Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: Expert Digital 2020

Candidato: Origami Marketing e Eventos
Cliente: XP Investimentos
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Corporativo

Troféu Atmo Digital
Evento Corporativo

A Origami Marketing e Eventos é uma agência especializada em eventos corporativos, com 11 anos de atuação no mercado e que caracteriza-se por sua capacidade de se ajustar às necessidades de seus clientes, exatamente como um origami. A grande experiência de sua equipe permite encontrar soluções criativas e inovações técnicas que transformam ideias em verdadeiros acontecimentos na vida das pessoas e na história das empresas.
A Origami, além de atuar em todo o território brasileiro, atua no exterior e faz parte de um grupo internacional que conta com parcerias em todo o mundo.
A Origami Turismo é a agência de viagens corporativa que atende à Origami Eventos e conta com grandes parcerias garantindo a qualidade do seu evento no Brasil e no exterior.
Dentre seus clientes estão a Prudential do Brasil, GSK, XP Investimentos, Coty, Wella Professionals, Ipiranga, Ortobom, Beleza na Web, Embelleze, Startse, UNICRED, Rede Globo, dentre outros.
Sobre o cliente:
A XP Investimentos, criada há 19 anos, é a maior referência quando o assunto é assessoria de investimentos e gerou uma verdadeira transformação no mercado financeiro nos últimos anos.
Seu propósito é o de transformar o mercado financeiro para melhorar a vida das pessoas.
Uma de suas ferramentas neste sentido é a realização anual do evento Expert, voltado para assessores credenciados à XP Investimentos e ao público em geral e que se tornou o maior evento sobre investimentos do mundo.
Sobre o evento:

Devido a pandemia do Covid-19 o evento teve que transformar e foi realizado em um estúdio, de 13 a 17 de Julho. São Paulo.
Mais de 5 milhões de acessos nas redes sociais e numa plataforma interativa com 3 salas, sendo uma principal e outras duas que aconteciam simultaneamente. Com 55 empresas patrocinadoras e apoiadores do projeto; e mais de 90 palestrantes.

Somos a agência realizadora da Expert XP desde sua primeira edição, em 2011. Realizada em um hotel no Rio de Janeiro, contou então com um público de 500 pessoas. De lá para cá, são muitos aprendizados e parceria, numa co-criação que só ganha mais força a cada ano.

Após abrir suas portas para o público geral em 2017, no ano seguinte, a Expert XP 2018 fez história e garantiu o sucesso absoluto do evento, além de receber mais de 10 mil participantes e palestras com grandes nomes do cenário nacional e internacional, como Bill Clinton, Fernando Henrique Cardoso, Luciano Huck, Ricardo Amorim e Luís Roberto Barroso.

Já a Expert XP 2019 aconteceu reforçando e aumentando ainda mais experiência para os participantes, dessa vez foram quase 30 mil e palestras com novos grandes nomes como Michael Phelps, Jorge Paulo Lemann, Ben Bernanke, Guilherme Benchimol, Ricardo Amorim e Alexandre Schwartsman.

Devido a pandemia do Covid-19, o evento teve que se reestruturar para conseguir manter a qualidade dos anos anteriores e seguir com o sucesso de ter se tornado a maior feira de investimentos do mundo. Dessa vez, de uma forma online e com o evento aberto sem cobrança de ingressos, o alcance seria ainda mais reconhecido.

Por sua composição geral, todo o público do evento era extremamente exigente. O desafio maior era adaptar o formato já conhecido da Expert com o mundo digital.

O evento presencial já estava encaminhado, com contratos assinados e projetos bem definidos. Por causa da pandemia, tivemos que nos adaptar a um novo cenário. A XP precisou resolver em poucos dias se iriam transformar em um evento digital ou se apenas iriam cancelar o evento e esperar por 2021.

Após a decisão pelo formato digital, a Origami começou a organizar equipe com as demandas do projeto. Dessa forma dividindo em área geral, equipamentos, palestrantes, plataforma, palcos simultâneos e respeito às normas do Covid-19. Nossos desafios foram maiores do que esperávamos, pois nem todos dentro da equipe conheciam a forma de trabalhar online, porém tivemos que nos transformar e começar a estudar e entender sobre assuntos pouco navegados anteriormente.

Para a democratização do conteúdo foi resolvido que o evento seria de forma gratuita, apenas com inscrição de dados para cadastro e, além disso, a diversidade de assuntos foi bem explorada, não se restringindo apenas a assuntos relacionados à economia e expandindo para política, diversidade, carreiras, esportes e etc. O evento contou com a presença de palestrantes tanto remotamente, quanto presencial e tivemos grandes nomes como Earvin ‘Magic’ Johnson, Malala Yousafzai, Dan Ariely, Mick Ebeling, Larry Fink, Adena Friedman, Aswath Damodaran, Howard Banks, Leda Braga, Nassim Nicholas Taleb, Esther Duflo, Ricardo Amorim, Ministro Paulo Guedes, Ministro Luis Roberto Barroso, José Galló, Rodrigo Maia, Ministro Luiz Fux, Kondzilla, Tony Blair, Ray Dalio, entre outros.

A plataforma e as redes sociais sustentaram um número superior a 5 milhões de acessos. Além disso, foi preciso um design de forma que ficasse da forma mais intuitiva possível para que os participantes não tivessem dúvidas na hora da troca de salas, envio de perguntas e cadastro, sempre com o reforço da marca em todas as páginas. O evento foi dividido em Expert Sessions, onde a palestra acontecia no palco principal com os maiores nomes e Learning Sessions I e II, que eram palestras simultâneas que aconteciam nos intervalos do palco principal, durante 5 dias seguidos.

Foram no total 85 palestrantes, sendo que 36 foram presencialmente até o estúdio, 45 entraram remotamente e além disso mais 04 tiveram que ser gravados devido a problemas com internet ou opção do próprio palestrante. Dentre todos esses palestrantes, 15 eram internacionais, incluindo países como Estados Unidos, Israel, Ilha de Jersey, França, Portugal e o restante nacional.

No pré-evento foram feitos 36 horas de teste de internet e conexão para minimizar os problemas durante o evento. Para aqueles que tinham uma internet abaixo do desejado, resolvemos enviar um mochilink. Foram 20 entregues no no Brasil e no exterior não foram aprovados devido ao custo.

Em questão de acessos, o evento chegou a bater um número de 5 milhões de visualizações durante todo o processo, chegando a dar um problema na plataforma e ser resolvido em alguns minutos. No total foram 05 dias de evento, com 21 horas de transmissão.

 

 

 

https://www.projetodraft.com/expert-xp-2020-atinge-5-milhoes-de-espectadores-e-mostra-que-ser-capim-e-melhor-que-ser-bambu/

 

https://financeone.com.br/expert-xp-2020/

 

https://revistacapitaleconomico.com.br/expert-2020-impactou-mais-de-cinco-milhoes-de-pessoas/