Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: Campanha Aventure-se da Too Seguros

Candidato: Alternativa F
Cliente: Too Seguros
Segmento: Eventos
Categoria: Evento de Incentivo

Uma agência. Duas cabeças. Várias alternativas.
Esse é o ponto de partida quando se quer entender o fenômeno desenvolvido por uma nova forma de pensar eventos: a Alternativa F. Criada por dois renomados nomes do mercado, Felipe Lemos e Ana Nani, a agência boutique nasceu da necessidade de fazer diferente frente à concorrência e de oferecer uma criação fora da caixa.

Com o objetivo de ser o remédio anti-insônia e estresse em eventos corporativos, a agência se diferencia por oferecer eventos de grande qualidade, independente do porte e objetivo, em todo o Brasil e nos mais variados pontos do mundo. Só nos últimos anos esteve presente, produzindo seus projetos, em território nacional, em locais como Brasília, Foz do Iguaçu, Salvador, Goiás e Belém. E também em destinos internacionais como Argentina, Orlando, Lisboa, Miami, Cape Town, Porto Rico e Cancun.


Criatividade e inovação, atendimento sênior personalizado, credibilidade, segurança, ótimo custo-benefício e uma entrega de qualidade que supera as expectativas. Não precisa escolher entre uma ou duas opções. Com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo a Alternativa F oferece todos esses diferenciais em uma só agência.
 
O Cliente e o Evento:
A Too Seguros uma marca mais integradora e inclusiva. Acreditam que é possível descomplicar o mundo do seguro atuando de forma simples e colaborativa.
Sabem que a união torna tudo mais forte, assim contam com a solidez dos acionistas BTG Pactual e CAIXA para proteger mais de um milhão de clientes.
Faz parte da missão deles proteger as pessoas.
Na Too Seguros é assim: você nunca está sozinho.
 
Pelo terceiro ano consecutivo, a Too Seguros quis criar um evento de incentivo (campanha com premiação final) para motivar os funcionários do Banco Pan e alavancar as vendas, e por este motivo, convidou a Alternativa F para desenvolver um evento de incentivo que contasse com conceito (com nome e prancha), identidade visual, todas as peças de comunicação e manutenção da campanha, além de uma viagem internacional.

Vídeo

Para criar este Evento de Incentivo da Too Seguros, levamos em consideração os principais objetivos levantados no briefing dado pelo cliente, que foram:



- Desenvolver a nova identidade visual;

- Criar ações de incentivo e cronograma de comunicação para atingir os participantes;

- Oferecer soluções criativas para aumentar a venda de seguros dentro do Banco PAN;

- Converter negócios para a Too Seguros.



Com os objetivos em mãos, fizemos uma pesquisa minuciosa sobre o perfil do cliente, sobre as campanhas de incentivos dos concorrentes e sobre o público alvo que iriamos impactar. Após essa pesquisa, chegamos ao desenvolvimento do programa de incentivo, que foi aprovado, com pequenas alterações de escopo.



Confira abaixo, em ordem cronológica, como amarramos todo o evento.



A identidade visual:

Para encontrar a nova identidade visual do ano de 2019, buscamos unir duas pontas muito importantes no processo.  Na primeira ponta, trazer para a comunicação a nova cara da marca Too Seguros, pretendendo manter as suas novas características e seguindo o guide e direcionamentos de comunicação. Dessa forma conseguimos sedimentar de forma mais eficaz na cabeça dos colaboradores, criando residual.

 

E na segunda ponta dar, de certa maneira, uma sequência na identidade visual de sucesso da campanha nos últimos dois anos, trazendo de alguma forma elementos que possam unir esse ontem e hoje de forma orgânica e precisa.

 

O nome da campanha teve um enfoque no prêmio que seria entregue: uma viagem para a África do Sul e quisemos mudar completamente o visual das últimas duas campanhas, trazendo algo mais moderno, pois o cliente acabava de fazer um reposicionamento de marca. O novo nome criado foi “Aventure-se”, para que pudéssemos usar sempre a frase “Aventure-se, too”.

 

Fomos buscar inspiração no destino e elementos que são encontrados na África, como seus animais, suas montanhas, as praias, o sol, e até mesmo atrações que ele veria dentro da agenda da viagem. Tudo isso para identificar um caminho criativo que gerasse bastante conteúdo e possibilidades, pois teríamos que produzir uma grande quantidade materiais ao longo da campanha.



As cores utilizadas, azul, preto e cinza, foram uma forma de termos presente automaticamente a cor da Too Seguros, trazendo algo que remeta ao institucional mesmo que de forma lúdica e indireta. 



As fontes, os elementos triangulares e as texturas utilizadas trouxeram modernidade mas sem deixar de aproximar o participante da temática. Os elementos de dentro do logo também seriam mudados de acordo com o assunto que abordaríamos durante a campanha.



