Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: Samsung Best of Blues

Público no Samsung Best of Blues, Auditório Ibirapuera, São Paulo, 2019

Candidato: Dançar Marketing
Cliente: Samsung Brasil
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Artístico

Troféu Arttere
Evento Artístico

Uma das mais importantes agências de eventos e projetos socioculturais, a Dançar Marketing atua há 38 anos, gerando valor e construindo reputação para as marcas, por meio da cultura e do entretenimento. Referência no mercado de entretenimento, a agência trabalha com projetos proprietários, live entertainment, marketing de conteúdo/curadoria, consultoria em leis de incentivo/políticas de patrocínio, eventos corporativos, além da produção de shows e turnês de artistas icônicos, como Andrea Bocelli, Luciano Pavarotti, George Benson, Joss Stone, Diana Krall, Norah Jones, Chris Cornell, Jeff Beck, Richie Sambora. 
 
Em seu portfólio de projetos proprietários estão HSBC Music Series, Avon Women in Concert, Criação Teatral Volkswagen, Viagem Nestle pela Literatura, AstraZeneca Viva a Cultura!, entre outros; exposições como Riachuelo Mostra Moda e Samsung Rock Exhibition e festivais como Telefonica Open Jazz, Festival da Padroeira, Samsung e-Festival e Samsung Best of Blues – o qual, nas últimas edições trouxe alguns dos maiores guitarristas do mundo, como Joe Satriani, Tom Morello e Zakk Wylde.

Tido como “o Festival de Blues mais importante da América Latina”, segundo o portal de notícias UOL, o projeto alcançou números que representam uma grande influência no mercado cultural (+ de 300 shows, 520 mil pessoas impactadas e participação de 225 artistas), tendo se tornado parte do calendário de eventos do país, gerando grande expectativa no público para as próximas edições. Em 8 anos de história (em que todas as edições foram concebidas, realizadas e produzidas pela Dançar Marketing), reforçou seu apoio à música através de shows open air gratuitos a milhares de pessoas, em espaços públicos de diferentes capitais do Brasil. Assim, “o maior festival do gênero no país” (segundo a TV Cultura), contou com grandes nomes como Buddy Guy, Chris Cornell, Dr. John, Jamie Cullum, Jeff Beck, Joe Satriani, Joss Stone, Keb’Mo, Kenny Wayne Shepherd, Richie Sambora, Tom Morello e Zakk Wylde em seu line-up.
 
Overview do projeto (2013-2019)
+ 523K PESSOAS EM TODOS OS EVENTOS
+ 138M RETORNO DE MÍDIA
+ 140M ENGAJAMENTO NA WEB
+ 312 INTERVENÇÕES E SHOWS REALIZADOS
+ 235 ARTISTAS ENVOLVIDOS NAS ÚLTIMAS EDIÇÕES
+ 272 EVENTOS GRATUITOS

Vídeo

Briefing e objetivo:

A Dançar Marketing concebeu o Best of Blues and Rock de forma a facilitar o livre acesso às fontes de cultura e ao pleno exercício dos direitos culturais. O projeto apoia, valoriza e difunde o conjunto das manifestações culturais e seus respectivos criadores, desenvolve a consciência internacional e o respeito aos valores culturais de outros povos ou nações, além de estimular a produção e a difusão de bens culturais de valor universal, formadores e informadores de conhecimento, cultura e memória.

 

Pensando nisso, a plataforma Best of Blues and Rock foi idealizada com o objetivo de propagar gêneros musicais que vinham perdendo visibilidade no Brasil, como o blues, jazz, soul e o próprio rock´n´roll. Dessa forma, criou-se um espaço para que artistas nacionais e internacionais pudessem mostrar o seu talento para uma multidão de fãs, com o apoio de marcas que poderiam desenvolver ações de marketing e contar com contrapartidas fiscais por meio de leis de incentivo.



O evento tem por finalidade fomentar à produção cultural e artística, por meio da realização de festivais de música e do estímulo ao conhecimento dos bens e valores culturais, mediante a distribuição gratuita e pública de ingressos para espetáculos culturais e artísticos.

 

Entre os objetivos do patrocinador para 2019 estavam consolidar a Samsung como marca apoiadora de projetos diferenciados e de grande impacto direto e indireto, tendo claramente um fit com a plataforma. Além disso, todo o projeto deveria contar com uma estrutura acessível e democrática, abrindo espaço para representatividade feminina no line-up e dando oportunidade para artistas emergentes do cenário musical local.



Nesta edição, a Samsung pretendia exposição no digital e na mídia tradicional, de maneira a refletir em seu brand awareness e no retorno de mídia. A marca queria se associar a projetos culturais que deixassem um legado, tendo grande repercussão na televisão, em rádios e na internet, sempre focando no impacto e no engajamento do público. Tratava-se, portanto, de uma oportunidade única de associar os interesses da marca aos interesses do projeto, numa parceria frutífera e promissora.

