Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: LANÇAMENTO NOVA SPRINTER

NOVA SPRINTER 100% PRA VOCÊ

Candidato: Netza Promoções e Eventos
Cliente: Mercedes-Benz
Segmento: Eventos
Categoria: Convenção Nacional

Troféu Expo Center Norte
Convenção Nacional

MERCEDES BENZ
LANÇAMENTO NOVA SPRINTER 2019

Com 20 anos de experiência no mercado de live marketing e uma equipe multidisciplinar de profissionais, a Netza é uma agência Martech dividida em células de negócios com a atuação conjunta e sinérgica das áreas – atendimento, criação, planejamento e produção – do início ao fim dos projetos. Graças à estratégia de uma carteira de clientes enxuta, nosso envolvimento e dedicação aos projetos on demand é total, buscando atuar como uma extensão dos departamentos de marketing e comunicação de nossos clientes.
Classificada nos últimos anos entre as 05 melhores agências do Brasil para se trabalhar pelo Prêmio Great Place to Work, a agência acredita no trabalho realizado em squads ou equipes de “muitas mãos”, com seus clientes e parceiros, buscando resultados cada vez melhores, impacto e residual positivo nos projetos além da presença de marca na mente dos seus públicos, sejam ele colaboradores, imprensa, fornecedores ou consumidores finais.
Além da Mercedes-Benz, entre as empresas que atendemos estão Embraer, Honda, Samsung, Volkswagen, Ultragaz e CTG Brasil, entre outras.
A Mercedes-Benz é uma das maiores fabricantes mundiais de automóveis, com forte presença no mercado de vans e utilitários no Brasil. Em 2019, a marca celebrou o lançamento da Nova Sprinter, van com novo design e muito mais tecnologia, performance e segurança. Um novo produto que demonstra o dinamismo e superação tecnológica constante da marca.
Nosso objetivo foi construir um evento completo e dinâmico, rico em conteúdo técnico sobre o veículo e experiências imersivas e tecnológicas em seus muitos diferenciais, além de proporcionar um encontro agradável e integrador entre todos os convidados presentes.

Ficha técnica:
Local:    Expo Trade – Curitiba - PR
Número de convidados: 180 pessoas
Espaço do evento:  4.896 m2 + 20.000 m2 (test-drive)
Exposição: 6 vans Sprinter
Datas Montagem:  3 dias de montagem (19 a 21/09)
Data do evento: 22 e 25/09/2019
 

Vídeo

O objetivo principal da marca era uma imersão exclusiva e tecnológica em todos os aspectos da nova Sprinter Mercedes-Benz, com conteúdo técnico rico e experimentação do veículo in loco, considerando uma localização que fosse adequada para a logística dos convidados.

Desde as peças digitais de comunicação, apoiadas por um aplicativo personalizado, o evento destacou-se pelo uso de diferentes recursos tecnológicos, como o uso de QRCodes para cadastro e recepção dos convidados, além de outras notificações, lembretes e conteúdos enviados pelo aplicativo especialmente customizado. Assim, criamos uma comunicação direta e constante com os jornalistas durante todo o evento.

A área total do evento teve 4.896 m² e exposição de 6 veículos. No palco principal, um grande painel de led em toda a sua extensão e um túnel redondo central, com três grandes arquibancadas para acomodação do público, após recepção no espaço anterior, ambientado com um bar redondo centralizado e mesas e cadeiras para almoço, jantar e happy hour. Neste espaço, os convidados já eram impactados na chegada pela sinalização circular suspensa dos diferenciais da Nova Sprinter.

A estratégia da Netza foi buscar um local que atendesse com excelência todas as necessidades do briefing para não haver deslocamento dos convidados para o test-drive já que tinham uma agenda cheia de conteúdos e com o tempo bem curto. Além disso o ponto alto seria a revelação da Nova Sprinter e a ideia aqui era impactar e explorar todos os features do veículo e trazer a maior quantidade de veículos possível no palco com elementos marcantes.



O evento teve início com uma contagem regressiva e o blackout total do espaço, criando expectativa nos convidados até o começo da apresentação dos violonistas do Trio Titanium, iluminados nas laterais do palco. Apoiado por um grande painel de led com conteúdo personalizado e um túnel central que destacava a comunicação proposta para o evento, o trio executou ao vivo a trilha para apresentação dos diferenciais da nova Sprinter.