O mascote:

Após o desenvolvimento da identidade visual, buscamos oferecer mais uma ferramenta que pudesse nos aproximar dos participantes e facilitar a comunicação, formando uma ponte entre as duas pontas. E para isso tivemos uma evolução natural do nosso mascote, o Capitão Seguro, que deixou de estar vestido como um mergulhador, pois no anterior o prêmio principal era uma viagem ao caribe, e se transformou em um Ranger, aquele famoso guia que os sáfaris da África tem. Um personagem que mais uma vez foi o nosso “garoto propaganda” da campanha. Uma cara para os participantes se identificarem e desenvolverem laços. Esta é uma estratégia que consideramos muito adequada, pois também nos deu mais possibilidades para a comunicação e materiais. 



O mascote fez parte do tema. E entrou no destino e em todos os detalhes da campanha para guiar a todos em direção às informações e o conteúdo. Criado com uma roupa com uma roupa de ranger africano com o logo da Too Seguros, nosso personagem, a cada comunicação esteve em situações diferentes, amarrando o discurso da peça, tornando tudo mais leve e agradável para todos. Ele aparece em diversas formas diferentes: falando sobre o destino, trazendo informações sobre o regulamento, demonstrando os diferenciais dos prêmios e assim por diante.



Com o mascote, tivemos a oportunidade de iniciarmos a campanha com uma ação que, logo de cara, trouxe o engajamento de todos e criou uma “degustação” dos próximos meses. Durante a Convenção Comercial da empresa tivemos um momento surpresa onde o personagem entrou no palco ainda vestido de mergulhador e segurando uma mala. De repente, ao abrir a mala e com uma trilha musical africana ao fundo, começou a tirar o seu uniforme e trocar pela roupa do novo destino. Logo na sequência tirou uma placa que estava dentro da mala revelando o nome da nova campanha “Aventure-se” e revelando o novo destino, África do Sul. Nessa oportunidade também revelou os nomes dos vencedores do último ano e entregou as premiações.

Galeria de Fotos

A mecânica da campanha:

A mecânica foi dividida por fases embasadas no regulamento da Campanha, levando em consideração os momentos da mesma, como: inícios e fechamentos de trimestres, gatilhos de pontuações, lançamento de informações como hotsite ou concursos, dentre outros.



As fases foram divididas da seguinte forma:



Fase 1: Primeira Aventura

Duração: 3 meses



Enfoque: Ponta pé inicial do incentivo onde são veiculadas as informações mais importantes sobre o regulamento, metas e prêmios. 



Peças Desenvolvidas: Para cada mês, o público é impactado com 5 e-mails marketings e 3 mensagens de WhatsApp que funcionam como “push-up” para o conteúdo enviado por e-mail. O envio desse conteúdo é dividido no mês, conforme pré-determinado pela Seguradora.



Além dos e-mails marketings e mensagens, foi desenvolvido um hotsite com 6 abas de conteúdo para manutenção geral, que é atualizado mensalmente e possui alguns recursos, como:

- Baixar regulamento e formulários

- Saber mais informações sobre os prêmios

- Canal de dúvidas via formulário de contato

- Acesso da posição do ranking e posição dos 10 mais mediante regulamento



Fase 2: Segunda Aventura

Duração: 2 meses



Enfoque: Informações complementares sobre a Campanha, lançamento dos rankings e dicas para como superar as metas. 



Peças Desenvolvidas: Para cada mês, o público é impactado com 5 e-mails marketings e 3 mensagens de WhatsApp que funcionam como “push-up” para o conteúdo enviado por e-mail. O envio desse conteúdo é dividido no mês, conforme pré-determinado pela Seguradora.



Fase 3: Terceira Aventura

Duração: 2 meses



Enfoque: Momento de motivação, apresentação mais detalhada dos prêmios, manutenção dos rankings e lançamento do ranking dos 10 mais, além de dicas de como dar um gás na fase final da campanha.



Peças Desenvolvidas: Para cada mês, o público é impactado com 5 e-mails marketings e 3 mensagens de WhatsApp que funcionam como “push-up” para o conteúdo enviado por e-mail. O envio desse conteúdo é dividido no mês, conforme pré-determinado pela Seguradora.



Fase 4: Preparado para a Aventura?

Duração: 2 meses



Enfoque: Focada nos premiados, essa fase divulga o ranking final, parabeniza os ganhadores, impulsiona os que não ganharam a participar das próximas campanhas e dá dicas e informações detalhadas sobre a viagem.



Peças Desenvolvidas: Para cada mês, o público é impactado com 5 e-mails marketings e 3 mensagens de WhatsApp que funcionam como “push-up” para o conteúdo enviado por e-mail. O envio desse conteúdo é dividido no mês, conforme pré-determinado pela Seguradora.



4 - As peças veiculadas durante o evento:

Todas as peças que criamos para este evento estão citadas abaixo, mas é muito importante informar que cada uma das peças tinha uma característica própria, com um diferente tipo de linguagem para cada conteúdo a ser trabalhado. 





