Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: UPL Conference 2020 - Conexão e Colaboração: Sem limites, sem fronteiras.

Hall Virtual UPL Conference 2020

Candidato: Costa Brava Viagens e Eventos
Cliente: UPL
Segmento: Eventos
Categoria: Convenção Nacional

Troféu Expo Center Norte
Convenção Nacional

Apresentação
Costa Brava Viagens e Eventos
Há mais de 30 anos no mercado de turismo, a Costa Brava ultrapassou em muito o papel de uma simples agência de viagens. Promovendo aos seus clientes experiências únicas e surpreendentes, buscamos sempre a evolução, inovação e capacitação dos nossos colaboradores, bem como a satisfação dos nossos clientes.

A Costa Brava está estruturada para atender eventos de forma completa, seja em logística, produção ou criação, através de um trabalho extremamente transparente, promovendo experiências surpreendentes e buscando sempre a melhor alternativa para cada cliente em seus eventos.Neste ano em que a pandemia do Covid-19 freou a realização de eventos presenciais, adaptamos rapidamente nossa operação e trouxemos ao mercado soluções inovadoras para que os eventos pudessem continuar.


O Cliente: UPL
A UPL, multinacional indiana fundada em 1969, é a 5ª maior empresa agroquímica do mundo. O Brasil representa o 2º mercado mais importante para a companhia, ficando atrás apenas da Índia.
Anualmente, a UPL realiza a sua Convenção, que reúne toda a diretoria, equipe de vendas, marketing e sua liderança para alinhamento das diretrizes e estratégias, bem como promover a integração e engajamento de seus colaboradores.
Este ano, o evento estava previsto para acontecer em junho na cidade de Foz do Iguaçu/PR, entretanto, devido a pandemia, todos os eventos presenciais foram suspensos. Desta forma, a empresa optou por buscar novas possibilidades para se manter alinhada com o time: um evento virtual.
Há 3 anos a Costa Brava cuidava de toda a logística da convenção, e, este ano, fomos os vencedores da concorrência para ficarmos responsáveis pelo planejamento e operacionalização de toda organização e produção do evento, junto com a equipe interna de eventos da UPL e a Duas Propaganda, criadora do conceito criativo e peças de divulgação e comunicação com os convidados.
E sim, entregamos um evento hibrido com muita qualidade! Foram 2 dias de ensaios, 3 dias de evento, mais de 350 participantes conectados, plenária com painel global e palestrantes renomados, 4 salas de BUs, 3 estúdios, estandes virtuais, noite de premiação, live show, entregas de prêmios presencialmente no momento do anúncio aos vencedores, webapp, interatividade, controle de audiência, RSVP, ação social, plataforma virtual para uma melhor experiência na jornada do participante, além de um mega projeto de segurança (devido ao Covid-19)!

Vídeo

Briefing do cliente:

Evento: UPL Conference 2020 – Conexão e Colaboração

Data: 1, 2 e 3 de Julho/2020

Horário: 4 horas por dia sendo 2 horas por período (manhã e tarde)

Local: Virtual + estúdio em Campinas (SP), Londrina (PR) e mesa de corte para equipe dos Cerrados.

Público: Colaboradores da empresa (Brasil)

Quantidade: 350 pessoas

 

Devido a pandemia do COVID-19, a necessidade da quarentena e afastamento social, os encontros presenciais foram suspensos com as comunicações interpessoais e reuniões sendo direcionadas ao virtual.

Para transmitir as mensagens do ano, não seria diferente, com todo o time trabalhando em home office, a melhor solução seria seguir com um evento digital.

 

A temática, desenvolvida pela Duas Propaganda foi: Conexão e Colaboração – Sem limites, Sem Fronteiras, unindo o momento de mercado, com as necessidades internas da companhia. A conexão trazendo a ideia de estarem todos juntos, um com o outro, conectados, vivos e ser interativo, independente da distância. Já a colaboração, com o propósito de mostrar como cada pessoa pode colaborar com o outro e com todos, dentro e fora da empresa, focando na cadeia.

