Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: CONSEGURO 2019

O maior evento de estratégias do mercado de seguros

Candidato: Bethe B Comunicação
Cliente: Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização - FENASEG
Segmento: Eventos
Categoria: Congresso Nacional

Troféu Expo Center Norte
Congresso Nacional

A Bethe B sempre acreditou no poder de transformação do design e da comunicação. Surpreender positivamente os stakeholders é a nossa missão, seja com o objetivo de construir autoridade, catalisar resultados de negócios e criar projetos de valor.

Ao longo destes 30 anos, buscamos a constante inovação; a cada desafio, descobrimos novos caminhos e fazemos o que parece ser impossível, sair do papel. Unimos experiência à inovação, combinando as disciplinas de branding, design de soluções, comunicação e live marketing de uma forma única através da nossa metodologia proprietária de desenvolvimento de projetos, a live brand.

Com uma equipe de inteligência especializada, a Bethe B é considerada a agência expert quando o assunto é Seguro. Desenvolvendo projetos emblemáticos para o mercado há mais de 19 anos, é parte expressiva da nossa experiência no segmento a parceria de 10 anos com a CNseg. A CONSEGURO 2019, evento idealizado pela Confederação e executado pela Bethe B, em sua 9ª edição, foi norteado pelo conceito “As novas fronteiras do desenvolvimento”, propondo uma agenda estratégica positiva para o enfrentamento de novos desafios, como o impacto de novos riscos, novas tecnologias, novas formas de consumo e tendências disruptivas de comportamento.
 
Cerca de 700 participantes da cúpula do mercado de seguros dialogaram durante os dois dias de evento, inspirados por palestrantes nacionais e internacionais, sobre como adequar produtos e processos e criar novas soluções e produtos que promovessem o crescimento do mercado e a penetração do seguro na sociedade brasileira.
 

Vídeo

Todo o planejamento da CONSEGURO 2019, desde o concept à realização, foi marcado por desafios. Em um ano de transformações no mercado, transição de governo e reformas em andamento, um novo paradigma se anunciava; uma linha tênue dividia a crise da prosperidade.



E para a CNseg, protagonizar em um cenário transformador era imprescindível. Lidar no presente com o impacto dos novos riscos, novas tecnologias, novas formas de consumo e tendências disruptivas de comportamento seria decisivo para manter o ritmo acelerado de crescimento do mercado de seguros. E o evento mais estratégico do setor deveria liderar a transição.  

 

O PLANEJAMENTO E A PRÉ-PRODUÇÃO DO EVENTO



Superar as edições anteriores da CONSEGURO seria tarefa árdua. Projeto símbolo da evolução da parceria entre a Bethe B e a CNseg, as edições da CONSEGURO já haviam conquistado 4 jacarés no Prêmio Caio, dentre eles o Jacaré de Ouro na Categoria Congresso Nacional e o Jacaré de Prata em uma das categorias mais concorridas no Oscar dos Eventos, a Categoria de Soluções Inovadoras e Novas Tecnologias. Surpreender os participantes e a cúpula do Mercado Segurador seria um desafio independentemente do briefing proposto pela CNseg.



E este briefing já começaria com um desafio estrutural: na primeira visita técnica ao local contratado pela CNseg para o evento, analisamos tecnicamente que o programa da CONSEGURO 2019 no espaço seria inviável, tanto do ponto de vista da ocupação espacial dos 5 eventos reunidos, como em função do investimento necessário para adequar o local ao evento.



Com a inviabilidade levantada e alinhada com o cliente, a equipe de produção da Bethe B precisou arregaçar as mangas e correr atrás de espaços alternativos para o projeto disponíveis em Brasília. Selecionamos o Centro Internacional de Convenções do Brasil, o CICB, modular e muito adequado para o evento que tínhamos em mente. Com espaço escolhido, desenvolvemos a proposta da experiência do participante, projetando a jornada CONSEGURO com a metodologia live brand.



Após o desenvolvimento de todo o projeto, que havia sido aprovado conceitualmente com entusiasmo, recebemos a notícia de que deveríamos realizar um corte expressivo na planilha de custos. Novamente o time da Bethe B não poupou esforços e adaptou o projeto em todas as suas frentes de forma a atender o novo briefing do cliente.



Conceitualmente, era essencial que a CONSEGURO fosse muito mais do que um evento. Ela deveria ser uma imersão no plano estratégico do setor de seguros, para sensibilizar todos os stakeholders que participariam do evento. Comunicação assertiva através da experiência de marca: um premissa Bethe B no desenvolvimento de projetos de live markerting!



Por fim, mas não menos importante, diversidade no setor, capitaneada pela CNseg, deveria ser não só pauta de debates, com a 1 Conferência de Diversidade e Sustentabilidade, mas também explícita para quem quer que circulasse nos corredores do evento. Deveríamos continuar trilhando a busca por representatividade!





