Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: Live do Bem

Live do bem

Candidato: Discover Eventos e Viagens de Incentivo
Cliente: Panasonic do Brasil
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Categoria: Evento de Responsabilidade Social e Ambiental

Troféu Arttere
Evento de Responsabilidade Social e Ambiental

A agência
A Discover Eventos, agência especializada em Eventos Corporativos e Campanhas de Viagens de Incentivo, com mais de 17 anos de atuação no mercado, tem como principal característica a criação de produtos e serviços sob medida, o chamado tailor made. Nosso objetivo é compreender o propósito e o objetivo de cada cliente para entregar a melhor solução possível e gerar experiências inesquecíveis, nossa equipe está sempre motivada para fazer do evento um sucesso.
Um dos nossos valores é, sempre que possível, proporcionar um olhar diferenciado para os nossos eventos, visando contribuir com causas sociais por meio de ações individuais e coletivas. No evento abaixo, foi possível agir de maneira mais robusta e abrangente, com um projeto social do qual nos orgulhamos. 
O cliente
A Panasonic do Brasil, cliente da Discover há mais de 17 anos, é uma subsidiária do grupo japonês Panasonic Corporation, líder mundial no desenvolvimento de diversas tecnologias e soluções eletrônicas para clientes nos setores de consumo de eletrônicos, habitação, automotivo e B2B. A empresa, cuja filosofia fala sobre como o sentido da tecnologia passa por fazer diferença no dia das pessoas, compromete-se a não só entregar produtos de qualidade, mas também ser parte de uma cadeia sustentável como a marca também preza pelo respeito aos direitos humanos, promoção da diversidade, e sempre procura contribuir com a sociedade nos locais em que atua.
O evento
A Discover patrocinou a produção e a realização do Evento “Live do Bem Panasonic”, transmitido em sistema de live streaming pelo YouTube no dia 20 de setembro de 2020, em São Paulo, no Hotel Pullman. Promovido pela Panasonic do Brasil e pela Vip Battistini, a live contou com nomes como Luiza Trajano, João Appolinário, Rachel Maia, Guilherme Benchimol e outras grandes figuras do empresariado brasileiro. Tudo com o propósito de arrecadar fundos para a Instituição Capacita-Me, liderado pelas irmãs Rachel Maia e Marcia Maia, que visa atender as necessidades de cidadãos acima de 18 que estão vivendo em situação de vulnerabilidade socioeconômica, gerando empregabilidade e desenvolvimento a comunidades locais, sempre por meio da educação. 
Foram 5 horas de Live comandadas pelo Fábio Ribeiro, Gerente de Trade Marketing da Panasonic, e por Ricardo Battistini, fundador da Vip Battistini, que reúne gerentes, diretores, presidentes e proprietários de empresas de notável destaque no cenário corporativo.
 
 

Vídeo

Os principais desafios enfrentados pela Discover foram: tempo (pré-evento e transmissão da live), engajamento, palestrantes convidados e a qualidade da internet dos convidados.



Num momento em que as lives invadiram a internet, a ideia foi não fazer mais do mesmo. O primeiro desafio foi o tempo. Havia pouco tempo para produzir todo o evento, recheado de detalhes e demandas do início ao final. Tudo isso sem esquecer de garantir uma alta adesão durante cinco horas de evento. 



A pandemia dificultou a busca por parceiros dispostos a patrocinar o local de forma que a live pudesse ser realizada com todos os protocolos de segurança e os serviços necessários de qualidade. O Hotel Pullman de São Paulo, então, ofereceu a sala para a Vip Battistini, e assim a Discover conseguiu efetuar a montagem do estúdio, com todos os equipamentos juntamente com os técnicos e demais profissionais envolvidos na produção.



O segundo desafio foi como gerar uma maior participação do público. Logo, foi decidido que o evento seria transmitido de maneira aberta no YouTube, com palestras gratuitas ministradas por grandes nomes do mercado, sempre com temas relevantes de interesse do público em geral. O foco inicial foi nos executivos, mas depois notou-se que o público em geral teria interesse pela causa. A ideia foi gerar o maior número possível de espectadores, engajamento e doações para que o objetivo principal fosse alcançado.  O horário estabelecido, iniciando às 19h00, também foi definido com este propósito de gerar maior audiência. 



