Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: HZ Influencers na Blitz Verão Prudence

HZ Influencers na Blitz Verão Prudence

Candidato: HZ Casting
Cliente: Preservativos Prudence
Segmento: Serviços
Categoria: Apoio e Logística para Eventos

Troféu Modern LIFE
Apoio e Logística para Eventos

Há 15 anos no mercado de eventos, a HZ Eventos é uma agência prestadora de serviço de casting e closet. Nasceu com o propósito de inovar e agregar valor na experiência dos vários públicos em eventos corporativos, sociais, esportivos, festivais, premiações, desfiles, ações em shoppings e aeroportos, organização de feiras e ações promocionais, na busca incessante por soluções eficientes, agrega valor aos negócios com muita criatividade e experiências únicas. Seu grande diferencial é o investimento em capacitação da equipe e inovação.
 
Possui uma equipe formada por profissionais multidisciplinares e versáteis, comprometidos em realizar o melhor atendimento, alicerçado no amplo know-how e experiência, a fim de oferecer serviços que superem sempre as expectativas.
 
Durante todo ano de 2019 e início de 2020, a agencia desenvolveu ações diferenciadas, pautadas pela diversidade, inovação e atenção no consumidor. Ao longo do ano foram 760 empresas atendidas e 2.763 profissionais atuantes.
 
Focando na inovação de serviços e acompanhando a evolução das mídias sociais na promoção de marca e produtos, a agencia identificou um novo nicho de atuação - os “influencers”. A partir daí investiu no seu casting, detectando os modelos de maior alcance e capacidade para se tornar “embaixadores” de uma marca ou produto.
 
Adriane Zagari, proprietária da HZ Eventos, afirma: “A capacidade de criar novos conteúdos para os clientes vem sendo um acelerador no processo de promoção. Hoje não basta fazer uma ação de blitz competente, mas sim uma ação que agrega valor e traga novos consumidores para marcas e produtos. A equipe atua com disposição e está preparada para atender o público de forma eficaz e competente”.
 
Desde o segundo semestre de 2019 o preparo do casting para ações em redes sociais foi um desafio a ser superado. Foi necessária uma seleção mais rigorosa, investimentos em plataformas digitais e a experiência adquirida nos anos de mercado para criar um novo profissional diferenciado e diversificado, que pudesse refletir o perfil das empresas contratantes e se tornar um veículo para influenciar o comportamento, as ações e o consumo de produtos e serviços. Este case reflete de modo completo os serviços da HZ Eventos, e como o trabalho é realizado, visando sempre o sucesso da ação, a inovação e a satisfação dos clientes.

Vídeo

A Prudence é uma das principais marcas de preservativos do Brasil. Conhecida por ações inovadores e pela identificação com um público diversificado e eclético que consome a marca e seus produtos. Presente em todo o país, investe em ações “take one” para fidelizar clientes e conquistar novos consumidores.

 

Em 2020, contratou a HZ Eventos para uma ação de verão que atendesse suas principais praças e proporcionasse a ampliação das vendas de forma original, promovendo a ampliação da marca para novos mercados, além do investimento em ações de saúde.

 

Para atender a esta demanda foi desenvolvido um plano de ação durante 30 dias, que deveriam seguir até o pré-carnaval e carnaval. Momento em que o consumo dos produtos Prudence tem grande elevação em suas vendas.

 

Neste plano foram contempladas 09 cidades em 06 estados brasileiros. Em cada localidade havia 1 casal de promotores uniformizados + 01 coordenador com carro. No estado de São Paulo o carro recebeu a identificação da marca.

 

A ação era iniciada pela entrega de um sampling de produtos Prudence, para a faixa etária de 15 a 80 anos, com predominância de 20 a 60 anos. O público atingido pela ação presencial era diverso, de casais heteros, grupos de amigos, LGBT e turistas.

 

Cada casal, além da entrega do sampling, abordavam as pessoas com um jogo virtual de roleta por meio do uso de um tablet. Assim, as pessoas poderiam participar do sorteio de outros brindes, como potes cheios de preservativos. 



A ação era divertida e envolvia as pessoas a interagir com marca. A partir do momento que o shopper estava envolvido com a marca, os promotores faziam “lives” indicando sua localidade e chamando outras cidades para um desafio.



O desafio era mostrar mais animação e o número de clientes atingidos. As “lives” eram postadas na rede social de cada promotor, da HZ Eventos e compartilhada pela marca em suas redes sociais.

 

Usando a ferramenta de stories dos aplicativos Instagram e Facebook, as localidades eram marcadas pelos promotores que interagiam com seus fãs e com a marca criando mais “likes” para a Prudence e seus produtos.

 

O desafio foi identificar um casting capaz não apenas de fazer vídeos e publicações de qualidade, mas que tivesse um número de seguidores considerável, capaz de movimentar as redes e ampliar os seguidores da marca.



Durante o período da ação a marca Prudence ganhou 1.300 novos seguidores no Instagram e mais de 3.347 novas curtidas em sua página do Facebook.