 

 

MANIFESTO E CONCEPT

Para consolidar toda a proposição de valor que o evento deveria trazer para o Mercado de seguros, só o time com a inteligência em seguros da Bethe B para traduzir o cenário e liderar a transição. Para contextualizar a CONSEGURO 2019, criamos um manifesto, que resumiria os temas tratados no evento e seria um grande chamado de transformação. O mergulho no manifesto é parte fundamental no entendimento do conceito criado para a CONSEGURO 2019.

 

Manifesto CONSEGURO 2019

O sonho de conquistar novas fronteiras, de encurtar as distâncias e tornar a vida mais prática e eficiente já faz parte da nossa realidade.



Não existem mais linhas divisórias entre o virtual e o real, entre o on e o off-line, tudo e todos fazem parte de uma mesma revolução.



Uma verdadeira transformação que apresenta o novo paradigma da sociedade: vencer os desafios impostos pelo ritmo de implementação das novas tecnologias, de novos riscos, novas formas de consumir e das tendências disruptivas de comportamento. Esses desafios exigem das lideranças um protagonismo essencial para construir uma sociedade mais justa e sustentável, criando pontes de solidariedade e cooperação nas relações entre governos, empresas e pessoas.



O mercado de seguros é parte fundamental desse equilíbrio. Cumpre com o papel de

assumir os riscos do desenvolvimento em praticamente todas as atividades da economia.

Movimenta cifras que correspondem a 6% do PIB gerando mais de 500 mil empregos

diretos e indiretos e ocupa a 14ª posição no ranking mundial do setor.



Prova disso é que as lideranças estão amplamente comprometidas com uma agenda

positiva, que estabelece o debate focado na inovação, provocando reflexões e respostas nas discussões em torno dos riscos emergentes em nosso país. O objetivo é claro: criar soluções e produtos que promovam o crescimento da economia e que ao mesmo tempo possam mitigar os impactos dessas revoluções tecnológicas e comportamentais.

 

A transformação digital nos próximos anos deve movimentar mais de 200 Bilhões em investimentos no mercado de seguros. Ao mesmo tempo que vivemos tempos desafiadores, estamos diante de novas oportunidades com a explosão de dados e dispositivos conectados, como é o caso do surgimento das Insurtechs. Seguros e tecnologia caminhando lado a lado para promover uma melhor experiência aos usuários, uma verdadeira revolução que mudará radicalmente os processos de subscrição, distribuição e regulação de sinistro.

 

Do outro lado, o mercado de seguros também vem trabalhando na educação como motor de transformação. Levar informação e conhecimento para o segurado é um vetor de redução de risco. Programas de relacionamento baseados em ferramentas que possam mudar o comportamento do consumidor e consequentemente promover um uso consciente dos produtos e serviços, vem auxiliando na otimização dos custos no setor



E finalmente, em tempos de reformas, abrem-se novas possibilidades para a participação

da iniciativa privada, oferecendo novas formas de proteção para a população brasileira.



Seja no campo, na infraestrutura, nos negócios ou na saúde, o mercado de seguros exerce importante protagonismo em nosso desenvolvimento econômico, diminuindo as incertezas, criando laços e alianças para promover o equilíbrio financeiro e o bem-estar social.

 

Esse é o Brasil preparado para as transformações. Um país próspero, de braços abertos para as mudanças que trazem novas oportunidades. Uma nação que investe no amanhã, garantindo e assegurando os recursos necessários para que as próximas gerações possam contar com as mesmas oportunidades e benefícios disponíveis agora, no presente. Seja bem-vindo à CONSEGURO 2019!



Novo naming e nova identidade visual

Além do manifesto, era importante que visualmente a CONSEGURO refletisse a transformação de visão impulsionada pela CNseg para os novos tempos. Propusemos um novo logotipo para a Edição 2019, mais contemporâneo e alinhado ao contexto atual. Seu princípio construtivo foi baseado no movimento circular da letra “C”, capitular do nome do evento. Estávamos falando de ciclos, passagem de etapas, mudança de caminhos, da ultrapassagem de novas fronteiras. Cada movimento sugeria uma adaptação, um novo traçado. A marca da CONSEGURO 2019 precisava traduzir o movimento proposta para um evento estratégico como este.



A proposta 2019 trouxe consigo um novo naming para datar o evento. Atrelar o ano ao contexto da identidade facilitaria o resgate de memória da edição, o que não acontecia com a relação numeral ordinal. Uma adaptação simples, mas que atualizava de forma exponencial o projeto da CONSEGURO.

 

Outro ponto importante na definição da linguagem visual deste projeto foi a atualização da paleta de cores, desenvolvida com o objetivo de ter tornar a comunicação do evento mais abrangente e diversa.