O túnel se abre e em meio a efeitos de luz, fumaça e conteúdo visual, a Nova Sprinter aparece para ganhar o centro do palco. Os pilares de diferenciais do veículo são apresentados no conteúdo gráfico, apoiado pelo projeto de light design e cenografia propostos: DESIGN, SEGURANÇA, EFICIÊNCIA, TECNOLOGIA, CONFORTO e PERFORMANCE. Enquanto são apresentados, 5 veículos fazem um desfile pelo espaço, o que exigiu planejamento logístico e exercícios de montagem que permitissem movimentar os modelos sem prejudicar a visão do conteúdo pelos convidados.



Na entrada do sexto veículo pelo túnel, destacando a performance do lançamento, Jefferson Ferrarez, responsável de vendas e marketing do produto, desce do veículo e saúda os convidados, fazendo um breve discurso sobre a alegria da presença de todos para o lançamento da Nova Sprinter Mercedes-Benz.



No dia seguinte, uma grande reestruturação do espaço recepciona os convidados no espaço do jantar da noite anterior, agora com o bar transformado em café, para a dinâmica de apresentação dos conteúdos técnicos sobre a Nova Sprinter. Sob os nichos circulares suspensos, células apresentam cada um dos diferenciais já citados: DESIGN, SEGURANÇA, EFICIÊNCIA, TECNOLOGIA, CONFORTO e PERFORMANCE.



Respeitando a dinâmica previamente planejada por um sistema de cores, os convidados,  já divididos em grupos, alternam-se entre o conteúdo das células e a experimentação da nova Sprinter em duas propostas de test drive, uma em pista especial montada no espaço do evento e outra em trecho urbano nos arredores do Expo Trade, em Curitiba. Dessa forma, todos os conteúdos foram apresentados a todos os presentes de forma mais próxima e personalizada, permitindo a interação e o contato mais direto entre os grupos e a Mercedes-Benz.

Nas duas propostas de test drive, os veículos foram equipados com tablets, facilitando o acesso aos conteúdos técnicos, e uma playlist personalizada foi disponibilizada no painel digital do veículo, tornando ainda mais agradável e próxima dos jornalistas a experiência de dirigir.

Em cada célula, o conteúdo foi apresentado com recursos tecnológicos imersivos e atraentes, trazendo dinâmica à apresentações normalmente tediosas e aproximando ainda mais os convidados do veículo lançado. Recursos como:  fones de ouvido, realidade aumentada, óculos de realidade virtual e outros conteúdos audiovisuais contribuíram para cativar os convidados e enriquecer ainda mais sua percepção sobre a nova Sprinter para além do test-drive.



Ao final do evento, os convidados puderam assinar um grande painel de agradecimento, reforçando de maneira simples e humana, analógica, a importância da participação de todos na construção da trajetória de sucesso de um novo veículo Mercedes-Benz.

 

O evento teve uma excelente resposta de acordo com os objetivos previstos e tudo isso só foi possível pelo envolvimento de todo o time desde a criação, planejamento, produção, atendimento e equipe de entrega/ operação.

Foram aproximadamente 100 pessoas envolvidas na montagem do evento e equipe presente na execução, além da equipe fixa da Netza e o staff Mercedes-benz.



“O objetivo básico da convenção de lançamento da linha Sprinter Mercedes-Benz era antecipar e unificar as informações e novidades do novo produto  realizando um treinamento técnico e dinâmico para toda a equipe de vendedores da rede de concessionários Mercedes-Benz no Brasil, para que esses participantes pudessem multiplicar os argumentos e novidades tecnológicas da nova Sprinter para os clientes. Mas o evento extrapolou as expectativas e conseguiu proporcionar algo mais do que foi pedido em briefing: o encantamento. A utilização de ferramentas didáticas inovadoras, conceitos cênicos, dinâmicas de produto e interações apresentadas foram muitos bem recebidas e se tornaram um grande fator motivacional e inspirador para os participantes, que seriam os responsáveis diretos pela introdução do novo produto no mercado brasileiro de vans.”  Evandro Cunha, Gerente de Marketing e Comunicação Vans Brasil