 

Sendo assim, a agência de eventos deveria apresentar soluções para um evento virtual, tanto no quesito criativo, produção, quanto no melhor formato de operação, devido as cautelas do momento:

  


  • Propor uma alternativa digital para a convenção da UPL;

  • Plataforma adequada para RSVP e comunicação com os participantes;

  • Ferramenta ideal para realização do evento, que possibilitasse criação de salas plenárias, subdivisões em BUs e estrutura de estandes virtuais;

  • Contratação de estúdios;

  • Melhor opção de cenografia para cada momento;

  • Soluções para engajamento do time para sua participação no novo formato;

  • Noite de Premiação;

  • Mestre de cerimônias;

  • App;

  • Roteirista;

  • Coordenação e produção de todo o evento;

  • Projeto de segurança do evento, devido ao COVID-19. 


 

 

Principais Desafios:

  • Segurança dos dados;

  • Protocolos e segurança, organizando um evento em um período crítico da pandemia do COVID-19;

  • Time reduzido in loco – trabalhar com o mínimo de recurso possível, por conta do período de quarentena e necessidade de distanciamento social;

  • Entender o melhor tempo de duração de palestras e conteúdos para um evento virtual;

  • Tradução simultânea para palestrantes internacionais;

  • Falta de familiaridade dos participantes e palestrantes com a tecnologia;

  • Riscos de qualidade de conexão;

  • Engajar e motivar o time dentro da proposta temática, criar momentos de descontração, trazer o conteúdo, de forma a propiciar perda mínima em relação ao presencial;

  • Promover uma solução para uma noite de premiação virtual;

  • Diversos times envolvidos na organização (RH, Comunicação, Eventos, Vendas, agência de publicidade e agência de eventos);

  • As ações propostas deveriam respeitar o budget disponível para o evento;

  • Primeiro evento virtual de grande porte realizado pela UPL Brasil.

Galeria de Fotos

Soluções Apresentadas:



Plataforma

Apresentamos para a UPL a ferramenta que melhor atenderia ao perfil do evento, o Hall Virtual do Inteegra.

A plataforma reúne um conjunto de tecnologias que cobriu todas as fases da jornada do participante no evento virtual da UPL: RSVP, chats, gestão financeira, ambiente virtual para sessões e stands, relatórios de audiência e engajamento, além de permitir a interatividade dos participantes, speakers e moderadores.

Além disso, a Inteegra está em conformidade com a LGPD, garantindo assim a segurança dos dados no digital para este evento.

Para completar, criamos um ambiente virtual totalmente personalizado para o evento, um cenário moderno com as salas específicas para cada ação: plenária, reuniões de BUs, noite de premiação, estandes, bem como, todas as informações necessárias: agenda, banners informativos, área de suporte, etc.

Interação: Preferir interações via chat ou por canal de perguntas e respostas, por falta de familiaridade com as ferramentas, os participantes acabam interferindo nas apresentações nas interações ao vivo.

 

Estúdios e Cenários

Por definição da área de segurança da UPL, todos os participantes deveriam assistir ao evento de casa. Porém, os palestrantes principais, estariam nos estúdios, para garantir melhor qualidade da transmissão das mensagens.

Ao desenvolvermos o projeto de segurança do evento, nos deparamos com alguns obstáculos em relação a infraestrutura dos estúdios, que são, por necessidades técnicas, normalmente espaços mais fechados e sem ventilação.

Portanto, optamos por montar o estúdio principal dentro da própria sede da UPL, que já estava adaptada aos protocolos de segurança exigidos, com colaboradores treinados, além de ventilação e espaços que permitiam distanciamento social adequados.

Sugerimos o cenário virtual como opção ideal para o evento. Acreditamos que trabalhar com painel de LED, ou, outro cenário físico, é simplesmente transportar o evento presencial para o ambiente digital, já quando trabalhamos com o chroma key podemos ousar e aproveitar de fato o melhor que o virtual proporciona:


  • Cenário Interativo

  • Transmissões ao vivo

  • Transmissões gravadas

  • Interatividade

  • Formato programa de TV


Já no estúdio de Londrina, que transmitiria a BU Sul, apesar de termos a opção também de trabalharmos com o chroma key, sugerimos o painel de LED pela maior facilidade de interação do palestrante, já que lá não tínhamos mestre de cerimônias e nem tempo suficiente para ensaios e aulas de posicionamento de câmera, como fizemos na base principal.



Enquanto o 3º estúdio serviu como mesa de corte e suporte para a BU Cerrado, na qual todos os palestrantes atuaram remotamente.



