Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: XP - Juntos transformamos com Chris Gardner

Evento beneficente Juntos Transformamos

Candidato: Origami Marketing e Eventos
Cliente: XP Investimentos
Segmento: Eventos
Categoria: Evento de Relacionamento

Troféu Modern LIFE
Evento de Relacionamento

A XP Inc. é uma empresa do setor financeiro, focada em tecnologia, com o propósito de transformar o mercado financeiro e melhorar a vida das pessoas. Com esta filosofia e baseada na sua visão de “sonho grande”, espírito empreendedor e mente aberta, a empresa com suas marcas XP Investimentos, Rico, Clear, InfoMoney, Spiti e Leadr, tem conseguido criar um novo ambiente de atuação neste mercado que era carente de inovações.

Para a XP, acreditar no impossível é a principal forma de encontrar soluções disruptivas para fornecer os melhores serviços aos seus clientes, que são o maior foco da empresa.

Com este objetivo, a XP tem como hábito manter a maior proximidade possível de seus clientes. E dentre diversas ações, a empresa tem um grande volume de eventos de relacionamento que preenchem o calendário de seus executivos. Além de grandes eventos são muito frequentes encontros em cafés da manhã, almoços e jantares em petit comité com os clientes estratégicos de todo o Brasil e o board da empresa.

Com o isolamento social e todos os desafios e incertezas do momento, e engajada no combate à pandemia, a XP sentiu-se obrigada a cancelar estes eventos de relacionamento presenciais. No entanto, continuar a proximidade com os seus clientes era uma necessidade.

Para a XP, desafios são combustíveis para ir além. Então, em conjunto com a Origami Marketing e Eventos, a empresa criou um evento até então inédito no Brasil, de proporções ambiciosas e em apenas 3 semanas.

A ideia consistia em manter a proximidade com os clientes, com uma mensagem de positividade e angariação de fundos para o “Juntos Transformamos”, um ambicioso projeto da XP Inc. para mitigar os impactos da pandemia na população brasileira.

A partir daí foi formato um evento online para todos os clientes das empresas pertencentes ao grupo, com o objetivo de promover um momento de entretenimento em família, com uma mensagem positiva sobre o momento e sensibilizando o público sobre a necessidade de ajudar o próximo fazendo doações ao projeto “Juntos Transformamos”.

Para os maiores clientes, donos de grandes fortunas, com a intermediação dos seus escritórios de assessores financeiros autônomos, a XP ofereceu um jantar online, com entrega simultânea (deveria ser no mesmo horário em que o evento online começasse) de jantares e vinho para quase 1.000 pessoas, em 6 cidades diferentes, engajando-os em relação às doações.

Vídeo

O briefing do cliente era claro, manter os eventos de relacionamento one-to-one realizados rotineiramente pela companhia promovendo encontros entes o seu board e principais clientes.  



Num momento sensível e de incertezas mundialmente, estes eventos faziam ainda mais sentido para a estratégia da empresa, uma vez que o setor acumulava prejuizos nunca vistos antes. Era de suma importância mostrar que a XP estava ao lado dos clinetes principalmente nestes momentos.



O grande desafio era continuar realizando estes encontros, para transmitir uma mensagem positiva, aproveitando para ter impacto social positivo e oferecer uma experiência para os clientes e sua família, aumentando o engajamento no distanciamento social.

 

A Origami teve 3 semanas para criar o evento em conjunto com o cliente, formatar, encontrar os parceiros chave, produzir e realizar o evento.

 

A divulgação foi feita através da InfoMoney – publicação do grupo - e das redes sociais da XP Inc., suas empresas e seus influenciadores (Guilherme Benchimol, Betina Roxo, Explica Ana, Primo Rico, entre outros.

Galeria de Fotos

O Juntos Transformamos com Chris Gardner foi um dos primeiros eventos corporativos on-line de grande porte aberto ao público realizado no país após a pandemia da Covid-19.



O evento era focado em oferecer uma experiência única para a família de seus clientes, num momento de incertezas e sensibilidade.

 

Agenda:


  • Transmissão do filme “À Procura da Felicidade” de Gabrielle Mucino com Will Smith no papel principal

  • Mensagem do CEO da XP INC. - Guilherme Bechimol

  • Bate-papo entre Betina Roxo (Especialista de Investimentos da XP Investimentos) e o próprio Chris Gardner, hoje empresário, corretor da Bolsa de NY e filantropo, trazendo mensagens muito inspiradoras para o momento que estávamos vivendo, direto de suas casas


 

Além da transmissão do filme e do bate papo, havia o desafio de unir a experiência real e virtual em larga escala, com a realização de jantares envolvendo quase 1.000 clientes VVIP em 6 cidades simultaneamente com 94,6% de sucesso nas entregas, sem ocorrências graves, mesmo numa operação logística de extrema complexidade.



