Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: Lançamento Santa Carolina

Candidato: Omelete Inteligência
Cliente: Santa Carolina
Segmento: Serviços
Categoria: Comunicação Visual

Troféu Hathor Business e Marketing
Comunicação Visual

A OMELETE INTELIGÊNCIA

A Omelete Inteligência é uma consultoria de estratégia de comunicação com 8 anos de mercado. 

Nosso expertise está na combinação do uso de dados, metodologias de pesquisas proprietárias e captação de insights com consumidores e stakeholders + a criatividade exponencial de um time multifuncional e engajado. Dados e criatividade fazem parte da receita de todos os nossos omeletes!

Junto com nossos clientes formamos um único time que trabalha projeto a projeto com foco em encontrar as melhores ferramentas para alcançar um determinado objetivo. 

Transparência, trabalho colaborativo, clareza dos objetivos, respeito, estratégia, criatividade e um toque de loucura são nossos ingredientes principais, e isso não é da boca pra fora, é só perguntar por aí!.

SANTA CAROLINA

A Santa Carolina é uma das vinícolas mais antigas do Chile. Fundada em 1875 por Luis Pereira, é reconhecida por produzir um amplo portfólio de vinhos de qualidade. Prova disso é o importante reconhecimento que lhe foi outorgado em 2015 pela prestigiada revista norte-americana Wine Enthusiast, que elegeu a Santa Carolina a Melhor Vinícola do Novo Mundo.

Em seus 140 anos sempre demonstrou através de suas iniciativas seu olhar pioneiro e à frente dos tempos. Foram os primeiros a exportar seus vinhos para Europa, os primeiros a investir em Mendoza na Argentina, na região do Valle do Uco e no ano de 2010 lançaram seu primeiro vinho ícone – da variedade Carmenère.

Um dos maiores objetivos da marca Santa Carolina reconhecida como a melhor vinícola, e hoje já é considerada a 12a marca de vinho mais poderosa do mundo! Seu crescimento constante já permitiu alcançar a marca de 25 milhões de garrafas vendidas.

Para a vinícola, inovar é poder levar sua história e seus vinhos mundo afora. Santa Carolina exporta para mais de 80 países e os que mais consomem os vinhos são: Canadá, Brasil, México e Estados Unidos. 

A vinícola Santa Carolina iniciou 2020 com um projeto arrojado: apoiar a realização do Cirque du Soleil no Brasil. A partir desta decisão nasceu um briefing bastante desafiador: criar uma identidade visual para a marca trabalhar durante o período antes e durante o espetáculo.



Havia um ponto que também precisava de uma proposta solucionadora: uma pesquisa bastante significativa para o mercado, realizada em 2019, mostrou que os  varejistas pararam de mencionar Santa Carolina como marca top of mind. Quanto menos a marca é lembrada, menos ela é solicitada pelos compradores, e consequentemente não chega aos consumidores.



Muitas peças precisavam se encaixar na construção desta identidade:


  • Santa Carolina não é uma marca com brandbook e guidelines pré estabelecidos para desenvolvimento de conceitos e identidades visuais;

  • Cirque Du Soleil tem diversas restrições sobre o que pode ou não ser usado em relação a imagens e desenvolvimento criativo;

  • Precisávamos tentar casar em um conceito verbal e visual duas marcas ligeiramente distantes e extremamente fortes, consolidadas e líderes em suas categorias de atuação.


Após estudarmos o briefing, entendermos as solicitações e as expectativas, estabelecemos entre o time do projeto uma ambição e desafio maior que tornou-se nosso mantra: 

 
Vamos criar um conceito para Santa Carolina forte a ponto de resgatar a lembrança de marca perdida em 2019, e autêntica o suficiente a ponto de poder abarcar em suas ativações o universo mágico, imagético e aspiracional do Cirque du Soleil.

Galeria de Fotos



Fizemos uma vasta pesquisa de referências, e nos preparamos da seguinte forma: 



01 SANTA CAROLINA

Imersão no conceito e portfólio da marca. Entendimento do histórico de ações de PDV.



02 TRADE

Visitamos 20 PDVs de SP e Interior de canais variados para olhar para gôndolas de bebidas e gerar insights, e para outras categorias em busca de referências. Percorremos Sams Club, Flex Atacadista, Empório Santa Maria, Santa Luzia, Pão de Açúcar, Imigrantes Bebidas, St Marché, lojas Expand, entre outros.



03 CONSUMIDOR

Estudos de tendências e hábitos que pudessem nos dar um norte e trazer referências criativas.



04 CIRQUE DU SOLEIL

Mapeamento visual e verbal do espetáculo, análise de texturas, padrões, escala de cores, formas geométricas e elementos presentes na cenografia. Estudamos cada detalhe do storytelling do espetáculo, seus personagens e o enredo apresentado. 



