Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: Conferência E-Commerce Brasil SC 2020

Auditório Principal - SC 2020

Candidato: E-Commerce Brasil
Cliente: E-Commerce Brasil
Segmento: Eventos
Categoria: Congresso Regional

Troféu Expo Center Norte
Congresso Regional

E-Commerce Brasil

Maior projeto de fomento ao mercado de comércio eletrônico, com 11 anos de atuação no Brasil, tem a missão de auxiliar as empreas no processo de digitalização.
Contamos com mais de 90 empresas mantenedoras do projeto e mais de 5M de pessoas impactadas ao longo do ano em mais de 100 atividades, dentre elas o Portal E-Commerce Brasil, Webinars, Fóruns, Congressos e eventos de pequeno porte.

O que é a Conferência E-Commerce Brasil SC ?

A quinta edição da Conferência Santa Catarina abriu a agenda de eventos de 2020 da E-Commerce Brasil com muito conteúdo técnico focado em e-commerce. Além dos diversos especialistas e de palestras com as últimas novidades no setor, o evento é também uma grande oportunidade para realizar networking e fechar parcerias entre os mais de 1200 congressistas. A Conferência contou ainda com um grande espaço para negócios, ligando os principais fornecedores de e-commerce do Brasil ao público de SC.

O evento se tornou referência em todo mercado de comércio eletrônico da região Sul do Brasil, tornando-se parada obrigatória para apresentação do cenário do ano anterior e previsões para o ano seguinte na região, sendo tradicionalmente realizada no primeiro bimestre do ano.

Briefing



A Conferência E-Commerce Brasil Santa Catarina tem como missão fomentar o mercado de comércio eletrônico na região de Santa Catarina, sendo hoje o maior congresso do segmento na região.

Nós propusemos ao time reduzir 2 salas (se comparado ao ano anterior) mantendo o público, patrocínio e relevância do evento, distribuindo tudo em 2 dias de evento.

Atingimos um público ainda maior na edição 2020 (1.500 pessoas), mais estandes (52 modelos básicos + 4 modelos oferecimento) e um conteúdo de altíssimo nível.

 

Atrações



Todo conteúdo deveria ser pensado em cases reais e estratégias para digitalização das empresas na região, dividindo em algumas atividades:

Auditório E-Commerce Brasil – Visão Macro do mercado nacional e regional

Auditório PME – Focado em ajudar pequenos e médios empresários a entrar e/ou pivotar suas marcas dentro do comércio eletrônico

Auditório Gestão & Vendas – Conteúdo focado em profissionais mais sênior que já atuem no mercado e busquem soluções para aprimorar a empresa

Palco de soluções – Este palco foi proposto que ficasse no salão de negócios de forma que não atrapalhasse o fluxo, mas ao mesmo tempo fosse uma forte ferramenta de apresentação dos patrocinadores com soluções práticas e fornecedores para e-commerce da região

Salão de negócios – Com 56 estandes e marcas de extrema relevância tivemos 2 dias de exposição para negócios

Coquetel de encerramento – Ao final do evento promovemos um coquetel no salão de negócios para promover networking, entreter e gerar negócios aos patrocinadores x participantes.

 

Material de apoio



Ao longo do evento distribuímos Cadernos, Canetas, balas e o Catalogo de todos fornecedores para e-commerce que atendem a região.

 

Comunicação



O Público predominante do evento deveria ser regional, que já possua ou tenha fortes intenções de adentrar no comércio eletrônico.

 

Engajamento do público



Para um evento como esse com formato de convenção aliado a uma mostra e exposição, temos a dificuldade de entreter e engajar o público todo o dia e um dos desafios seria mantê-los o dia todo no evento, desde o momento que adentrarem no credenciamento.



Conexão Varejista x Fornecedor



Foi solicitado pelo cliente interno que a ação "Conexão Cliente X Fornecedor" feita em 2019 fosse aprimorada, pois notamos que as pessoas não utilizavam muito ao longo do evento o espaço reservado parra tal, á fim de fazer reuniões de negócios pré agendadas.

