Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: Ambev - Festa do Guaraná

Candidato: Fanato Incentive
Cliente: Cervejaria Ambev
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Promocional

A Ambev nasceu, em 1999, da união entre as centenárias Cervejaria Brahma e Companhia Antárctica Paulista. A empresa está presente em cerca de 20 países com mais de 30 marcas de bebida, entre elas o Guaraná Antarctica. A Ambev é a patrocinadora oficial da Festa do Guaraná, um evento anual que acontece na cidade de Maués, no Amazonas, e marca a época de colheita do fruto do Guaraná, a matéria prima da bebida mais querida do Brasil. 
Como patrocinadora oficial, a marca Guaraná Antarctica levou quatro influenciadores digitais e jornalistas para uma viagem pela Amazônia. Usando a Festa do Guaraná como gancho e plano de fundo para a experiência, eles foram convidados a mergulhar no universo da bebida, para conhecer mais sobre o processo de plantio, colheita e toda a magia e mistério que envolvem essa bebida tão importante, não só para a região, quanto para o país. Afinal, como já diz o próprio slogan da marca já diz "É coisa nossa".

SOBRE A FANATO INCENTIVE

A Fanato Incentive é uma agência especializada em viagens de incentivo, relacionamento e promoção, traduzidas em experiências incríveis e únicas pelo mundo. Atua em todas as etapas do processo, desde o início da campanha até o pós-viagem, incluindo roteiros totalmente personalizados. Marketing, design e turismo: este é nosso know-how para desenvolver ações de incentivo inesquecíveis.

A Fanato é parceira da Ambev há 8 anos e já desenvolveu diversos projetos para mais de 15 destinos internacionais, além de uma série de destinos nacionais.

FICHA TÉCNICA

· Título: Ambev - Festa do Guaraná
· Número de participantes: 28, sendo 4 influenciadores digitais, 2 jornalistas, produtores do canal, empresários dos creators e colaboradores Ambev.
· Local: Manaus e Maués - Amazonas
· Data da viagem: 27/11/2019 a 03/12/2019
· Periodicidade do evento: Anual
· Abrangência: Nacional
· Objetivo: Promover a marca Guaraná e gerar conteúdo para o público-alvo da marca Guaraná Antarctica.
· Perfil dos viajantes: 70% masculino e 30% feminino.
· Viagem em números de refeições: mais de 800 refeições
· Viagem em números de passagens aéreas: 48 passagens emitidas

Vídeo

O Guaraná Antarctica é uma das marcas mais valiosas e queridas do Brasil, um verdadeiro patrimônio nacional. Para valorizar ainda mais a preciosa bebida, a Ambev realiza um trabalho de marca que reforça as raízes brasileiras e autênticas de seu produto.



A matéria prima do Guaraná Antárctica é produzida em Maués, cidade localizada em meio a floresta amazônica. É neste município que acontece a Festa do Guaraná, - um evento que movimenta econômica e culturalmente a região reunindo cerca de 50 mil pessoas em 3 dias de evento -, realizada anualmente para celebrar o ciclo de produção do fruto. O cenário do evento é o cartão postal da cidade: a extensão de praia da Ponta da Maresia e esse contou com nomes importantes da cena musical como Luan Santana e Grupo Revelação.



Como patrocinadora oficial do evento, a Ambev levou 4 influenciadores digitais para viver uma experiência inesquecível de imersão na cultura local e no processo de produção da bebida em meio a Floresta Amazônica. Matheus Canella, Lucas Vinícius, - do Canal Inutilismo -, Marina Pumar e Pedro Giannini puderam dividir com seus mais de 7 milhões de seguidores, entre Instagram e Youtube, todos os mistérios e a magia que envolvem a floresta e o próprio Guaraná Antárctica e também todo o processo que acontece (plantio, extração, produção etc) antes do produto chegar a mesa dos consumidores.



Além de aproveitarem os quatro dias festa diretamente do Camarote Ambev em meio a natureza de um dos grandes cartões postais da cidade, - o que já seria suficiente para gerar buzz em torno da marca -, a estratégia adotada envolveu fazer uma verdadeira imersão no universo do Guaraná Antarctica, criando o ambiente perfeito para que storytelling e a experiência de marca tivesse um recall muito maior, aumentando o vínculo com a Ambev e criando uma experiência memorável.



A escolha dos influenciadores Lucas e Matheus Canella foi baseada na parceria frequente deles com o canal do Guaraná Antarctica no Youtube. Já o casal Pedro Giannini e Marina Pumar, foram a convite empresas parceiras da marca no projeto Guaraná Cultura em 2019, o qual reverte verba para uma causa socioambiental em Maués: a Aliança Guaraná de Maués. O objetivo era gerar um conteúdo atrativo, bem humorado e original para o público consumidor do guaraná com foco nas redes sociais, mídia que o Guaraná Antárctica é pioneiro e onde o público jovem consome conteúdo. 



