Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: 12º Congresso Brasileiro do Algodão - CBA

Plenária 12º CBA

Candidato: Comunicato Eventos Únicos
Cliente: ABRAPA - Associação Brasileira dos Produtores de Algodão
Segmento: Eventos
Categoria: Congresso Nacional

Troféu Expo Center Norte
Congresso Nacional

Sobre a Comunicato:
Há 22 anos, a Comunicato Eventos Únicos ajuda empresas a gerarem conexões e a unir marcas a pessoas pelo Brasil e pelo mundo. 
Nosso time inquieto e de mentes latejantes está sempre em busca de surpreender com as melhores experiências na ativação dos sentidos e na reverberação do que diferencia os eventos e determina de forma marcante a participação do público. A busca por inovações e soluções criativas é nossa mola propulsora. 
Esse é o nosso PROPÓSITO: eventos que fazem diferença na vida das pessoas. Se não for assim, não faz sentido ser. É preciso fazer acontecer de maneira marcante e vibrante. Tem que ter alma, sentimento, emoção e muita ação. Afinal de contas, é preciso fazer valer o tempo da audiência. 
 
Abrapa:
A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, Abrapa, é a representante da cotonicultura brasileira, e nasceu em 1999 com o propósito de garantir e incrementar a rentabilidade do setor, por meio da união das suas 12 associações estaduais. Seu objetivo é tornar a cotonicultura brasileira cada vez mais competitiva e reconhecida. 
 
Sobre o CBA - Congresso Brasileiro do Algodão
O maior evento da cotonicultura brasileira é o ponto de encontro obrigatório de toda a cadeia produtiva do algodão. Com a realização do Congresso, todos os elos do setor se conectam na busca pelo fortalecimento entre produtores e indústria. O CBA é um grande fórum do conhecimento, da tecnologia e do relacionamento da cotonicultura brasileira.
Durante três dias de evento é possível ouvir grandes nomes que acompanham as tendências e políticas para o setor, participar dos debates sobre novas técnicas para as lavouras e fechar importantes negócios na área de exposição, onde a indústria tem a oportunidade de apresentar seus produtos e serviços para os protagonistas da produção algodoeira no Brasil.

FICHA TÉCNICA:
Tema: A cotonicultura como vitrine para a agricultura do amanhã
Local: Centro de Convenções de Goiânia - GO
Dados:
2.100 Inscritos
3.000 Participantes
11.000 m² de área construída
12 Países representados
21 Estados participantes
107 Palestrantes
175 Trabalhos Científicos 
9 Startups
29 Patrocinadores

Historicamente realizado pelas associações estaduais, o CBA passou para a tutela da Abrapa em 2014, e foi a partir de então que a Comunicato passou a fazer parte desta história. Já são 03 edições que o Time Capulho, como nossa equipe é conhecida, mergulha no mundo do algodão para surpreender a cada edição.

Vídeo

Galeria de Fotos

Um dos maiores desafios do Congresso Brasileiro do Algodão é sempre o de superar a edição anterior. Fazer melhor do que já fizemos, surpreender um público que é cativo e despertar o interesse do patrocinador para maiores investimentos. Nada menos do que fazer o melhor CBA, a cada nova edição. Para nós, é uma meta de auto superação e isso é extremamente motivador.



Dezoito meses antes do evento iniciamos então a busca pela cidade sede, que deve levar em consideração malha aérea, rede hoteleira, local capaz de comportar a estrutura necessária para a realização do congresso, logística de acesso dos participantes e patrocinadores e rede de fornecedores locais. Tudo visando um maior número de participantes e adesão dos patrocinadores.



Depois de visitas técnicas a Brasília, Foz do Iguaçu, Florianópolis e Goiânia, o Centro de Convenções de Goiânia foi o local selecionado. E não poderia ter havido escolha mais acertada. Pela facilidade de acesso de produtores vindos de todo centro oeste e do sul da Bahia, regiões de grande concentração de produtores de algodão, a 12ª edição foi recorde de público, superando todas as expectativas.



Um outro desafio que se repete a cada edição é o de fazer um evento superavitário. Toda receita do evento vem das inscrições e dos patrocínios, portanto, oferecer uma programação extremamente atrativa e uma política de merchandising que atenda às necessidades das empresas investidoras, é fundamental para o sucesso no resultado do evento.     



Junto com a 12ª edição do CBA, vieram também os 20 anos da Abrapa, que deveriam ser comemorados em grande estilo, durante o evento. Seria simples, se não fosse o desafio das despesas com as comemorações terem que ser pagas com a arrecadação de receita do evento.



