Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: Fut Summit 2020

Candidato: Bethe B Comunicação
Cliente: Getúlio Vargas
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Esportivo

A Bethe B sempre acreditou no poder de transformação do design e da comunicação. Surpreender positivamente os stakeholders é a nossa missão, seja com o objetivo de construir autoridade, catalisar resultados de negócios ou até mesmo para fazer o bem.

Ao longo destes 30 anos, buscamos a constante inovação; a cada desafio, descobrimos novos caminhos e fazemos o que parece ser impossível, sair do papel. Unimos experiência à inovação, combinando as disciplinas de branding, design de soluções, comunicação e live marketing de uma forma única através da nossa metodologia proprietária de desenvolvimento de ativações de marca, a live brand.

2020 começou com a promessa de que iniciaríamos a nossa trajetória nos eventos proprietários. O know how adquirido no mercado corporativo nos deu o expertise necessário para criar conceitos e produzir eventos, e os relacionamentos cultivados com clientes e parceiros de mercado abriram as portas para apresentar novas ideias.

Mas sentíamos que o nosso primeiro projeto proprietário precisava ir além do business. Era preciso criar um case que impactasse não só por seus resultados, mas também pelo seu impacto positivo na vida das pessoas.

Foi no retorno de uma viagem pessoal da Izabel Barbosa, Diretora Executiva da Bethe B, que ela e o seu marido, Getúlio Vargas, ex-atleta profissional e apresentador de televisão, tiveram a ideia de desenvolver um congresso online que teria a missão de democratizar o acesso ao conteúdo técnico da indústria do futebol, para quem já trabalha ou sonha em trabalhar no segmento.

"Quando eu decidi, por questões pessoais, que encerraria precocemente a minha trajetória como goleiro, tinha certeza que era preciso me especializar para construir uma carreira sólida fora dos campos. Investi em muitos cursos de especialização em comunicação, assim como em marketing estratégico. Em 2019, fui convidado pela CBF para participar do MBA em Gestão do Futebol, onde ampliei a minha visão e pude ter contato com o universo de possibilidades de diversas áreas do conhecimento que tem atuação fundamental na indústria do futebol. Após os 9 meses do curso e com a minha visão totalmente ampliada, decidi que eu precisava proporcionar aos que não tinham as mesmas possibilidades e oportunidades que eu, o acesso a este conteúdo especializado. Por que não contribuir com o desenvolvimento e capacitação da indústria, atraindo novos talentos também fora das 4 linhas?” relembra Getúlio.

Vídeo

Enquanto a notícia da COVID-19 ainda paralizava o mercado de live marketing, a Bethe B saiu na frente e lançou o FUT SUMMIT, um projeto com DNA digital por propósito. O público também estava sedento por notícias de futebol, parado em função do isolamento social resultado da pandemia da COVID-19. Nosso objetivo era muito claro: levar ao maior número possível de pessoas o conhecimento especializado das maiores autoridades da indústria do futebol, tornando o futebol pauta de debate, entretenimento e inspiraçãoo profissional.



O projeto do FUT SUMMIT 2020 teve foco no desenvolvimento sustentável. E a carreira do Getúlio é o retrato de como oportunidades e o conhecimento podem mudar vidas.



Getúlio nasceu em comunidade humilde da região metropolitana do Rio de Janeiro. Como grande parte dos meninos de baixa renda, sonhava em ser jogador de futebol e encontrou no seu pai e no seu avô dois grandes entusiastas deste projeto. Ao mesmo tempo que estimulavam o aprimoramento no esporte, nunca permitiram que ele deixasse os estudos de lado, com a sabedoria de que a cultura geral seria preponderante para o seu futuro.



Seu talento fez com que conquistasse espaço na base do Clube de Regatas do Flamengo, onde iniciou a sua carreira professional. Mas foi a sua vontade de estudar e de ir além que abriu novas portas, inclusive em clubes fora do Brasil. Quando optou por encerrar a sua carreira no futebol, se dedicou aos estudos de sua nova área de atuação e sua verdadeira paixão, a Comunicação, sabendo que a especialização e o profissionalismo seriam a base do seu sucesso futuro.

