Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: Marketplace Conference 2020 - Live Edition

Marketplace Plenária 2018

Candidato: E-Commerce Brasil
Cliente: E-Commerce Brasil
Segmento: Eventos
Categoria: Congresso Nacional

Troféu Expo Center Norte
Congresso Nacional

E-Commerce Brasil

Maior projeto de fomento ao mercado de comércio eletrônico, com 11 anos de atuação no Brasil, tem a missão de auxiliar as empreas no processo de digitalização.
Contamos com mais de 90 empresas mantenedoras do projeto e mais de 5M de pessoas impactadas ao longo do ano em mais de 100 atividades, dentre elas o Portal E-Commerce Brasil, Webinars, Fóruns, Congressos e eventos de pequeno porte.

O que é o Marketplace Conference ?

O Congresso Marketplace Conference acontece no segundo trimestre de  cada ano focado em todo ecossistema de marketplaces no Brasil  com muito conteúdo técnico focado em grandes marketplaces, prestadores de serviço para o marketplace e para os pequenos e médios sellers presentes nas plataformas. Além dos diversos especialistas e de palestras com as últimas novidades no setor, o evento é também uma grande oportunidade para realizar networking e fechar parcerias entre os mais de 3.000 congressistas.

O evento se tornou referência em todo mercado de comércio eletrônico dentro do nicho de marketplaces brasileiros.
Em 2020 estávamos á 08 dias de iniciar as montagens e 10 dias da realização do evento quando foi decretada a pandemia do COVID-19.

Vídeo

Galeria de Fotos

O congresso Marketplace normalmente é realizado o Transamérica Expo center para 6.00 pessoas, com 100 estandes e 3 áreas de conteúdo.

No dia 13 de março de 2020 recebemos a noticias que possivelmente antes do dina 25 de março ( data da realização do evento) haveria um decreto impossibilitando a realização dos eventos, por isso recebemos dois desafios: Avisar todos os fornecedores e criar uma operação de contenção, visto que estavamos a 8 dias da realização e tudo estava praticamente pronto e por fim, o desafio de manter a marca do evento viva e levar o conteúdo prometido aos congressistas.

 

Em 12 dias tínhamos os desafios:



- Administrar todos fornecedores e materiais possíveis já produzidos para uma realização da versão presencial em outubro ( realização essa que não foi possível por conta da pandemia)

- Atingir no mínimo o mesmo publico de forma remota

- Alterar todo formato do evento para algo digital

- Refazer toda curadoria do evento

- Operacionalizar no auditório do nosso escritório toda transmissão, cenografia e itens necessários.

- Captar inscritos para o evento

- Refazer o pacote de benefícios dos patrocinadores que até então teriam estande no evento presencial

Briefing



O Marketplace Conference tem como missão uma vez por ano apresentar aos marketplaces e sellers dentro do marketplace todas as ações feitas no último ano e novidades para o ano seguinte.

A digitalização do evento tinha como missão manter o nível de conteúdo e excelência para os participantes e entregar networking aos patrocinadores.



Conteúdo



Em 7 dias todo time de curadoria se reuniu e adaptou todo conteúdo e palestrantes de acordo com as a agendas diante deum cenário totalmente incerto que se apresentava, mudando datas, nomes, temas, apresentações e adaptando para o novo formato. 

 

Comunicação



Fizemos uma ação extremamente agressiva de divulgação do evento, visando ampliar em 50% o público inscrito contando que a taxa de quebra on line seria maior, sem ter histórico disso (ainda não se falava de evento on line ou hibrido com tanta força no mercado) e com pouquíssimo tempo para ativar esses leads.

 

Engajamento do público



Para um evento como esse com formato de congresso on line, com a eminência de uma pandemia no país sabíamos que teríamos dificuldade em galgar participantes interessados no evento e engajar o público todo o dia e um dos desafios seria mantê-los o dia todo no evento, desde o momento que entrassem na plataforma.



Conexão Varejista x Fornecedor



Uma das estratégias para manter o networking que seria possível no pavilhão foi adaptar o match on line realizado nos nossos eventos regionais para o congresso nacional, nós entregamos até 30% á mais de leads para os patrocinadores do evento.

 

O resultado do evento foi um sucesso.

 

Atingimos nos 3 dias de evento 18.000 participantes, o que representa mais do que 100% á mais do que teríamos no pavilhão.

Todos os patrocinadores aprovaram e solicitaram que diante da eminente pandemia nós pensássemos em continuar as atividades on line para manter o networking e captação de leads deles ativos no segmento.

A plataforma apesar de “nova” (o Youtube era nova para o time como ferramenta de eventos), rodou sem nenhum problema, sem problemas de áudio, visual ou mesmo interrupções.



E o auditório no escritório da E-Commmerce Brasil a partir desta experiência transformou-se em um estudio para lives dos nossos próximos eventos e também recebendo eventos dos nmantenedores do projeto anual. 



Atingimos NPS 73 na pesquisa pós evento, mesmo o evento sendo totalmente gratuito e produzido em pouquíssimos dias.

 

Futuramente saberíamos que o evento presencial de outubro não poderia ser realizado e em pesquisa com os patrocinadores e participantes a resposta de 95% da pesquisa foi que conseguimos atingir ou superar o resultado do evento presencial em entrega de conteúdo, networking e atualização profissional.