Foi então que, sabendo do aumento da responsabilidade em viabilizar o evento, um ano antes de sua realização, demos um dos passos mais importantes. Pensando na aproximação necessária para a construção de uma relação duradoura e mais efetiva junto aos patrocinadores, adotamos como estratégia fazer um evento de lançamento exclusivo para este público. Um evento de relacionamento, para os CEO´s e gestores das maiores empresas de produtos e serviços para a cotonicultura, totalmente customizado, onde foi apresentada a 12ª edição do CBA.



O local escolhido foi o Contemporâneo 8075, em São Paulo, pois é na capital paulista que estão as sedes da maior parte das indústrias patrocinadoras. Num ambiente intimista e acolhedor, oferecemos uma culinária gourmet, com toques que personalizaram a decoração, como as almofadas com o nome do evento e azulejos pintados com capulhos. 



O evento, que contou com a participação de 58 CEOs e diretores de empresas com produtos e serviços para o algodão, foi sucesso absoluto e garantiu a comercialização de 60% da área de exposição. 



Ao longo dos meses que se seguiram, após o lançamento, as Comissões Organizadora e Científica trabalharam intensamente, sob metodologia desenvolvida pela Comunicato Eventos para a elaboração de um trabalho conjunto e em sintonia. Uma construção sistematizada que levasse o participante a uma experiência realmente enriquecedora e inesquecível, fazendo do evento uma referência de vivência e conteúdo.   



As melhores soluções técnicas aliadas aos interesses de quem está no campo merecem um olhar cuidadoso e que precisa ser assertivo. Portanto, a escolha dos nomes dos palestrantes, o formato do evento, o tempo de permanência dos participantes na área de exposição, o cardápio oferecido nos almoços e coffee breaks, devem ser minuciosamente cuidado. Nada disso seria possível se não houvesse uma imersão total e focada do Team Capulho, da Comunicato, nessa missão.



Mas havia ainda um outro fator muito importante. O tema traz a “agricultura do amanhã” e isso implica diretamente em apresentar as inovações para o setor. Levando em consideração o público do evento, bastante tradicional e conservador, é preciso tomar cuidado para que as escolhas e decisões não tragam resultados contrários aos esperados. 



Foi então que após visita ao hub da Pulse, em Piracicaba/SP,  decidimos abrir espaço, pela primeira vez, para as startups apresentarem seus negócios. E mais, abrimos um palco, que funcionava na área de exposição, durante os breaks, para que eles pudessem fazer seus pitchs. Resultado: a área gerou grande adesão e curiosidade. Foi sucesso total e absoluto, que será repetido nas próximas edições. 



Ainda aliado ao tema, outro ambiente onde se pensa o futuro é o acadêmico. Os trabalhos científicos sempre tiveram espaço no CBA, mas nas últimas edições a adesão vinha caindo expressivamente, e isso é preocupante pois o trabalho de pesquisa é muito importante para o desenvolvimento do setor. Despertar o interesse desse público foi bastante desafiador, mas fizemos isso com uma premiação mais atrativa. O que antes eram tablets, computador e celular, passou a ser participação em congressos nacionais e internacionais, com inscrição e passagem inclusos; e prêmios em dinheiro para pesquisa. Isso gerou enorme interesse na área acadêmica e o número de trabalhos inscritos aumentou em 40% com relação à edição anterior. 



Durante os 03 dias de evento, os participantes acompanham pela manhã, as grandes plenárias principais, onde todos estão reunidos num mesmo auditório. Param para o almoço oferecido pelo evento a todos os inscritos, palestrantes e imprensa e retornam na parte da tarde para as salas paralelas distribuídas de acordo com os temas pré-escolhidos por cada um no ato da inscrição. Durante a manhã e a tarde há uma pausa para o coffee-break que é servido na área de exposição para levar os participantes até os patrocinadores.

 

Foram 18 meses de muitas ideias, muito planejamento, reuniões e mais reuniões, e mais de 1.000 pessoas envolvidas na produção e construção do evento.



Preparados?



O resultado de um evento depende da concepção, do planejamento e da organização.



Desembarcamos em nossa cidade sede Goiânia – GO,  e construímos ali, no Centro de Convenções, uma linda história! Ao tema “A Cotonicultura como Vitrine para a Agricultura do Amanhã”, que trazia incorporado a tecnologia e o futuro, aliamos o ar bucólico e os elementos culturais goianos.   



Transformamos cada canto dos 11.000m² num ambiente vivo e pulsante. E através da arquitetura efêmera pudemos equilibrar o charme de uma típica cidade de Goiás, através de elementos que remetem ao aconchego e acolhimento, com pura tecnologia e inovação.



Pensamos em todos os detalhes para trazer a experiência completa para os participantes, desde seu primeiro contato com o evento, até o grande dia.



Antes do evento, as redes sociais, os email marketings, o site do evento, o aplicativo e nossa secretaria humanizada para atendimento aos participantes davam o tom da 12ª edição do CBA. 



