Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: Live Encontro Nacional de Vendas Ypê

Candidato: at2d Live Marketing
Cliente: Ypê - Química Amparo
Segmento: Eventos
Categoria: Evento de Endomarketing

Troféu Modern LIFE
Evento de Endomarketing

at2d:
Há 13 anos no mercado. Com eventos em todo o Brasil  e também no exterior. Empenho, criatividade, preço justo e transparência num mercado tão amplo, que nos confere uma parceria perene e uma relação ímpar com nossos clientes.

Um dos clientes que conquistamos no ano passado buscava justamente um novo parceiro que fosse transparente, comprometido e não tivesse medo de desafios.

 
Ypê:
Fundada em 1950, a Ypê é uma emrpesa 100% nacional, líder em amaciante tradicional, lava louças e sabão em barra.
Com mais de 5.000 colaboradores, realiza desde 2018 uma convenção no início do ano para apresentar metas, resultados e incentivar o time de marketing e vendas á superar limites e se tornar referência em todas as áreas.

A Ypê é o player mais completo em limpeza, estando em 15 das 17 categorias existentes e é dona das principais marcas do mercado como Ypê, Tixan, Assolan, Perfex e Atol, sendo hoje a marca mais presente nos lares brasileiros.

Objetivo:
O Encontro Nacional de Vendas, é considerado o segundo evento mais importante da YPÊ, com 3 dias de realização e uma programação intensa, perde apenas para a Convenção Anual realizada em janeiro e já está em sua terceira edição

Direcionado ao time de vendas, o evento tem como objetivo dar sustentação as metas e desafios lançados durante a Convenção, tendo como foco a apresentação de resultados, acompanhamento das Campanhas de Incentivo, lançamentos de produtos, engajamento e motivaçãoda equipe e nas últimas edições incluiu na programação o lançamento da Promoção do Caldeirão e ativações das categorias YPÊ (casa, pia, roupa, marca, trade).

 

Vídeo

Desafio:

Devido a pandemia a YPÊ quis realizar o evento em formato de LIVE, contando com uma Produção elaborada para atrair a atenção dos participantes, levando de forma presencial apenas a liderança que conduziu a programação técnica.

Outro ponto importante foi a criação de uma agenda dinâmica para garantir a participação do público.



Ponto de partida:

Pensando na faixa etária variada de nosso público, mas com um apelo maior para maiores de 25 anos, trouxemos um formato semelhante a TV aberta, onde conseguimos flexibilizar a linguagem do evento, a fim de renovar o fôlego ao longo da programação e não deixar que o conteúdo perca espaço para o cansaço da longa e rica jornada de informação do evento.



Transformamos o evento ENCONTRO NACIONAL DE VENDAS, num evento online com cara de um dia de uma programação de TV aberta, com variedades de tons de comunicação e diferentes apelos visuais e uma “programação” ora intimista, ora informativa, tendo uma plataforma de gameficação para nos dar o suporte necessário para garantir o engajamento de todos.



Lançamento da plataforma digital gameficada:

Lançamos uma plataforma online pré evento para engajamento, com missões que foram cumpridas pelos convidados Ypê.



Foi uma forma de trabalhar previamente conteúdos foram abordados no evento, além de ter sido uma forma lúdica de fixação do conteúdo, pois com a gameficação a absorção de informações fica mais fácil e divertida.



O jogo estimulou uma competitividade e trouxe comprometimento e muita diversão!



Tivemos um acesso além do esperado e alta taxa de aproveitamento com respostas rápidas e positivas



Temática da live - TV e Ypê tem tudo a ver:

Já sabemos que a Ypê é líder no mercado e está presente em todos os lares brasileiros.



A televisão também é parte do dia a dia e existe em quase 100% das casas, chegando a aparecer entre 2 a 3 vezes dentro de um único lar.



Uma pesquisa realizada pelo IBGE mostra que em 67,373 milhões de domicílios com TV no país, existem 102.633 milhões de televisões.



Podemos inclusive afirmar que quem tem uma televisão também tem produtos da Ypê. Afinal, são dois líderes presentes em todos os lares brasileiros.



Quando falamos em casa e família, logo nos vem a mente cenas de todos reunidos nos almoços de domingo, todos juntos na sala assistindo tv.



E por isso fizemos nosso evento online nos utilizando de dois cenários que nos trazem pra esse universo.



Faremos nosso evento online com formato de uma programação de tv, com possibilidades de cenários que nos remetem a nossa casa, seja assistindo um telejornal, seja num programa de entretenimento, e em cenários de sala de estar, cozinha, jardim...



Plataforma de transmissão:

Nos utilizamos de uma plataforma não só para a transmissão da live, mas também para permitir a interatividade com recursos como espaço para envio de perguntas, quiz, acesso à agenda e recebimento de código Ifood .



A plataforma foi exaustivamente testada pela equipe de TI da Ypê para garantir segurança no acesso e alinhamento com os protocolos de segurança de dados, além de ser uma forma de garantir que o conteúdo fosse acessado somente por quem tivesse login e senha.