 

Resultado principal:

Superamos a meta de 1.200 pessoas presentes, contando com público presente de 1.500 pessoas e um índice NPS de 63 pontos.

98% dos feedbacks do evento foram positivos, dando a sensação ao público de grandiosidade ao evento, mesmo com 2 salas de conteúdo extintas, a resposta do público foi que o evento estava “maior” do que o ano anterior se considerado em grandiosidade temática, qualitativa e de networking.

 

Desafios e soluções – ATRAÇÕES

Tivemos ao longo dos 2 dias de evento 35 palestrantes muito bem distribuídos entre temas/plenárias e grau de conhecimento do público, a pedido do cliente interno o time de redação em parceria com a produção do evento trabalhou de forma que a comunicação e segmentação de todo conteúdo atingisse o público adequado.

 

O Palco de soluções foi uma ação de sucesso que levou conteúdo enxuto para as pessoas que estavam no salão de negócios e conseguiu atrair as pessoas para conhecer as soluções dos patrocinadores do evento.

 

Comunicação



Focamos em nossa base muito bem estruturada ao longo dos 5 anos de congresso realizado em Santa Catarina e além disto buscamos através de parcerias com associações e instituições regionais divulgar o evento para o grande público varejista em sua predominância, além de associações da indústria e comércio local.

Um dos fatores que promove um fortíssimo networking em nosso evento é a troca de bussines entre os fornecedores, todos os patrocinadores ganham uma “cota” de ingressos e sendo eles regionais auxilia na segmentação do público em perfis da região, com interesse ou atuante no canário do comércio eletrônico.

 

Engajamento do público



Todos os eventos da E-Commerce Brasil são conhecidos por manter a atenção do público o dia todo no evento, e umas das estratégias muito funcionais é permitir a alimentação ao longo do dia com pausas estratégicas.

Sendo assim nós fornecemos ao público lounges de descompressão, work station, photo opportunity e refeição servida no salão de negócios nas pausas de Welcome Coffe, Coffe Break e coquetel de forma gratuita, além de parceria com o fornecedor de A&B oficial do espaço, disponibilizando descontos para almoço.

E para cada região buscamos respeitar as práticas e costumes locais, neste caso fornecendo pratos regionais e guloseimas típicas de cada região.



Conexão Varejista x Fornecedor



Aprimoramos o projeto e transformamos em "Match On line" onde os congressistas demonstravam já na inscrição o interesse por algum tipo especifico de fornecedor que gostaria de conversar e os patrocinadores tiveram acesso aos interessados de acordo com o seu segmento, o que possibilitou uma conversão  maior no número de leads, além dos captados através do coletor de dados diponibilizado pela promotora.

O resultado da estratégia do evento foi um retorno maior sobre o investimento, com um custo reduzido na locação e estruturas efêmeras nós conseguimos um aproveitamento financeiro e estético melhor para a estrutura de 2020.

O aumento de público com horário ampliado promoveu um aumento do ticket médio e retorno sobre melhor aproveitamento do conteúdo proposto.

 

Negócios – A pesquisa de satisfação com os patrocinadores do evento mostrou que o formato do evento e estratégias de engajamento/entretenimento/ensino para o público foi extremamente assertiva promovendo fechamento de negócios, awareness com clientes ativos e retenção de possíveis detratores.

 

O evento tende a crescer para o ano de 2021 baseado nos resultados de 2020, mostrando que o crescimento não esta diretamente ligado ao tamanho do local mas a melhor aproveitamento seja ele técnico, estrutural ou de conteúdo/atrações.



Conexão Varejista x Fornecedor



O retorno para os patrocinadores foi mais assertivo considerando a captação de leads comum em uma expo, todos eles tiveram acesso aos congressistas interessados no seu tipo especifico de solução, algum deles chegando a dizer que a conversão no match foi maior do quem nos 400, 500 leads coletados no coletor de dados.

Conexão Varejista x Fornecedor