Para as grandes plenárias, palestrantes renomados como o economista Ricardo Amorim, para  apresentar as perspectivas do cenário do agro para 2020; o historiador Leandro Karnal, para falar da importância da coletividade aplicada ao agronegócio; e até a aposta certeira no futurista Tiago Mattos, foram grandes escolhas, sob a perspectiva de cada tema e abordagem, para aguçar ainda mais a vontade de estar no evento.



O 12º CBA veio com tanta vontade que nos deparamos, aproximadamente 20 dias antes do evento, com um desafio. Já tínhamos esgotado a capacidade de lotação da plenária, local onde todos os participantes se reúnem simultaneamente. Essa ocupação, por si só, já garantia a maior edição da história do CBA. Seria simples dar as inscrições por encerradas se não tivéssemos um compromisso com o produtor de algodão, e o desafio de entregar um evento superavitário. Havia fila de espera para inscrição. Negar essa demanda seria, ao mesmo tempo, deixá-los frustrados e insatisfeitos, e negar a entrada de recursos. Abrimos então a categoria “transmissão ao vivo”. Uma inscrição com os mesmos benefícios dos demais participantes (plenária, salas simultâneas, workshop, kit congressista, almoços, coffee breaks, show, transfers) , porém mais barata pois a plenária seria assistida em sala paralela, por transmissão.   



Resultado: foram mais 328 inscrições nesta modalidade. Sorrisos de um lado. Suor de outro. Precisamos redimensionar toda uma nova produção de material, com fornecedores localizados em vários estados, e outros serviços como A&B. 



Na chegada a Goiânia, os ônibus que faziam os transfer do aeroporto até os 09 hotéis oficiais levavam monitores para orientação individualizada aos participantes que ainda não tivessem baixado o aplicativo do evento. Isso porque a partir daquele momento, toda comunicação seria feita através do aplicativo, inclusive o credenciamento. Apesar de ser bastante desafiador pelo perfil do público, e por ser uma inovação para o CBA, resolvemos apostar, principalmente pelos ganhos na perspectiva da sustentabilidade.



Para aqueles que não dispunham de celular para baixar o aplicativo, todos os hotéis oficiais tinham um ponto de apoio do evento para impressão do QR Code para o credenciamento. 



Na chegada ao Centro de Convenções, o participante se deparou com um espaço moderno, sem os tradicionais balcões ou filas para credenciamento. O credenciamento expresso precisava apenas da rápida leitura do QR code e isso criou uma área fluida e de rápida passagem, com repercussão muito positiva nos participantes. Apesar de estarmos prontos também para o atendimento convencional, em área paralela, 82% do público aderiu à inovação.  



E para não gerar filas ou mesmo aquele ambiente normalmente tumultuado da chegada de um evento, criamos um grande foyer, já dentro do evento, onde eram distribuídos os kits do congressista. Assim, ele só retirava o kit se tivesse interesse, e poderia fazer isso a qualquer momento do evento. O controle de entrega era feito através da leitura do crachá, o que evitava qualquer risco de dupla retirada. 



O Kit Congressista é sempre sucesso pois o material e modelo são sempre escolhidos de forma bastante exclusiva, por se tratar de uma linha feita 100% em algodão, o que tem um significado muito especial para os participantes. A mochila moderna e estilizada, na cor verde musgo, que vinha com um chaveiro mosquetão, incluía uma linda moleskine e caneta personalizada.



O kit tradicional do Congresso sempre incluiu uma squeeze. Porém, percebemos que o uso delas é bastante limitado durante o evento e o consumo dos copos descartáveis é alto, o que nos levou a pensar numa estratégia mais sustentável. Ao invés de squeeze, iríamos distribuir um copo diferenciado. Mas ainda assim, precisávamos fazer seu uso ser atrativo.



Criamos estações de água saborizada, numa cenografia bastante atraente, ao longo de todo o evento. Nela, o participante podia pegar seu copo a qualquer momento, com controle de retirada igual ao do kit, e usar em qualquer estação. O “Beba Água”, como foram nomeadas as estações, além de induzir o consumo de água em época de bastante seca no centro oeste, era tão charmosa, que virou ponto instagramável para foto dos participantes.   



Mas as experiências só começavam, foram muitas. Desde o mapa interativo do algodão, para marcar o estado de origem dos participantes, e que também virou ambiente instagramável; o facilitador gráfico que acompanhava todas as plenárias no palco e traduzia de forma lúdica a ideia principal de cada palestra; o cheirinho de algodão, presente em todos os ambientes, e que mexe com os sentidos dos participantes e não pode faltar, afinal de contas, estamos no Congresso Brasileiro do Algodão; e o charme dos 2 casarões de fazenda, construídos numa cenografia detalhista, para abrir os restaurantes com capacidade total para 2.300 lugares. As panelas de pedra e travessas de barro dispostas no fogões a lenha, que de tão perfeitos pareciam reais, traziam a culinária goiana revisitada pelo talento gastronômico do chef local, de reconhecimento internacional, Ian Baiocchi.      



