A mecânica da campanha:
A mecânica foi dividida por fases embasadas no regulamento da Campanha, levando em consideração os momentos da mesma, como: inícios e fechamentos de trimestres, gatilhos de pontuações, lançamento de informações como hotsite ou concursos, dentre outros.
As fases foram divididas da seguinte forma:
Fase 1: Primeira Aventura
Duração: 3 meses
Enfoque: Ponta pé inicial do incentivo onde são veiculadas as informações mais importantes sobre o regulamento, metas e prêmios.
Peças Desenvolvidas: Para cada mês, o público é impactado com 5 e-mails marketings e 3 mensagens de WhatsApp que funcionam como “push-up” para o conteúdo enviado por e-mail. O envio desse conteúdo é dividido no mês, conforme pré-determinado pela Seguradora.
Além dos e-mails marketings e mensagens, foi desenvolvido um hotsite com 6 abas de conteúdo para manutenção geral, que é atualizado mensalmente e possui alguns recursos, como:
- Baixar regulamento e formulários
- Saber mais informações sobre os prêmios
- Canal de dúvidas via formulário de contato
- Acesso da posição do ranking e posição dos 10 mais mediante regulamento
Fase 2: Segunda Aventura
Duração: 2 meses
Enfoque: Informações complementares sobre a Campanha, lançamento dos rankings e dicas para como superar as metas.
Peças Desenvolvidas: Para cada mês, o público é impactado com 5 e-mails marketings e 3 mensagens de WhatsApp que funcionam como “push-up” para o conteúdo enviado por e-mail. O envio desse conteúdo é dividido no mês, conforme pré-determinado pela Seguradora.
Fase 3: Terceira Aventura
Duração: 2 meses
Enfoque: Momento de motivação, apresentação mais detalhada dos prêmios, manutenção dos rankings e lançamento do ranking dos 10 mais, além de dicas de como dar um gás na fase final da campanha.
Peças Desenvolvidas: Para cada mês, o público é impactado com 5 e-mails marketings e 3 mensagens de WhatsApp que funcionam como “push-up” para o conteúdo enviado por e-mail. O envio desse conteúdo é dividido no mês, conforme pré-determinado pela Seguradora.
Fase 4: Preparado para a Aventura?
Duração: 2 meses
Enfoque: Focada nos premiados, essa fase divulga o ranking final, parabeniza os ganhadores, impulsiona os que não ganharam a participar das próximas campanhas e dá dicas e informações detalhadas sobre a viagem.
Peças Desenvolvidas: Para cada mês, o público é impactado com 5 e-mails marketings e 3 mensagens de WhatsApp que funcionam como “push-up” para o conteúdo enviado por e-mail. O envio desse conteúdo é dividido no mês, conforme pré-determinado pela Seguradora.
4 - As peças veiculadas durante o evento:
Todas as peças que criamos para este evento estão citadas abaixo, mas é muito importante informar que cada uma das peças tinha uma característica própria, com um diferente tipo de linguagem para cada conteúdo a ser trabalhado.
Abaixo, exemplificaremos algumas delas:
- Logo e Slogan
- Identidade Visual
- Criação de Mascote
- Papel de Carta
- Testeira e Base para E-mail
- Hotsite, contendo 6 abas de conteúdo
- 45 E-mails marketings divididos nas 4 fases da campanha
- 27 Mensagens de WhatsApp divididos nas 4 fases da campanha
- Aplicação de logo em brindes e vouchers
- Guia de Viagem
- Banners Institucionais
O principal prêmio: a viagem internacional
África do Sul foi escolhida por sua versatilidade e pela facilidade em agradar diferentes perfis de premiados:
- É sempre calor e chove pouco;
- Tem uma das paisagens mais bonitas do mundo;
- Criaríamos uma experimentação com o novo trazendo safaris e passeios de balão;
- Os resorts são luxuosos e a nossa moeda valiosa;
- É possível misturar diversos atributos em um único destino como: vida natural, vinícolas, safaris, boa comida e compras.
Com isso, construímos uma agenda bem equilibrada para que o premiado pudesse conhecer todas as qualidades do destino. Ressaltamos que muitos do grupo nunca tinham feito uma viagem internacional, o que tornou os momentos da agenda ainda mais especiais.
A seguir, detalharemos alguns pontos turísticos visitados na programação:
Destino 1: Pillanesberg
Hotel The Palace of The Lost City
Sáfari no complexo
Sáfari de balão com café da manhã especial
Degustação de cervejas em happy hour exclusivo
Jantar tradicional em savana Africana: Boma Dinner
Jantar de carnes típicas em casino do Completo e com banda
Destino 2: Cidade do Cabo
Hotel Table Bay
Tour para o cabo da boa esperança
Passeio a Table Mountain, com brinde de espumante
Experiência em restaurante temática com culinária afriacana: Gold
Momento para compras e experimentação do píer da região
Jantar com degustação de vinhos e frutos do mar em restaurante sofisticado
Pós Evento
Na semana seguinte a viagem, criaremos um e-mail marketing de agradecimento com vídeo e fotos de todos durante o evento.
A equipe de trabalho:
Para atender a demanda como um todo foi organizada uma equipe de trabalho responsável pelo conteúdo e execução. Fazem parte desta equipe: 1 diretor de conteúdo, 1 redator, 1 diretor de arte, 1 profissional de atendimento e 1 profissional de produção.
Desafios encontrados:
Grandes desafios foram impostos desde o início, pois havia a necessidade de transformar um destino turístico em uma viagem única, exclusiva e diferenciada aos convidados. Algo que ele não pudesse comprar.
1 - Como criar empatia do público com a campanha?
Esse desafio veio com uma grande sacada que foi a criação do mascote. O personagem, assim como em outras campanhas do mercado, traz identificação, proximidade e até mesmo facilita o entendimento do que está sendo veiculado. E para que essa relação entre o mascote e o público ficasse ainda mais pessoal, trouxemos uma enquete sobre a criação do nome dele, assim, os participantes poderiam se sentir parte integrante da campanha. Com isso, quando ele apareceu em forma materializada, todos queriam tirar fotos e cumprimentar o mascote.
2 - Como selecionar uma viagem que fosse o grande diferencial da campanha?
Nós pesquisamos o perfil do público e um destino que pudesse ser versátil e misturar diversas atividades que agradassem a todos. Era necessário criar uma identificação com o convidado na primeira viagem internacional desde quando o programa de incentivo foi criado. África do Sul foi escolhida pela sua versatilidade e cultura muito semelhante a do Brasil.
3 - Como fazer com que os convidados se sentissem confortáveis durante a viagem, mesmo sabendo que tudo era cobrado em dólar e muitos não tinham tantas condições?
Nós oferecemos um pacote com tudo incluído para cada um dos premiados, onde eles teriam programação completa incluindo toda comida ou bebidas em qualquer um dos bares e restaurantes.
4 - Como manter o grupo unido em uma cidade com programações tão atrativas?
Entregamos uma programação para todos os convidados onde determinávamos pontos de encontro durante o dia e durante o jantar, assim, eles poderiam interagir juntos. Essa comunicação deu muito certo e o grupo ficou junto na grande parte do tempo.