Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: Premiação do Concurso AGRINHO 2019

Agrinho 2019

Candidato: Agência Esfera
Cliente: Senar Paraná
Segmento: Eventos
Categoria: Convenção Regional

Troféu Expo Center Norte
Convenção Regional

Agrinho é o maior programa de responsabilidade social do Sistema FAEP, resultado da parceria entre o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) Paraná, a FAEP (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), e o Governo do Estado do Paraná mediante as Secretarias de Estado da Educação, da Justiça e da Cidadania, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Agricultura e do Abastecimento, dos municípios paranaenses e de diversas empresas e instituições públicas e privadas.
O Programa Agrinho completou 24 anos de trabalhos no Paraná, levando às escolas da rede pública de ensino uma proposta pedagógica baseada em visão complexa, na inter e transdisciplinaridade e na pedagogia da pesquisa. Anualmente, o programa envolve a participação de aproximadamente 800 mil crianças e mais de 50 mil professores da educação infantil, do ensino fundamental e da educação especial, estando presente em todos os municípios do Estado.
A Agencia Esfera foi a vencedora de uma grande concorrência no desenvolvimento do conceito, key visual e ativações, sagrando-se responsável pela criação de identidade visual, planejamento e produção do evento de premiação Agrinho 2019, que celebra e reconhece os alunos e professores participantes do programa.

Vídeo

Para envolver, fortalecer, e levar conteúdo para públicos diversos – crianças, adultos e autoridades -  um dos desafios da Agência Esfera foi criar a identidade visual e slogan para esta edição do evento, considerando a temática “Música e Poesia” e a correlação proposta entre “Campo e Cidade”.

O Conceito criado pela agência “Cantando e Contando Nossas Histórias” trouxe todo o universo das músicas e histórias do Paraná para dentro do imaginário de adultos e crianças.

Além da identidade do evento, a agência foi dasafiada a propor  atividades e entretenimento, sempre relacionados ao tema,  que fossem inovadoras em relação às edições anteriores do evento e estimulassem  a interação, o envolvimento e despertassem todo o público, adultos ou crianças. (média de 150 crianças e 1350 adultos). 

A cenografia também foi planejada com alguns critérios: deixar o ambiente aconchegante (pois o espaço é bem grande), reforçar o tema do evento, valorizar os registros fotográficos dos convidados.  

Com o conceito “Cantando e Contando Nossas Histórias”, dentro da identidade visual e comunicação do evento, foi desenvolvida uma key visual contextualizada à marca do evento, focada nos personagens dos livros Agrinho. Dessa forma, a partir da temática e do conceito criado, a logo foi criada com elementos musicais e textuais, e representando também os personagens com símbolos do Paraná.

Derivadas dessa marca, foram criadas peças como: backdrop volumétrico de boas-vindas; painéis de entrada; placas de bilheteria; balcão de recepção; cenografia do restaurante; convite; mochila; camiseta; crachá; vouchers de premiação; ambientação na área de coffee break; backdrop para imprensa; placas de sinalização; cenografia de palco; vídeos, vinhetas e transições para o LED.

Para a área de ativações, foram produzidos:

Oficina de Customização de Cadernos de Histórias na qual cada criança customizou seu próprio caderno,  Livros Gigantes com poesias e histórias que  estimularam o conhecimento e Painel Interativo com inúmeras palavras autoadesivas onde os convidados criaram suas próprias histórias ou músicas e  expressaram suas ideias, lembranças e alegrias.

Dentro do briefing proposto pelo cliente, foram desenvolvidas diversas atrações. Para aprender, cantar e tocar canções, os convidados foram surpreendidos com um Piano Mágico: um piso de LED interativo fazendo referência a um teclado real e uma tela que avançava por 24m² tornaram o que poderia ser uma simples brincadeira, uma experiência com a arte! Foram escolhidas músicas que agradam os adultos e as crianças, tornando a  atração um grande sucesso durante o evento.

Outro ponto relevante na estratégia do evento era a ambientação. Entre os espaços que compunham a recepção e atividades, criamos um corredor com painéis de fotos que eram ao mesmo tempo espaços instagramáveis, que despertaram o interesse dos convidados para fazer registros e mostrar sua criatividade e relação com as histórias e canções do Paraná.

Parte de nosso desafio era criação e produção de um auditório comportando 1200 pessoas e palco com 370 lugares. Os premiados (crianças e professores) eram nossas “celebridades” no palco, ou seja, os protagonistas da história que contamos. As  crianças eram plateia e  também atores, cantavam e ouviam as músicas, escutavam e imaginavam as histórias. Assim, as crianças que foram laureadas ao mesmo tempo que estiveram no palco estiveram também assistindo de frente as atividades, assim como as 1200 pessoas que ficaram no auditório. Neste mesmo palco, aconteceu um espetáculo de teatro preparado de forma exclusiva em cima do tema proposto, contando a história do Paraná através das canções e histórias. Por fim, o Palco teve a entrada de carros (prêmios) e nele foi preparada toda a estrutura para a transmissão do evento.

A agencia Esfera cumpriu com todos os quesitos apontados no briefing com desafio. O evento teve uma agenda densa e dinâmica com muita movimentação de palco, públicos com perfis distintos, premiações, ativações para adultos e crianças.



Michele Victorino Nunes , responsável pela gestão do evento , diz:

“ Trabalhar com eventos é gerar e criar expectativas, emoções, sentimentos e, nós que ficamos atrás das cortinas, pensamos em cada detalhe para superar e proporcionar memórias afetivas para os nossos convidados. Da criação de um projeto a concretização, tanta coisas acontecem, um círculo imenso de pessoas são envolvidas, ou melhor, fazem parte para que aquele projeto ganhe vida e forma. Um relacionamento de confiança é iniciado e este passa por muitas fases. Trabalhar no projeto Agrinho com a parceria da empresa Esfera, foi gratificante e desafiador. Desafiador porque trata-se de um projeto para crianças, sendo assim, todos os cuidados precisam ser redobrados, e eles foram impecáveis. Trata-se de uma empresa consolidada e séria, com profissionais competentes, engajados e comprometidos.”



Notícias do evento:

CANAL SISTEMA FAEP

Festa de premiação do Concurso Agrinho 2019 teve música, poesia, cultura e, claro, reconhecimentos dos alunos e professores das redes pública e privada do Paraná. Confira o vídeo do evento que contou com a presença de mais de 1,5 mil pessoas de todos as regiões do Estado.

https://www.youtube.com/watch?v=ocBzRJLJdpQ

https://www.youtube.com/watch?v=KtAMTMASADY

 

Site: https://sistemafaep.org.br/

Flickr: https://www.flickr.com/photos/sistema...

 

 

 

O RIC Rural acompanhou a cerimônia de premiação e encerramento do programa Agrinho 2019: 

https://www.youtube.com/watch?v=8pUXtG-2TOQ