas da história, celebrando tosos os momentos e conquistas

 

Momento 3: Evandro Leite, colaborador e MC da noite, fez discurso introdutório e convidou o presidente

“Estamos chegando no final de mais um ano cheio de desafios.  Resolvemos, inovamos, nos superamos e hoje, além de comemorar um ano de muitas conquistas, estamos comemorando os 60 anos da Tokio Marine no Brasil. Por isso, hoje, queremos vocês, mais do que nunca, sejam os protagonistas dessa festa linda, desse Presente de Futuro! Vamos aproveitar muito e comemorar 2019 com muita alegria e diversão e recarregar nossas forças para 2020!”

 

Momento 4: O presidente fez seu discurso, agradecendo a todos, falando da importância da colocação da Tokio Marine em 2º. Lugar no GTPW, citou um pouco o resultado de 2019 e a expectativa para 2020. Após este momento, convidou os estatutários para breve discurso e sorteio de diversos prêmios como: smartphone, tvs, videogames e voucher viagem.

 

Momento 5: O presidente foi homenageado por estar há muito tempo a frente da Tokio Marine no Brasil, recebeu um vídeo de homenagem de sua mãe e teve a banda de sua filha se apresentando com algumas músicas em caráter surpresa e com muito rock n´roll.

 

Depois disso a festa seguiu cm uma ação de FlashMob, apresentação da Banda MP3 e DJ.

Explicaremos mais detalhadamente as ações a seguir.

 

O Evento:

Ao chegar na Audio Club os participantes passavam por um pórtico de boas-vindas iluminado. Logo em seguida, apresentavam seu crachá para acesso a festa e encontravam um espaço de chapelaria para deixar seus objetos pessoais.

 

No corredor de acesso passavam por um túnel do tempo criativo, onde um relógio estava indicando que ao passar por ali o convidado estaria entrando em uma viagem pelos 60 anos da Tokio. Este túnel estava repleto de fumaça no seu interior para amarrar ainda mais com o tema. No final deste túnel chegavam em um espaço especial onde tínhamos um set fotográfico interativo, onde cada um se colocava como protagonista e uma peça fundamental para a engrenagem perfeita que fez a história da Tokio Marine.

Neste momento chegavam em um grande lounge aberto de coquetel onde tínhamos ações de interatividade como o Kaleidosphoto, fotos criativas com efeito espelhado que proporcionava um resultado final incrível com vídeos boomerang que podiam ser compartilhados nas redes sociais.

 

Ao deixar o lounge todos os participantes chegavam no salão principal. Neste espaço tínhamos um palco com uma grande moldura e um painel de LED ao fundo. No teto, mockups de engrenagens. Em todos espaços modernas mesas bistrô. Além disso diversos lounges e mesas bistrô em iluminadas em led, para que os participantes pudessem sentar, comer, apoiar copos e também descansar em determinados momentos da festa.

 

Criamos 5 Pontos de Comida, incluindo japonesa, e 11 Pontos de Bebida

(5 de caipirinha e 6 de cerveja e não alcoólicos).

 

A Abertura da Pista de Dança – Ação FlashMob:

Uma abertura foi desenvolvida para animar a pista, amarrar o conceito e trazer o nosso personagem, Dr Marine pela primeira vez durante a festa. O salão principal ficou todo escuro, o seu centro se iluminou e havia a cabine do tempo do Dr. Marine construída em tamanho real. De repente um vídeo começava no telão do palco com datas e como se a cabine estivesse viajando no tempo. Tudo se apagava de novo e uma luz iluminava a cabine, o palco também se enchia de fumaça, como se a cabine estivesse chegando de viagem.

 

De repente no LED tínhamos um visual dos anos 60. A cabine se abria e saia uma velhinha vestindo roupa da época. Parecia bem idosa e com dificuldades para andar. Porém de repente começava a tocar “Twist and Shout” e para surpresa de todos iniciava uma dança cheia de energia e como se tivesse 20 anos. Quando terminava sua parte voltava para dentro da cabine, o telão mudava automaticamente pra um fundo anos 70. E agora outra senhora saia com figurino da década, também com muita dificuldade até começar a tocar Staying Alive do Bee Gees. Ela também dava um show de dança e voltava pra cabine. Nos anos 80 acontecia o mesmo ao som de Sweet Dreams do Eurythmics e nos anos 90 tocava U Can´t Touch This do MC Hammer.

 

Até que chegava nos anos 2000 e todas as senhoras saiam juntas da cabine e faziam a coreografia de Ragatanga. De repente a máquina voltava a funcionar para surpresa delas e chegava em 2019. Neste momento o palco se enchia de fumaça novamente e quando a cabine abria tínhamos o Dr. Marine.

 

Iniciava a música Gangnam Style, todos dançavam juntos (as dançarinas agora com roupas modernas) e ele descia para a pista para dar início a apresentação da banda e poder tirar fotos com todos.

Outras Atrações:

A noite especial contou com diversas atrações como a Banda DWG, cantando clássicos do rock, e a Banda MP3. Além disso o coral formado por colaboradores da Tokio Marine se apresentou cantando um reportório de sucessos dos últimos 60 anos.

Como resultado geral, a Festa de Final de Ano em comemoração aos 60 anos da Tokio Marine no Brasil foi um sucesso e pudemos enxergar isso pelos leads da diretoria e pela reação dos participantes ao final do evento. Na pesquisa realizada pós-evento com os participantes, tivemos um resultado extremamente positivo com 97% avaliando total satisfação.

 

O item Comunicação visual ganhou 100% de aprovação.

 

E a operação e equipe de apoio recebeu 96% de avaliação positiva.

 

As ações de marketing com o Dr. Marine representaram uma resposta positiva de 100%.

 

Dados Gerais:





A formalização da Tokio Marine veio com 3 meses de antecedência e o tempo de execução deste projeto foi de, aproximadamente, 2 meses até a data da montagem.

 

Todos os roteiros e vídeos foram desenvolvidos e filmados pela Alternativa F.



Foram mais de 8 reuniões de alinhamento sobre o evento.



Durante o tempo de execução do projeto tivemos  1 atendimento, 2 produtores e 3 designers da Alternativa F.



Dentro da Áudio Club, a construção do projeto levou 10 horas, no mesmo dia do evento.



A equipe completa foi formada por mais de 80 profissionais, diretos e indiretos, entre coordenação, organização e empresas terceirizadas.

 

Durante o evento, a equipe da Alternativa F estava composta por 10 pessoas, sendo 1 Sócio Diretor, 2 Atendimentos e 7 produtores.