Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: Paulaner Oktoberfest

Candidato: Omelete Inteligência
Cliente: Paulaner
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Promocional

A OMELETE INTELIGÊNCIA

A Omelete Inteligência é uma consultoria de estratégia de comunicação com 8 anos de mercado. 

Nosso expertise está na combinação do uso de dados, metodologias de pesquisas proprietárias e captação de insights com consumidores e stakeholders + a criatividade exponencial de um time multifuncional e engajado. Dados e criatividade fazem parte da receita de todos os nossos omeletes!

Junto com nossos clientes formamos um único time que trabalha projeto a projeto com foco em encontrar as melhores ferramentas para alcançar um determinado objetivo. 

Transparência, trabalho colaborativo, clareza dos objetivos, respeito, estratégia, criatividade e um toque de loucura são nossos ingredientes principais, e isso não é da boca pra fora, é só perguntar por aí!.

PAULANER

Seu nome tem raízes na Ordem dos Mínimos (Paulaner Orden, em alemão), uma ordem religiosa fundada por São Francisco de Paula na Neuhauser Straße em Munique no século XVI. O logotipo atual da Paulaner mostra a figura do santo. 

É considerada uma das maiores cervejarias de Munich, e está presente em mais de 70 países.
Munich é o berço da autêntica e original Oktoberfest. Por ser originária desta cidade, é uma das poucas cervejarias que pode se apropriar oficialmente do tema Oktoberfest.

A marca é líder de mercado em volume de vendas em sua categoria, estando na frente da sua rival Erdinger. Na América Latina o Brasil é líder disparado em consumo de Paulaner, local escolhido pela marca para gerar uma experiência anual inesquecível, a original Oktoberfest Paulaner.

Se alguém te disser que vai em uma outra Oktoberfest por aí, saiba que ela não terá todas as tradições da festa original lá de Munique, pois estes assets só podem ser explorados por poucos, pelos originais, e por aqui, só pela Paulaner!

DESAFIOS



Em 2019 aconteceu a 4a edição da Oktoberfest Paulaner em São Paulo. o briefing nos colocava os seguintes desafios:



1.Criar ativações para movimentar a marca com o tema Paulaner Oktoberfest 2019;

2. Gerar awareness para a marca e para o evento;

3. Propor uma estratégia para experimentação antes do evento e que leve as pessoas a desejarem ir ao evento.



Período para a nossa ação acontecer:

20 de agosto a 20 de outubro



Onde:

PDVs onde há Paulaner, on e offtrade, em key accounts



SP e Interior 

Ponto de Atenção:



:: Nosso objetivo não era promover a venda de ingressos, mas gerar burburinho para a marca deixando como mensagem secundária que os ingressos estavam a venda.



:: Deveriamos focar nas experiências em pontos físicos e não no digital, território explorado pela agência digital da marca.



:: Muitos materiais viriam prontos da Alemanha, e nossa identidade visual precisaria ser integrada, e não distante. 



Por fim, fugir das tradições da Oktober nas propostas de ativação não era uma possibilidade. 

Como ponto de partida, saímos com o time da marca para visitar todos os tipos de canais onde as ativações aconteceriam: bares, lojas de bebidas, mercados, lojas especializadas, restaurantes. Conversar com quem está no dia a dia, frente ao cliente, traria muitos insights para que a nossa estratégia fosse verdadeiramente aproveitada e trouxesse os resultados esperados para o projeto.



Cheios de insights, reunimos os dados de campo, estudos e os dados da marca. 

Buscamos dados de pesquisas e tendências, e deles capturamos que:



:: 81% das empresas que responderam a uma pesquisa global dizem que a experiência do consumidor é um diferencial competitivo. 

Fontes: Customers 2020 e Global Customer Experience Benchmarking Report, da Dimension Data



:: De acordo com o levantamento 10 things you need to know about total retail com mais de 24.470 pessoas, estar em um ambiente convidativo está, para 39% dos entrevistados, entre os fatores mais importantes para uma experiência positiva na loja física.



:: Um estudo da PWC de 2019 com 5 mil entrevistados de 12 países diferentes, incluindo o Brasil concluiu que:

    >> 89% dos brasileiros dizem que a experiência impacta a decisão de compra



    >> 86% dos consumidores dizem que estão dispostos a pagar mais por uma grande experiência



    >> 65% dizem que a experiência do consumidor é mais influente do que a publicidade



    >> 49% parariam de comprar uma marca que amam após uma experiência ruim.



A experiência é o viral mais incrível para chamar de seu, e ela acontece na vida real.

Portanto, 



Nosso plano precisava levar em consideração os anseios e comportamentos do público alvo, os insights apontados pelos clientes nos pontos de venda e a cultura e objetivos da marca Paulaner.



E foi assim que criamos o conceito de Paulaner: Viva a Verdadeira Oktoberfest.



Viva = viver e também é celebrar

Verdadeira reforça Paulaner e sua relevância.



​O  primeiro desafio era traduzir a #shareyourprost para algo que, ao ser claramente compreendido, aumentasse as chances de engajamento. Assim criamos a #oktoberfestdeverdade.



O conceito foi utilizado em um plano que envolveu:

>> Incentivo para brigada (garçons);

>> Incentivo para vendedores internos;

>> Camisetas para brigada e vendedores;

>> Materiais de ponto de venda segmentados por canais;

>> Impulsionamento de vendas com troca de brindes;

>> Cardápios especiais em bares e

>> Uso de QR code para venda de ingressos do evento.

E o gran finale, o evento, que reuniu quase 3.000 pessoas na original atmosfera da Oktoberfest de Munich!

Galeria de Fotos

Acreditamos que em virtude de um planejamento assertivo, o aproveitamento dos materiais propostos na concorrência foi elevado, ou seja, 100% dos materiais apresentados foram aprovados e produzidos.



A campanha de incentivo para equipe interna de merchandising e vendas foi a primeira a ser realizada para este público, e teve adesão de 100% dos participantes, o que gerou alto engajamento em virtude de terem sido considerados no plano estratégico.



Atendentes dos bares onde houve ativação também ganharam uma campanha de incentivo, e os que se destacaram foram convidados para a Oktoberfest Paulaner e 1 caneca tradicional da marca. Foram mais de 3000 participantes que tiveram contato com a marca!



Em relação a materiais, o objetivo era ativar os pontos mais estratégicos para a marca. Da meta de 100, 92 foram positivados. 



Nas ações onde havia material de positivação com QR code, foi possível mensurar os escaneamentos. Esta ativação gerou um incremento de 10% no total de compras de ingressos.

A ação contribuiu com:



68% de crescimento no canal ONTRADE



338% de crescimento no canal OFFTRADE



Também foi responsável pelo crescimento de faturamento de 90% entre setembro e outubro em relação ao mesmo período do ano anterior, quando uma ativação havia sido feita com os mesmos objetivos.



A bilheteria SUPEROU em 27% as expectativas.



O evento bateu sua meta de volume de cerveja vendida.



Uma nova edição estava prevista para este ano, mas em decorrência da pandemia foi cancelado