Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: Encontro Comercial Alelo

Candidato: Alternativa F
Cliente: Alelo
Segmento: Eventos
Categoria: Evento de Endomarketing

Troféu Modern LIFE
Evento de Endomarketing

Uma agência. Duas cabeças. Várias alternativas.
Esse é o ponto de partida quando se quer entender o fenômeno desenvolvido por uma nova forma de pensar eventos: a Alternativa F. Criada por dois renomados nomes do mercado, Felipe Lemos e Ana Nani, a agência boutique nasceu da necessidade de fazer diferente frente à concorrência e de oferecer uma criação fora da caixa.

Com o objetivo de ser o remédio anti-insônia e estresse em eventos corporativos, a agência se diferencia por oferecer eventos de grande qualidade, independente do porte e objetivo, em todo o Brasil e nos mais variados pontos do mundo. Só nos últimos anos esteve presente, produzindo seus projetos, em território nacional, em locais como Brasília, Foz do Iguaçu, Salvador, Goiás e Belém. E também em destinos internacionais como Argentina, China, Orlando, Lisboa, Miami, Cape Town, Porto Rico e Cancun. 


 Sobre o cliente:
A Alelo é uma bandeira especializada em benefícios para os segmentos de alimentação, cultura, transporte e saúde. Fundada em 2003, é uma empresa 100% brasileira que integra o Grupo Elopar, que tem como sócios o Banco do Brasil e o Bradesco. Desde 2013, é líder de mercado no setor de benefícios pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) do Ministério do Trabalho e Emprego. A empresa tem como premissa a qualidade de vida do trabalhador e acredita que quem vive bem, trabalha melhor. 
 
A companhia já nasceu com o propósito de ser uma empresa inovadora e foi a primeira a emitir os cartões de plástico com chip, eliminando os vouchers de papel. Também foi a primeira empresa a lançar um aplicativo próprio, o Meu Alelo, que já possui cerca de 5 milhões de usuários ativos. Em números, a companhia tem mais de 8 milhões de usuários, 490 mil estabelecimentos comerciais credenciados e 100 mil empresas-clientes.

Sobre o Evento:
A Alelo realiza todo o ano dois Encontros Comerciais cujos objetivos principais são: integrar e motivar líderes, refletir sobre o passado, planejar o futuro, treinar o time para novas possibilidades de vendas e reconhecer talentos. O evento acontece em dezembro com um dia de duração. Participa toda a equipe comercial que é formada por 350 colaboradores de todo o Brasil.
 
Buscando uma agência que pudesse cuidar deste job de maneira organizada e ao mesmo tempo criativa, a Alelo contratou a Alternativa F Eventos para coordenar toda a operação deste evento de endomarketing.

O Conceito:

O conceito dos Encontros Comerciais fez uma evolução do que já havia sido comunicado e criado por outra agência na Convenção Comercial que tinha acontecido em fevereiro. Nosso papel aqui foi construir uma continuação natural que pudesse ser crescente e que ao final do ciclo encerrasse com uma mensagem motivacional.

 

A linha visual do evento deveria ser uma continuação do conceito “A Alelo Que Eu Quero” (criado e desenvolvido por outra agência). E para isso partimos do princípio de fazer a pergunta de quais seriam os próximos passos depois da reflexão do evento anterior sobre essa Alelo de todos, em que cada um poderia contribuir e construir essa empresa. Uma identidade e uma linha que fosse uma evolução da anterior, amarrando ainda mais e dando espaço para temas como a Simplificação dos Processos, Valorização de Nossas Pessoas, Novos Negócios, Colaboração e Coletividade.

 

Por isso, achamos que seria interessante abordar aquela palavra que anda em paralelo e que é fundamental ao “querer”. Afinal, como diria o ditado, “querer não é poder”. No sentido de que não adiantava só ficar sentado na cadeira ou esperando que as coisas boas aconteçam por milagre. Precisamos correr atrás, nos dedicar, ter proatividade, buscar por mudanças e conquistas. Aproveitar essa oportunidade dada pela Alelo de o colaborador participar, ter voz ativa e contribuir. É necessário Atitude.

 

E assim surgiu o tema “ATITUDE que eu quero”. E o tema foi um convite a sair da zona de conforto e levar adiante o discurso da convenção. E a arte indicava exatamente isso. Com a mão, que representava cada colaborador, encaixando a palavra “atitude” na frase “que eu quero”. É cada um colocando a sua participação, o seu toque, a sua colaboração.

 

As peças de Comunicação Visual:

Todas as peças que criamos para este evento estão citadas abaixo, mas é muito importante informar que cada uma delas tinha uma característica própria, um diferente tipo de impressão e acabamento.

