Como ponto de partida, saímos com o time da marca para visitar todos os tipos de canais onde as ativações aconteceriam: bares, lojas de bebidas, mercados, lojas especializadas, restaurantes. Conversar com quem está no dia a dia, frente ao cliente, traria muitos insights para que a nossa estratégia fosse verdadeiramente aproveitada e trouxesse os resultados esperados para o projeto.
Cheios de insights, reunimos os dados de campo, estudos e os dados da marca.
Buscamos dados de pesquisas e tendências, e deles capturamos que:
:: 81% das empresas que responderam a uma pesquisa global dizem que a experiência do consumidor é um diferencial competitivo.
Fontes: Customers 2020 e Global Customer Experience Benchmarking Report, da Dimension Data
:: De acordo com o levantamento 10 things you need to know about total retail com mais de 24.470 pessoas, estar em um ambiente convidativo está, para 39% dos entrevistados, entre os fatores mais importantes para uma experiência positiva na loja física.
:: Um estudo da PWC de 2019 com 5 mil entrevistados de 12 países diferentes, incluindo o Brasil concluiu que:
>> 89% dos brasileiros dizem que a experiência impacta a decisão de compra
>> 86% dos consumidores dizem que estão dispostos a pagar mais por uma grande experiência
>> 65% dizem que a experiência do consumidor é mais influente do que a publicidade
>> 49% parariam de comprar uma marca que amam após uma experiência ruim.
A experiência é o viral mais incrível para chamar de seu, e ela acontece na vida real.
Portanto,
Nosso plano precisava levar em consideração os anseios e comportamentos do público alvo, os insights apontados pelos clientes nos pontos de venda e a cultura e objetivos da marca Paulaner.
E foi assim que criamos o conceito de Paulaner: Viva a Verdadeira Oktoberfest.
Viva = viver e também é celebrar
Verdadeira reforça Paulaner e sua relevância.
O primeiro desafio era traduzir a #shareyourprost para algo que, ao ser claramente compreendido, aumentasse as chances de engajamento. Assim criamos a #oktoberfestdeverdade.
O conceito foi utilizado em um plano que envolveu:
>> Incentivo para brigada (garçons);
>> Incentivo para vendedores internos;
>> Camisetas para brigada e vendedores;
>> Materiais de ponto de venda segmentados por canais;
>> Impulsionamento de vendas com troca de brindes;
>> Cardápios especiais em bares e
>> Uso de QR code para venda de ingressos do evento.
E o gran finale, o evento, que reuniu quase 3.000 pessoas na original atmosfera da Oktoberfest de Munich!