Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: ENASUPER

o maior hub de conteúdo, experiência e inovação do setor

Candidato: Sense_AG
Cliente: Abrasce
Segmento: Eventos
Categoria: Evento de Relacionamento

Troféu Modern LIFE
Evento de Relacionamento

A convite da Abrasce, assumimos a missão de conceituar um evento inovador para os gestores de Shopping Center do Brasil, que agregasse inovação e muito network para este público. Nasceu assim em 2017 o Encontro Nacional de Superintendentes - Enasuper 1ª edição e, em 2019, consagramos o ENASUPER como já sendo o maior hub de conteúdo, experiência e inovação do setor.
 
O evento aconteceu nos dias 10 e 11 de setembro de 2019, na capital paulista, levando debates interessantes, ideias novas e diversão a mais de 350 gestores de Norte a Sul do Brasil.
 
Considerando que a tríade 'experiência, conteúdo e inovação' é a base para qualquer planejamento estratégico, sobretudo no varejo que é tão dinâmico e ágil, pautamos o desenvolvimento criativo deste evento com conteúdos, ativações e experiências que gerassem reflexão sobre temas como complementaridade, multicanalidade e parceria.
 
03 meses de atendimento, 32 revisões de planilha orçamentária, mais de 60 produtores distribuídos em 06 squads estratégicos:
 
- Conceito e identidade visual do projeto: núcleo responsável pela criação do sistema gráfico do evento, desmembramento da identidade visual e adaptação de peças ao cliente e aos patrocinadores;
- Montagem: concepção e acompanhamento de construtivo e cenografia
- Técnica: acompanhamento técnico de audiovisual e energia
- Conteúdo: ideia criativa, negociação, alinhamentos e roteiros de todos speechers
- Expo: conceituação e projeto de todos os estandes da Expo, mais acompanhamento de montagem
- CAEX: atendimento dedicado ao patrocinador pelo período de 3 meses
 
CONTEÚDO
- Murilo Gan
- Clovis Tavares, ou melhor, o alemão PhD em Varejo, Sebastian Müller
- Grupo Azevedo Ramirez
- Candice Pascoal (CEO da empresa de financiamento coletivo Kickante)
- Camila Farani (presidente da G2Capital e tubarão do programa Shark Tank Brasil)
- Rodrigo Miranda, presidente da Zaitt
- Alexandre Guerra, diretor do Giraffas
- Caito Maia, CEO da Chilli Beans
- Anitta

ATIVAÇÕES
- Brahma
- Cecília Dale
- Bauducco
- Mr Cheney 
- Sense Spa
- Voyager VR
- Ballon Bike
- Morana 
- Cuor Di Crema 
- The Gin Flavors
- Sunew 
- Dayso
- Zapt Tech
- Verzani & Sandrini
- Gocil

EXPOSITORES
- Abrasce
- Verzani & Sandrini
- Enel
- Gocil
- Indigo 
- Brasanitas
- Nepos
- CPFL
- Getnet
- Basf
- Holoair
- Skidata
- Sodexo
- Intranet Mall
 
- Protege
- Charge Point
- Medeiros Advogados
- elcoma
- Sunew
- Sintonia Eventos
- TelTec
- Retail Hub
 

Vídeo

BRIEFING:



Evento exclusivo para Superintendentes de Shopping Centers.

Networking, jogos de negócios/liderança, palestras nacionais e internacionais.



PERFIL DO PÚBLICO:

Superintendentes de Shoppings Centers (evento exclusivo, restrito a convidados ASSOCIADOS)

54 - Shoppings filiados na região Sul.

202 - Shoppings filiados na região Sudeste.

23 - Shoppings filiados na região Norte.

69 - Shoppings filiados na região Nordeste.

40 - Shoppings filiados na região Centro Oeste.



