Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: Estande Total Expopostos 2019

Expopostos Estande Total Brasil

Candidato: hublub.
Cliente: Total Brasil Distribuidora
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Promocional

A Hub-Lub foi criada com a finalidade de levar para as empresas soluções completas para todo tipo de evento e projeto. Podendo ser ele pequeno ou grande, simples ou complexo. Assumimos toda a demanda da operação e execução. Aqui não existe: "não tem como", ou "não dá". Dá sim! E não basta só entregar, é preciso entregar bem feito, com excelência. #FazendoBemFeito não é só a hashtag que usamos, ela nos move e simboliza nosso conceito e princípios. Hoje a agência atua na organização de eventos, feiras, convenções de vendas, marketing promocional, promoções, ativações esportivas e incentivos.

A Total S.A. é uma empresa Francesa do setor petroquímico e energético com sede mundial em Paris. A empresa está presente em mais de 130 países, empregando 100 000 pessoas, estando entre as 5 maiores do mundo. No Brasil além da área de Lubrificantes a empresa atua na Exploração e Produção de óleo e gás, e entre os principais ativos estão a participação de 20% no consórcio do campo de Libra, no pré-sal brasileiro, e os cinco blocos como operadora na Bacia da Foz do Amazonas.

Em 2019 a Total fez a aquisição do Grupo Zema Petróleo, uma rede de 280 postos de serviços e instalações de armazenamento de derivados de petróleo e etanol, localizados principalmente no Estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
Com isso a Total precisava realizar um evento para clientes, e toda a imprensa para simbolizar a sua entrada oficial no Brasil e o começo das operações da rede de Postos de Serviços Total.
 

Vídeo

OBJETIVO 



Aumentar o brand awareness e notoriedade entre os visitantes da feira. Oportunidade para desenvolver novos negócios entre os expositores e visitantes que são potenciais clientes tanto para o segmento de lubrificantes quanto de combustíveis. 



DO CONCEITO 



Em 2017 eles já participaram, mas foi para apresentar apenas a gama de lubrificantes. 



No final do último ano entraram no mercado de combustíveis e este é o grande evento para apresentar ao Brasil todo as atividades de combustíveis e é uma boa oportunidade para mostrar a dimensão da Total. 



Para isso, o desafio era um estande integrado, unificando os dois segmentos e passando a sensação de um ‘mundo Total’. 



A área de combustíveis deva ter aproximadamente 32m² (focar em produtos) e nos outros 64m² trabalhar lubrificantes e marca institucional (o objetivo é mostrar os serviços que a rede de postos da Total oferecem: Café Bonjour: loja de conveniência - Total Wash: lava rápido - ROC (Rapid Oil Change).



DA ESTRUTURA E MOBILIÁRIO 

Pé direito alto e estrutura geral na cor branca, dando destaques em vermelho (principal cor da marca). 

Iluminação clara e com efeitos trabalhados com fita de led. 

Depósito central para brindes e cozinha. Ainda na parte central, incluir uma bomba de gasolina

Mesas adaptadas de tambores com banquetas. 

Lounge com totem carregador com pequenos puffs/banquinhos nas laterais ou em outras partes do estande para oferecer maior conforto aos convidados. 

Balcão ou área de buffet para alimentação e bebidas. 

TV ou painel digital para exibição de conteúdo próprio e personalizado 

Painéis internos para comunicação visual. 

Espaço para uma maquete que será exposta no evento 



ATIVAÇÕES 

Sugestão de ativações que combinem com o tipo de evento. O objetivo é engajar o visitante de modo que se aproxime da marca. Preferência para experiências instagramáveis 



BRINDES 

1.500 sacolas, copos, chaveiros no formato de mini totem



SERVIÇOS 

Buffet 100 pessoas/dia, promotoras, coletor de dados, uniforme de promotoras

Para esse projeto, pensamos em recriar um Posto de Combustível, a nossa prioridade era pensarmos como um cliente. Onde a primeira impressão deveria ser impactante. Isso porque era a primeira feira da divisão Posto de Combustível da Total, e por isso muitas pessoas ainda não conheciam os Postos Total, então a primeira impressão a “chegada ao estande deveria criar um impacto visual e positivo para os visitantes.

 

Com esse objetivo em mente, tentamos criar os ambientes dando uma harmonia, e a recriação do Posto deveria ser autêntica, então os detalhes e uma boa cenografia era fundamental. 