 

Agenda

Para tentar reter ao máximo a atenção dos participantes visto que deveriam estar conectados e em frente a seus computadores, o mais engajados possível - , recomendamos ao cliente que a agenda fosse pensada de forma que as sessões e palestras tivessem no máximo 2 horas de duração em cada período (manhã e tarde), durante os 3 dias de evento.

 

Cronograma de prazos e responsabilidades

Devido a grande quantidade de áreas envolvidas no desenvolvimento do projeto e todo o alinhamento sendo feito de forma virtual, trabalhamos com o cronograma detalhado inserido na ferramenta Monday, para acompanhamento em tempo real das ações em andamento, impactos nos atrasos, prazos de conclusões e responsáveis por cada ação, o que facilitou muito o andamento do evento

 

 

Projeto de Segurança

Desenvolvemos para o evento, em conjunto com a UPL, um amplo projeto de protocolos, profilaxia e orientações em relação a COVID-19, visando garantir a segurança de todos os palestrantes, colaboradores e staffs que estivessem de forma presencial nos estúdios.

Este projeto envolveu:

Comunicação e treinamento prévio de todos os envolvidos,  orientações de higiene e profilaxia, exames de testagem em todos os envolvidos de forma presencial no  evento, bem como previsão de possíveis substitutos no caso de teste positivo, disponibilização de materiais de segurança (EPIs) para todo o time, atuação da agência com o menor número de staffs possível dentro do estúdio (alguns coordenadores atuaram remotamente), desinfecção de todos os materiais e equipamentos utilizados pelo palestrantes, marcação de palco para garantir o distanciamento entre palestrantes, ambientes arejados, com ventilação natural e apropriada e sem utilização de ar condicionado, alimentos e bebidas embalados individualmente, desenvolvimento de plantas baixas dos espaços com posicionamento de house, palco, banda, e demais itens de forma a garantir o distanciamento social.

 

Ensaios e Suporte

Por ser o primeiro evento virtual da UPL Brasil, e devido à falta de familiaridade de alguns participantes e palestrantes com a tecnologia, trabalhamos com 2 dias intensos de ensaios e testes, não apenas em estúdio, mas, também liberando o acesso ao Hall Virtual 24 horas antes do evento em si, para que os participantes acessassem e se adaptassem, bem como treinamentos específicos para palestrantes que estavam em estúdios e os que interagiam virtualmente.

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Conexão e qualidade de transmissão

Para garantir a qualidade das transmissões, diversos testes prévios de internet foram feitos, bem como contratação de link back-up e geradores para os estúdios.

Além disso, os palestrantes que estavam em casa, foram orientados a ter a conexão do celular como plano B (usando como roteador de sinal), além da agenda ter opções de substituição ou improviso tecnológico no caso de alguma dificuldade com algum palestrante ou mediador.



Palestrantes Externos

O evento contou com palestras externas com importantes figuras de mercado, como a Martha Gabriel que trouxe sua rica visão sobre a transformação digital em sua palestra “Habilidades do Futuro” e a equipe da consultoria M. Prado que apresentou os desafios do mercado do agronegócio no mundo digital.

 

Interatividade e engajamento

Neste ponto, o evento contou com um app personalizado que funcionou com um apoio ao  participante, desde o chat que ficava aberto para interações durante o evento, envio de fotos, até com perguntas para as palestras compondo o Q&A. Além disso ele permitia que as pessoas pudessem acessar a agenda para participar das palestras e permitiu a realização do Quis, ação de gamification e pesquisa de satisfação

 

O jogo de cintura e o carisma da Mestre de Cerimonias, que é, também, apresentadora de TV, garantiu a condução e fluência do evento.

 

 

Noite de Premiação

Todos os anos, no formato presencial, a convenção traz uma noite de premiação dos colaboradores destaques do ano. Para que fosse mantida, da melhor maneira possível, a emoção desta noite também em formato virtual, o evento contou com ações surpresa: convidando os 11 premiados a interagir sem aviso prévio, entrando ao vivo, no momento do anúncio das indicações.

E, para premiar os 2 grandes vencedores, foi realizada uma ação de entrega de brindes presenciais em duas localidades do Brasil, que aconteceu exatamente no momento do anúncio. Os premiados foram anunciados e, simultaneamente, um coordenador contratado pela agência tocou sua campainha e entregou em mãos (com todos os protocolos de segurança e EPI´s) um kit happy hour para que pudesse comemorar junto à família.