CONCEITO DO EVENTO:

Evento pioneiro em inovação, experiência e conteúdo



INFORMAÇÕES GERAIS DO EVENTO:

Nome do Evento: ENASUPER 2019

Data Realização: Setembro/2019 (2 dias consecutivos)

*** Check-in: quinta-feira / Check-out: sábado (50 % dos convidados são de outros Estados)



METAS E OBJETIVOS

Proporcionar uma experiência incrível a todos os participantes que estão acostumados com eventos globais e de alto impacto ( *ponto mais importante do evento )

Trazer muita inovação para motivar os superintendentes a voltarem renovados ao shopping

Construir o branding do evento através de uma linguagem visual contemporânea

Criar um evento arquitetado para gerar network



ENTREGAVEIS 

- proposta criativa

- projeto de comunicação visual do evento

- indicação de espaço para evento

- sugestões de palestrantes e MC

- experience lounge 

- espaço para interação e tecnologia.

 - oportunidades para patrocínio e merchandising

O EVENTO /  DESAFIOS

 

Nosso desafio inicial, considerando o perfil do público e os objetivos do evento, foi construir este projeto em um local que permitisse verdadeira imersão e respeitasse a localização dentro da Cidade de São Paulo.

 

A escolha do local era estratégica não só para proporcionar a imersão que queríamos, mas também para viabilizar o complexo plano de logística, uma vez que que 50% do público era de outros Estados, com necessidade de aéreo e hospedagem. E também tínhamos o desafio de conciliar a montagem deste evento com o Prêmio Abrasce, que antecede o ENASUPER e possui conceito e proposta completamente distinta. Portanto ou lidávamos com complexas questões de remontagem (sem prazo para isso), ou encontrávamos os locais ideais que atendessem tudo o que precisávamos.

 

Chegamos assim numa combinação perfeita em termos de estrutura e localização, escolhendo o Villa Blue Tree para a realização do ENASUPER e o Tom Brasil (rua ao lado) para realizarmos o Prêmio Abrasce 2019.

 

Para atender aos 3 pilares (conteúdo, inovação e experiência) partimos com 3 frentes de estudo:

. construção de uma identidade única para o evento que traduzisse os assets, de forma a equalizar e aproximar convidados, cliente e marcas expositoras

. agregar inovação em todos os pontos de contato (tecnologia foi ponto forte);

. trazer um conteúdo que possa deixar residual forte para estes convidados, impactando diretamente no planejamento estratégico dos shoppings

. gerar efetivamente network

 

 

SISTEMA GRÁFICO E COMUNICAÇÃO

 

Criamos um sistema gráfico moderno, trazendo a tríade “conteúdo, inovação e experiência através de símbolos descontruídos. O resultado foi um KV moderno, colorido e de impacto. O desmembramento nas peças e cenografia reforçaram os assets e impactaram os convidados com modernidade, ousadia e muita cor.

 

 

UX DOS CONVIDADOS

 

Os convidados foram impactados no pré-evento com uma comunicação digital inovadora, trazendo o presidente de forma virtual no Save the Date, convidando a todos para vivenciar o ENASUPER.

 

Ao chegar no evento, um credenciamento todo desconstruído e colorido. Ao se identificar na retirada do crachá, instantaneamente o nome do convidado aparecia no telão, com uma mensagem personalizada de boas-vindas.

 

Além da credencial, os convidados recebiam uma pulseira que, pelo sistema de RFID, tinha por finalidade gerar novas conexões e network. Em momentos de atividade e alimentação, para incentivar as conexões com pessoas diferentes, os convidados eram divididos aleatoriamente em grupos por cores, que ascendia em suas pulseiras e determinava, assim, para qual grupo deveriam ir. Isso proporcionou muito network ao fazer as pessoas desconhecidas se juntarem ao longo de todo o evento, além de proporcionar interatividade na plenária com efeitos de luz.

 

Na área da expo desenvolvemos estandes em formatos inovadores, de forma a aproximar o expositor dos convidados. Os estandes foram ressignificados com o conceito de “lounges”, e isso elevou o nível de satisfação dos expositores e a taxa de retorno dos contatos estabelecidos.

