Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: Notáveis do Ano

Notáveis do Ano 2019

Candidato: Red Door Agency
Cliente: RD (Raia Drogasil)
Segmento: Eventos
Categoria: Evento de Endomarketing

Troféu Modern LIFE
Evento de Endomarketing

A Raia Drogasil é uma empresa que registra um crescimento constante no mercado brasileiro desde a fusão das marcas Raia S.A. e Drogasil S.A. em 2011. Em 2019, foi a primeira do varejo brasileiro a atingir a marcada de 2.000 lojas próprias, com um ritmo médio de abertura de cerca de 200 lojas novas por ano.
Somente no primeiro trimestre de 2020, a Raia Drogasil (RD) registrou um lucro líquido ajustado de R$ 152,75 milhões, crescendo 44,8% em relação ao mesmo período do ano passado, mantendo seu lugar entre as maiores empresas.
Além das lojas espalhadas pelo Brasil e de suas marcas exclusivas como Needs, Triss, Nutri Good, Vegan by Needs, Caretech, a empresa também possui um PBM [Programa de Benefícios em Medicamentos] próprio que atende mais de 9 milhões de funcionários e beneficiários de mais de mil grupos empresariais e instituições clientes que efetuam suas compras com descontos pré-negociados e com desconto em folha de pagamento (empresas) nas cerca de mil filiais próprias e em 750 drogarias credenciadas.
Junto com esse crescimento de convidados, há um aprimoramento operacional de toda a equipe da Red Door para acomodar todos em suas mesas da melhor maneira possível, dividindo os cerca de 2.500 participantes, em quatro grupos que são coordenados por promotores com sinalizadores e auxílio do audiovisual do local, projetando o mapa no grande telão.

Vídeo

O evento Notáveis do Ano foi criado com o objetivo de reconhecer e premiar os melhores gerentes regionais e os gerentes destaque de cada loja das bandeiras Droga Raia e Drogasil de todo o Brasil pelos resultados do ano anterior.

Outras categorias também são reconhecidas e premiadas, como Tempo de Casa, Centro de Distribuição, Gerente de Expansão e Equipe Farmacêutica.

Além de todo esse reconhecimento, o evento é uma oportunidade única de reunir todos os gerentes do Brasil para um contato direto com as lideranças da empresa, que aproveitam esse momento importante para passar suas mensagens e posicionamento para todo o time do momento atual da empresa e todas as novidades. É um momento também para reforçar a estratégia para o ano, que acaba fazendo parte do tema do próprio Notáveis do Ano. Como a estratégia da empresa está se voltando cada vez mais para o digital, a mensagem corporativa foi associada ao momento, expresso por uma tagline que foi reforçada durante todos os momentos do evento: Transformação que Cuida e Conecta. A mensagem foi literalmente juntar o cuidado expresso na crença do Grupo RD (Gente que Cuida de Gente) com o momento de transformação digital pelo qual o grupo estava passando.

É preciso mencionar também o momento tão importante de contato com toda a cadeia de parceiros do Grupo RD, por meio dos estandes com diversas ativações na Feira de Parceiros do evento.

A edição de 2019 do Notáveis do Ano teve o desafio de trazer mais dinamismo para o evento. Toda a construção da identidade visual e do slogan (tagline) foi pensada para valorizar a mensagem corporativa que deveria ser passada durante todo o evento para a equipe de gerentes, que estava baseada em um tripé: tecnologia, pessoas e encantamento.

Esse conceito foi mostrado somente no evento, como tradicionalmente é feito todos os anos, como uma surpresa. Logo na entrada eles já conhecem o key visual do evento, Notáveis do Ano, Transformação que cuida e conecta.

Com o crescimento do evento, que a cada ano recebe um número maior de pessoas, uma das estratégias aplicadas foi na implantação da Feira de Parceiros, para facilitar o contato entre gerentes e representantes das empresas, e prover a maior quantidade de espaço possível para acontecer as ativações.