A Hz Eventos foi responsável pela seleção, contratação, treinamento dos profissionais e também pela logística da operação em cada localidade, incluindo distribuição dos uniformes, sacolas, botons, reposição de todo o material recebido, deslocamento em vários pontos da cidade, relatório pós evento, fotos.

 

***Casting***

 

Considerando o diferencial da ação foi necessário selecionar profissionais que tivessem empatia com o público e em suas redes sociais. Que fossem capazes de fazer vídeos espontâneos e criativos. Além disto, estes profissionais deveriam ter suas redes sociais ativas, com um bom número de seguidores.



A HZ teve a oportunidade de inovar inserindo ações em mídias sociais e definindo “influencers” para o cliente que fossem capazes de representar e propagar a marca.

 

A seleção do casting foi feita utilizando plataformas virtuais justamente para avaliar a apresentação, a empatia e a dinâmica que cada profissional pudesse dar a campanha. O casting foi composto por homens e mulheres, levou em consideração os diferentes perfis solicitados pelo cliente, conforme os requisitos exigidos além da habilidade de atuação em ambientes digitais.

 

Todos os profissionais foram contratados de acordo com as leis trabalhistas. Dessa forma, foi garantido aos profissionais seus direitos e a segurança do cliente em trabalhar de forma correta e coerente com sua missão e a da HZ Eventos. Começava aí, o foco no bom atendimento a equipe contratada.

 

Para todas as equipes trabalhamos com um coordenador de apoio que tem o perfil da equipe HZ e sempre capaz de garantir a segurança, a qualidade e o suporte aos contratados.

 

Para manter o padrão de atendimento da empresa realizamos um workshop virtual com treinamento de postura e comportamento a serem aplicadas durante a ação e a importância no atendimento ao cliente contratado.

 

Evidencia-se ainda o cuidado que se teve em oferecer um treinamento para toda equipe antes da ação, permitindo que os promotores se sentissem familiarizados com os valores da empresa e com as ativações que seriam realizadas, garantido, por sua vez, que o público abordado se sentisse de fato ‘abraçado’ pela marca.

 

Foi preparado ainda um material, ao coordenador responsável, com todas as informações referentes ao serviço, como: dados pessoais, contato de todos os promotores; as escalas de trabalho (horário de chegada/saída, cabelo/maquiagem; refeições; intervalos).

 

É importante destacar que o pré-evento também envolveu toda a organização e alinhamento da logística dos materiais, horários de chegada de cada promotor, a escala refeições e intervalos, além do treinamento para os vídeos que foram gravados.

CRIAÇÃO DE INFLUENCERS DA HZ EVENTOS

 

Gerenciar pessoas é sempre um desafio, considerando as imprevisibilidades típicas do comportamento humano. Logo, compreender suas necessidades e subjetividades é fundamental, a fim de conciliar os objetivos do serviço a ser prestado, mobilizando os profissionais sobre a importância do trabalho, e, consequentemente, engajando-os a representarem a marca de forma autêntica.

 

O nosso objetivo principal, como agência responsável pela ação, era que os promotores compreendessem que eles eram peças fundamentais naquele contexto, visto que manteriam o contato direto com os consumidores e shoppers, logo, sendo a imagem da marca durante todo o período da ação.

 

Desenvolver um relacionamento direto entre marca, promotor e cliente foi a chave para inserir a tecnologia e as vantagens do uso das redes sociais no impulsionamento da marca e seus produtos, garantindo a credibilidade da empresa.

 

Era importante criar uma sinergia entre a ação e os consumidores, algo que diferenciasse a ação de outras já realizadas. Incentivar as pessoas a usar o produto e a divulgar o mesmo de forma intensiva era o desafio.

 

Dessa forma, tivemos a preocupação de pesquisar em nosso casting pessoas que pudessem representar a marca de forma séria e responsável e que agregassem valor ao produto. Era necessário achar pessoas com um bom número de seguidores nas redes, que fosse referência, tivessem boa aparência, poder de comunicação e capacidade de sinergia.

 

Assim, construímos um novo perfil de profissionais para ações com produtos de consumo – os Influencers da HZ Eventos.

 

Estes profissionais são separados para atender categoria de produtos, recebem treinamento constante, acompanhamento de nossa equipe de marketing, parcerias exclusivas com alguns clientes e serviços como massagem, maquiagem, estética, cabelo e alimentação. Estas parcerias permitem que eles alimentem suas redes sociais com dicas para seu público como forma de angariar e manter seguidores, incentivando assim que novas ações sejam feitas.

 

Com estas definições, hoje podemos oferecer aos clientes perfis distintos por categoria de produtos e que mais se encaixam a cada ação.

 

Destaca-se também o fundamental papel de dois grupos importantes neste novo processo: As bookers - responsáveis pela seleção de perfis adequados para cada ação e que cumpram as exigências estabelecidas para ser uma influencer. E os coordenadores - com a principal função mobilizar a equipe, deixando-a sempre motivada e engajada quanto as suas responsabilidades. Para tanto, investir tempo e atenção em cada promotor foi o diferencial, uma vez que foi uma forma de criar um relacionamento de confiança e compreensão mútua.