Os estúdios:

Uma semana antes do evento, captamos as imagens para parte dos programas da agenda a fim de termos uma melhor operação no dia da live, garantindo menos pessoas in loco e também a variação de cenários com o uso de chromakey.



Já para a live, fomos para um espaço maior, com a construção de 3 cenários e limitação de capacidade reduzida dentro de estúdio por conta da segurança de todos os presentes.



O espaço contratado contava com geradores, links de internet dedicada redundantes, controle de presença e sanitizadores nos acessos ao complexo e todos os equipamentos técnicos para à operação de um evento online.



Programas:

Todos os programas tiveram como base a programação da televisão, para melhor reconhecimento e também foi uma forma de entregar uma linguagem mais informal e próxima do público.



Esse foi o ponto chave para criar um cenário envolvente e com ritmo para as duas tardes de programação.



O que ficou comprovado com a audiência que não teve queda durante todo o dia, mantendo uma média de participação alta não só em números, mas também pelas mensagens recebidas.



Interatividade:

Durante a live abrirmos espaço na plataforma para que os convidados pudessem mandar mensagens com dúvidas que foram respondidas ao vivo, além de mensagens sobre os programas.



Também tivemos quizzes durante a programação que tiveram seus resultados anunciados durante os programas em realidade aumentada, além de uma votação durante o show de encerramento onde eles puderam escolher quais músicas gostariam de ouvir.

 

Este foi o primeiro ano onde a Ypê não pode realizar o evento presencialmente por conta da Pandemia e o maior desafio foi transmitir as mesmas emoções e conteúdo para o time de vendas que estava em casa.



Apesar de não contar com o desafio logístico, uma live assume o risco de não ter audiência ou mesmo de perder o interesse durante o dia.



A Ypê socilitou um dia inteiro de treinamento e nós acreditamos que seria mais proveitoso fazer em duas tardes, assim o pessoal em casa poderia se programar e também não seria cansativo.



Para otimizar o tempo e também permitir um melhor aproveitamento das tecnologias nos programas, optamos por fazer parte gravado e parte ao vivo. Os apresentadores do time Ypê participaram ativamente da construção dos roteiros e estiveram em estúdio em horáios diferentes para evitar aglomeração e permitir total limpeza da sala. Ter partes da programação gravada também possibilitou esse controle de protocolo. 



O formato foi super elogiado dentro da plataforma e a programação ágil não cansou ninguém, onde mantivemos o mesmo número de expectadores durante as duas tardes de evento. 

O Encontro de Vendas teve sua realização recente e por conta disso ainda não temos como mensurar o investimento, além disso, a Ypê tem por regra levar mais em consideração o entendimento do seu público em relação aos assuntos, já que o mesmo é proporcional ao resultado em vendas.



No entanto, por conta do alto índice de aproveitamento do evento e altas notas na pesquisa de satisfação realizada logo após a live, sentimos que o conteúdo passado foi altamente absorvido e será essencial para que o time de vendas realize bons negócios e atinja as metas propostas para o próximo ano.



01. Quão satisfeito você ficou com a interação do game no Encontro Nacional?

88.4% muito satisfeito

11.6% satisfeito

Zero respostas para pouco satisfeito e insatisfeito



02. O que vcê achou das perguntas do game sobre curiosidades, lançamentos, campanhas etc?

81.5% muito satisfeito

18.4% satisfeito

Zero respostas para pouco satisfeito e insatisfeito



03. Qual seu nível de satisfação sobre a plataforma utilizada para a transmissão da live?

91.2% muito satisfeito

8.8% satisfeito

Zero respostas para pouco satisfeito e insatisfeito



04. Qual a sua opinião sobre as enquetes lançadas durante o evento?

83.5% muito satisfeito

15.5% satisfeito

1% pouco satisfeito

Zero respostas para insatisfeito



05. Qual sua opinião sobre os conteúdos do encontro?

81.5% muito satisfeito

18.4% satisfeito

Zero respostas para pouco satisfeito e insatisfeito



06. Qual sua opinião sobre o tempo de duração da Live?

83,5% muito satisfeito

16.5% satisfeito

Zero respostas para pouco satisfeito e insatisfeito





Também recebemos mensagens como:

"Superou todas as minhas expectativas, todos se comportaram muito bem e os temas abordados foram demais."

"O formato do Encontro Nacional foi muito moderno e dinâmico, parabéns a todos, mais uma vez a Ypê surpreendendo seu colaboradores e consumidores pelos lançamentos e campanhas."

"Acredito que o ponto forte desse novo formato foi o dinamismo nas informações, tivemos foco, seriedade e ao mesmo tempo diversão. Muito Bacana, superou minhas expectativas"

"Vocês se superaram frente a crise, com as inovações aplicadas no conteúdo e modelo de transmissão, parabéns!!!"