 

Na frente do posto a “chegada dos visitantes” colocamos a área de serviços Bom Jour, que é a marca da loja de conveniência da Total. O Bonjour seria responsável pela recepção dos convidados, ali também colocamos a maquete de um Posto de Combustível Total, colocamos uma mesa de o apoio do Buffett e café, mesas e cadeiras para os convidados.

 

Na lateral recriamos uma loja de troca de óleo da total o ROC. Para recriar, usamos elementos reais, misturados com uma comunicação visual que ilustrava em tamanho real a frente do estabelecimento. Na outra lateral recriamos o lava rápido, Car Wash da Total. E também usando elementos reais como a escova do Lava rápido, e ao fundo uma ilustração de um automóvel sendo lavado em tamanho real, isso ajudava a dar profundidade ao espaço e também proporcionava para os visitantes um local instagramável.

 

Na parte de trás recriamos a estação de abastecimento, com uma bomba real, e um totem de carregamento veicular elétrico.

 

O teto foi todo feito imitando a testeira real dos postos da Total com o letreiro retro iluminado recortado em letra caixa. 

A iluminação foi um projeto a parte, todo o posto recebeu uma iluminação em led igual a utilizados nos postos da Total, também recriamos o Totem de preços e o Portico do Posto, todos esses os elementos foram feitos nos mínimos detalhes. Um trabalho cenográfico incrível.

 

Todo esse projeto atendeu o guide rigoroso da empresa. A montagem do estande e cenografia foi feito pela Vista Eventos, que conseguiu atender todas as nossas expectativas e exigências.

 

Na parte de interatividade além dos espaços que acabaram se tornando instagrámavel, tínhamos um Totem com ipad em cada estação de serviço, contendo as informações técnicas daquele ambiente.

 

Também tínhamos QRCode, com informações.

 

O piso foi feito de madeira todo reforçado com estrutura metálica, uma das nossas exigências em todos os nossos estandes é a firmeza e acabamento do piso.

 

O Buffett foi todo pensado em atender os convidados e visitantes com toda a excelência da Total, e os uniformes e aventais foram personalizados.

 

Também fizemos os brindes do evento, e contratamos uma equipe de fotos e vídeo para registar os dias da feira.

 

A mistura das imagens em tamanho real recriando os espaços, os detalhes da cenografia a testeira e iluminação forma o ponto alto do Estande, que foi um dos estandes mais bonitos de toda a feira.

 

O estande foi feito com muito carinho e dedicação, foram horas de trabalho e desenvolvimento até chegarmos no resultado final.

 

Toda o estande e a operação foi realizada pela agência que assumiu toda a demanda da operação.

Os mais importantes nomes e empresas do mercado de combustíveis, lubrificantes, conveniência, equipamentos, tecnologias e serviços estiveram reunidos na 14ª edição da ExpoPostos & Conveniência. O evento foi histórico e reuniu mais de 200 marcas nacionais e internacionais, cerca de 30% a mais do que na edição passada, e 23 mil visitantes ao longo dos três dias.



Para a Total o evento foi uma oportunidade única de mostrar seu novo posicionamento em nosso país que não é só mais um Posto de Combustível, e sim uma estação de serviço. A proposta foi concretizada, recriamos com perfeição o conceito. Assim a Total conseguiu mostrar seus principais produtos, e principalmente pôde detalhar cada serviço oferecido, suas vantagens e diferenciais.

 

Apesar do estande não ser grande, conseguimos otimizar e planejar os espaços de uma maneira única. E com isso todos os objetivos da empresa foram alcançados.

Conseguimos colocar todos os serviços oferecidos de uma maneira clara e objetiva.

 

Além disso, o estande se manteve em alta durante todos os dias da realização da feira, e seu sucesso era mensurado pelos próprios clientes, que ao entrarem no estande elogiavam a todo momento sua aparência.

Também tivemos muitas interações nas redes sociais, principalmente Instagram.



O estande conseguiu proporcionar uma atmosfera agradável, entre os clientes e a empresa cuja interação trouxe resultados comerciais e de engajamento importantes para a Total Brasil.

 

Ao final do evento fomos muito elogiados, mas tudo isso não foi só mérito nosso, mas sim de uma equipe muito engajada e fornecedores incríveis que conseguiram executar com toda excelência os detalhes tão complexos, e também concretizaram todos as nossas solicitações mesmo em cima da hora.

 

Deixamos aqui nosso agradecimento especial a Vista Eventos que executou nosso estande, a nossa produtora Mariana (que adentrou madrugadas de montagens) e a nossa diretora e arquiteta incansável Juliana, que elevou o nível desse projeto com seu perfeccionismo.