O maior desafio, no entanto, foi conseguir buscar executivos de renome que pudessem, por meio do conhecimento que adquiriram, ajudar na causa. A questão não era somente achá-los, mas também explicar sobre o projeto e, talvez o mais difícil, conciliar a agenda de todos. Graças aos temas como educação, carreira, negócios e projetos sociais, foi possível garantir a adesão de 13 importantes convidados. 



Depois de garantida a presença, foi essencial fazer uma pré-produção com todos os envolvidos. Afinal, nada poderia sair errado no dia da live e, ao ter várias pessoas em lugares distintos, é necessário lidar com os corriqueiros problemas de internet em tempos de pandemia, além de evitar interrupções e ter a certeza de que, mesmo de casa, os convidados pudessem ser ouvidos e vistos de maneira clara.



Com grandes nomes, o próximo passo foi definir quais seriam os temas. Foram selecionados assuntos que pudessem gerar maior engajamento. Rachel Maia, CEO da Lacoste (naquele momento) e fundadora do Capacita-me, promoveu uma discussão sobre Educação Empresarial. Luiza Helena Trajano, Presidente do Conselho Magazine Luiza e Presidente do Grupo Mulheres do Brasil, trouxe como tema o Futuro do Varejo após todas as mudanças que a pandemia gerou para a sociedade. O nadador paralímpico brasileiro e recordista mundial, Daniel Dias, passou mensagens de superação por meio de sua história de vida, buscando inspirar os telespectadores. 



Com grandes convidados e temas certeiros e passíveis de engajamento, foi possível levar ao ar uma live diversa, interessante, divertida e tecnicamente perfeita.

O propósito do evento foi promover debates e estabelecer a troca de conhecimento dos grandes profissionais do mercado com o público participante, e ao mesmo tempo arrecadar fundos para o Instituto Capacita ME.



Toda a estrutura técnica foi montada no Hotel Pullman. Com chroma key, iluminação de palco, sistema de áudio e vídeo, transmissão em live streaming e cenário virtual dentro do KV de comunicação da Panasonic, a sala de eventos se tornou um estúdio em pouco tempo.



Os testes foram constantes e os ensaios exaustivos. Toda a equipe envolvida manteve-se atenta e preparada para produzir e lidar com eventuais problemas com qualquer um dos 13 convidados durante as cinco horas de evento. 



Todos os protocolos de segurança foram rigorosamente cumpridos. A equipe da Discover, o staff do hotel e os mediadores Fábio e Ricardo fizeram o teste rápido da Covid 19 antes de iniciar a montagem do evento. Somente após o resultado negativo de toda equipe é que o trabalho foi iniciado. Pensando na inclusão e na possibilidade de proporcionar uma experiência rica a todo público, foram contratados três intérpretes em libras, que se revezaram durante as cinco horas de live. 



Também pensando na segurança dos envolvidos na produção presencial, o serviço de catering durante os dois dias de trabalho foi serviço pelo hotel no formato de box individual, tudo de maneira segura, prática e eficiente. 



A transmissão contou, durante todas as cinco horas, com um QRCODE no canto da tela, permitindo que o espectador pudesse ler o código com o celular para fazer a doação -- sem valor mínimo estabelecido -- para o Instituto Capacita ME por meio do paypal. 



A grade da programação foi construída e apresentada aos convidados, conforme agenda e com a confirmação de participação de todos os executivos durante o planejamento, e assim obtendo total êxito na execução.



Programação Live do Bem – das 19h até meia-noite



Luiza Helena Trajano | Presidente do Conselho Magazine Luiza e Presidente do Grupo Mulheres do Brasil | Futuro do Varejo 



 João Appolinário | Fundador e CEO da Polishop | Transformação e Adaptação 



Otávio Abdalla |Sócio e VP Comercial Vertem



Marcelo Tabacchi | Faber Castell – CEO | Reflexões para 2020 



Alexandre Garcia | Cellep – CEO | Futuro da Educação



Divanildo Albuquerque | Land Rover – Diretor Geral | Carreira 



Eduardo Jakus | Diretor da Vigor 



Rachel Maia | CEO da Lacoste e fundadora do Capacita-Me | Educação Empresarial 



Sergei Epof | Panasonic – Vice-Presidente | Business & Propósito 



Ricardo Madureira | Inovação e Brincadeiras 



Guilherme Benchimol | Grupo XP – CEO | Inovação e Liderança 



Margareth Menezes



Daniel Dias | Nadador – Recordista Paralímpico | Superação 



Sergei Epof, Vice-Presidente da Panasonic no Brasil, comentou sobre a Live do Bem Panasonic. “Esse evento vem ao encontro com os nossos valores e princípios de contribuição à sociedade, além de ser uma sequência das ações realizadas pela Panasonic desde o início da pandemia. Temos um papel social muito importante perante a sociedade e estamos fazendo uso de todos os nossos meios para cumpri-lo.” .



