Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: Ambev - Qual cerveja sou eu

Candidato: The LED
Cliente: Cervejaria Ambev
Segmento: Serviços
Categoria: Comunicação Visual

Troféu Hathor Business e Marketing
Comunicação Visual

Fundada em 10 a The LED, empresa especializada em painéis de LED para comunicação visual, ações de marketing e eventos. A empresa começou a expandir negócio através do Show Bis com turnês de grandes nomes do MPB como Chitãozinho e Chororó, Claudia Leite, e Ivete Sangalo.

Atualmente com 10 anos, a The LED é a maior e mais criativa empresa no setor de painéis de LED, com instalações em todo território nacional e com pareceria oficial da maior fabricante do mundo, a Unilumin. Já foram realizados mais de 6mil cases com projetos de diversos segmentos, desde postos de combustíveis à varejo, shoppings, mídia, ações promocionais e eventos de todos os setores. 

O cliente Ambev é uma empresa brasileira dedicada à produção de bebidas, entre as quais cervejas, refrigerantes, energéticos, sucos, chás e água. É a 14ª maior empresa do país em receita líquida e controla cerca de 68% do mercado brasileiro de cerveja. Através da agência Scroup group e Brandworks Comunicação fomos convidados a realizar um evento de experiência diferenciada ao consumidor no PDV. 

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A cervejaria Ambev tinha como proposta utilizar as melhores e mais modernas tecnologias e softwares para um circuito de comunicação no PDV do Pão de Açúcar em São Paulo.



A ideia principal era que o consumidor tivesse a oportunidade de ter uma experiência divertida ao conhecer as cervejas da marca e identificasse qual tinha mais haver com seu estilo de vida, que isso resultasse em interação, engajamento e repercussão nas redes sociais. 



Nosso desafio neste projeto foi enorme, pois seriamos responsáveis por deixar essa ação funcionando perfeitamente durante um ano no pdv e para isso, tivemos que realizar e desenvolver todas as tecnologias e softwares de forma personalizada e inovadora, realizar a infraestrutura e o desenvolvimento do game realizando estudos e muita criatividade. Todo circuito criado conduziria a jornada de compra do consumidor de forma que, além de chegar até a ativação, despertasse uma experiência personalizada e memorável com todas as marcas da Cervejaria Ambev, expandindo as fronteiras do PDV.

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A Solução foi planejada para obter engajamento e oferecer experiência diferenciada aos consumidores com as marcas da cervejaria AMBEV, a ativação comtempla, Comunicação visual, interatividade, gamificação e geração de inteligência de uso de dados, que foram desenvolvidos nas seguintes etapas:


  • Quatro projeção mapeada: Com o Slogan ‘’que cerveja sou eu’’, o consumidor é atraído por quatro projeções no piso, instaladas na entrada e corredores do PDV, que os convidam a descobrir qual a cerveja tem a sua cara e os conduzem a uma gôndola especiais das cervejas AMBEV.

  • 10m² de Painéis de LED especiais em Ponta de Gôndola: O primeiro impacto ao chegar na área de ativação são os painéis de LED instalados na ponta da gôndola, com comunicação visual das marcas.

  • Criação e desenvolvimento dos softwares do Quiz e Tela Especial Touch Screen com monitor profissional Ultra Stretch de 86’’- Depois o consumidor se depara com uma tela touch screen interativa, cuja comunicação o convida para participar de um Quiz na qual ele irá descobrir qual cerveja combina mais com seu estio de vida. Ao final do Quiz o consumidor é surpreendido com uma comunicação interativa numa enorme testeira de LED que o conduz, através de uma seta, para o local que cerveja que combina com ele está exposta na gôndola.

  • Inteligência de dados: O consumidor também recebe em seu smartphone, um flyer com o resultado do Quiz para que compartilhe em suas redes sociais. O cliente Ambev recebe todos os dados (nome, e-mail, telefone, idade, sexo, estilo de vida e cerveja selecionada) capturados através do preenchimento do QUIZ com aceite, par criar inteligência e fazer régua de relacionamento com consumidores. Criando assim o engajamento e a expansão da ação para fora do PDV.

  • Três sensores de movimento: Se um consumidor não quiser participa do Quiz, ele pode se direcionar para as gôndolas e se olhar fixamente para uma cerveja em especial, denotando uma preferência, os sensores instalados por toda a gôndola irão captar o movimento dos olhos e o painel de LED acende com uma mensagem “essa é a sua cerveja”.


Além disso totens interativos com a história das cervejas estão disponíveis para que os consumidores, formando assim um circuito completo de informação, interação e engajamento, tornando o portfólio das marcas da cervejaria Ambev mais conhecido. Toda semana a Ambev recebe a base atualizada de consumidores que se cadastraram para participar do QUIZ.

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O circuito interativo rendeu e ainda está rendendo muitas vantagens para o cliente Cervejaria Ambev, o mesmo está recebendo toda base de consumidores que participam do QUIZ semanalmente incluído os dados pessoais do respondente como nome, sexo, idade, telefone, e-mail, estilo de vida e cerveja escolhida. Com isso a empresa Ambev está obtendo inteligência de dados e conseguindo criar uma régua de relacionamento com esses consumidores e os mantendo ainda mais próximo das suas marcas.  



O circuito ''Qual cerveja sou eu'' também esta fazendo com que os consumidores tenham a oportunidade de conhecer todo catalogo de cervejas da marca, o que é muito vantajoso para a Ambev, pois esta possibilitando o consumo diverso por um mesmo consumidor.

 

O sucesso da ação foi tanta que a ativação instalada no final de 2019 ficará disponível durante todo o ano de 2020, além de já termos desenvolvido outros projetos como este para Cervejaria Ambev para que os mesmos possam expandir o conhecimento do seu catálogo diverso.