O EVENTO / DESAFIOS
Nosso desafio inicial, considerando o perfil do público e os objetivos do evento, foi construir este projeto em um local que permitisse verdadeira imersão e respeitasse a localização dentro da Cidade de São Paulo.
A escolha do local era estratégica não só para proporcionar a imersão que queríamos, mas também para viabilizar o complexo plano de logística, uma vez que que 50% do público era de outros Estados, com necessidade de aéreo e hospedagem. E também tínhamos o desafio de conciliar a montagem deste evento com o Prêmio Abrasce, que antecede o ENASUPER e possui conceito e proposta completamente distinta. Portanto ou lidávamos com complexas questões de remontagem (sem prazo para isso), ou encontrávamos os locais ideais que atendessem tudo o que precisávamos.
Chegamos assim numa combinação perfeita em termos de estrutura e localização, escolhendo o Villa Blue Tree para a realização do ENASUPER e o Tom Brasil (rua ao lado) para realizarmos o Prêmio Abrasce 2019.
Para atender aos 3 pilares (conteúdo, inovação e experiência) partimos com 3 frentes de estudo:
. construção de uma identidade única para o evento que traduzisse os assets, de forma a equalizar e aproximar convidados, cliente e marcas expositoras
. agregar inovação em todos os pontos de contato (tecnologia foi ponto forte);
. trazer um conteúdo que possa deixar residual forte para estes convidados, impactando diretamente no planejamento estratégico dos shoppings
. gerar efetivamente network
SISTEMA GRÁFICO E COMUNICAÇÃO
Criamos um sistema gráfico moderno, trazendo a tríade “conteúdo, inovação e experiência através de símbolos descontruídos. O resultado foi um KV moderno, colorido e de impacto. O desmembramento nas peças e cenografia reforçaram os assets e impactaram os convidados com modernidade, ousadia e muita cor.
UX DOS CONVIDADOS
Os convidados foram impactados no pré-evento com uma comunicação digital inovadora, trazendo o presidente de forma virtual no Save the Date, convidando a todos para vivenciar o ENASUPER.
Ao chegar no evento, um credenciamento todo desconstruído e colorido. Ao se identificar na retirada do crachá, instantaneamente o nome do convidado aparecia no telão, com uma mensagem personalizada de boas-vindas.
Além da credencial, os convidados recebiam uma pulseira que, pelo sistema de RFID, tinha por finalidade gerar novas conexões e network. Em momentos de atividade e alimentação, para incentivar as conexões com pessoas diferentes, os convidados eram divididos aleatoriamente em grupos por cores, que ascendia em suas pulseiras e determinava, assim, para qual grupo deveriam ir. Isso proporcionou muito network ao fazer as pessoas desconhecidas se juntarem ao longo de todo o evento, além de proporcionar interatividade na plenária com efeitos de luz.
Na área da expo desenvolvemos estandes em formatos inovadores, de forma a aproximar o expositor dos convidados. Os estandes foram ressignificados com o conceito de “lounges”, e isso elevou o nível de satisfação dos expositores e a taxa de retorno dos contatos estabelecidos.
Na abertura da plenária um show luzes, bailarinos e tambores colorindo e animando os convidados, deixando a energia lá em cima para receberam muito conteúdo de qualidade.
No segundo dia, o Presidente da Abrasce em holografia fez a abertura do evento, enquanto interagia com ele mesmo, que estava na primeira fileira da plateia.
Em todos os intervalos de entrada e saída de plenária, vídeos conceito nas telas, muita luz e som para entreter os convidados.
Durante todo o evento atividades simultâneas aconteciam para proporcionar conteúdo, entretenimento e network.
Durante todo o evento um Bar Brahma funcionou com chope e porções, além de estações de Gin e Vinho. Ativações de comida e bebida rolaram full time.
Ativações de gameficação e realidade aumentada foram a sensação, com destaque para o espaço da Voyager VR que trouxe experiências virtuais de última geração.
O conforto também foi arquitetado no projeto que trazia lounges por todos os espaço, equipados com carregadores de celular a base de energia solar, pufes super confortáveis e massagem no spés. Tudo isso para deixar os convidados muito à vontade, inclusive quanto a escolha do que queriam experimentar a cada momento.
Música de qualidade e shows ao vivo aconteciam simultaneamente em diversos espaços, com destaque para a Praça Enasuper, que recebeu renomados Djs, a cantora Graça Cunha e apresentações de Live Sax.
Na praça Enasuper também era possível participar de um experience Gin e testar a sorte nos jogos do Cassino Experience.
UM SHOW DE CONTEÚDO
Murilo Gun foi o mestre de cerimônias do Enasuper 2019. Com sagacidade e bom humor, convidou os superintendentes a assistirem aos debates apresentados no palco. “Fiquem presentes e não se permitam sair daqui sem trocar ideias”, disse antes de chamar ao palco Clovis Tavares, ou melhor, o alemão PhD em Varejo, Sebastian Müller.
O personagem criado por Tavares cativou o público com muitas informações, sacadas inteligentes, truques de mágicas e interação. De maneira lúdica, o especialista enfatizou a importância de os shoppings investirem em e-commerce, omnicanalidade, marketplace e espaços sociais.
Murilo Gun deu uma pausa no papel de mestre de cerimônias para palestrar sobre “criatividade e inovação em shopping center”. Com muita propriedade e dinamismo, provocou reflexões e arrancou risadas dos superintendentes ao tratar sobre o processo de industrialização do ser humano e a necessidade de resgatar a própria humanidade.
Que tal organizar 3.202 peças e transformá-las em oito rodas-gigantes em 90 minutos? Os superintendentes, divididos em equipes, toparam esse desafio proposto por Daniel Ramirez, do Grupo Azevedo Ramirez, e se divertiram ao superar os próprios limites.
Liderado por Candice Pascoal e Camila Farani, o painel “Trajetória de carreira: inovação, criatividade e liderança” agitou a manhã do segundo dia de Enasuper. CEO da empresa de financiamento coletivo Kickante, Candice enfatizou que os shoppings já fazem parte da nossa cultura e que não precisam ter medo do comércio online.
Camila Farani, presidente da G2Capital e tubarão do programa Shark Tank Brasil, destacou que o varejo é feito de detalhes.
As discussões seguiram intensas e animadas com Rodrigo Miranda, presidente da Zaitt, Alexandre Guerra, diretor do Giraffas, e Caito Maia, CEO da Chilli Beans. Batizado de Varejo + Start up, o painel teve início com a apresentação de Miranda sobre a Zaitt, o mercado inteligente que opera 24h sem funcionários e conta com duas unidades: uma na capital capixaba e outra na capital paulista.
A maior surpresa do Enasuper ficou por conta da artista brasileira mais bem-sucedida da atualidade. Da comunidade pobre carioca ao reconhecimento internacional, Anitta chegou para fechar o Enasuper em grande estilo. Dessa vez, a cantora subiu ao palco para falar sobre empreendedorismo.