 

Para materializar a complexidade dos temas tratados na CONSEGURO 2019,  criamos os macro temas do evento, a melhor forma encontrada para comunicar ao público a divisão da linha editorial do evento. Os macro temas foram usados na campanha pré-evento, servindo para organizar a comunicação com os stakeholders, além de classificar os grupos de palestras e painéis de discussão, criando uma melhor dinâmica para todos os participantes. Para a Bethe B, concepts de eventos devem ser tratados sob a visão da comunicação, muito além do planejamento de ações de live marketing.

 

Os grandes temas foram os seguintes:

 

1.0 DESENVOLVIMENTO E GRANDES RISCOS

Com seguro não existem barreiras para o crescimento.

Assuntos e discussões voltadas para as necessidades de infraestrutura e desenvolvimento do país.



2.0 SAÚDE E SUSTENTABILIDADE DO SETOR

Com seguro a saúde é responsabilidade de todos.

Discussão sobre o custo da saúde e a manutenção da cadeia de saúde suplementar.



3.0 GESTÃO E GARANTIAS NO LONGO PRAZO

Com seguro a previdência vai além das reformas.

Temas ligados às oportunidades embarcadas com a reforma da previdência.



4.0 DEMOCRATIZAÇÃO E INCLUSÃO

Com seguro garantir e proteger é um bem comum.

Temas ligados ao microsseguro e acesso da base da pirâmide.



5.0 TENDÊNCIAS E NOVOS MERCADOS

Com seguro as transformações geram oportunidades.

A transformação digital e a inovação como pauta principal.

 

Cada um destes temas foi acompanhado de um concept específico, ilustrações isométricas que combinavam elementos de forma a construir pequenas cenas ricas de cada macro tema, que teria, por sua vez, maior proximidade com determinado segmentos dos seguros e, portanto, maior relação com às Federações associadas à CNseg. É interessante observar como os projetos, ao longo do nosso tempo de parceria com a Confederação, vão se somando, criando novas perspectivas para o branding inicialmente desenvolvido.



EVENTOS REUNIDOS

Outra marca importante da CONSEGURO é a congregação de outros importantes eventos do mercado de seguros. Para  assegurar a unidade visual desta edição, foi feito um realinhamento dos logotipos dos eventos paralelos, tendo como princípio a aplicação do flat design, uma linguagem mais clean e contemporânea, melhor integrada à nova identidade visual da CONSEGURO.

 

O resultado foi um alinhamento integral de toda a comunicação do evento ao concept e ao propósito desenvolvido para essa edição: nas peças de divulgação, na comunicação visual das áreas de convivência do evento, na cenografia da plenária, além dos itens entregues aos participantes, como crachás e brindes. 



DIVULGAÇÃO NO PRÉ-EVENTO

A campanha de comunicação integrada desenvolvida em parceria com a CNseg combinou uma série de iniciativas para divulgar o mais importante evento do mercado segurador. Os participantes puderam conhecer a edição 2019 através de diversos canais de comunicação: e-mails marketing com abordagens específicas para cada fase da divulgação (agende-se, abertura das inscrições, key speakers, informações práticas e etc.), matérias e entrevistas em veículos do trade, anúncios em sites de parceiros da CNseg e em grandes veículos de mídia, além da página oficial do evento no Portal de Eventos da CNseg, que compilava todas as informações do evento. Além disso, contamos com ampla divulgação nas redes sociais da Confederação e uma parceria inédita com o Canal My News, coordenado pela Jornalista Mara Luquet, que também fez a cobertura do evento, em um estúdio montado, onde realizou entrevistas com personalidades do mercado.



APLICATIVO

O aplicativo era a porta de entrada para a nova experiência da CONSEGURO 2019. Através dele, era possível consultar a programação do evento, montar uma agenda própria de atividades, entrar em contato com os outros participantes do Congresso, fazer perguntas aos palestrantes, além de postar fotos e comentários na timeline do evento e não perder nenhum momento com as notificações que auxiliavam a otimização do tempo dos participantes.



A super novidade desta edição foi o compartilhamento da #CONSEGURO2019. Por meio do aplicativo, rastreávamos na timeline a hashtag e através da plataforma “hashtag tracking” conseguimos compartilhar em uma grande tela na área de convivência, proporcionando interação on/off-line para todos os presentes.



PROJETO CENOGRÁFICO



O evento foi realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil CICB – Brasília.



Com aproximadamente 975m² de cenografia:



- Entrada e Áreas de Relacionamento:

Assim que os participantes entravam no Foyer, eles eram recebidos por um móbile de grandes proporções, com formas que, a princípio, não eram claras. Quando iam se direcionando para entrar no evento, o móbile, que antes parecia ser de um formato aleatório, ia se transformando de acordo com os passos do participante e, exatamente na entrada, formava uma enorme logo da CONSEGURO 2019, representando as mudanças, os novos caminhos, a adaptação e a era da transformação que estávamos vivendo. Uma ação instagramável para gerar impacto nos partivcipantes no início da experiência, convidando-os à esta interação híbrida entre as ações on e off-line que teríamos durante o evento.