 

Na abertura da plenária  um show luzes, bailarinos e tambores colorindo e animando os convidados, deixando a energia lá em cima para receberam muito conteúdo de qualidade.

 

No segundo dia, o Presidente da Abrasce em holografia fez a abertura do evento, enquanto interagia com ele mesmo, que estava na primeira fileira da plateia.

 

Em todos os intervalos de entrada e saída de plenária, vídeos conceito nas telas, muita luz e som para entreter os convidados.

 

Durante todo o evento atividades simultâneas aconteciam para proporcionar conteúdo, entretenimento e network.

 

Durante todo o evento um Bar Brahma funcionou com chope e porções, além de estações de Gin e Vinho. Ativações de comida e bebida rolaram full time.

 

Ativações de gameficação e realidade aumentada foram a sensação, com destaque para o espaço da Voyager VR que trouxe experiências virtuais de última geração.

 

O conforto também foi arquitetado no projeto que trazia lounges por todos os espaço, equipados com carregadores de celular a base de energia solar, pufes super confortáveis e massagem no spés. Tudo isso para deixar os convidados muito à vontade, inclusive quanto a escolha do que queriam experimentar a cada momento.

 

Música de qualidade e shows ao vivo aconteciam simultaneamente em diversos espaços, com destaque para a Praça Enasuper, que recebeu renomados Djs, a cantora Graça Cunha e apresentações de Live Sax.

 

Na praça Enasuper também era possível participar de um experience Gin e testar a sorte nos jogos do Cassino Experience.

 

 

UM SHOW DE CONTEÚDO

 

 

Murilo Gun foi o mestre de cerimônias do Enasuper 2019. Com sagacidade e bom humor, convidou os superintendentes a assistirem aos debates apresentados no palco.  “Fiquem presentes e não se permitam sair daqui sem trocar ideias”, disse antes de chamar ao palco Clovis Tavares, ou melhor, o alemão PhD em Varejo, Sebastian Müller.

O personagem criado por Tavares cativou o público com muitas informações, sacadas inteligentes, truques de mágicas e interação. De maneira lúdica, o especialista enfatizou a importância de os shoppings investirem em e-commerce, omnicanalidade, marketplace e espaços sociais.

Murilo Gun deu uma pausa no papel de mestre de cerimônias para palestrar sobre “criatividade e inovação em shopping center”. Com muita propriedade e dinamismo, provocou reflexões e arrancou risadas dos superintendentes ao tratar sobre o processo de industrialização do ser humano e a necessidade de resgatar a própria humanidade.

 

Que tal organizar 3.202 peças e transformá-las em oito rodas-gigantes em 90 minutos? Os superintendentes, divididos em equipes, toparam esse desafio proposto por Daniel Ramirez, do Grupo Azevedo Ramirez, e se divertiram ao superar os próprios limites.

 

Liderado por Candice Pascoal e Camila Farani, o painel “Trajetória de carreira: inovação, criatividade e liderança” agitou a manhã do segundo dia de Enasuper. CEO da empresa de financiamento coletivo Kickante, Candice enfatizou que os shoppings já fazem parte da nossa cultura e que não precisam ter medo do comércio online.

 

Camila Farani, presidente da G2Capital e tubarão do programa Shark Tank Brasil, destacou que o varejo é feito de detalhes. 

 

As discussões seguiram intensas e animadas com Rodrigo Miranda, presidente da Zaitt, Alexandre Guerra, diretor do Giraffas, e Caito Maia, CEO da Chilli Beans. Batizado de Varejo + Start up, o painel teve início com a apresentação de Miranda sobre a Zaitt, o mercado inteligente que opera 24h sem funcionários e conta com duas unidades: uma na capital capixaba e outra na capital paulista.

 

A maior surpresa do Enasuper ficou por conta da artista brasileira mais bem-sucedida da atualidade. Da comunidade pobre carioca ao reconhecimento internacional, Anitta chegou para fechar o Enasuper em grande estilo. Dessa vez, a cantora subiu ao palco para falar sobre empreendedorismo.

