Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: Inauguração Solutions Center

Candidato: Epson
Cliente: Epson do Brasil
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Corporativo

Troféu Atmo Digital
Evento Corporativo

Devido ao seu protagonismo e ao compromisso de desenvolver novas tecnologias em prol da sustentabilidade, a Epson instalou em sua sede no Brasil o primeiro Centro de Soluções da América Latina focado na transformação digital da indústria têxtil.
Em um cenário em que cerca de 97% da indústria têxtil ainda realiza seus processos de forma analógica, o Solutions Center vem de forma disruptiva acelerar a expansão global dos negócios de impressão digital têxtil e criar um espaço que possibilita, não apenas demonstrar os produtos, mas testar novas soluções para melhorar a indústria da moda. Por meio dele é possível provar que a produção têxtil digital é mais sustentável, já que reduz o consumo de água em 30% em comparação com a produção de forma analógica, o que diminui o volume de água residual gerada pelas usinas e causa também a redução do gasto de energia. Além disso, com as soluções Epson apresentadas a produção têxtil pode ser feita em um espaço menor, sendo possível produzir 20 mil camisetas estampadas e 200 mil m² de tecido em um espaço de apenas 200m², e que a produção pode ser feita de forma personalizada a um preço acessível.
O evento de inauguração do Solutions Center aconteceu no dia 04 de fevereiro de 2020 e foi realizado em uma tenda holográfica disposta no estacionamento da sede Epson do Brasil. O espaço contava com diversos projetores proporcionando imagens 360 em toda o espaço interno da tenda, transformando o ambiente em uma verdadeira experiência aos convidados. Entre estes estavam profissionais do ramo têxtil, clientes, designers, influenciadores, jornalistas e funcionários Epson de diversos países, como Keith Kratzberg, presidente e CEO da Epson América. A ocasião também contou com uma palestra do estilista Reinaldo Lourenço, que também desenvolveu um dos vestuários dispostos no showroom. Todos os convidados puderam conhecer o Solutions Center, o Showroom interno, as aplicações e ver na prática os produtos funcionando, além de receberem brindes e sacolas sublimadas produzidas com os equipamentos Epson, a fim de que a qualidade e o desempenho dos equipamentos fossem ainda mais perceptíveis.

Vídeo

Os maiores desafios do evento eram planejar e executar o evento desejado no tempo disposto para tal (já que tudo teria de ser feito em cerca de dois meses), e, devido à sede da Epson também comportar a fábrica, não havia espaço suficiente dentro do prédio que acomodasse um evento com o número de convidados desejados, além de que o restante da empresa como logística, produção e expedição não poderiam parar de trabalhar. Outro desafio foi a produção de peças com fornecedores que tivessem sido impressas nas máquinas Epson, para que a qualidade dos equipamentos pudesse ser transmitida. Devido a expectativa dos convidados somada a da Epson de mostrar que é possível revolucionar a indústria têxtil atual, era necessário convencer os convidados a comparecerem (até mesmo tendo que viajar até o local) e convencê-los das soluções ali apresentadas.

Além das questões já apresentadas, também foi necessário planejar como todos os visitantes iriam conhecer o Solutions Center e o Showroom interno, visto que o espaço não comportaria todos os visitantes ao mesmo tempo.

Galeria de Fotos

Para que houvesse a solução dos desafios já apresentados, o fornecedor propôs que a realização do evento se desse em uma tenda holográfica disposta no estacionamento da sede, com projeções 360 criando uma experiência visual e imersiva dos clientes.

Além disso, houve uma plenária para apresentação das soluções aos convidados. Os apresentadores foram a gerente de marketing Cinthia Araujo, o presidente da Epson do Brasil Fábio Neves, o presidente da Epson América, Keith Kratzberg e o estilista convidado Reinaldo Lourenço.

Outra solução encontrada para uma melhor execução do evento e para proporcionar maior conforto e aproveitamento do evento aos convidados, foi formar grupos para realização dos tours com os participantes ao Solutions Center juntamente com os especialistas da Epson. Os grupos foram divididos por pulseiras de cores diferentes, e os promotores da agência organizaram toda a dinâmica das visitas, assim foi possível que todos os presentes conhecessem as soluções e tirassem suas dúvidas de forma específica. O fornecedor também propôs que houvesse um coffee mais sofisticado e auxiliou em como este poderia ser realizado.

Galeria de Fotos

O sucesso do evento foi nítido de diversas formas. A ocasião contou com cerca de 200 pessoas, sendo convidados internos, como funcionários do Brasil e de outros países, quanto externos, sendo o estilista Reinaldo Lourenço, e diversos jornalistas, clientes e profissionais do ramo. Os feedbacks positivos vieram de forma verbal e por meio dos dados coletados em uma pesquisa de satisfação realizada após o evento.

O evento de inauguração gerou grande repercussão na mídia, sendo possível encontrar matérias em diversos veículo - ao todo 73 publicações, nacionais e internacionais, sendo possível citar veículos como a Exame, InforChannel, Gbl Jeans, Empresas e Negócios, Abit, Infosign, e entre outros, como Angélica Maris, colunista da Forbes, que apesar de não poder estar presente no evento deu uma nota em sua coluna online com destaque para a inauguração.

Outra métrica foi o resultado nas redes sociais, como nos posts nas redes da Epson do Brasil, um post no Instagram do Ronaldo Silvestre, estilista presente no evento, e na publicação feita na rede LinkedIn do presidente da Epson do Brasil Fábio Neves, que gerou 572 reações, 48 comentários e 5 leads.