Ligado ao móbile, posicionamos o Credenciamento, onde o participante poderia se credenciar em totens de autoatendimento ou nos balcões com um de nossos recepcionistas. Um enorme painel unia os logos de todos os eventos sob o guarda chuva da CONSEGURO. Para evitar filas, separamos o recolhimento dos brindes do credenciamento.



Na passagem para a Área de Relacionamento, posicionamos um balcão para retirada dos kits e, logo em seguida, o Guarda Volume para uma maior comodidade dos participantes.



Um adesivo aplicado no chão dava as boas-vindas aos participantes, na área onde começava uma ampla área de relacionamento. Preenchemos as paredes com painéis de mais de 6,00m de altura com a comunicação visual dos macro temas, além de posicionamos de forma central a hashtag da CONSEGURO 2019 para estimular o compartilhamento da experiência nas redes sociais. Esta hashtag era a base de um painel de LED que compartilhava em tempo real notícias e postagens sobre o evento.



- Plenárias:

A comunicação visual e a estrutura cenográfica desenvolvida para a área onde ocorriam as principais palestras explorava o conceito de transformação criado para o evento. 



Uma grande tela de LED central impressionava os participantes, que podia ser utilizado de diversas formas: para apresentação de vídeos e templates institucionais, transmissão full da plenária ou dividida entre a transmissão e a apresentação dos palestrantes, simultaneamente. Todo o conteúdo visual do evento foi desenvolvido em motion, uma premissa para traduzir a contemporaneidade do evento.



Nas laterais, dois painéis com LEDs tubulares variavam de cor e de forma. Criavam atmosferas distintas para cada tema e imergiam os convidados na era da transformação e da tecnologia.



Para atender à agenda do evento, tínhamos outras duas salas secundárias, para abrigar a programação dos Eventos Paralelos no período da tarde. Mantendo os formatos grandiosos, exploramos a imagem conceito com a tela plotada na cenografia. Essa tela também foi utilizada para transmissão full da plenária ou dividida entre a transmissão e a apresentação dos palestrantes.



DIVULGAÇÃO NO PÓS-EVENTO



No pós evento, os participantes e patrocinadores receberam um e-mail marketing agradecendo a participação e apresentando um panorama geral dos números do evento. Além disso, neste e-mail era possível ver as fotos, baixar as apresentações e avaliar o evento.

 

A CONSEGURO, evento mais importante do mercado segurador, a cada edição se reinventa, estimulando a inovação constante do setor.



A CONSEGURO 2019 recebeu cerca de 700 participantes da cúpula do mercado segurador, que discutiram sobre os principais temas relevantes para o futuro do setor, em 16 painéis comandados por 66 palestrantes e debatedores, construindo mais de 20h de programação. O evento trouxe reflexão a todos que estiveram presentes e ferramentas para o “start” dessa nova agenda estratégica.



REDES SOCIAIS

- A ativação nos canais institucionais da CNseg nos rendeu mais de 3 mil visualizações nos vídeos postados (YouTube, Facebook e LinkedIn). 



- A parceria com a My News, que desenvolveu 14 entrevistas (ao vivo e gravadas), teve o número de 9.201 visualizações no canal do YouTube, fora a reverberação nas redes sociais.



Rádio CNseg


  • 32 conteúdos

  • 15 entrevistas gravadas no evento

  • 9 programas produzidos

  • 8 boletins produzidos




IMPRENSA

O IQEM, Indicador de visibilidade que avalia a presença da CNseg na imprensa, em termos qualitativos e quantitativos, apresentou um incrível resultado de retorno financeiro  de equivalência de R$ 20 milhões.



APLICATIVO

O aplicativo do evento obteve mais 550 downloads, tendo recebido mais de 120 perguntas aos palestrantes e 958 likes nos posts na timeline, sugerindo um grande engajamento dos participantes com a nossa solução. 



EQUIPE

Somamos um total de 252 pessoas envolvidas na realização da CONSEGURO 2019.



AVALIAÇÃO DOS PARTICIPANTES


  • Local do evento: 94% de avaliações positivas

  • Atendimento e equipe de produção: 100% de avaliações positivas

  • Duração do evento: 97% de avaliações positiva

  • Sinalização: 97% de avaliações positivas

  • Pontualidade: 84% de avaliações positivas

  • Recursos audiovisuais e cenográficos: 100% de avaliações positivas

  • Como ficou sabendo do evento? 55% convite, 19% e-mails marketing, 19% redes sociais

  • Motivação para inscrição: 61% Programação, 29% Networking

  • O evento atendeu as expectativas? 94% de avaliações positivas