E o que falar da área destinada aos patrocinadores? Passagem obrigatória para quem entra no evento, com fluxo intenso durante todo o congresso, a área de exposição foi extremamente concorrida. O sucesso de vendas foi tão surpreendente, que esgotamos as vendas 6 meses antes do evento e tivemos que contratar o pavilhão contínuo ao primeiro para abrir segunda etapa de vendas. Foram 29  patrocinadores, 9 starups, área de pitchs e lojinha do movimento Sou de Algodão, além do estande central, da Abrapa, desenhado e projetado pela Comunicato Eventos, com uma grande cafeteria, que foi uma das vedetes do CBA. Nele as pessoas puderam imergir e viver o algodão de forma intensa. Mas deste falaremos depois, merece um case à parte!



Mas e o aniversário de 20 anos da Abrapa? Para cumprir o desafio de comemorar em grande estilo, trouxemos o show do  ícone da música sertaneja, Leonardo. 



Em ambiente totalmente independente, mas no próprio Centro de Convenções, a área foi toda ambientada para receber 2.000 pessoas, com quiosque da cachaça Cabaré, de produção local e de propriedade do cantor; 03 kombis de chopp da fábrica Colombina, também local; e ilhas de petiscos de boteco e caldos.



Valeu cada segundo, cada noite sem dormir, cada reunião de brainstorming, cada lágrima, cada gota de suor, toda adrenalina e todos os sorrisos.  Nosso resultado não poderia ser diferente, uma engrenagem articulada, um balé sincronizado numa sapatilha de ponta (que aperta os pés e enche de bolhas, mas que faz a bailarina sorrir), uma energia vibrante e de alto astral. Pura superação de expectativas. Foram 18 meses de muito trabalho, concretizados em três dias intensos e gratificantes.  É isso que nos move, nos faz querer mais e nos faz ser ÚNICOS.

Já se vão 3 edições do CBA, na parceria Abrapa-Comunicato. De lá para cá vimos o evento crescer a cada ano, algo que para o cliente se fazia impossível. Hoje o CBA é um evento desejado e esperado tanto pelos participantes quanto pelos patrocinadores que já projetam seu budget para participação antes mesmo de lançarmos o evento. O sucesso pode ser medido tanto em arrecadação, quanto nos números de participação e no resultado da avaliação. 

Para a Abrapa os resultados podem ser vistos não só financeiramente, quanto em termos de imagem e repercussão social junto à imprensa. 

Confira algumas matérias exibidas e publicadas pela imprensa que realizou a cobertura do CBA:

https://www.youtube.com/watch?v=gpAIsaVQ2nU



https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rentabilidade-do-algodao-e-tema-de-congresso/



https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/Algodao/noticia/2019/08/algodao-

mercado-de-insumos-sera-mais-disputado-na-safra-20192020.http




O levantamento realizado pela assessoria de imprensa contabilizou 267 inserções em matérias publicadas em jornais, revistas e sites que somaram mais de 67 mil centímetros de divulgação, o equivalente a um investimento superior a R$2 milhões.



RESULTADOS:



INSCRIÇÕES - crescimento de 57% em relação à 2017. Receita final superou em R$532 mil o valor inicial previsto.



PATROCÍNIO - receita final superou em R$390 mil o valor inicial previsto.



PESQUISA DE SATISFAÇÃO - na nossa pesquisa online realizada para emissão dos certificados de participação, os congressistas têm a oportunidade de avaliar o congresso, de forma espontânea e assim conseguimos medir a opinião dos participantes em diversos quesitos. Na questão relacionada à satisfação geral do evento, tivemos os seguintes resultados:

99,29% de satisfação, sendo que para 64,29% dos participantes, o CBA superou as expectativas e para 35% atendeu as expectativas.



Diante dos desafios iniciais que recebemos ao assumir mais uma edição do evento, todos foram superados, inclusive o de fazer um evento superavitário, incluindo o show do Leonardo. Isso só foi possível pois desde o começo foram traçadas estratégias com a definição de um plano de merchandising atraente aos investidores com possibilidades de aumento da receita e ao longo do planejamento do evento fomos criando soluçoes para esse objetivo.

O evento finalizou com R$ 42.000,000 em caixa. O suficiente para iniciarmos o 13º CBA, no qual já estamos trabalhando.

Recorde de público, recorde de arrecadação, maior mídia espontânea de todas as edições. Pesquisa de satisfação com resultado excelente  e contrato assinado para o próximo evento. Foi ou não foi um sucesso?

Galeria de Fotos