Desafio:
Devido a pandemia a YPÊ quis realizar o evento em formato de LIVE, contando com uma Produção elaborada para atrair a atenção dos participantes, levando de forma presencial apenas a liderança que conduziu a programação técnica.
Outro ponto importante foi a criação de uma agenda dinâmica para garantir a participação do público.
Ponto de partida:
Pensando na faixa etária variada de nosso público, mas com um apelo maior para maiores de 25 anos, trouxemos um formato semelhante a TV aberta, onde conseguimos flexibilizar a linguagem do evento, a fim de renovar o fôlego ao longo da programação e não deixar que o conteúdo perca espaço para o cansaço da longa e rica jornada de informação do evento.
Transformamos o evento ENCONTRO NACIONAL DE VENDAS, num evento online com cara de um dia de uma programação de TV aberta, com variedades de tons de comunicação e diferentes apelos visuais e uma “programação” ora intimista, ora informativa, tendo uma plataforma de gameficação para nos dar o suporte necessário para garantir o engajamento de todos.
Lançamento da plataforma digital gameficada:
Lançamos uma plataforma online pré evento para engajamento, com missões que foram cumpridas pelos convidados Ypê.
Foi uma forma de trabalhar previamente conteúdos foram abordados no evento, além de ter sido uma forma lúdica de fixação do conteúdo, pois com a gameficação a absorção de informações fica mais fácil e divertida.
O jogo estimulou uma competitividade e trouxe comprometimento e muita diversão!
Tivemos um acesso além do esperado e alta taxa de aproveitamento com respostas rápidas e positivas
Temática da live - TV e Ypê tem tudo a ver:
Já sabemos que a Ypê é líder no mercado e está presente em todos os lares brasileiros.
A televisão também é parte do dia a dia e existe em quase 100% das casas, chegando a aparecer entre 2 a 3 vezes dentro de um único lar.
Uma pesquisa realizada pelo IBGE mostra que em 67,373 milhões de domicílios com TV no país, existem 102.633 milhões de televisões.
Podemos inclusive afirmar que quem tem uma televisão também tem produtos da Ypê. Afinal, são dois líderes presentes em todos os lares brasileiros.
Quando falamos em casa e família, logo nos vem a mente cenas de todos reunidos nos almoços de domingo, todos juntos na sala assistindo tv.
E por isso fizemos nosso evento online nos utilizando de dois cenários que nos trazem pra esse universo.
Faremos nosso evento online com formato de uma programação de tv, com possibilidades de cenários que nos remetem a nossa casa, seja assistindo um telejornal, seja num programa de entretenimento, e em cenários de sala de estar, cozinha, jardim...
Plataforma de transmissão:
Nos utilizamos de uma plataforma não só para a transmissão da live, mas também para permitir a interatividade com recursos como espaço para envio de perguntas, quiz, acesso à agenda e recebimento de código Ifood .
A plataforma foi exaustivamente testada pela equipe de TI da Ypê para garantir segurança no acesso e alinhamento com os protocolos de segurança de dados, além de ser uma forma de garantir que o conteúdo fosse acessado somente por quem tivesse login e senha.
Os estúdios:
Uma semana antes do evento, captamos as imagens para parte dos programas da agenda a fim de termos uma melhor operação no dia da live, garantindo menos pessoas in loco e também a variação de cenários com o uso de chromakey.
Já para a live, fomos para um espaço maior, com a construção de 3 cenários e limitação de capacidade reduzida dentro de estúdio por conta da segurança de todos os presentes.
O espaço contratado contava com geradores, links de internet dedicada redundantes, controle de presença e sanitizadores nos acessos ao complexo e todos os equipamentos técnicos para à operação de um evento online.
Programas:
Todos os programas tiveram como base a programação da televisão, para melhor reconhecimento e também foi uma forma de entregar uma linguagem mais informal e próxima do público.
Esse foi o ponto chave para criar um cenário envolvente e com ritmo para as duas tardes de programação.
O que ficou comprovado com a audiência que não teve queda durante todo o dia, mantendo uma média de participação alta não só em números, mas também pelas mensagens recebidas.
Interatividade:
Durante a live abrirmos espaço na plataforma para que os convidados pudessem mandar mensagens com dúvidas que foram respondidas ao vivo, além de mensagens sobre os programas.
Também tivemos quizzes durante a programação que tiveram seus resultados anunciados durante os programas em realidade aumentada, além de uma votação durante o show de encerramento onde eles puderam escolher quais músicas gostariam de ouvir.