05 CATEGORIA DE BEBIDAS

Observamos formatos, cores, rótulos, nomes, tipologias, materiais de ponto de venda e de ativação, comunicações impressas e digitais de marcas de vodca, whisky, vinho, gin e outros destilados de todo o mundo.



06 TENDÊNCIAS

Estudamos as cores para 2020/2021, texturas e padrões, os materiais de ponto de venda com alto impacto e baixo custo.



07 DESIGN DE IDEIAS

A soma de todos os dados gerou um mapeamento de insights e oportunidades, e finalmente ao conceito visual e verbal proposto para o lançamento de Santa Carolina.



UMA SINERGIA PROVIDENCIAL

É possível contar a evolução dos vinhos através da história, ele sempre esteve presente na vida das pessoas. O vinho, de quando ele (quando é engarrafado) até o momento de sua abertura, passa por um processo de evolução que o torna mais maduro, equilibrado, melhora seu sabor, aroma e cor. 



Santa Carolina é uma das vinícolas mais importantes do Chile e conhecidas no Brasil. Com sua linha extensa de produtos, de entrada na categoria até vinhos de guarda é indiscutível que, seja uma marca em constante crescimento.



O novo espetáculo do Cirque du Soleil, retrata a evolução na terra, dos animais e dos homens. Uma história atemporal e que descreve o que de fato vivemos diariamente: uma evolução, seja individual como em sociedade.



Vinhos, Santa Carolina, pessoas e Cirque du Soleil tem uma sinergia providencial, a evolução.



CONCEITO



A vida é um desafio constante, da hora de acordar à hora de dormir. Cada situação nos faz aprender, evoluir. Nunca saímos de um acontecimento tal como estávamos no seu início. Cada fase traz seus aprendizados.



O vinho também é assim: do desafio do terreno ideal para o plantio, o cuidado com seu crescimento nas condições ideais no parreiral, o expertise importante para a colheita, a preparação para a transformação da uva em vinho, o tempo de maturação nos barris, nas garrafas até o ápice de ser servido em uma taça.



Para cada micro momento da vida há um vinho para te acompanhar, para celebrar, para harmonizar, para confortar. Há um vinho para cada momento da sua evolução, que evoluirá junto com você.



Santa Carolina, evolua o seu momento.



A IDENTIDADE VISUAL E VERBAL



O conceito proposto alcançou nosso objetivo e ambição! 



Evolua seu momento verbalmente fala da evolução de quem aprecia um vinho e aprende constantemente com este mundo encantador. 



Caso surgisse uma oportunidade de falar sobre evolução usando como tema o espetáculo do Cirque (nome em sigilo), que é sobre evolução, aí estaria a sinergia entre as marcas!



Visualmente nos materiais buscamos cores que se destacassem na categoria, harmônicas com as embalagens da edição especial, e que apresentassem complementariedade ou similaridade à paleta utilizada no espetáculo do Cirque.



Esta sinergia pode ser observada nas figuras em anexo.



O conceito foi utilizado em um plano contendo: ação promocional com taças e decanters, edição especial com rótulos alusivos ao cirque, display lama especial, desenvolvimento de caixa de embarque que diagramada forma um mosaico no pdv.

Galeria de Fotos

As embalagens de edição especial superaram as expectativas, alcançando a marca de 150 mil garrafas vendidas nos pdvs positivados com os materiais com o conceito "Evolua seu momento".



Os varejistas que deixaram de mencionar Santa Carolina em pesquisa em 2019 (fonte: SA Varejo), citaram a marca na pesquisa recente, e o posto no topo do ranking foi retomado.



520 pontos extras foram desenvolvidos, e geraram um estímulo ao sellout.



"foi um sucesso as vendas, arrebentamos com o decanter?"

Sams Club



"montei na segunda e hoje (quarta-feira), já estou quase sem packs!

Covabra



Encerramos com chave de ouro nossa participação no projeto ao entregar o conceito para que o cliente utilizasse em suas ações. Prova de que nossa proposta atendeu aos desafios impostos por nós mesmos na Omelete Inteligência é que, por conta da pandemia, o espetáculo do Cirque du Soleil foi cancelado sem prazo de volta, e o conceito "Evolua" pôde ser utilizado entre junho e agosto sem qualquer tipo de impacto.



Em 2021, quando houver um novo cenário, se houver o retorno do espetáculo, profissionais como nós (em constante evolução), estaremos preparados para combinar as marcas Santa Carolina e Cirque du Soleil dentro de um visual que une sinergicamente ambas, sob um conceito "guarda chuva" especialmente desenvolvido para o nosso cliente.



E assim, evoluimos nossos momentos, e a cada momento.



Saúde!

Galeria de Fotos