 

 

 

O melhor resultado é aquele expressado através das palavras do CONTRATANTE: 



"O ENASUPER 2019 quebrou paradigmas no setor de Shoppings, com palestras inovadoras, painéis provocativos e experiência fora da caixa que surpreenderam os superintendentes de shoppings de todo o país." - Glauco Humai, presidente da Abrasce.



Com este feedback deixamos a certeza de ter atingido todos os resultados em relação ao briefing, superando os objetivos propostos. 



Prova que o conteúdo proposto, juntamente das ações e ativações que aconteceram durante toda programação, foram eficientes para os fins de RELACIONAMENTO, que até os palestrantes e speechers, espontaneamente, vivenciaram o evento junto com os convidados, abrindo bate papos informais durante os intervalos conforme registros a seguir.

 

E para demonstrar a importância deste evento no setor de Shoppings, deixamos aqui a palavra de alguns dos expositores que estiveram conosco no ENASUPER 2019.

 

Tennessee Pearce, head solutions B2B da Enel X “Evento incrível, pensado de forma estratégica para estarmos próximos dos Shoppings e apoiar o segmento para trazer melhores práticas, tendências de mercado e melhor eficiência energética."

 

José Roberto Fabre, gerente comercial de soluções energéticas CPFL “É importante estar nesse evento, porque ficamos próximo dos Shoppings e compartilhamos inovação" 

 

Ivan Ferreira, gerente comercial da Corporate FM Sodexo “É a primeira vez que participamos de um evento da Abrasce, na certeza de que com essa aproximação . Temos mais de 38 serviços diferenciados na área de facilities e management e dentro da área de shoppings não é diferente. Por ter a característica de ser uma cidade, precisa de manutenção, limpeza, portaria, recepção, controle de acesso, inovações tecnológicas na parte de nanotecnologia para melhorar superfície de locais, aumentar a produtividade, aumentar a vida útil dos materiais envolvidos e até mesmo equipamentos.  Vamos investir fortemente no setor de shoppings em 2020.”

 

Fabio Caldas, diretor de contas do Ibope Inteligência “Quem aprova a pesquisa de mercado, dentro do shopping, é o superintendente. É ótimo poder falar diretamente com ele e explicar como é o nosso trabalho, a importância de fazer uma pesquisa e até o lado educativo sobre o que pode ou não perguntar. Temos dois tipos de pesquisa: a de marketing, que é com o cliente do shopping ou com o consumidor que mora na região, e a de potencial, feita para o empreendedor que quer construir um novo shopping ou para expansão dos equipamentos em operação. Atualmente, por causa da economia, a pesquisa de marketing está mais em destaque, porque o superintendente precisa saber o que fazer para conviver nesse mercado. Existe uma unidade específica voltada para shopping e varejista, que consideramos um mercado estratégico, supervalorizado e com um potencial enorme.”

 

 

Ademar Pereira Barbosa, diretor executivo do Grupo Verzani & Sandrini “Este evento onde estão todos os superintendentes é de extrema importância sob vários aspectos. Um deles é a troca de informações entre as empresas e os grupos em prol da atividade e do setor de shoppings. Como atendemos mais de 200 shoppings, temos que estar próximos de todas as vertentes. Este evento é importante, porque o superintendente não costuma ter tempo para parar e refletir sobre alguns serviços utilizados, como o que oferecemos.”

 

Welder Motta Peçanha, CEO da Gocil “O evento é uma oportunidade de falar com os profissionais que cuidam da operação e conhecem o dia a dia dos shoppings, permitindo trocar experiências, aprender e buscar soluções para esse público. A Gocil está presente em mais de 40 shoppings em seis estados – e nossa ideia é crescer cada vez mais. É importante conhecer o setor para oferecer soluções melhores. O shopping é uma indústria diferente que deve ser tratada com muito cuidado, mas com diferencial e respeitando cada cliente. Nossa expectativa é de crescimento no setor.”