O BGS Esports estabeleceu-se ao longo dos anos como o campeonato obrigatório no calendários dos jogadores proplayers de CS:GO no Brasil. Há duas etapas: a etapa online que acontece durante três meses, com narradores e comentaristas profissionais narrando os jogos do nosso estúdio localizado no Rio de Janeiro, com transmissão nas principais plataformas de vídeo do mundo: Twitch, Youtube Gaming, Twitter, Facebook Gaming, Terra, além de transmissão em canais asiáticos. A etapa presencial é composta apenas pelos times finalistas, que passaram nas etapas online.
A meta do BGS Esports é se tornar cada vez mais multi-plataforma e multi-gênero, atendendo a todos os tipos de jogos competitivos no mercado. A estrutura no evento, por sua vez, é composta por palco, enormes telões de LED que exibem os logos dos patrocinadores e ações no campeonato, arquibancada e plateia para mais de 2.000 pessoas, que torcem para seus times preferidos. É uma arena multiuso durante a BGS, que é usada para além dos campeonatos, shows de bandas que tocam músicas de jogos e palco de premiações às personalidades mais importantes dos games no mundo.
O BGS Esports tem um quê a mais. O troféu leva o nome do criador dos video games, o alemão falecido em 2014, Ralph Baer, que cedeu a autorização para o uso do seu nome, garantindo vida eterna dentro do cenário dos Esports.