 

Uma novidade foi a criação de uma “assistente virtual” que, ao estilo “Siri” da Apple interagia com a MC ao longo do evento. Ao ser chamada, ela respondia as informações solicitadas, mostrando como a tecnologia da interatividade e informação vieram para melhorar e otimizar a vida de cada um. No telão, mapas como Waze mostravam rotas e o tempo todo esse clima de interação tecnológica fez com que o evento desse mais um passo em qualidade e conteúdo. Conteúdo, inclusive, que foi também foco quando pensadas as ativações dos Parceiros (em geral, fornecedores) da RD que estavam presentes na Feira que acontece na parte da manhã. Ali, por exemplo, foi criado um espaço para palestras e treinamentos dos produtos dos parceiros patrocinadores. Com fones de ouvido os gerentes da RD podiam aprender mais sobre as marcas parceiras de suas drogarias. Além do aspecto econômico de conciliar mais de uma marca patrocinadora em uma mesma estrutura na montagem do evento, o tradicional brinde perde o protagonismo quando se traz conteúdo, conhecimento, treinamento para esses profissionais.

 

Após a feira dos parceiros, onde acontecem ativações criadas pela Red Door e compradas pelos parceiros junto de suas cotas, somadas às ativações trazidas e propostas pelos próprios patrocinadores, os participantes do evento tinham acesso ao pavilhão para almoço e palco principal de onde todo o conteúdo corporativo e premiações aconteceriam. 



Depois de sentados, começa uma segunda operação importante conduzida pelo time de produção da Red Door, toda a logística do almoço no formato “empratado”.

Dois pontos importantes na aplicação da mensagem do evento são o vídeo de abertura e a ênfase da Mestre de Cerimônias em seu roteiro. E do começo ao fim do evento, os funcionários puderam sentir o quanto a cultura da empresa fala de perto com eles.

O Notáveis do Ano foi conduzido de forma bastante dinâmica apresentadora e jornalista Mariana Ferrão, que, além de conhecida, gerou bastante empatia com a plateia. Ela brincou, vibrou e se emocionou com cada momento do evento, como se também fizesse parte do time RD.

Após todo o conteúdo corporativo, chega o momento das premiações, primeiro com as categorias Tempo de Casa, Centro de Distribuição Notável do Ano, Gerente de Expansão Notável do Ano e Menções Honrosas. Todas as premiações são conduzidas com uma coordenação digna de uma premiação do cinema: integração de conteúdo audiovisual com a dinâmica de sobe e desce do palco, com o apoio do time de produção da Red Door.

O momento de maior destaque do evento são as premiações principais, que são da Equipe Farmacêutica, dos Gerentes Regionais e dos Gerentes Notáveis do Ano. O desafio de cada ano é sempre em como gerar curiosidade, expectativa, engajamento e emoção nesta hora. E para isso, sempre criamos uma história que vai se desenrolando aos poucos para revelar os ganhadores. E para fechar o evento, temos um tradicional show surpresa, revelado pela entrada do artista no palco. Nesse ano, tivemos como atração a Banda Eva. Patrocinadores tiverem ainda como benefícios em suas cotas, um número de convidados para tirar fotos com o artista após o show, aumentando o valor de investimento x retorno de seus patrocínios (ROI).

 

O evento foi considerado um sucesso pelos times Executivos , pelo time  de Eventos e RH da RD (Raia Drogasil). A pesquisa com os Gerentes mostrou mais de 95% de satisfação!

 

A escolha de Mariana Ferrão como MC teve ótima repercussão e muita sinergia com os temas de saúde e bem-estar.

A MC Virtual que atuou como a “Siri” da Apple também agradou e divertiu os convidados.

2500 pessoas participaram do evento.

 

Foi um ano de recorde de venda de patrocínio, tendo 24 marcas parceiras participando, o que representou 40% a mais em relação à edição anterior. Isso se deve ao planejamento comercial que desenvolve e precifica as cotas e ativações, além de realizar um evento de kick-off para apresentação das oportunidades e negociações.

