Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: Conferência E-Commerce Brasil RS 2019

Photo Opportunity - Conf RS'19

Candidato: E-Commerce Brasil
Cliente: E-COMMERCE BRASIL
Segmento: Eventos
Categoria: Congresso Regional

Troféu Expo Center Norte
Congresso Regional

E-Commerce Brasil

Maior projeto de fomento ao mercado de comércio eletrônico, com 11 anos de atuação no Brasil, tem a missão de auxiliar as empreas no processo de digitalização.
Contamos com mais de 90 empresas mantenedoras do projeto e mais de 5M de pessoas impactadas ao longo do ano em mais de 100 atividades, dentre elas o Portal E-Commerce Brasil, Webinars, Fóruns, Congressos e eventos de pequeno porte.

O que é a Conferência E-Commerce Brasil RS ?

Em sua oitava edição, a Conferência levou ao palco os principais players locais do Rio Grande do Sul e nomes importantes do varejo brasileiro.

Cerca de 1.000 congressistas se reuniram na grande Porto Alegre, curtindo momentos de confraternização, networking, palestras e painéis técnicos.

O evento contou ainda com um grande espaço para negócios, ligando os principais fornecedores de e-commerce do Brasil e da Região Sul.

Extremamente bem consolidado na região de Porto Alegre, a Conferência RS E-Commerce Brasil tornou-se o fechamento anual do mercado de comércio eletrônico na região sul, proporcionando aos congressistas uma visão macro de tudo que aconteceu no mercado no ano e previsões iniciais para o ano seguinte

Briefing



A Conferência E-Commerce Brasil Rio Grande do Sul tem como missão fomentar o mercado de comércio eletrônico na região do Rio Grande do Sul, sendo hoje o maior congresso do segmento na região.

O grande desafio no Rio Grande do Sul é o momento que o evento se encontra, nós temos uma conferência de tamanho médio que estaria com espaço reduzido se realizado no Barra Shopping, porém teríamos pouco aproveitamento de espaço indo para um local maior como a FIERGS por exemplo.

O time foi brifado para que desenvolvesse a melhor estratégia de aproveitamento de espaço x público e realizar o evento com a mesma qualidade/conteúdo de sempre e mantendo a rodada de negócios (Match) entre conferencistas e patrocinadores.

 

Atrações



Todo conteúdo deveria ser pensado em cases reais e estratégias para digitalização das empresas na região, dividindo em algumas atividades:

Auditório E-Commerce Brasil – Visão Macro do mercado nacional e regional

Auditório PME – Focado em ajudar pequenos e médios empresários a entrar e/ou pivotar suas marcas dentro do comércio eletrônico

Auditório Gestão & Vendas – Conteúdo focado em profissionais mais sênior que já atuem no mercado e busquem soluções para aprimorar a empresa

Salão de negócios – Com 47 estandes e marcas de extrema relevância tivemos 2 dias de exposição para negócios

Coquetel de encerramento – Ao final do evento promovemos um coquetel no salão de negócios para promover networking, entreter e gerar negócios aos patrocinadores x participantes.

Workshop Roadshow by E-Commerce Brasil edição Porto Alegre – Evento realizado no Novotel Porto Alegre Três Figueiras, com conteúdo 100% técnico (excluímos conteúdo de dados e pesquisas, somente técnicas de inserção e aprimoramento no comércio eletrônico), este evento paralelo é realizado dois dias antes da conferência de forma 100% gratuita para que os patrocinadores possam ter acesso direto ao público e prepara-los para a Conferência – realizada nos 2 dias seguintes.



Material de apoio



Ao longo do evento distribuímos Cadernos, Canetas, balas e o Catalogo de todos fornecedores para e-commerce que atendem a região.

 

Comunicação



O Público predominante do evento deveria ser regional, que já possua ou tenha fortes intenções de adentrar no comércio eletrônico.

 

Engajamento do público



Para um evento como esse com formato de convenção aliado a uma mostra e exposição, temos a dificuldade de entreter e engajar o público todo o dia e um dos desafios seria mantê-los o dia todo no evento, desde o momento que adentrarem no credenciamento.



Conexão Varejista x Fornecedor



Deveríamos manter a "Conexão Cliente X Fornecedor" feita ao longo do ano em outros eventos considerando o fato que poderíamos não ter espaço físico para que ela se concretizasse.