Mas Getúlio nunca esqueceu de suas origens e dos meninos que não tiveram as mesma oportunidades que ele. Ia constantemente ao bairro onde nasceu para dar palestras e inspirar pessoas através de sua trajetória e experiência. Entretanto, ele sabia que aquelas ações eram pontuais e buscava uma forma de criar um impacto maior para a sociedade, não só para aquelas crianças através de seu projeto social ainda em desenvolvimento, mas também para adultos que queiram encontrar novos caminhos profissionais dentro da indústria do futebol.



A inspiração encontrou subsídio acadêmico nas salas de aula do MBA em Gestão do Futebol da CBF. Alí Getúlio pode desbravar o universo estratégico e de gestão que norteiam as melhores práticas do futebol fora dos campos, principalmente ao ver os resultados de cases de implementação em clubes estrangeiros e, de forma menos expressiva, em clubes brasileiros. Esta oportunidade transformou a sua visão sobre o futebol e contribuir com a inovação no segmento passou a ser também a sua missão.



Mas GV sabia que ter acesso à estes cursos não era possível para todos e a inovação desejada só seria possível no futebol brasileiro a partir do momento que ele fosse capaz de atrair e preparar talentos de outras disciplinas. O futuro do futebol fora dos campos é multidisciplinar e o profissional do futuro precisa ter conhecimentos transversais para ter a visão necessária para a gestão 360. Este período instigou Getulio a desenvolver um projeto que pudesse disseminar as oportunidades da indústria e as boas práticas de gestão Brasil afora.



Quando o sonho do Getúlio encontrou a estruturação de projetos da Bethe B, o sonho se tornou realidade. Desenvolvemos, juntos, 6 trilhas do conhecimento, criando um panorama abrangente para quem participasse daquele que se tornaria o maior congresso online da indústria do futebol: Jornalismo, Marketing, Gestão, Direito, Carreira e Inovação. Nossa missão era democratizar o acesso ao conteúdo técnico para quem trabalha ou quer trabalhar na indústria do futebol, apresentando tendências, metodologias, dados, boas práticas e cases de sucesso.

Cada uma das trilhas exploraria:



Jornalismo

A principal área de especialização do Getúlio daria aos participantes um overview das oportunidades e desafios da profissão. Os jornalistas Mauro Beting, Ivan Moré, Benjamin Back, Rodrigo Rodrigues, João Guilherme, André Henning, Cahê Mota, Vanessa Riche, Rica Perrone, Renata Silveira e Gabriel Reis engrandeceram o conteúdo do congresso.



Marketing

Disciplina que sempre havia encantado Getúlio e foco de seus estudos mais recentes, traria a experiência de profissionais que foram responsáveis pela construção de grandes marcas por trás dos times de futebol, inspirando profissionais para a aplicação de conhecimentos especializados em branding, publicidade, live marketing e áreas afins no esporte. Dentre os principais nomes que participaram do evento, destacamos o gerente de marketing do Flamengo, Bernardo Pontes; o gestor de eventos esportivos Luiz Augusto Brum e o fundador e CEO da Ocean Digital, Rafael Cotta.



Gestão  

Os executivos também compartilharam experiências e conhecimentos com os inscritos no congresso. O secretário-geral da CBF, Walter Feldman, o ex-presidente do Flamengo Eduardo Bandeira de Mello; o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz; a presidente da Federação Paraibana de Futebol, Michelle Ramalho; os gerentes de futebol e operações do S.C. Internacional, Rodrigo Caetano e Marina Tranchitella, respectivamente.



Direito

O tema do direito desportivo foi representado no Futsummit 2020 pelo procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, o STJD, Felipe Bevilacqua; pelo presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro, Marcelo Jucá; pela presidente do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem, Tatiana Mesquita Nunes; pelo juiz do trabalho Ricardo Miguel; e pelos advogados especialistas Bichara Neto, Alan Belaciano e Pedro Trengrouse.



