Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: AstraZeneca Viva a Cultura!

Candidato: Dançar Marketing
Cliente: AstraZeneca
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Categoria: Evento de Responsabilidade Social e Ambiental

Troféu Arttere
Evento de Responsabilidade Social e Ambiental

Uma das mais importantes agências de eventos e projetos socioculturais, a Dançar Marketing atua há 38 anos, gerando valor e construindo reputação para as marcas por meio da cultura. Referência no mercado de artes e entretenimento, a Dançar Marketing trabalha com projetos proprietários, live entertainment, marketing de conteúdo/curadoria, consultoria em leis de incentivo/políticas de patrocínio, eventos corporativos, além da produção de shows e turnês de artistas icônicos. Em seu portfólio de projetos socioculturais estão “Concertos de Vinólia”, “Viagem Nestlé Pela Literatura”, “Criação Teatral Volkswagen”, “Cine na Praça Cosipa”, “Laboratório Cultural Ultra” entre outros.
 
Realizado desde 2007 pela Dançar Marketing, o projeto AstraZeneca Viva a Cultura! tem como principais premissas as manifestações culturais e as atividades recreativas realizadas em hospitais de diversos lugares do Brasil. Ao longo desses 12 anos, o projeto já esteve em hospitais de São Paulo (Hospital AC Camargo, Hospital Infantil Darcy Vargas, Hospital Infantil Menino Jesus, Hospital Santa Marcelina, Instituto da Criança, Santa Casa de São Paulo), Rio de Janeiro (INCA - Instituto Nacional de Câncer), Belo Horizonte (Hospital da Baleia, Hospital das Clínicas da UFMG, Hospital Infantil João Paulo II), Curitiba (Hospital de Clínicas da UFPR, Hospital Pequeno Príncipe), Recife (Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - IMIP), Fortaleza (Hospital Infantil Albert Sabin), Natal (Hospital Liga Contra o Câncer), Salvador (Hospital Martagão Gesteira Hospital da Criança), Barretos - SP (Hospital do Câncer de Barretos Pio XII), Santos – SP (Santa Casa de Santos), Ribeirão Preto – SP (Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto) e Itajaí (Hospital Infantil Pequeno Anjo), levando ações sociais em forma de arte, cultura, alegria e sobretudo esperança para milhares de crianças, famílias e profissionais que vivem à sombra de doenças crônicas.
 
A curadoria do projeto selecionou uma equipe de profissionais especializados em entretenimento em ambientes hospitalares. Psicopedagogos, intérprete de libras, músicos e atores, representantes de cada uma das cidades por onde o projeto passou, foram o fio condutor para o sucesso da temporada 2019, inclusive na geração de empregos. Seguindo a temática da ciência, a equipe do Viva a Cultura! preparou atividades que, além de interativas, ofereceram um entendimento claro e divertido de como a ciência faz parte do nosso dia a dia.

Vídeo

A Dançar Marketing idealizou o Viva a Cultura! com o intuito de realizar apresentações de artes cênicas e intervenções artísticas gratuitas, para pacientes em tratamento de câncer e outras patologias, em diferentes hospitais de cidades brasileiras. A proposta é oferecer gratuitamente produtos culturais de qualidade a pessoas que, por estarem hospitalizadas, têm reduzido acesso às fontes de cultura. Desta forma, contribui para facilitar, tanto aos enfermos quanto aos que frequentam rotineiramente o ambiente hospitalar (parentes de pacientes, médicos, funcionários etc.), o livre acesso a múltiplas linguagens culturais e ao pleno exercício dos direitos culturais.

 

O Viva a Cultura! também promove o bem-estar social, por meio do fomento à educação, à cultura e a uma vida mentalmente mais saudável aos mais carentes. Incentiva uma sociedade mais igualitária e o conforto a crianças e adolescentes desfavorecidos hospitalizados que, muitas vezes, tiveram sua infância e adolescência comprometidas, por terem trocado suas casas, escolas e brincadeiras pela luta à vida em um hospital. Diante disso, o projeto contribui com a cultura do país, proporcionando melhora no quadro clínico de todos os impactados.

 

Em conformidade com a Agenda 2030 da ONU, o Viva a Cultura! visa atender seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como “assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos”, bem como “promover oportunidades de aprendizagem”.

 

Com o patrocínio da AstraZeneca, em 2019 foram realizadas 7 semanas (não consecutivas) de intervenções artísticas gratuitas em hospitais de cidades brasileiras. Cada semana incluiu uma apresentação teatral, cinco apresentações de música instrumental nos leitos, cinco oficinas com temas oportunamente escolhidos pela curadoria do projeto e uma oficina de fotografia com intervenções gráficas.

