Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: Heineken F1 Festival - Senna Experience

Heineken F1 Festival - Senna Experience

Candidato: Red Door Agency
Cliente: Heineken Brasil
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Internacional Realizado no Brasil

Troféu Atmo Digital
Evento Internacional Realizado no Brasil

Sobre a Heineken
Produzida desde 1873 como uma marca familiar, a Heineken foi a primeira  cerveja lager "premium" da Holanda.
Nos 140 anos seguintes, a marca ganhou o mundo mantendo sempre a sua essência. Quatro ingredientes puros e naturais: cevada maltada, água, lúpulo e sua levedura autoral tipo A. O processo de preparação da cerveja também preservou suas origens: exatos 28 dias para preparar uma bela cerveja dourada. Muito mais do que a média do mercado, mas a paciência que garante a qualidade global da marca que serve 25 milhões de cervejas diariamente em 192 países.


A Heineken no Brasil
O Brasil se tornou o maior mercado para a cerveja Heineken no planeta Terra.
Com a adição do Reino Unido e da Nigéria, atualmente 12 mercados vendem mais de 1 milhão de hectolitros [1 hectolitro equivale a 100 litros] da marca. Segundo a companhia, o valor foi impulsionado por mercados como o brasileiro que avançou nos chamados double digits (cresceram 10% ou mais) no ano de 2019.
O grupo Heineken está presentes de norte a sul no Brasil com cervejarias, microcervejarias, centros de distribuição e com mais de 13 mil pessoas entre seus colaboradores.

Heineken, Fórmula 1 e a estratégia de marketing em patrocínios globais

Onde quer que você esteja no mundo, é sempre bom ver algo que você reconheça. A garrafa verde, a estrela vermelha, o "e" sorridente…  Assim como estes elementos pautam a marca no mundo todo, a Heineken busca parceiros de igual notoriedade.

A F1 é uma competição com alcance global, mas que permite um olhar local. A unidade brasileira da Heineken compreendeu isso e assumiu os naming rights do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1.

O patrocínio da F-1 foi a oportunidade que a marca encontrou para falar sobre a incompatibilidade de bebida e direção de uma forma única. Além disso, a categoria e a Heineken compartilham suas raízes europeias, sua presença mundial e a paixão em oferecer um produto de muita qualidade, propiciando momentos inesquecíveis para os seus consumidores e fãs.

 

Vídeo

Desafios:

-Nenhum piloto nacional no grid há 3 anos.

-Sem glórias recentes: nenhuma vitória de pilotos brasileiros desde 2009.

-Tendência de perda a longo prazo (a categoria perdeu cerca de 75% de sua audiência nos últimos 18 anos.)

-Envelhecimento do público-alvo.



Com o envolvimento da Heineken e um plano novo de branding para a categoria, esta tendência já havia começado a melhorar desde 2018: um aumento de 20% frente ao ano anterior.



Mas para recuperar o apelo e falar de perto com os jovens, a Heineken precisava de uma nova estratégia par ajudar a F1 a ser relevante  de novo com seu público-alvo.



Objetivos da Heineken:



-Reacender no público brasileiro a paixão pela Fórmula 1.

-Fazer a Fórmula 1 falar de perto com o público de 25 anos ou mais.

-Criar associação de marca entre o produto Fórmula 1 e a Heineken.

-Mostrar a F1 sob uma perspectiva completamente nova.

-Mostrar a F1 para além dos autódromos, acessível e inclusiva para todos os torcedores.

-Passar os valores de uma marca global, lendária, icônica e premium.

-Tudo com o twist que só a marca tem: um final inesperado, surprendente e inesquecível.

 

E para tudo isso funcionar, nós tínhamos uma carta na manga: AYRTON SENNA.



Em uma ação coordenada com a Fórmula 1, o Instituto Ayrton Senna e a Heineken, no ano que marcou 25 anos da sua partida, trouxemos os carros históricos de Ayrton Senna rodando nas ruas da cidade de São Paulo e no autódromo de Interlagos para mostrar a paixão pela F1 em seu estado mais puro a quem nunca pôde acompanhá-lo ao vivo.



No sábado, 9 de novembro de 2019, a uma semana do GP Brasil de F1, um espetáculo moderno em 3 atos como tributo a Ayrton Senna foi conduzido em frente ao Parque do Ibirapuera, com seus carros sendo dirigidos por ícones da F1 e pilotos das mais nova gerações.



