O Conceito:
O conceito dos Encontros Comerciais fez uma evolução do que já havia sido comunicado e criado por outra agência na Convenção Comercial que tinha acontecido em fevereiro. Nosso papel aqui foi construir uma continuação natural que pudesse ser crescente e que ao final do ciclo encerrasse com uma mensagem motivacional.
A linha visual do evento deveria ser uma continuação do conceito “A Alelo Que Eu Quero” (criado e desenvolvido por outra agência). E para isso partimos do princípio de fazer a pergunta de quais seriam os próximos passos depois da reflexão do evento anterior sobre essa Alelo de todos, em que cada um poderia contribuir e construir essa empresa. Uma identidade e uma linha que fosse uma evolução da anterior, amarrando ainda mais e dando espaço para temas como a Simplificação dos Processos, Valorização de Nossas Pessoas, Novos Negócios, Colaboração e Coletividade.
Por isso, achamos que seria interessante abordar aquela palavra que anda em paralelo e que é fundamental ao “querer”. Afinal, como diria o ditado, “querer não é poder”. No sentido de que não adiantava só ficar sentado na cadeira ou esperando que as coisas boas aconteçam por milagre. Precisamos correr atrás, nos dedicar, ter proatividade, buscar por mudanças e conquistas. Aproveitar essa oportunidade dada pela Alelo de o colaborador participar, ter voz ativa e contribuir. É necessário Atitude.
E assim surgiu o tema “ATITUDE que eu quero”. E o tema foi um convite a sair da zona de conforto e levar adiante o discurso da convenção. E a arte indicava exatamente isso. Com a mão, que representava cada colaborador, encaixando a palavra “atitude” na frase “que eu quero”. É cada um colocando a sua participação, o seu toque, a sua colaboração.
As peças de Comunicação Visual:
Todas as peças que criamos para este evento estão citadas abaixo, mas é muito importante informar que cada uma delas tinha uma característica própria, um diferente tipo de impressão e acabamento.
Abaixo, exemplificaremos algumas
- Save the date
- Convite em formato diferenciado
Buscando a inovação que está no DNA da Alelo, criamos uma página online onde o convidado conseguia confirmar presença, informar seus dados, escolher nome para o crachá, informar alguma restrição alimentar e escolher o seu colega de quarto , além de antecipar o check in no dia do evento. O sistema trouxe agilidade e autonomia para os participantes.
- Reminder
- Avisos de WhatsApp
- Crachás
- Totem
- Fundo de Palco
A Programação dos Dias:
Começamos o evento com uma parceria da Alelo com a Urban Eco. Carros personalizados traziam os colaboradores numa ativação de carona compartilhada.
Ao chegarem no hotel, os convidados eram recebidos por recepcionistas que confirmavam a presença e entregavam o crachá.
Seguindo para o foyer, foram montados alguns mini estandes que demonstravam as soluções Alelo para aquela equipe de vendas usar no mercado. O objetivo desses estandes era trazer ainda mais aprendizado e experimentação para as equipes (funcionavam como mini treinamentos).
No momento pré-determinado, acessávamos a área da plenária com uma proposta cenográfica bem diferente. A Alelo tinha solicitado algo simples e de baixo custo e até aquela data só haviam conseguido fazer boxtruss com banner. A Alternativa F mudou esse conceito trazendo um projeto que foi totalmente inspirado da comunicação e englobava inovação, sustentabilidade e agilidade na montagem: uma cenografia de fitas feitas em lycra da Bueno Br. O cenário, depois de montado, ficou com um lindo efeito decorativo e moderno.
Na plenária, aconteceram programações e treinamentos para falar sobre resultados, novos processos, organização das metas, campanhas de incentivo e marketing, dentre outros assuntos. Como era um evento interno, não houve mestre de cerimônias e os diretores que organizaram o roteiro em conjunto com a Alternativa F.
Houve algumas pausas para o coffee break e também algumas divisões de salas para que cada diretor pudesse entrar em assuntos mais detalhados sobre o seu segmento.