A animação da noite ficou por conta da Carina Menitto e Banda que estava ao vivo em um ambiente separado, mas, também dentro da sede da UPL em Campinas.

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Ação Social

Com objetivo de trazer para o evento a responsabilidade social da UPL, foi criada uma ação para arrecadas doações para a AssociAção Vida: uma Organização não Governamental sem fins lucrativos, que acredita no poder da educação para mudar nosso país e o mundo em que vivemos, buscando formar os agentes dessa mudança.

Através de um QR Code de doação, os participantes eram convidados a fazer sua parte, e, para cada R$ 1,00 doado a UPL contribuía com mais R$ 2,00.

 

Estratégia

A viabilização do evento se deu através da metodologia de projetos da Costa Brava aplicada a eventos, trazendo as melhores práticas para garantir segurança aos envolvidos desde o planejamento até a execução do evento:

  •  Cronograma do projeto on line com prazos e responsabilidades foi compartilhado com todos os envolvidos no projeto;

  • Desenvolvimento da análise de riscos pré-evento, destacando os tópicos com alto risco e alto impacto para que ações preventivas pudessem ser tomadas, como por exemplo: Queda de conexão, energia, staff com eventual teste positivo de COVID-19 nos dias anteriores ao evento, etc.

  • Tempos e Movimentos (minute by minute do evento);

  • Acompanhamento dos custos: aprovado x realizado;

  • Apresentação do relatório pós-evento.

O desafio da Costa Brava, agência responsável pelo planejamento, operação e produção desse evento, foi encontrar soluções adequadas para as necessidades do evento hibrido de modo que atendesse as expectativas dos solicitantes (área de eventos e comunicação), engajasse e motivasse o público neste novo formato minimizando perdas em relação ao presencial, ao mesmo tempo que seguisse todos os protocolos de segurança e higiene exigidos para o momento de pandemia, tanto pela área de segurança da UPL quanto às autoridades sanitárias do estado, além de organizar o evento em um curto espaço de tempo (entre a aprovação e a realização do evento foram apenas 3 semanas) e, a distância.

 

A interface escolhida para o evento (hall, área de estandes e BUs) foi fluída e permitiu a entrega do que foi programado com qualidade e uma experiência bastante agradável aos convidados, visto o alto índice (98%) de aprovação na pesquisa de satisfação realizada durante o evento.



 

Além disso, a ação social durante o evento, engajou o time e rendeu uma quantia significativa em doações para a Associação Vida, o evento, colaborando com a instituição localizada no mesmo município da sede da UPL.

 

Foram praticamente 3 eventos simultâneos com 3 Equipes de atendimento para realizar as necessidades específicas de cada uma das BUs, durante os dias do evento mais de 70 profissionais envolvidos diretamente, sendo a maior parte remota.

 

A aplicação da metodologia de desenvolvimento de projetos aplicada para a operação do evento trouxe segurança e tranquilidade para a entrega. 

A Construção de projeto a “6 mãos”, fazendo jus ao tema “Conexão e Colaboração” com múltiplas equipes em perfeita harmonia (UPL, Duas Propaganda e Costa Brava) foi sem dúvida, o grande diferencial desta entrega.

 

Uma das maiores evidências do resultado positivo do projeto, foi a comprovação de que as mais diversas áreas envolvidas compreenderam que o evento virtual pode funcionar, e, o melhor de tudo,  trazer o ROI esperado.

 

Após o sucesso da UPL Conference 2020, da unidade brasileira da empresa, a Costa Brava Viagens e Eventos atravessou fronteiras, e foi contratada como responsável pela organização completa de 2 eventos internacionais de outras unidades da UPL:

 

Convenção virtual da UPL USA (agosto/2020)

Convenção virtual da UPL Canadá (setembro/2020)

 

Ambos organizados 100% pelo nosso time no Brasil em contato diretamente com os responsáveis do evento de cada base, adaptando-se aos devidos fusos e idioma, apresentando soluções inovadoras, levando em consideração as peculiaridades culturais e objetivos de cada mercado.

 

Além destes, já estamos com mais um projeto internacional da UPL, para novembro/2020, agora a Reunião de líderes Globais, comandada pelo escritório dos Estados Unidos. Não há mais barreiras!

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