Ato 1: Mais que paixão.

Para marcar o início da trajetória de Senna e sua paixão por velocidade, trouxemos ícones históricos: a Mercedes 190 de 1984, quando o estreante Senna venceu Lauda, Hunt e Alain Prost em uma corrida de exibição da marca em Nuburgring; uma corrida de Kart em pleno parque do Ibirapuera; um show de drift e bikes… Todas paixões do jovem Ayrton.



Ato 2: Mais que vitórias.

Ayrton Senna mudou a dinâmica da F1. E para marcar esta era, trouxemos para as ruas de São Paulo, sua cidade natal, a histórica Toleman 1984, pilotada pelo último brasileiro vencedor na F1, Felipe Massa. A velocidade tomou conta com os modelos modernos da Mercedes e da Renault, pilotados por jovens como Esteban Gutierrez e Caio Collet.



Ato 3: Mais que viver.

O terceiro ato marca como a figura lendária de Senna transcende a dimensão esportiva da sua vida. Entra em cena a icônica Lotus preta de 1985, carro de sua primeira vitória, pilotada por seu sobrinho Bruno Senna e pelo tricampeão Emerson Fittipalidi.



Grand Finale

O gesto que unia o país nas manhãs de domingo voltou a ser celebrado depois de tanto tempo, a bandeira de todos os brasileiros a bordo da Lotus de Senna. E quando todos menos esperavam, enquanto os pilotos faziam um desfile pela pista, veio dos céus um show histórico dos aviões da Força Aérea Brasileira, a Esquadrilha da Fumaça, fazendo uma homenagem final e fechando o tributo com #ObrigadoSenna.



Ainda houve espaço para uma área VIP Heineken mais do que especial para 500 convidados como um verdadeiro museu de Ayrton, com capacetes troféus e toda a memorabília do campeão. A F1 esteve presente em um Village aberto à visitação do público, com espaços e ativações de marcas como Renault, DHL, Pirelli, IAS, FAB, e Emirates, além de food trucks e a Beer Station da Heineken.



Depois de fazer as vezes de pista de corrida, a avenida se tornou uma pista de dança

Para celebrar o final da tarde, a pista se abriu para todo o público curtir um show final com o nome internacional, DJ MEDVZA.



E no autódromo: No dia do Formula 1 Grande Prêmio Heineken do Brasil = 



Em uma ação promocional da Heineken e do Instituto Ayrton Senna, a arquibancada exclusiva Heineken foi cedida às pessoas que contribuíram com doações para o instituto e elas tiveram acesso a um lounge todo especial, mais uma vez com troféus, capacetes e indumentária de museu do ídolo Ayrton Senna, além de ativações especiais e bares Heineken.



Mas ainda houve tempo para uma ação mais do que especial.



Bruno Senna, sobrinho do nosso ícone, voltou à pista para acelerar a histórica McLaren MP4/4 de 1988, carro do primeiro título mundial de Senna e que quebrou todos os recordes de vitórias na F1 da época. Foram 6 voltas em Interlagos, com transmissão oficial da TV, sob os aplausos do público que lotou o autódromo.



 

Os resultados alcançados não poderiam deixar de ser grandiosos e superar as expectativas do cliente. 

Foram mais de trinta mil pessoas ao vivo, presentes em frente ao Parque do Ibirapuera.



Ainda, mais de seis mil pessoas presentes no Autódromo de Interlagos, na Arquibancada Heineken, ao longo dos três dias do Grande Prêmio do Brasil.



117 matérias publicadas na mídia sobre os eventos em frente ao Parque do Ibirapuera, no Autódromo de Interlagos e a campanha #ObrigadoSenna, combinados.



Foram registradas mais de cinco milhões de interações nas redes sociais relacionadas aos eventos e campanha.



04’26’’05 somados de tempo de exibição em vídeos de TV (aberta e fechada), mídias digitais e redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter).



Mais de 47 Milhões de Reais de Ad Value gerado em mídia espontânea.



Os eventos levaram ao maior brand lift da história da marca no Brasil, segundo os relatórios da própria empresa.



Ter unido o patrocínio da Heineken na Fórmula 1 com a homenagem ao Ayrton Senna e ainda parceria com o Instituto Ayrton Senna foi um trabalho longo e complexo, mas que resultou em um dos maiores e melhores eventos de marca de bebido no Brasil envolvendo um herói nacional, o que definitivamente ampliou o engajamento.