Carreira

Grandes lendas do futebol puderam contar um pouco sobre a sua trajetória e o pós-carreira, dentre eles, os ex jogadores Zico, Alex, Edmundo, Pedrinho, Julio Cesar, Ricardo Rocha, além do organizador Getúlio Vargas, além do Auxiliar técnico da Seleção Brasileira, Matheus Bachi .

 

Inovação

O árbitro Carlos Eugênio Simon falou sobre a inovação trazido pelo VAR. O mentor de startups Marcelo Macedo apresentou as novas oportunidades de negócios no universo do Futebol. O cofundador da Flórida Cup e sócio da LifePro Career Management, Matheus Braga falou sobre sua trajetória e projetos.

 

No total, o FUT SUMMIT reuniria 36 palestrantes em mais de 35h de conteúdo. Mas, para isso, foi necessário primeiramente sensibilizar os palestrantes para que doassem o seu tempo e o seu conteúdo gratuitamente, já que tínhamos como premissa não aceitar patrocínios na primeira edição, de forma que tivéssemos a liberdade irrestrita da escolha de palestrantes que teriam que aceitar o nosso convite pela identificação com o propósito do evento. Para a nossa alegria, todos os profissionais da indústria do futebol se dispuseram a fazer parte do projeto.

Como não teríamos faturamento oriundo de patrocínio ou de inscrições, com excessão dos produtos premium que seriam destinados à doação de alimentos para jovens do Projeto Craque do Amanhã, era fundamental que encontrássemos um parceiro que abraçasse o projeto e nos desse a infraestrutura necessária para desenvolver o FUT SUMMIT com a segurança de entrega e uma boa experiência para o usuário.

 

O parceiro estratégico selecionado para o projeto foi a CONGRESS ME, plataforma de congressos digitais. Através da solução CONGRESS ME, foi possível que o FUT SUMMIT tivesse um site proprietário, onde os participantes poderiam, no primeiro momento, consultar a programação e se inscrever para o evento.

 

O pilar da divulgação foi baseado no marketing de influência, utilizando a audiência cativa do Getulio e dos palestrantes como ponto de partida. Ao todo, os palestrantes do FUT SUMMIT tinham mais de 10 milhões de seguidores no Instagram e era preciso utilizar este recurso a nosso favor.

 

O lançamento do evento foi feito através das redes sociais do Getúlio, que encaminhavam o participante para as redes sociais do evento. A sua marca de profissional múltiplo tornou rápida a conversão de leads, e a chancela de relevância do evento foi reiterada pela autoridade dos demais palestrantes que compartilharam, por sua vez, os posts institucionais confirmando a sua participação do evento nas redes. Uma estratégia que rapidamente nos fez chegar em todos os estados brasileiros, além de outros 19 países.

 

A autoridade do Getúlio, juntamente com os nomes de peso do evento e o propósito diferenciado do FUT SUMMIT conquistaram espaço na imprensa, tornando o evento ainda mais relevante no cenário nacional.

 

Os participantes tiveram acesso ainda à um grupo do Telegram exclusivo, onde Getúlio compartilhava o dia-a-dia da preparação, das novidades do evento e insights relacionados às trilhas de conteúdo criadas.

 

O relacionamento via e-mail marketing também foi outro ferramenta utilizada para a comunicação com os participantes.

 

Os clientes do produto premium adquiram os seus produtos na Plataforma Hotmart, de fácil interação.

 

A combinação de ferramentas selecionadas para a jornada do participante se mostrou assertiva tanto do ponto de vista da experiência do usuário como do ponto de vista de infraestrutura, não tendo recebido nenhum feedback relativo à instabilidade técnica.

O Fut Summit 2020 contou com inscritos de todos os Estados do Brasil e de mais de 19 países, alcançando os 5 continentes, somando 25.221 participantes, número esse, nunca antes registrado em um congresso online sobre futebol no Brasil. Enquanto o futebol estava parado em função da COVID-19, tornamos o esporte tema de estudo, entretenimento e motivo de inspiração profissional!