O resultado da viagem foi a websérie "De férias na Amazônia", disponibilizada no Canal "Coisa Nossa" do Guaraná Antarctica que já teve mais de 2 milhões de views no youtube, além de muito conteúdo gerado em tempo real durante a experiência. 



Além dos influenciadores digitais, participaram da experiência 2 jornalistas, produtores do canal, empresários e colaboradores da Ambev.



DESTINO & ROTEIRO:



A viagem foi dividida em duas etapas: Manaus, capital do Amazonas que serviu como ponto de partida para o grupo, e Maués uma pequena cidade no meio da floresta amazônica, onde acontece a Festa do Guaraná e também está localizada a Fazenda Santa Helena, responsável pela produção e cultivo do fruto Guaraná em 182 hectares de terra cultivada.



A cidade de Maués só pode ser acessada via avião de pequeno porte ou barco. Portanto, a logística foi um dos grandes desafios do projeto e podemos dizer que seu sucesso se deve a expertise operacional da Fanato para propor uma experiência confortável e memorável ao mesmo tempo, mesmo com uma logística complexa em meio a floresta. Para isso, foi necessária o contato próximo e constante com os melhores fornecedores da região.



O trecho São Paulo-Manaus foi feito em voo comercial, e o deslocamento entre Manaus-Maués realizado em um barco de luxo, com duração aproximada de 20 horas. A escolha pelo barco foi estratégica partindo do objetivo de oferecer mais conforto e integração com a floresta. As experiências, em sua maioria, aconteceram durante o trajeto. 



Principais experiências:



Barco Anna Beatriz - moderno iate com serviço de bordo (comida e bebida) para os convidados durante o período de 6 dias. Acomodação em 4 standard, 13 suítes superiores, 1 suíte máster e 1 suíte adaptada. 



Experiência Mistérios da Amazônia - uma experiência imersiva para que os convidados tivessem uma verdadeira imersão na  cultura e estilo de vida do pessoal amazonense. A atividade foi dividida em três momentos. 1) Nado com botos; 2) Visita a tribo indígena. Os convidados fizeram pintura no rosto e conheceram um pouco mais sobre a rotina da tribo e seus costumes;  3) Almoço no Restaurante flutuante especializado na gastronomia regional.  



Visita à Fazenda Santa Helena - a experiência na fazenda Santa Helena já começou no porto de Maués, o transfer que buscou convidados estava todo envelopado com a marca do Guaraná. Já na entrada da fazenda, houve uma parada para que os convidados tirassem fotos no imponente portal com a marca da bebida. No local eles puderam entender um pouco mais sobre o processo de plantio e colheita da bebida.



Visita à Fábrica de Extratos - é o local onde os grãos  torrados são transformados em extrato líquido. Esse extrato é enviado para Manaus, onde é finalizado o xarope de guaraná que finalmente será enviado para as fábricas da Ambev. Os convidados entenderam um pouco mais sobre o processo e o funcionamento da fábrica.



Visita à Comunidade Local - visita a  Comunidade Ribeirinha no Rio Limão. Nesta experiência, eles tiveram contato próximo com uma família local que vive do Guaraná e puderam entender a dinâmica deste negócio. 85% da produção do fruto vêm de agriculturas familiares. Os convidados fizeram uma parada para conhecer o Guaranazal



Visita ao sítio Arqueológico - os primeiros estudos apontam para artefatos com mais de 400 anos no sítio arqueológico de Vera Cruz, considerado um dos atrativos mais belo de Maués. O local é repleto de praias, igapós e uma comunidade hospitaleira, que mantém viva a tradição cultural e religiosa da região.



Camarote para Festa do Guaraná - um espaço reservado e exclusivo para os convidados da Ambev. Lá eles puderam aproveitar todas as comodidades dos três dias de evento.



Aquário Natural Jacundá - passeio pelo Rio Jacundá, que durante o mês de novembro transforma-se em uma aquário natural para observação da fauna amazonense.



Atividade de Stand-up Paddle - foram disponibilizados stand-up paddles e boias em formatos divertidos para que os convidados aproveitassem o tempo livre na praia de rio. 



Jantar de Encerramento - para encerrar a experiência com chave de ouro, o jantar de encerramento aconteceu no Bistrô Fitz Carraldo, especializado na culinária contemporânea, que mescla os clássicos internacionais com ingredientes exóticos da Amazônia.



INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA



Hotel Sleep Inn Manaus: pernoite no último dia do grupo antes do retorno a São Paulo. 

Transfers: microônibus e ônibus da Fazenda Santa Helena, adesivado com a comunicação visual do Guaraná.



Passagens aéreas: passagens áreas nacionais com configuração de bloqueio de grupo.



Seguro viagem e bagagem: seguro de viagem com cobertura nacional, assistência 24 horas.



RSVP: foi realizado RSVP receptivo com todos os passageiros para agendamento de transfers e transmissão de informações complementares importantes para a viagem.



Guia Local: participação de guia local para realização das experiências contidas no roteiro.



BRAND EXPERIENCE

Para proporcionar experiências inesquecíveis aos convidados e fazer com que a viagem tenha recall positivo durante muitos anos, é importante ativar a marca Ambev e o Guaraná Antarctica em diferentes momentos. Dessa forma, permite-se que os convidados associem, - e transmitam aos seus seguidores -, as experiências positivas proporcionadas pelo cliente. Seguem abaixo os materiais utilizados durante a experiência:



- Chapéu de palha personalizados com a marca Ambev;

- Abadá para acesso vip na Festa do Guaraná e acesso ao camarote Ambev.

- Boias diferenciadas para fotos.

- Menus dos restaurantes personalizados com a comunicação da campanha.

- Pesquisa de satisfação com os convidados.

ROTEIRO DE VIAGEM (DAY BY DAY)



DIA 01: Chegada em Manaus. Parada na Praia de Ponta Negra e realização da Experiência Mistérios da Amazônia, um passeio repleto de diferentes momentos, incluindo nado com botos, visita à Tribo Indígena e almoço em restaurante flutuante.

Check-in e  procedimentos de segurança  iate Anna Beatriz. Realização de um brinde no encontro das águas e tempo livre enquanto o barco navegava para Maués.



DIA 02: Chegada a Maués. Após o almoço, os convidados desembarcaram e pegaram o ônibus do Guaraná com destino às atividades na Fazenda Santa Helena. Jantar no barco e saída para o primeiro dia da Festa do Guaraná em camarote exclusivo. Os influenciadores Lucas e Matheus foram jurados do concurso da Rainha do Guaraná. 



DIA 03: Saída do barco com destino à Comunidade Ribeirinha no Rio Limão. Parada para conhecer o Guaranazal e no retorno tiveram um deliciosos almoço em formato de churrasco. Tempo livre para aproveitar o rio com atividade de stand-up paddle.

Jantar no barco e saída para o segundo dia da Festa do Guaraná em camarote exclusivo, cuja atração principal da festa foi o grupo Revelação.



DIA 04: Visita a Comunidade de Vera Cruz para conhecer o sítio arqueológico. Almoço no barco e passeio ao Aquário Natural Jacundá. Jantar no barco e saída para curtir o último dia da Festa do Guaraná em camarote exclusivo. A atração principal foi o Luan Santana e alguns convidados foram ao backstage tirar fotos com o cantor. 



DIA 05: Dia de navegação com destino a Manaus. Os convidados puderam aproveitar as comodidades a bordo.



DIA 06: Chegada do barco ao porto de Manaus. Pernoite no hotel Sleep Inn Manaus, com almoço no hotel e restante do dia para aproveitar a capital amazonense. Jantar de encerramento no Bistro Fitz Carraldo.



DIA 07: Saída do voo com destino a São Paulo.



APRESENTAÇÃO DE DESAFIOS, INOVAÇÕES E ESTRATÉGIAS



Público do Guaraná e engajamento nas redes - Para interagir e engajar seu público alvo (adolescentes e jovens adultos), o Guaraná Antarctica aposta nas redes sociais como forma de estreitar o relacionamento. A marca é pioneira no uso estratégico dessas mídias e sempre está em busca de lançar ações inovadoras para engajar os consumidores no seu universo de marca. 



Com a produção de conteúdo cada vez maior na internet e cada vez mais players brigando pela atenção dos consumidores, um dos grandes desafios é criar conteúdos inovadores que realmente engajem o público. Para solucionar essa questão, desenvolvemos um roteiro direcionado com experiências únicas capaz de encantar os convidados e traduzir o DNA do Guaraná Antarctica, ao mesmo tempo despertar o interesse do público final por meio do conteúdo gerado.