 

Entre o público-alvo do projeto foram definidos jovens e adultos, e ambos os sexos, todos os gêneros, com mais de 18 anos, foco na geração millennial e que tivessem interesse e fossem antenados em cultura, entretenimento e tecnologia.

 

Galeria de Fotos

Momentos instagramáveis, experiências audiovisuais, consumo “always on display” de podcasts exclusivos, promoções no ambiente digital e interações com as projeções durante os shows são apenas alguns dos exemplos do que foi realizado em 2019, trazendo grande visibilidade para a Samsung. Destacamos algumas conquistas do projeto nesta edição:



Público 2019:

O Samsung Best of Blues 2019 contou com um público recorde de 85 mil espectadores (em dois shows: Porto Alegre/RS e São Paulo/SP), configurando-se na maior quantidade de público presente de todas as edições já realizadas.



Welcome/Backstage/E-mail Marketing 2019:

O evento teve também a participação de públicos de interesse da marca, além de convidados e colabores da Samsung. Buscando instruir esse público para sua entrada no backstage, a Dançar Marketing desenvolveu um e-mail marketing com formato “welcome”. Esse conteúdo informava o público sobre os acessos ao backstage, a história do festival, os artistas que já passaram pelo evento, trazia uma breve biografia dos músicos que se apresentaram no Samsung Best of Blues 2019, além dos horários dos shows e do Meet & Greet com os artistas.



Meet & Greet/Coletiva de Imprensa 2019:

Buscando gerar repercussão entre os públicos de interesse da marca, a Dançar Marketing ofereceu Meet & Greet com os artistas para colaboradores, parceiros e demais stakeholders da marca Samsung, além de estruturar a coletiva de imprensa que recebeu mais de 50 profissionais de 35 veículos de comunicação (uma das maiores de todas as edições). A coletiva teve início com depoimentos breves do Sr. Pedro Bianco, presidente da Dançar Marketing e da então Diretora Sênior de Dispositivos Móveis da Samsung Brasil, Loredana Sarcinella, contando mais sobre essa parceria. Seguindo com a sessão de perguntas e respostas para os grandes artistas do line-up desse festival.



Line-Up/Curadoria 2019:

Considerando as demandas da Samsung para a curadoria artística do evento, selecionamos dois grandes nomes da música internacional e dois artistas emergentes do cenário nacional para fazer o público curtir o melhor do blues e do rock.

As irmãs Tati e Nina Pará mostraram todo o seu girl power, fazendo o público bater muita cabeça com apenas uma guitarra e uma bateria. O Stones Blues Band trouxe seu Rolling Stones repaginado e levou muita energia em um ótimo show em Porto Alegre.

Já os guitarristas Zakk Wylde e Kenny Wayne Shepherd ficaram responsáveis por encerrar o festival, com apresentações estrondosas que fizeram dezenas de milhares de pessoas entoar hinos do rock’n’roll e do blues a todos os pulmões.

Retorno sobre o investimento

Tendo se “consolidado como um dos mais importantes festivais de música do país”, segundo o jornal Folha de São Paulo, o Samsung Best of Blues and Rock foi responsável por diversas mudanças no posicionamento midiático do festival, gerando um grande aumento nos indicadores de excelência do evento, em relação às edições anteriores.



Assim, em 2019, entregou resultados ainda mais expressivos à marca e ao público:

+ 400 matérias publicadas em jornais, rádios e no digital.

99% menções da marca Samsung (maior que em 2018)

+ Cobertura exclusiva do Programa Reclame (Multishow) (primeira vez na história do projeto)

+ 85 mil espectadores em 2 shows (maior número de todas as edições)

+ 12 milhões de retorno em mídia espontânea (mais do que na edição anterior)

+117 milhões de engajamentos na Web (o maior engajamento na web de todas as edições)

ROI de 468% (maior do que as duas últimas edições)

 

Por meio do projeto, a música se tornou uma grande plataforma da marca Samsung, considerando ser o principal “passion point” do consumidor brasileiro, além de posicionar a marca como fomentadora da cultura e economia criativa do país.

 

Também na edição de 2019 o festival ampliou sua presença digital com foco em Instagram e Facebook, valorizando a comunidade de fãs do festival Best of Blues and Rock. Em relação às edições anteriores, 2019 entregou:

 

+ 80% a mais de alcance nos eventos do Facebook

+ 65% a mais de respostas aos eventos

+ 122% a mais de visualizações no evento

+ 308% a mais de alcance nas postagens

+ 566% a mais de envolvimento na página

Galeria de Fotos