Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: BGS ESPORTS 2019

BGS Esports 2019

Candidato: Brasil Game Show
Cliente: BGS - Brasil Game Show
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Esportivo

Um dos segmentos que mais cresce no mercado de games, os esportes eletrônicos, ou esports, ganharam uma importância ainda maior durante a Brasil Game Show 2019. A antiga Brasil Game Cup tornou-se BGS Esports e houve diversos aprimoramentos da infraestrutura, inclusive com o lançamento do Camarote BGS, e também no conteúdo das competições, com a realização de torneios inéditos, de importância internacional, e premiações que somadas chegaram a R$ 280 mil. Em 2019, foram realizados as tradicionais competições feminina e masculina de Counter Strike: Global Offensive (CS:GO), com etapas presenciais respectivamente em 9 e 10 de outubro, com prêmio total de R$ 100 mil (R$ 50 mil por campeonato), o Pro Kompetion de Mortal Kombat 11, com prêmio aproximado de R$ 60 mil e o torneio internacional de Crossfire, em que a equipe vencedora faturou R$ 60 mil. Os torneios tiveram narração, comentários e transmissões ao vivo e o palco foi comandado pelo jornalista Bruno Micali e pela apresentadora de esports Ana Xisdê.

Vídeo

O BGS Esports estabeleceu-se ao longo dos anos como o campeonato obrigatório no calendários dos jogadores proplayers de CS:GO no Brasil. Há duas etapas: a etapa online que acontece durante três meses, com narradores e comentaristas profissionais narrando os jogos do nosso estúdio localizado no Rio de Janeiro, com transmissão nas principais plataformas de vídeo do mundo: Twitch, Youtube Gaming, Twitter, Facebook Gaming, Terra, além de transmissão em canais asiáticos. A etapa presencial é composta apenas pelos times finalistas, que passaram nas etapas online.



A meta do BGS Esports é se tornar cada vez mais multi-plataforma e multi-gênero, atendendo a todos os tipos de jogos competitivos no mercado. A estrutura no evento, por sua vez, é composta por palco, enormes telões de LED que exibem os logos dos patrocinadores e ações no campeonato, arquibancada e plateia para mais de 2.000 pessoas, que torcem para seus times preferidos. É uma arena multiuso durante a BGS, que é usada para além dos campeonatos, shows de bandas que tocam músicas de jogos e palco de premiações às personalidades mais importantes dos games no mundo.



O BGS Esports tem um quê a mais. O troféu leva o nome do criador dos video games, o alemão falecido em 2014, Ralph Baer, que cedeu a autorização para o uso do seu nome, garantindo vida eterna dentro do cenário dos Esports.

Os objetivos do BGS Esports permanecem sendo o de valorizar o mercado nacional de esports e se estabelecer como um dos principais campeonatos no cenário mundial.



Nos últimos anos os investimentos foram crescendo. Resultado disso é um evento cada vez mais moderno, que cresce exponencialmente e atrai cada vez mais a atenção de patrocinadores internacionais. O que de fato levou à BGS 2019 campeonatos como Crossfire, que atraiu equipes da China, Canadá, Brasil e equipe composta por jogadores europeus, campeonato inédito de Mortal Kombat, que contou com jogadores internacionais e um cenário exclusivo da BGS feito pela NetherRealm Studios - desenvolvedora do game-, e claro, o já famoso campeonato de CS:GO do BGS Esports, que sempre conta com times da Argentina, além dos times nacionais. 



Nos orgulha saber que distribuímos uma premiação generosa e incentivamos a participação da comunidade brasileira e internacional. O cenário de esports cada dia recebe mais atenção e se fortalece. Contamos com times de vários lugares do mundo e até com player transgênero. Fizemos uma campanha fantástica promovendo nosso campeonato feminino, aumentando o engajamento do público como um todo, valorizando assim a diversidade.

O BGS Esports bate recorde todos os anos e recebe mais patrocinadores a cada ano também. Audiência geral ultrapassou 9 milhões em sua última edição e a avaliação dos patrocinadores é sempre positiva, com ações nos palcos, visibilidade durante as transmissões das etapas online e presenciais. Em relação aos espectadores, todos saem com o sentimento de terem visto grandes jogos, extasiados pelo momento guardado não apenas na recordação, mas em vídeos, fotos e com cobertura massiva da mídia especializada.



O objetivo do BGS Esports é crescer cada vez mais em número de títulos, de jogadores, ampliar a experiência do visitante da BGS e garantir um campeonato nos padrões internacionais. As marcas, principalmente as que querem entrar no mundo dos games, encontra o BGS Esports como uma porta de entrada, levando-as a conhecer todo o cenário competitivo que apenas o esport é capaz de proporcionar. É o único meio competitivo no que tange a esportes, que pode ser jogado à distância entre os jogadores, gerando inclusão de pessoas de diferentes partes do Brasil e do mundo. É um campeonato que estreita laços e amplia a visão de mercado de uma série de empresas, que acreditam no potencial do cenário.