O evento foi considerado um sucesso pelos times Executivos , pelo time de Eventos e RH da RD (Raia Drogasil). A pesquisa com os Gerentes mostrou mais de 95% de satisfação!
A escolha de Mariana Ferrão como MC teve ótima repercussão e muita sinergia com os temas de saúde e bem-estar.
A MC Virtual que atuou como a “Siri” da Apple também agradou e divertiu os convidados.
2500 pessoas participaram do evento.
Foi um ano de recorde de venda de patrocínio, tendo 24 marcas parceiras participando, o que representou 40% a mais em relação à edição anterior. Isso se deve ao planejamento comercial que desenvolve e precifica as cotas e ativações, além de realizar um evento de kick-off para apresentação das oportunidades e negociações.
Com critérios que favorecem os parceiros mais fiéis e que estão crescendo junto do evento, a cada ano o time da Red Door aprende um pouco mais sobre o público e os objetivos que essas marcas parceiras da RD querem alcançar, criando cotas e oportunidades adequadas que ajudam a viabilizar financeiramente o evento.
Os vídeos e interações nos momentos de revelação dos vencedores nas premiações (literalmente os Gerentes Notáveis do Ano), emocionaram os participantes, trazendo muito calor e união para estes participantes.
Em um universo mais amplo, o ano de 2019 foi bastante positivo para a RD. A taxa maior de crescimento, em função dos investimentos em preços, em 2018, e um ambiente menos competitivo permitiram uma taxa maior de crescimento nas lojas mais maduras, bem acima da inflação.
A empresa conseguiu atingir a meta anual de expansão. Foram abertas 240 novas lojas, e adicionadas outras 42 da Onofre, foram encerradas 34 unidades e o grupo RD finalizou o ano com 2.073 lojas. A cobertura nacional foi ampliada e chegou ao estado do Amazonas. Foram construídos dois novos Centros de Distribuição (CD) em Fortaleza (CE) e Guarulhos (SP), e realocado o CD de Barra Mansa para Duque de Caxias (RJ).
2019 foi encerrado com faturamento de R$ 18,4 bilhões, o que representa um crescimento de 18,5% em relação ao ano anterior. A participação no mercado foi ampliada para 13,7%, no quarto trimestre do ano. O Ebitda ajustado da empresa alcançou R$ 1.343,6 milhões, um crescimento de 12,4% e margem de 7,3%, uma perda de 0,4 ponto percentual em função dos investimentos em precificação. O lucro líquido ajustado atingiu R$ 587,3 milhões, um incremento de 7,0%. Foram gerados R$ 1,5 milhão de fluxo de caixa livre, com investimentos de mais R$ 656,5 milhões do que suportados pelo fluxo de caixa das operações.
A empresa contabilizou R$ 211,5 milhões em juros sobre capital próprio, um payout de 39,0%, além de uma valorização acionária de 97,5% no ano.
O grupo RD iniciou uma jornada de transformação digital, o que permitiu mudar o foco de cuidar de doenças para promover a saúde e o bem-estar. Já neste primeiro ano, as vendas digitais (e-commerce e Compre & Retire) representaram 2,3% da receita do quarto trimestre, com aumento de 163% e um crescimento orgânico, excluindo Onofre, de 61% no trimestre.
O ano terminou com 1,2 milhão de downloads de apps da rede e sete equipes ágeis em operação para melhorar a execução digital, incluindo cientistas de dados e especialistas em design, inteiramente dedicados a entenderem e melhorarem a jornada do cliente.
A multicanalidade dará uma nova dimensão na proposta de valor para os consumidores. O footprint nacional, aliado a uma plataforma tecnológica ágil, permitirá ampliar a cobertura geográfica, praticamente eliminando custos de captação e reduzindo significativamente os prazos de entrega a partir das lojas. À medida que os apps da RD forem melhorados, a
Utilização será incrementada, aumentando a representatividade de clientes multicanal, o que se traduz em maior fidelidade, share of wallet e gasto médio, devendo resultar, também, em um maior crescimento de lojas maduras, aumento de alavancagem operacional e em um salto de criação de valor.
Em 2019 a empresa teve grandes avanços também no tema Sustentabilidade. A jornada é desafiadora, mas ações importantes foram iniciadas, como a mensuração da pegada de carbono e auditoria da cadeia de valor com foco nos fornecedores de marca própria. A empresa acredita que uma abordagem estratégica para a sustentabilidade é chave para mitigar riscos promover inovação e criar valor de longo prazo para os stakeholders, garantindo, assim, a perenidade da companhia.
Também, em 2019, a RD aderiu como signatários à Rede Brasil do Pacto Global, formalizando o compromisso com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global das Nações Unidas (ONU). Foi lançado o programa RD +Diversa, no qual a empresa reforça a intenção de ser um reflexo positivo da sociedade, promovendo equidade de oportunidades, inclusão e desenvolvimento de todos no ambiente de trabalho.