Enquanto a notícia da COVID-19 ainda paralizava o mercado de live marketing, a Bethe B saiu na frente e lançou o FUT SUMMIT, um projeto com DNA digital por propósito. O público também estava sedento por notícias de futebol, parado em função do isolamento social resultado da pandemia da COVID-19. Nosso objetivo era muito claro: levar ao maior número possível de pessoas o conhecimento especializado das maiores autoridades da indústria do futebol, tornando o futebol pauta de debate, entretenimento e inspiraçãoo profissional.
O projeto do FUT SUMMIT 2020 teve foco no desenvolvimento sustentável. E a carreira do Getúlio é o retrato de como oportunidades e o conhecimento podem mudar vidas.
Getúlio nasceu em comunidade humilde da região metropolitana do Rio de Janeiro. Como grande parte dos meninos de baixa renda, sonhava em ser jogador de futebol e encontrou no seu pai e no seu avô dois grandes entusiastas deste projeto. Ao mesmo tempo que estimulavam o aprimoramento no esporte, nunca permitiram que ele deixasse os estudos de lado, com a sabedoria de que a cultura geral seria preponderante para o seu futuro.
Seu talento fez com que conquistasse espaço na base do Clube de Regatas do Flamengo, onde iniciou a sua carreira professional. Mas foi a sua vontade de estudar e de ir além que abriu novas portas, inclusive em clubes fora do Brasil. Quando optou por encerrar a sua carreira no futebol, se dedicou aos estudos de sua nova área de atuação e sua verdadeira paixão, a Comunicação, sabendo que a especialização e o profissionalismo seriam a base do seu sucesso futuro.
Mas Getúlio nunca esqueceu de suas origens e dos meninos que não tiveram as mesma oportunidades que ele. Ia constantemente ao bairro onde nasceu para dar palestras e inspirar pessoas através de sua trajetória e experiência. Entretanto, ele sabia que aquelas ações eram pontuais e buscava uma forma de criar um impacto maior para a sociedade, não só para aquelas crianças através de seu projeto social ainda em desenvolvimento, mas também para adultos que queiram encontrar novos caminhos profissionais dentro da indústria do futebol.
A inspiração encontrou subsídio acadêmico nas salas de aula do MBA em Gestão do Futebol da CBF. Alí Getúlio pode desbravar o universo estratégico e de gestão que norteiam as melhores práticas do futebol fora dos campos, principalmente ao ver os resultados de cases de implementação em clubes estrangeiros e, de forma menos expressiva, em clubes brasileiros. Esta oportunidade transformou a sua visão sobre o futebol e contribuir com a inovação no segmento passou a ser também a sua missão.
Mas GV sabia que ter acesso à estes cursos não era possível para todos e a inovação desejada só seria possível no futebol brasileiro a partir do momento que ele fosse capaz de atrair e preparar talentos de outras disciplinas. O futuro do futebol fora dos campos é multidisciplinar e o profissional do futuro precisa ter conhecimentos transversais para ter a visão necessária para a gestão 360. Este período instigou Getulio a desenvolver um projeto que pudesse disseminar as oportunidades da indústria e as boas práticas de gestão Brasil afora.
Quando o sonho do Getúlio encontrou a estruturação de projetos da Bethe B, o sonho se tornou realidade. Desenvolvemos, juntos, 6 trilhas do conhecimento, criando um panorama abrangente para quem participasse daquele que se tornaria o maior congresso online da indústria do futebol: Jornalismo, Marketing, Gestão, Direito, Carreira e Inovação. Nossa missão era democratizar o acesso ao conteúdo técnico para quem trabalha ou quer trabalhar na indústria do futebol, apresentando tendências, metodologias, dados, boas práticas e cases de sucesso.
Cada uma das trilhas exploraria:
Jornalismo
A principal área de especialização do Getúlio daria aos participantes um overview das oportunidades e desafios da profissão. Os jornalistas Mauro Beting, Ivan Moré, Benjamin Back, Rodrigo Rodrigues, João Guilherme, André Henning, Cahê Mota, Vanessa Riche, Rica Perrone, Renata Silveira e Gabriel Reis engrandeceram o conteúdo do congresso.
Marketing
Disciplina que sempre havia encantado Getúlio e foco de seus estudos mais recentes, traria a experiência de profissionais que foram responsáveis pela construção de grandes marcas por trás dos times de futebol, inspirando profissionais para a aplicação de conhecimentos especializados em branding, publicidade, live marketing e áreas afins no esporte. Dentre os principais nomes que participaram do evento, destacamos o gerente de marketing do Flamengo, Bernardo Pontes; o gestor de eventos esportivos Luiz Augusto Brum e o fundador e CEO da Ocean Digital, Rafael Cotta.
Gestão
Os executivos também compartilharam experiências e conhecimentos com os inscritos no congresso. O secretário-geral da CBF, Walter Feldman, o ex-presidente do Flamengo Eduardo Bandeira de Mello; o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz; a presidente da Federação Paraibana de Futebol, Michelle Ramalho; os gerentes de futebol e operações do S.C. Internacional, Rodrigo Caetano e Marina Tranchitella, respectivamente.
Direito
O tema do direito desportivo foi representado no Futsummit 2020 pelo procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, o STJD, Felipe Bevilacqua; pelo presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro, Marcelo Jucá; pela presidente do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem, Tatiana Mesquita Nunes; pelo juiz do trabalho Ricardo Miguel; e pelos advogados especialistas Bichara Neto, Alan Belaciano e Pedro Trengrouse.
Carreira
Grandes lendas do futebol puderam contar um pouco sobre a sua trajetória e o pós-carreira, dentre eles, os ex jogadores Zico, Alex, Edmundo, Pedrinho, Julio Cesar, Ricardo Rocha, além do organizador Getúlio Vargas, além do Auxiliar técnico da Seleção Brasileira, Matheus Bachi .
Inovação
O árbitro Carlos Eugênio Simon falou sobre a inovação trazido pelo VAR. O mentor de startups Marcelo Macedo apresentou as novas oportunidades de negócios no universo do Futebol. O cofundador da Flórida Cup e sócio da LifePro Career Management, Matheus Braga falou sobre sua trajetória e projetos.
No total, o FUT SUMMIT reuniria 36 palestrantes em mais de 35h de conteúdo. Mas, para isso, foi necessário primeiramente sensibilizar os palestrantes para que doassem o seu tempo e o seu conteúdo gratuitamente, já que tínhamos como premissa não aceitar patrocínios na primeira edição, de forma que tivéssemos a liberdade irrestrita da escolha de palestrantes que teriam que aceitar o nosso convite pela identificação com o propósito do evento. Para a nossa alegria, todos os profissionais da indústria do futebol se dispuseram a fazer parte do projeto.