“A Live do Bem é mais uma oportunidade de formarmos uma corrente onde teremos um compartilhamento de aprendizado muito valioso e, ao mesmo tempo, arrecadar fundos que contribuirão para mudar a vida de jovens e adolescentes que necessitam desse olhar. Todas as pessoas estão convidadas a fazer parte disso!”, conclui Sergei.



“Estou muito feliz e grato em poder contribuir com esse evento, diferente de tudo que já pude acompanhar e promover neste período. Tivemos o apoio de empresários e executivos de empresas renomadas que estão engajados a abraçar uma causa social tão importante, que é contribuir para uma geração de novos jovens líderes e, com isso, para uma sociedade cada vez melhor”, explica Ricardo Battistini.



Para Ricardo, a energia e a paixão das irmãs fundadoras da Instituição são verdadeiramente inspiradoras, pois as ações em prol de jovens em situação de vulnerabilidade são efetivas, impactando positivamente famílias inteiras com mudanças profundas, e com diversidade sempre. “Elas colocam em prática o famoso ditado popular que diz: ‘Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida’, diz. 



Para a Discover, foi possível perceber uma conexão emocional com todos os envolvidos e com a causa. Mais do que estar por trás das câmeras, a equipe dedicou-se porque também sentia que estava fazendo parte da contribuição para a causa social como um todo.

Em números, o resultado da live foi expressivo: foram quase 6.000 visualizações e a participação massiva do telespectador, com funcionários da Panasonic ainda mais orgulhosos da empresa para a qual trabalham. O valor total arrecadado chegou a R$ 201.274,62, além de doações das empresas parceiras em cestas básicas, máscaras, alimentos da Vigor, jóias da Corsage e cursos de aprimoramento, tudo destinado ao Capacita-Me.



Em uma live que não contou com entretenimento, artistas ou cantores, o resultado atingido apenas por meio do compartilhamento de conhecimento e experiências foi grandioso e garantiu a visibilidade e awareness da causa. 



Os espectadores puderam aprender com os executivos que compartilharam com o público parte do seu aprendizado. Ao contar suas histórias e um pouco do dia a dia, os convidados inspiraram o público para que pudessem sonhar mais alto. A ideia do evento como um todo não foi durar apenas as cinco horas: a reflexão e os ensinamentos podem ter uma continuidade para quem participou. Da mesma maneira, o valor doado foi importante para dar prosseguimento no trabalho feito no instituto Capacita-Me. 



“E justamente podermos ver essas pessoas que não têm condição às vezes de comer direito, não tem condição nenhuma de cuidar da saúde, nós podermos auxiliar com um mínimo de condição e principalmente incentivo para estas pessoas dedicarem-se a educação. Que é somente através da educação que dá para polir o caráter da pessoa e fazer com que ela possa desenvolver todo o seu potencial interno para poder realmente construir a sua vida da melhor forma possível”, diz Ricardo Battistini.



Os idealizadores do projeto, Fabio Ribeiro e Ricardo Battistini, deram a missão por cumprida com total sucesso. E agradeceram o apoio de todos os envolvidos na execução, parceiros e fornecedores, e principalmente a Discover como agência parceira da Panasonic por tantos anos. 



Entre os resultados intangíveis da live, ficaram histórias de pessoas que assistiram e se emocionaram, pois já haviam participado do projeto Capacita-Me e hoje se encontravam em situação melhor -- tanto que fizeram até a sua doação durante a live. O evento, então, tornou-se parte de algo maior: toda a produção, os convidados e o público formaram uma rede de empatia, disposta a mostrar que o núcleo e o norte do desenvolvimento pessoal e profissional em busca de uma vida melhor é sempre a educação.