Resultado principal



Com uma planta muito bem estruturada e a realização do Workshop nos dias anteriores, conseguimos atingir a capacidade máxima em termos de congressistas, conteúdo, patrocinadores/estandes de forma a tornar o evento capacitado para uma próxima edição ainda maior.

Atingimos aproximadamente 1.000 pessoas presentes e um índice NPS de 70 pontos.



Desafios e soluções



Com conteúdo estrategicamente segmentado em plenárias e momentos diferentes, atingimos a satisfação do público e dos patrocinadores.

Superamos todas as expectativas, com pausas estratégicas ao longo do evento, para mudança em real time da formatação modular das salas, adaptando conteúdo ao público presente e proporcionando movimentação muito elogiada no salão de negócios.

Palco de soluções – Normalmente em outros eventos temos um palco dedicado ao conteúdo dos patrocinadores com trilhas somente técnicas sobre a operação macro de um e-commerce, e conseguimos neste evento criar uma extensão do evento nos dias 28 e 29 de outubro no Novotel Três Figueiras...o que ampliou a conexão e networking do patrocinador e entregou ao conferencista um conteúdo de alto padrão permitindo que nos dias 30 e 31 no evento principal eles pudessem ter acesso ao conteúdo de palestrantes varejistas com cases reais de mercado no cenário do Rio Grande do Sul.

 

Comunicação



Focamos em nossa base muito bem estruturada ao longo dos 8 anos de congresso realizado no Rio Grande do Sul e além disto buscamos através de parcerias com associações e instituições regionais divulgar o evento para o grande público varejista em sua predominância, além de associações da indústria e comércio local.

Um dos fatores que promove um fortíssimo networking em nosso evento é a troca de bussines entre os fornecedores, todos os patrocinadores ganham uma “cota” de ingressos e sendo eles regionais auxilia na segmentação do público em perfis da região, com interesse ou atuante no cenário do comércio eletrônico.

 

Engajamento do público



Todos os eventos da E-Commerce Brasil são conhecidos por manter a atenção do público o dia todo no evento, e umas das estratégias muito funcionais é permitir a alimentação ao longo do dia com pausas estratégicas.

Sendo assim nós fornecemos ao público lounges de descompressão, work station, photo opportunity e refeição servida no salão de negócios nas pausas de Welcome Coffe, Coffe Break e coquetel de forma gratuita,. Para o almoço, temos uma saída extremamente bem posicionada dentro do evento que dá acesso direto a praça de alimentação do shopping.



Conexão Varejista x Fornecedor



Considerando que já tínhamos em mente digitalizar o Match entre conferencista e patrocinador e o espaço reduzido no Barra Shopping, optamos por fazer um MVP do produto e digitalizar no último evento de 2019.



Curiosidade

 

Todo o credenciamento é feito na parte superior do evento, usando a entrada principal do shopping. Com o apoio da engenharia cenográfica e autorizações do shopping, conseguimos fazer com que o conferencista desças as escadas para o evento com sua credencial em mãos...tendo uma “surpresa” do evento após o processo de credenciamento.

Vale ressaltar ainda que tirando o credenciamento da planta principal temos a possibilidade de ampliação das salas e estandes para melhor aproveitamento do espaço.

 

Resultados



O resultado da estratégia do evento foi um retorno muito maior comparado a anos anteriores, conseguimos atingir um público maior com a ampliação dos dias/local do evento e mais patrocinadores presentes/pagantes com uma planta extremamente bem desenhada no espaço disponível.

 O aumento de público/patrocínio promoveu um aumento do ticket médio e retorno sobre melhor aproveitamento do conteúdo proposto.

 

Negócios – A digitalização do Match, que era realizado de forma presencial nos últimos eventos, promoveu um contato mais assertivo dos patrocinadores com conferencistas, sendo aprovado por todos e com ROI calculado por eles muito maior.



O evento tende a crescer para o ano de 2021 baseado nos resultados de 2019, e já estamos estruturando o evento para dois caminhos seja permanência no Barra e readaptação do local para comportar um evento cada vez maios, seja mudando o local do evento.



Conexão Varejista x Fornecedor



Como mencionado anterior a digitalização do Match foi muito assertiva e bem recebida, como podem verificar o modelo foi mantido com sucesso em evento posterior realizado em outra capital em 2020.

Além do que mesclarmos o evento macro com um Workshop Roadshow realizado junto ao congresso principal mostrou ao fornecedor que ele pode ter um contato muito próximo com o varejista mesmo fora da conferência com estratégias bem elaboradas pelo time estratégico da E-Commerce Brasil.