Os influenciadores foram escolhidos por parceria frequente com o canal do Guaraná Antarctica no Youtube e empresas parceiras da marca no projeto Guaraná Cultura, que reverte verba para uma causa socioambiental em Maués. seu poder de influência e engajamento, capacidade de distribuição do conteúdo e perfil alinhado ao posicionamento da marca. Os quatro influenciadores, Matheus Canella, Lucas, Pedro Giannini e Marina Pumar somam juntos mais de 2 milhões de seguidores no Instagram e 5 milhões de inscritos no Youtube. 



Desafio logístico: O acesso de Manaus a Maués pode ser feito de avião de pequeno porte ou barco. O tempo de viagem de barco entre as duas cidades dura em média 20 horas, de acordo com a capacidade de velocidade de cada embarcação e as condições climáticas. Além disso, o tempo de navegação no Rio Amazonas é imprevisível e varia de acordo com forças da natureza.



Portanto, em função da logística de transporte complexa era preciso definir um roteiro capaz de ser flexibilizado em casos de imprevistos, adequando as atividades em Maués e Manaus sem comprometer a experiência dos convidados. Nosso time de coordenação de viagens de incentivo previu diversos cenários e estipulou planos alternativos caso algo precisasse ser ajustado.



Outro grande desafio foi encontrar um barco que atendesse as expectativas e se adequasse ao budget do cliente. Depois de uma busca minuciosa, o barco Anna Beatriz foi a opção que atendeu todos os pré-requisitos.



Fornecedores locais: apesar de ter sua maior área dentro do nosso país, a Amazônia é um destino pouco experimentado pelos brasileiros, devido a suas limitações geográficas, difícil acesso e alto custo. A cidade de Maués, localizada no meio da floresta amazônica, com uma população de apenas 60 mil habitantes tem um único evento de médio porte em seu calendário durante todo o ano. Com esse cenário em mãos, era preciso garantir parceiros locais que conhecessem bem a região e auxiliassem com a logística, prestação de serviços, produção de brindes locais etc. Graças ao know-how adquirido com viagens anteriores para o destino, foi possível selecionar os melhores fornecedores. Nossos coordenadores fizeram o acompanhamento diário das etapas do projeto.

INDICADORES DE SUCESSO



Ação de alto impacto – Os influenciadores Lucas, do Canal Inutilismo, e Matheus Canella são referência na produção de conteúdo de humor para o público jovem. Com mais de 5 milhões de seguidores no canal do youtube e mais de 2 milhões de seguidores em seus perfis do Instagram, a parceria com a Ambev rendeu a websérie "De Férias na Amazônia" com 2.325.980 visualizações nos 2 vídeos (vídeo 1 está anexado ao case). Além disso, as fotos publicadas nos perfis do Instagram somaram mais de 500 mil likes nas fotos do feed e quase 4 mil comentários. O casal Pumar e Giannini também tiveram uma interação expressiva em suas redes somando mais de 70 mil likes e 500 comentários, sem mencionar os engajamentos nos stories. 



De férias na Amazônia 1: https://www.youtube.com/watch?v=_lAOIcsOKFE&t=575s

De férias na Amazônia 2: https://www.youtube.com/watch?v=hupfKRQbL5M&t=2s



Além disso, tivemos resultados de imprensa nos veículos Agência EFE (https://www.efe.com/efe/america/economia/el-cultivo-de-guarana-una-forma-vida-ancestral-en-la-amazonia-brasil/20000011-4140038) e jornal O Globo, produzidas pelos jornalistas Carlos Meneses, correspondente da agência de notícias da Folha de S.Paulo e Ana Lucia Azevedo, do jornal O Globo.



Pesquisa de satisfação - Os participantes responderam a uma breve avaliação ao final da viagem, onde deram notas de 1 à 5 para diversos itens, sendo que 1 representava "completamente insatisfeito" e 5 "completamente satisfeito". A  experiência foi avaliada como nota  geral de 4,96  pelos participantes. O feedback positivo que tivemos em relação a essa viagem pode ser observado abaixo nos comentários abaixo:



“Viagem espetacular, todo roteiro muito bem planejado”



“Tudo muito bem feito”



“Foi uma honra poder experimentar coisas diferentes no local típico servido pelos próprios moradores”.



Employee engagement e brand experience - A Fanato, que traz em seu DNA uma política de visão completa e atenção aos detalhes, planejou cuidadosamente cada ativação de marca da Ambev durante toda a viagem, com o objetivo de impactar e aumentar a percepção de valor agregado.



Reconhecimento do cliente – A parceria entre Ambev e a Fanato já dura mais de 8 anos e o reconhecimento e retenção do cliente é nossa principal métrica de sucesso. O feedback positivo que tivemos em relação a essa viagem veio tanto dos influenciadores convidados, quanto pela equipe solicitante da viagem na Ambev.