O Guaraná Antarctica é uma das marcas mais valiosas e queridas do Brasil, um verdadeiro patrimônio nacional. Para valorizar ainda mais a preciosa bebida, a Ambev realiza um trabalho de marca que reforça as raízes brasileiras e autênticas de seu produto.
A matéria prima do Guaraná Antárctica é produzida em Maués, cidade localizada em meio a floresta amazônica. É neste município que acontece a Festa do Guaraná, - um evento que movimenta econômica e culturalmente a região reunindo cerca de 50 mil pessoas em 3 dias de evento -, realizada anualmente para celebrar o ciclo de produção do fruto. O cenário do evento é o cartão postal da cidade: a extensão de praia da Ponta da Maresia e esse contou com nomes importantes da cena musical como Luan Santana e Grupo Revelação.
Como patrocinadora oficial do evento, a Ambev levou 4 influenciadores digitais para viver uma experiência inesquecível de imersão na cultura local e no processo de produção da bebida em meio a Floresta Amazônica. Matheus Canella, Lucas Vinícius, - do Canal Inutilismo -, Marina Pumar e Pedro Giannini puderam dividir com seus mais de 7 milhões de seguidores, entre Instagram e Youtube, todos os mistérios e a magia que envolvem a floresta e o próprio Guaraná Antárctica e também todo o processo que acontece (plantio, extração, produção etc) antes do produto chegar a mesa dos consumidores.
Além de aproveitarem os quatro dias festa diretamente do Camarote Ambev em meio a natureza de um dos grandes cartões postais da cidade, - o que já seria suficiente para gerar buzz em torno da marca -, a estratégia adotada envolveu fazer uma verdadeira imersão no universo do Guaraná Antarctica, criando o ambiente perfeito para que storytelling e a experiência de marca tivesse um recall muito maior, aumentando o vínculo com a Ambev e criando uma experiência memorável.
A escolha dos influenciadores Lucas e Matheus Canella foi baseada na parceria frequente deles com o canal do Guaraná Antarctica no Youtube. Já o casal Pedro Giannini e Marina Pumar, foram a convite empresas parceiras da marca no projeto Guaraná Cultura em 2019, o qual reverte verba para uma causa socioambiental em Maués: a Aliança Guaraná de Maués. O objetivo era gerar um conteúdo atrativo, bem humorado e original para o público consumidor do guaraná com foco nas redes sociais, mídia que o Guaraná Antárctica é pioneiro e onde o público jovem consome conteúdo.
O resultado da viagem foi a websérie "De férias na Amazônia", disponibilizada no Canal "Coisa Nossa" do Guaraná Antarctica que já teve mais de 2 milhões de views no youtube, além de muito conteúdo gerado em tempo real durante a experiência.
Além dos influenciadores digitais, participaram da experiência 2 jornalistas, produtores do canal, empresários e colaboradores da Ambev.
DESTINO & ROTEIRO:
A viagem foi dividida em duas etapas: Manaus, capital do Amazonas que serviu como ponto de partida para o grupo, e Maués uma pequena cidade no meio da floresta amazônica, onde acontece a Festa do Guaraná e também está localizada a Fazenda Santa Helena, responsável pela produção e cultivo do fruto Guaraná em 182 hectares de terra cultivada.
A cidade de Maués só pode ser acessada via avião de pequeno porte ou barco. Portanto, a logística foi um dos grandes desafios do projeto e podemos dizer que seu sucesso se deve a expertise operacional da Fanato para propor uma experiência confortável e memorável ao mesmo tempo, mesmo com uma logística complexa em meio a floresta. Para isso, foi necessária o contato próximo e constante com os melhores fornecedores da região.
O trecho São Paulo-Manaus foi feito em voo comercial, e o deslocamento entre Manaus-Maués realizado em um barco de luxo, com duração aproximada de 20 horas. A escolha pelo barco foi estratégica partindo do objetivo de oferecer mais conforto e integração com a floresta. As experiências, em sua maioria, aconteceram durante o trajeto.