As inscrições foram feitas através da plataforma Sympla, parceiro estratégico da XP, e que foi utilizada também para os clientes private escolherem a sua opção de cardápio. A transmissão completa foi realizada por um portal dedicado ao evento fornecido pela Netshow.me, parceiro da Origami Eventos e referência em plataforma de transmissão pela internet, com o bloco final, com participação de Chris Gardner, retransmitido pelo Youtube.



As entregas foram feitas em parceria com a Loggi, que além de fornecer o uso da plataforma com custo reduzido, auxiliou a criar estratégias de engajamento dos entregadores parceiros, uma vez que haveria uma alta demanda em um horário concentrado. E em conjunto com a Origami, foram criadas outras estratégias como bolsões de espera, disciplinamento do trânsito, distribuição de EPIs, para manter a proteção dos parceiros em relação à doença e manter o sossego da vizinhança dos restaurantes.



Um estúdio de TV foi utilizado para o gerenciamento e controle das contribuições em 3 cidades diferentes, dentre elas Chicago nos EUA. E para ter uma melhor performance das transmissões caseiras, mantendo o distanciamento social necessário para o combate à proliferação da doença, a Origami Eventos enviou para os 3 participantes da transmissão um kit de luz, microfone e adaptadores, garantindo melhor imagem e áudio.



Não obstante ao cenário da pandemia, na semana do evento os protestos do movimento “Black Lives Matters” se intensificaram nos EUA após o assassinato do George Floyd, homem preto, morto por policiais, acusado de usar uma nota falsa de U$ 20. 



Com isso, as ruas das principais cidades norte americana foram tomadas por manifestantes, com episódios de conflitos acirrados. Entre estas cidades estava Chicago e, no epicentro dos protestos na maior cidade do estado de Illinois, estava a Trump Tower, marca pertencente ao atual presidente do país e onde mora o principal participante do nosso evento, Chris Gardner.



Com os protestos em frente à casa de Chris, o planejamento para a transmissão teve que ser completamente ajustado na noite anterior ao evento. Em parceria com a equipe do palestrante, a Origami Eventos traçou uma forma segura para a transmissão e os profissionais que trabalharam no local.



Como o prédio acomoda além de apartamentos um hotel, os profissionais se dirigiram ao hotel bem cedo na madrugada quando a manifestação tinha acalmado e antes de se reaquecer e dormiram no local.



Para ter total segurança de manter a experiência aos clientes da XP, uma vez que a internet no local estava bastante comprometida e com picos de oscilação, uma vez que a manifestação afetou postes e estruturas públicas, mas também, pelo grande número de pessoas na rua, realizamos o evento à tarde, gravando na íntegra para ser exibido no horário divulgado, 18h30.



Abrangência:


  • Live – Brasil

  • Jantar – São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre 




Participações:


  • Chris Gardner (Empresário, Filantropo, Corretor da Bolsa de NY e inspiração para o filme “À Procura da Felicidade”)

  • Guilherme Bechimol (CEO da XP Inc.)

  • Betina Roxo (Especialista de Investimentos da XP Investimentos)




Audiência:


  • 38 mil espectadores 

  • 956 jantares para clientes Private em 6 cidades do Brasil 




Patrocínio:


  • Ame

  • Audi

  • Mistral

  • Lindeberg Reserva Itaim 




Restaurantes:


  • Rubayat – SP, RJ, BSB

  • Alma Chef – BHZ

  • K.Sa – CWB

  • Bah – POA 




ONGs beneficiadas:


  • Amigos do Bem

  • Comunitas

  • Gerando Falcões

  • União Rio 




Staff:


  • 32 apoios de produção

  • 15 Técnicos no switcher

  • 35 apoios logísticos

  • 78 funcionários nos restaurantes

  • 267 entregadores

O evento teve o custo financiado por patrocinadores, sendo toda a renda obtida revertida para 4 ONGs (Amigos do Bem, Comunitas, Gerando Falcões e União Rio), beneficiando 300 famílias impactadas pela COVID-19, apenas com as doações diretas do evento.

 

Além do trabalho das ONGs, o evento contribuiu ao incrementar a renda dos 427 profissionais do mercado de eventos e restaurantes, setores profundamente afetados pela pandemia do COVID-19, num momento de extrema dificuldade, imprevisibilidade e desempregos.



Fora a parte filantrópica, a XP adquiriu com o evento 23 mil novos leads qualificados, manteve o contato direto com seus clientes sejam os clinetes do varejo ou os clientes private participantes do jantar online.



O evento foi fundamental para a XP fortalecer seus laços de parceiria com seus escritórios parceiros, fundamentais na gestão de clientes de alta renda em um momento bastante turbulento e inseguro do setor. 



Com tudo isso o evento ratificou o compromisso da XP com as práticas de governança ambiental e social (ESG) hoje mandatória no seguimento financeiro.