 

Abaixo, exemplificaremos algumas

- Save the date

- Convite em formato diferenciado

Buscando a inovação que está no DNA da Alelo, criamos uma página online onde o convidado conseguia confirmar presença, informar seus dados, escolher nome para o crachá, informar alguma restrição alimentar e escolher o seu colega de quarto , além de antecipar o check in no dia do evento. O sistema trouxe agilidade e autonomia para os participantes.

- Reminder

- Avisos de WhatsApp

- Crachás

- Totem

- Fundo de Palco





A Programação dos Dias:

Começamos o evento com uma parceria da Alelo com a Urban Eco. Carros personalizados traziam os colaboradores numa ativação de carona compartilhada.

 

Ao chegarem no hotel, os convidados eram recebidos por recepcionistas que confirmavam a presença e entregavam o crachá.

 

Seguindo para o foyer, foram montados alguns mini estandes que demonstravam as soluções Alelo para aquela equipe de vendas usar no mercado. O objetivo desses estandes era trazer ainda mais aprendizado e experimentação para as equipes (funcionavam como mini treinamentos).

 

No momento pré-determinado, acessávamos a área da plenária com uma proposta cenográfica bem diferente. A Alelo tinha solicitado algo simples e de baixo custo e até aquela data só haviam conseguido fazer boxtruss com banner. A Alternativa F mudou esse conceito trazendo um projeto que foi totalmente inspirado da comunicação e englobava inovação, sustentabilidade e agilidade na montagem: uma cenografia de fitas feitas em lycra da Bueno Br. O cenário, depois de montado, ficou com um lindo efeito decorativo e moderno.

 

Na plenária, aconteceram programações e treinamentos para falar sobre resultados, novos processos, organização das metas, campanhas de incentivo e marketing, dentre outros assuntos. Como era um evento interno, não houve mestre de cerimônias e os diretores que organizaram o roteiro em conjunto com a Alternativa F.

 

Houve algumas pausas para o coffee break e também algumas divisões de salas para que cada diretor pudesse entrar em assuntos mais detalhados sobre o seu segmento.

Galeria de Fotos

Grandes desafios foram impostos desde o início, pois havia a necessidade de transformar o evento em uma experiência exclusiva e diferenciada aos convidados.

 

Desafio 1: Achar um local que comportasse o evento.

Solução: O evento tinha um perfil de montagem bem específico: começava com uma plenária, depois todos eram divididos em 3 salas e o final do dia era finalizado em plenária novamente. Ou seja, precisávamos de um local para criar este cenário. Com isso, fizemos uma grande pesquisa de possibilidade em São Paulo e o espaço que ofereceu a melhor estrutura foi o Hotel Holliday In localizado no Anhembi.



Desafio 2: Como trabalhar uma cenografia diferente e que pudesse ser aproveitada para ambos eventos?

Solução: Buscamos muitas soluções no mercado para que nosso projeto se diferenciasse, tínhamos que levar em conta o baixo custo, o tempo de montagem e o resultado final. Após algumas pesquisas chegamos a conclusão que uma cenografia diferenciada com lycra da Bueno Br era a melhor solução.

 

Desafio 3: Como passar uma grande quantidade de conteúdo em poucos dias de evento, sem fazer com que ficasse cansativo para os participantes?

Solução: Trabalhar alternando dinâmicas, talk show com conteúdo além de palestra motivacional e apresentação dos trovadores urbanos para emocionar a todos.

Como resultado geral, o Encontro Comercial foi um sucesso e pudemos enxergar isso pelos leads da diretoria e pela reação dos participantes ao final do evento. Na pesquisa realizada pós-evento com os participantes, tivemos um resultado extremamente positivo com 95% avaliando total satisfação.

 

Dados Gerais:





A formalização da Alelo veio com 4 meses de antecedência e o tempo de execução deste projeto foi de, aproximadamente, 3 meses até a data da montagem.



Foram mais de 6 reuniões de alinhamento sobre o evento.



Durante o tempo de execução do projeto tivemos 1 atendimento, 2 produtores e 3 designers da Alternativa F.



Dentro do hotel, a construção do projeto levou 24 horas, com aproximadamente 12 horas de trabalho diárias em escala de revezamento.



A equipe completa foi formada por mais de 45 profissionais, diretos e indiretos, entre coordenação, organização e empresas terceirizadas.

 

Durante o evento, a equipe da Alternativa F estava composta por 8 pessoas, sendo 1 Sócio Diretor, 2 Atendimentos e 5 produtores.