 

Nos dias de visitas aos hospitais, crianças e adultos puderam sair do ambiente de fragilidade, insegurança e sofrimento e foram estimulados, através das atividades artísticas, a brincar, criar e fazer novos amigos. Mesmo aqueles que não puderam sair, foram tocados pela música e pela visita de “Astro”, mascote do projeto, que preencheu o coração de cada um dos participantes com alegria e esperança.

Galeria de Fotos

O Viva a Cultura! completou 12 anos em 2019 e, desde a sua primeira etapa, leva atividades lúdicas, música instrumental, peças de teatro e oficinas de criatividades para crianças hospitalizadas, seus acompanhantes e equipe médica, proporcionando momentos de alegria, alento e descontração no dia a dia. As instituições receberam o projeto de braços abertos, cedendo seus espaços para a realização de cada uma das ações.

 

Os produtos culturais oferecidos através do projeto foram capazes de estimular a criatividade, a sensibilidade auditiva e visual, a coordenação motora, a interação com o grupo, a comunicação e a expressividade das pessoas hospitalizadas. Utilizando a arte como ferramenta, tornamos o ambiente hospitalar mais acolhedor, construindo oportunidades culturais para estimular os potenciais de pacientes com câncer ou outras doenças crônicas, prioritariamente de baixa renda, fortalecendo  competências para a vida e desenvolvendo metodologias que fizessem da cidadania um fim e um meio de aprendizado, com troca de experiências e a formação de agentes e destinatários de transformações.

 

Essa iniciativa vai ao encontro dos valores da AstraZeneca, que diariamente coloca o paciente em primeiro lugar. Essa troca de experiências, carinho e dedicação é muito importante e eficaz no tratamento e combate às doenças. Por meio do projeto, o patrocinador tem a oportunidade de proporcionar cultura e conhecimento a crianças hospitalizadas e à equipe médica envolvida, de forma a suavizar o tratamento das mesmas. Consequentemente, traz notoriedade da marca na mídia, alcança regiões menos favorecidas, promove empregabilidade, trazendo awareness e posicionamento da marca no que se refere à preocupação com a saúde.

 

As atividades oferecidas em 2019 foram: personalização de porta-retratos e fotos divertidas, caleidoscópio, lanterna de estrelas, galáxia no pote, oficinas com material reciclável, show de ciência maluca, teatro de bonecos e música nos leitos, com o mascote “Astro”.

 

Em 2019 foram realizadas 7 etapas, em 6 diferentes cidades:

Curitiba: Hospital das Clínicas da UFPR, 8 a 12 de julho de 2019

Fortaleza: Hospital Infantil Albert Sabin, 22 a 26 de julho de 2019

São Paulo: Hospital A.C. Camargo, 12 a 16 de agosto de 2019

São Paulo: Hospital Santa Marcelina, 16 a 20 de agosto de 2019

Salvador: Hospital Martagão Gesteira, 30 de setembro a 4 de outubro de 2019

Belo Horizonte: Hospital das Clínicas UFMG, 4 a 8 de novembro de 2019

Natal: Hospital Liga Contra o Câncer, 25 a 29 de novembro de 2019

 

Cada cidade/hospital recebeu as atividades do AstraZeneca Viva a Cultura! durante 5 dias, nos períodos da manhã e da tarde, que contemplaram:

5 dias de oficinas culturais

5 dias de música no leito

1 dia de apresentação teatral

1 dia de show de ciência

1 dia de foto lembrança

Galeria de Fotos

O Viva a Cultura! desenvolveu um modelo que integra o artista e a comunidade em espaço especial - o ambiente hospitalar -, ampliando o acesso às fontes de cultura por pacientes, familiares e equipe dos hospitais atingidos pelo projeto. A arte, mais do que ferramenta para aperfeiçoar a expressão e comunicação dos pacientes, também foi o objeto de fruição durante o projeto, cujas atividades contribuíram significativamente para ampliar, expandir, divulgar e formar público para diversas linguagens artísticas. As oficinas e as apresentações, tanto de música instrumental como de teatro, foram viabilizadas através de ferramentas e técnicas que estimulam o desenvolvimento do potencial criativo artístico, garantindo a disseminação da cultura para além dos participantes das atividades do projeto. Assim, o projeto democratizou o acesso à cultura através das técnicas ministradas nas oficinas, da interação do público com a música instrumental e o teatro.

 

Em 2019, mais de 1.900 pessoas tiveram suas vidas impactadas com as atividades, entre elas crianças, acompanhantes e equipe médica.

O projeto teve um retorno de mídia espontânea de R$3.096.935,48, contando com mais de mil matérias em rádios, jornais, sites e televisão.

 

Números do projeto em 2019:

8 hospitais

40 oficinas

40 atividades de contação de história

8 apresentações teatrais

8 shows de Ciência Maluca

96 eventos gratuitos

40 dias de atividades

Público atingido: 1.920 pessoas

Galeria de Fotos