 

Outro ponto a ser observado foi a heterogeneidade do público atingido. Na pesquisa de opinião que fizemos, tivemos alguns dados interessantes:


  • O público, como esperado, foi predominantemente masculino com 87,3%, mas já com representatividade das mulheres de 12,6%.

     

  • O público era prioritariamente jovem, o que sugere a busca por capacitação ou reinvenção profissional. A principal faixa etária do evento foi o público de 26 a 34 anos (31,3%), seguido pela faixa de 35 a 44 anos (29,9%) e de 20 a 25 anos com 21,8% de representatividade. O restante do público tinha mais de 45 anos, uma parcela igualmente representativa.

     

  • O público do evento atuava, em sua maioria, na área de educação física, com 32,8% das respostas, seguido por 16,4% com atuação em Administração e Negócios; 10,9% em Jornalismo e 10,8% em Direito. 

     

  • Surpreendemente, 34,5% do público alegou que a área do futebol que mais lhe interessava era a Gestão, seguido por Carreira (20,9%) e Jornalismo (15,3%).

     

  • Dentre os maiores desafios encontrados pelos participantes na sua carreira, destacaram: Entrar no mercado de trabalho, Conseguir um emprego na área e Ascensão na carreira. 

     

  • Além dos dados, notamos pela análise qualitativa do público que tínhamos um perfil significativamente diverso: alguns, pela sua localização geográfica e classe social, nunca tinham tido a oportunidade de participar de um congresso em sua vida, enquanto outros já estavam no nível de Doutoramento acadêmico. Esta percepção sugere o quão democrático foi o conteúdo do FUT SUMMIT. 


Entretanto, qualquer tipo de levantamento quantitativo não nos emociona mais do que os feedbacks que tivemos ao longo e no pós-evento:

 

  • Muito obrigada por disponibilizar este conteúdo incrível.”Juliana Daguano – Participante”

     

  • Gostaria de agradecer a oportunidade que está dando a todos os amantes do futebol sobre diversos temas. Muito obrigado por compartilhar esse excelente trabalho.”Juninho Agesse – Participante




  • O FUT SUMMIT está de parabéns! O site está perfeito, os vídeos estão excelentes e a comunicação do evento como um todo está ótima também.”Rodrigo Perrota – Participante” 

     

  • Foi uma oportunidade única, todas as palestras foram maravilhosas, e um evento de qualidade estupenda.” Tairone Júnior – Participante

     

  • Só temos a agradecer a ti e aos palestrantes. O FUT SUMMIT estava demais”- Mateus Mandz – Participante




  • "Quero te parabenizar por essa semana incrível do FUT SUMMIT. Aprendi muito com histórias, aulas e o principal, aprendi tipos diferentes de lideranças e posturas, isso, para mim, não tem preço”.


 

A iniciativa do FUT SUMMIT chamou a atenção da imprensa, tendo sido destaque em alguns dos principais veículos de comunicação do país como a Revista Exame, matéria de capa na versão digital do jornal Estadão e a TV BAND, além de veículos especializados em esportes, como o Yahoo, Diário Lance, Uol Esporte, Portal Terra e Gazeta e veículos do segmento de live marketing, como a Portal Eventos e a Promoview. A valoração de mídia foi estimada em R$ 281.951,00.



Chegamos também à marca 10,5k de seguidores no Instagram, com uma audiência relevante e engajada! Verdadeiros advogados da marca FUT SUMMIT!



Ao final do evento, cabe ressaltar, direcionamos todo o lucro com a venda dos produtos premium do projeto (disponibilização das palestras por até 6 meses), vendidos a preços populares (R$ 137,00) para a compra de cestas básicas para as famílias dos meninos que integram o Projeto social Craque do Amanhã, em São Gonçalo, cidade de origem do Getúlio Vargas. Ao total foram 2 toneladas de alimentos doados, que assistiram 200 famílias.