Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: Campanha de Incentivo Casa Flora

Candidato: Omelete Inteligência
Cliente: Casa Flora
Segmento: Eventos
Categoria: Evento de Incentivo

A OMELETE INTELIGÊNCIA

A Omelete Inteligência é uma consultoria de estratégia de comunicação com 8 anos de mercado. 
Nosso expertise está na combinação do uso de dados, metodologias de pesquisas proprietárias e captação de insights com consumidores e stakeholders + a criatividade exponencial de um time multifuncional e engajado. Dados e criatividade fazem parte da receita de todos os nossos omeletes!
Junto com nossos clientes formamos um único time que trabalha projeto a projeto com foco em encontrar as melhores ferramentas para alcançar um determinado objetivo. 

Transparência, trabalho colaborativo, clareza dos objetivos, respeito, estratégia, criatividade e um toque de loucura são nossos ingredientes principais, e isso não é da boca pra fora, é só perguntar por aí!.

A CASA FLORA

A Casa Flora está presente na mesa e na adega dos brasileiros há 40 anos. Queijos, alimentos gourmet, vinhos, destilados, acesso?rios de cozinha e outras bebidas fazem parte deste vasto portfo?lio, enriquecido ano a ano, em ascensa?o na?o somente em nu?meros, mas principalmente em qualidade.

Se o queijo foi o produto que marcou a origem da Casa Flora, a uva passa foi o ingrediente que fez a estreia da empresa como importadora.

A Casa Flora aproveitou a forte clientela e a logi?stica de distribuic?a?o adquirida ao longo dos anos para apostar na importac?a?o. O primeiro carregamento de uvas passas chegou em 1992, diretamente do Chile.

Depois das frutas secas vieram as bebidas, produtos gastrono?micos e acesso?rios, somando mais de dois mil itens. 

Produtos alimenti?cios e bebidas finas, exclusivos de diversas partes do mundo, montando um portfo?lio de vinhos e alimentos que e? considerado um dos mais completos e conceituados do mercado enogastrono?mico, marcas estas li?deres e de presti?gio internacional.

Por conter em seu portfólio marcas e linhas de produtos tão diversificadas, historicamente as campanhas de incentivo da Casa Flora sempre foram feitas marca a marca. 



Neste ano em que fomos convidados para participar da concorrência, o briefing apresentava em destaque dois grandes desafios a serem considerados na nossa proposta.



PRIMEIRO DESAFIO



A marca estava passando por um rebranding para comemorar seus 50 anos, mas o incentivo não podia esperar. Por isso, nossa missão seria a de trabalhar em paralelo com o desenvolvimento da marca, sem depender ou até mesmo contar com o storytelling e redesign do logo que estava sendo criado.



Tinhamos poucas informações, resumidas no briefing a:



:: O conceito da Casa Flora inclui transformar a vida através de sabores;



:: A Casa Flora é pra quem busca felicidade em experimentar os sabores do mundo.



SEGUNDO DESAFIO



A equipe estava muito acostumada a participar de campanhas de incentivo por marcas. Uma empresa com produtos de muito destaque, como Vinho Santa Carolina, água Voss, azeite Deleida, massas e atomatados Paganini, entre outras, cada uma com sua cultura, suas metas e seu incentivo.



Nossos desafios, portanto, eram o de trabalhar a identidade visual de uma campanha de uma marca que estava sendo redesenhada e uma campanha de incentivo atrativa, única e que mostrasse toda a essência por trás de grandes marcas, que é a essência da marca "mãe", Casa Flora.

 

Como parte do nosso formato de trabalho, formamos um time composto por nós, da Omelete Inteligência, e diretores, gerentes, equipe de campo e trade da Casa Flora. Juntos trabalhamos na mecânica e nas métricas, e coube a nós levar a surpresa do conceito, nome e identidade visual da campanha.



Para começar a pensar, fizemos uma reunião com os líderes de trade e vendas para entendermos o perfil do time. Entender muito bem nosso público dá um direcionamento claro em relação às expectativas sobre prêmios, a experiências previamente vividas com incentivos na Casa Flora, nos faz entender o potencial e nível atual de engajamento e motivação do time. 



Também revisitamos campanhas anteriores, feitas individualmente para as marcas para que pudéssemos levar algo realmente impactante, motivador e que refletisse a essência da Casa Flora, grande protagonista neste ano.



TRADUZINDO BULLET POINTS EM CONCEITOS



Não tínhamos muito além dos pontos acima para traduzir Casa Flora em um conceito de campanha. Nossa solução foi decodificar ao máximo as poucas linhas de informações que o briefing nos trouxe, e chegamos ao seguinte:



:: A equipe este ano pensará nos objetivos da empresa como um todo e não por fornecedor, ou seja, eles precisam entender Casa Flora como uma casa de marcas, algo maior, grande;



:: Casa Flora faz 50 anos e uma nova identidade visual será proposta ao mercado, o que leva a um mood de linguagem de celebração, comemoração, experiências acumuladas em meio século de história;



:: O conceito da Casa Flora inclui transformar a vida através de sabores, e quanto mais transformações a equipe proporcionar através da presença de produtos nos PDVs, mais a vida deles também poderá mudar;



:: A Casa Flora é pra quem busca felicidade em experimentar os sabores do mundo, e a equipe também precisa experimentar o mundo!



Destes insights chegamos a um consenso: viagens traduzem experiências, mas não é qualquer tipo de viagens; são aquelas inacreditavelmente possíveis quando alguém as proporciona a você. Sabe quando você vê uma foto de um lugar paradisíaco e acha que não existe, ou que você nunca irá para lá? Pois é, com a Casa Flora isso será possível.



Tendo em mente a premissa de que nosso prêmio seriam viagens para lugares inacreditáveis, era preciso que a Casa Flora se apropriasse dessa campanha como nunca feito anteriormente. E foi assim que chegamos ao nome da campanha: Viagem Mundo AFlora.



Os prêmios podem ser vistos no anexo.

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São muitos resultados de sucesso a comemorar!



1) Aprovação do conceito e da mecânica

Em uma empresa familiar assim como é a Casa Flora, é um desafio dar asas para as áreas voarem sem interferências dos fundadores e donos. Com a campanha de incentivo não seria diferente, uma vez que seria a primeira com conceito masterbrand em anos de história. Ou seja, nossa proposta precisaria ser aprovada pelo diretor de marketing e também pelos fundadores

Nós apresentamos três key visuals com três nomes de campanha, e imediatamente Viagem Mundo Aflora foi muito bem aceito e aprovado. Não houve qualquer tipo de refação, o que é historicamente um fato desconhecido na empresa!



2) Engajamento do time interno de outras áreas

A alusão à Casa Flora com o nome Aflora reverberou internamente. O time de outras áreas simpatizou com o nome "Mundo Aflora"e o adotaram como expressão.



3) 100% de adesão pelo time de vendas; ninguém quis ficar de fora!

Na apresentação para o time comercial foi levantado ao final do encontro uma enquete de quem havia gostado do conceito, quem gostaria de aderir à campanha e quem tinha alguma objeção sobre campanha ser única.



:: 100% quis aderir à campanha imediatamente;

:: 98% aprovou o conceito e o nome;

:: 97% avaliou como muito bons os prêmios;

:: Não houve nenhuma objeção a uma campanha única.



Mas, como este foi um ano de muitas situações inesperadas, o incentivo foi cancelado por prazo indeterminado devido ao congelamento de budget causado pelos efeitos da pandemia na economia.

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