Principais experiências:
Barco Anna Beatriz - moderno iate com serviço de bordo (comida e bebida) para os convidados durante o período de 6 dias. Acomodação em 4 standard, 13 suítes superiores, 1 suíte máster e 1 suíte adaptada.
Experiência Mistérios da Amazônia - uma experiência imersiva para que os convidados tivessem uma verdadeira imersão na cultura e estilo de vida do pessoal amazonense. A atividade foi dividida em três momentos. 1) Nado com botos; 2) Visita a tribo indígena. Os convidados fizeram pintura no rosto e conheceram um pouco mais sobre a rotina da tribo e seus costumes; 3) Almoço no Restaurante flutuante especializado na gastronomia regional.
Visita à Fazenda Santa Helena - a experiência na fazenda Santa Helena já começou no porto de Maués, o transfer que buscou convidados estava todo envelopado com a marca do Guaraná. Já na entrada da fazenda, houve uma parada para que os convidados tirassem fotos no imponente portal com a marca da bebida. No local eles puderam entender um pouco mais sobre o processo de plantio e colheita da bebida.
Visita à Fábrica de Extratos - é o local onde os grãos torrados são transformados em extrato líquido. Esse extrato é enviado para Manaus, onde é finalizado o xarope de guaraná que finalmente será enviado para as fábricas da Ambev. Os convidados entenderam um pouco mais sobre o processo e o funcionamento da fábrica.
Visita à Comunidade Local - visita a Comunidade Ribeirinha no Rio Limão. Nesta experiência, eles tiveram contato próximo com uma família local que vive do Guaraná e puderam entender a dinâmica deste negócio. 85% da produção do fruto vêm de agriculturas familiares. Os convidados fizeram uma parada para conhecer o Guaranazal
Visita ao sítio Arqueológico - os primeiros estudos apontam para artefatos com mais de 400 anos no sítio arqueológico de Vera Cruz, considerado um dos atrativos mais belo de Maués. O local é repleto de praias, igapós e uma comunidade hospitaleira, que mantém viva a tradição cultural e religiosa da região.
Camarote para Festa do Guaraná - um espaço reservado e exclusivo para os convidados da Ambev. Lá eles puderam aproveitar todas as comodidades dos três dias de evento.
Aquário Natural Jacundá - passeio pelo Rio Jacundá, que durante o mês de novembro transforma-se em uma aquário natural para observação da fauna amazonense.
Atividade de Stand-up Paddle - foram disponibilizados stand-up paddles e boias em formatos divertidos para que os convidados aproveitassem o tempo livre na praia de rio.
Jantar de Encerramento - para encerrar a experiência com chave de ouro, o jantar de encerramento aconteceu no Bistrô Fitz Carraldo, especializado na culinária contemporânea, que mescla os clássicos internacionais com ingredientes exóticos da Amazônia.
INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA
Hotel Sleep Inn Manaus: pernoite no último dia do grupo antes do retorno a São Paulo.
Transfers: microônibus e ônibus da Fazenda Santa Helena, adesivado com a comunicação visual do Guaraná.
Passagens aéreas: passagens áreas nacionais com configuração de bloqueio de grupo.
Seguro viagem e bagagem: seguro de viagem com cobertura nacional, assistência 24 horas.
RSVP: foi realizado RSVP receptivo com todos os passageiros para agendamento de transfers e transmissão de informações complementares importantes para a viagem.
Guia Local: participação de guia local para realização das experiências contidas no roteiro.
BRAND EXPERIENCE
Para proporcionar experiências inesquecíveis aos convidados e fazer com que a viagem tenha recall positivo durante muitos anos, é importante ativar a marca Ambev e o Guaraná Antarctica em diferentes momentos. Dessa forma, permite-se que os convidados associem, - e transmitam aos seus seguidores -, as experiências positivas proporcionadas pelo cliente. Seguem abaixo os materiais utilizados durante a experiência:
- Chapéu de palha personalizados com a marca Ambev;
- Abadá para acesso vip na Festa do Guaraná e acesso ao camarote Ambev.
- Boias diferenciadas para fotos.
- Menus dos restaurantes personalizados com a comunicação da campanha.
- Pesquisa de satisfação com os convidados.