Abaixo, exemplificaremos algumas delas:



- Logo e Slogan 

- Identidade Visual

- Criação de Mascote

- Papel de Carta

- Testeira e Base para E-mail

- Hotsite, contendo 6 abas de conteúdo

- 45 E-mails marketings divididos nas 4 fases da campanha

- 27 Mensagens de WhatsApp divididos nas 4 fases da campanha

- Aplicação de logo em brindes e vouchers

- Guia de Viagem

- Banners Institucionais



O principal prêmio: a viagem internacional

África do Sul foi escolhida por sua versatilidade e pela facilidade em agradar diferentes perfis de premiados:

- É sempre calor e chove pouco;

- Tem uma das paisagens mais bonitas do mundo;

- Criaríamos uma experimentação com o novo trazendo safaris e passeios de balão;

- Os resorts são luxuosos e a nossa moeda valiosa;

- É possível misturar diversos atributos em um único destino como: vida natural, vinícolas, safaris, boa comida e compras.

 

Com isso, construímos uma agenda bem equilibrada para que o premiado pudesse conhecer todas as qualidades do destino. Ressaltamos que muitos do grupo nunca tinham feito uma viagem internacional, o que tornou os momentos da agenda ainda mais especiais.



A seguir, detalharemos alguns pontos turísticos visitados na programação:





Destino 1: Pillanesberg

Hotel The Palace of The Lost City

Sáfari no complexo

Sáfari de balão com café da manhã especial

Degustação de cervejas em happy hour exclusivo

Jantar tradicional em savana Africana: Boma Dinner

Jantar de carnes típicas em casino do Completo e com banda 

Destino 2: Cidade do Cabo

Hotel Table Bay

Tour para o cabo da boa esperança

Passeio a Table Mountain, com brinde de espumante

Experiência em restaurante temática com culinária afriacana: Gold

Momento para compras e experimentação do píer da região

Jantar com degustação de vinhos e frutos do mar em restaurante sofisticado

Pós Evento

Na semana seguinte a viagem, criaremos um e-mail marketing de agradecimento com vídeo e fotos de todos durante o evento.

 

A equipe de trabalho:

Para atender a demanda como um todo foi organizada uma equipe de trabalho responsável pelo conteúdo e execução. Fazem parte desta equipe: 1 diretor de conteúdo, 1 redator, 1 diretor de arte, 1 profissional de atendimento e 1 profissional de produção.





Desafios encontrados:

Grandes desafios foram impostos desde o início, pois havia a necessidade de transformar um destino turístico em uma viagem única, exclusiva e diferenciada aos convidados. Algo que ele não pudesse comprar.



1 - Como criar empatia do público com a campanha?

Esse desafio veio com uma grande sacada que foi a criação do mascote. O personagem, assim como em outras campanhas do mercado, traz identificação, proximidade e até mesmo facilita o entendimento do que está sendo veiculado. E para que essa relação entre o mascote e o público ficasse ainda mais pessoal, trouxemos uma enquete sobre a criação do nome dele, assim, os participantes poderiam se sentir parte integrante da campanha. Com isso, quando ele apareceu em forma materializada, todos queriam tirar fotos e cumprimentar o mascote.



2 - Como selecionar uma viagem que fosse o grande diferencial da campanha?

Nós pesquisamos o perfil do público e um destino que pudesse ser versátil e misturar diversas atividades que agradassem a todos. Era necessário criar uma identificação com o convidado na primeira viagem internacional desde quando o programa de incentivo foi criado. África do Sul foi escolhida pela sua versatilidade e cultura muito semelhante a do Brasil.



3 - Como fazer com que os convidados se sentissem confortáveis durante a viagem, mesmo sabendo que tudo era cobrado em dólar e muitos não tinham tantas condições?

Nós oferecemos um pacote com tudo incluído para cada um dos premiados, onde eles teriam programação completa incluindo toda comida ou bebidas em qualquer um dos bares e restaurantes.



4 - Como manter o grupo unido em uma cidade com programações tão atrativas?

Entregamos uma programação para todos os convidados onde determinávamos pontos de encontro durante o dia e durante o jantar, assim, eles poderiam interagir juntos. Essa comunicação deu muito certo e o grupo ficou junto na grande parte do tempo.

A criação do terceiro evento de incentivo da Too Seguros impactou os colaboradores de forma muito positiva, gerando ótimos comentários entre os participantes. Isso se deu porque a comunicação criada engajou todos rumo a um objetivo comum: o cumprimento das metas.

 

Alguns benefícios sinalizados com a campanha foram:

- Retenção de mão de obra qualificada

- Maior produtividade

- Melhora na relação com os parceiros de negócios

- Melhor clima organizacional

 

A formalização da Too Seguros veio com 2 meses de antecedência ao início da campanha que tem duração de 10 meses e atendimento dedicado mensal.

 

Foram mais de 14 reuniões/calls de alinhamento sobre o evento.



Durante o tempo de execução do projeto, tivemos 1 diretor de conteúdo, 1 redator, 1 diretor de arte, 1 profissional de atendimento e 1 profissional de produção.

 

Foram impactadas mais de 900 pessoas de todo o Brasil.