Com critérios que favorecem os parceiros mais fiéis e que estão crescendo junto do evento, a cada ano o time da Red Door aprende um pouco mais sobre o público e os objetivos que essas marcas parceiras da RD querem alcançar, criando cotas e oportunidades adequadas que ajudam a viabilizar financeiramente o evento.

 

Os vídeos e interações nos momentos de revelação dos vencedores nas premiações (literalmente os Gerentes Notáveis do Ano), emocionaram os participantes, trazendo muito calor e união para estes participantes.

 

Em um universo mais amplo, o ano de 2019 foi bastante positivo para a RD. A taxa maior de crescimento, em função dos investimentos em preços, em 2018, e um ambiente menos competitivo permitiram uma taxa maior de crescimento nas lojas mais maduras, bem acima da inflação.

A empresa conseguiu atingir a meta anual de expansão. Foram abertas 240 novas lojas, e adicionadas outras 42 da Onofre, foram encerradas 34 unidades e o grupo RD finalizou o ano com 2.073 lojas. A cobertura nacional foi ampliada e chegou ao estado do Amazonas. Foram construídos dois novos Centros de Distribuição (CD) em Fortaleza (CE) e Guarulhos (SP), e realocado o CD de Barra Mansa para Duque de Caxias (RJ).

2019 foi encerrado com faturamento de R$ 18,4 bilhões, o que representa um crescimento de 18,5% em relação ao ano anterior. A participação no mercado foi ampliada para 13,7%, no quarto trimestre do ano. O Ebitda ajustado da empresa alcançou R$ 1.343,6 milhões, um crescimento de 12,4% e margem de 7,3%, uma perda de 0,4 ponto percentual em função dos investimentos em precificação. O lucro líquido ajustado atingiu R$ 587,3 milhões, um incremento de 7,0%. Foram gerados R$ 1,5 milhão de fluxo de caixa livre, com investimentos de mais R$ 656,5 milhões do que suportados pelo fluxo de caixa das operações.

A empresa contabilizou R$ 211,5 milhões em juros sobre capital próprio, um payout de 39,0%, além de uma valorização acionária de 97,5% no ano.



O grupo RD iniciou uma jornada de transformação digital, o que permitiu mudar o foco de cuidar de doenças para promover a saúde e o bem-estar. Já neste primeiro ano, as vendas digitais (e-commerce e Compre & Retire) representaram 2,3% da receita do quarto trimestre, com aumento de 163% e um crescimento orgânico, excluindo Onofre, de 61% no trimestre.

O ano terminou com 1,2 milhão de downloads de apps da rede e sete equipes ágeis em operação para melhorar a execução digital, incluindo cientistas de dados e especialistas em design, inteiramente dedicados a entenderem e melhorarem a jornada do cliente.

A multicanalidade dará uma nova dimensão na proposta de valor para os consumidores. O footprint nacional, aliado a uma plataforma tecnológica ágil, permitirá ampliar a cobertura geográfica, praticamente eliminando custos de captação e reduzindo significativamente os prazos de entrega a partir das lojas. À medida que os apps da RD forem melhorados, a

Utilização será incrementada, aumentando a representatividade de clientes multicanal, o que se traduz em maior fidelidade, share of wallet e gasto médio, devendo resultar, também, em um maior crescimento de lojas maduras, aumento de alavancagem operacional e em um salto de criação de valor.



Em 2019 a empresa teve grandes avanços também no tema Sustentabilidade. A jornada é desafiadora, mas ações importantes foram iniciadas, como a mensuração da pegada de carbono e auditoria da cadeia de valor com foco nos fornecedores de marca própria. A empresa acredita que uma abordagem estratégica para a sustentabilidade é chave para mitigar riscos promover inovação e criar valor de longo prazo para os stakeholders, garantindo, assim, a perenidade da companhia.

Também, em 2019, a RD aderiu como signatários à Rede Brasil do Pacto Global, formalizando o compromisso com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global das Nações Unidas (ONU). Foi lançado o programa RD +Diversa, no qual a empresa reforça a intenção de ser um reflexo positivo da sociedade, promovendo equidade de oportunidades, inclusão e desenvolvimento de todos no ambiente de trabalho.