 

O diferencial dos promotores eram sua capacidade de promover o produto em diversos canais e usando novas ferramentas que deveriam garantir a receptividade do consumidor e novas experiências para a marca e seus produtos. Foi uma comprometida equipe de profissionais, o que não podia ser diferente, considerando o pilar central da HZ Eventos: ser totalmente inspirada em pessoas.

 

Dessa forma, em todos os momentos, nós buscamos garantir que os nossos profissionais também se sentissem inspirados em fazer parte daquela história, e que vibrassem com a energia positiva do ambiente de trabalho, uma vez que é inegável que pessoas que se sentem felizes com o trabalho produzem os melhores resultados.

 

Enfim, os coordenadores tiveram a importante responsabilidade de oferecer toda assistência necessária aos promotores e cliente durante o período do evento, solucionando problemas/ imprevistos e garantindo a excelência do serviço.

 

APRESENTAÇÃO DE INOVAÇOES TECNOLÓGICAS E ESTRATÉGIAS INDICANDO DESAFIOS E SOLUÇÕES

 

O maior desafio era achar novas formas de usar a tecnologia a favor das ações presenciais, onde uma deveria ser complemento da outra.



As ações presenciais tende a se dissipar depois de um período e era necessário achar uma forma de prolongar a experiencia do consumidor com o produto e a marca.

 

O uso de redes sociais se mostrou uma ferramenta a ser considerada, mas ficava o desafio de como interagir com o consumidor durante a ação e em várias localidades simultaneamente.

 

A solução veio com a análise de como influencers modificam e incentivam o uso e compra de produtos. Verificamos que alterar os hábitos de consumo era possível.

 

A HZ Eventos tem o compromisso constante de desenvolver seus profissionais e promover novas formas de interação para seus clientes, e as respostas a estas questões foi transformar parte de seu casting em influenciadores digitais. Pessoas capazes de alterar, modificar e incentivar o consumo de marcas e produtos.



Desta forma, estaríamos cumprindo nossa missão e usando novas tecnologias no mercado de casting e ações presenciais. Era a equação favorável entre investimento e resultado.

 

Criar ações diferencias, inovar com uso de tecnologia e ampliar o alcance das ações.

 

As ações de blitz presencias são uma das principais formas de interagir com o consumidor ou shopper. Elas evidenciam as marcas, criam uma sinergia com o consumidor e permitem avaliar o impacto do produto e o consumo do mesmo.



Compreender que as ações de live marketing devem estar em constante evolução faz parte do trabalho dos profissionais de marketing e as agências de promoção e eventos. Portanto, é o momento ideal para ações de branding e lançamento de produtos diferenciadas e que estimulem a geração de novas oportunidades de negócios.

 

Este cenário criou a oportunidade para que a HZ Eventos inovasse, criando um novo e favorável ambiente para a expansão de suas atividades e, consequentemente, abertura para novas possibilidades de negócios.

 

Considerando especificamente o serviço prestado tivemos um alto grau de satisfação, e nossos promotores foram amplamente elogiados. Para o cliente, foi uma das equipes mais comprometidas capaz de gerar credibilidade e confiança a marca. O que comprova que investir em pessoas e relacionamentos tem retorno garantido.

 

É importante destacar que a criação de um novo modelo de negócio e operação representa a evolução da HZ Eventos e sua capacidade em inovar, construir parcerias e investir na equipe. O que reflete os resultados bem-sucedidos alcançados na ação, e que, consequentemente, foram fundamentais para criar e consolidar um relacionamento de confiança entre equipe, empresa e cliente.

 

Como resultado da ação tivemos mais de 100 mil pessoas impactadas pela marca e seus produtos, 30 dias de exposição nas redes sociais. Durante o período da ação a marca Prudence ganhou 1.300 novos seguidores no Instagram e mais de 3.347 novas curtidas em sua página do Facebook.



Do ponto de vista dos promotores, também tivemos um retorno favorável, seja pelos comentários apresentados em redes sociais ou diretamente aos coordenadores, destacando a energia positiva e a satisfação que se podia ver e sentir em cada profissional quanto ao trabalho que estavam exercendo. Eles se sentiram capazes de fazer a diferença e atuar de forma original.



 “Saber que estamos influenciando pessoas a consumir bons produtos e, principalmente neste case, a cuidar de sua saúde física é um transformador em nosso trabalho. Nos permite sentir orgulho, satisfação e a certeza de um trabalho completo e bem feito”, afirma Brenda Rodrigues, uma das principais influencers da HZ Eventos nesta ação e atuante na praça de Salvador.



Por fim, o sucesso somente foi possível ser alcançado pela inspiração de profissionais que deram o seu melhor para tudo acontecer, envolvendo tanto a equipe interna da HZ Eventos, como os coordenadores e promotores que estiveram in loco, parceiros e clientes que realmente abraçaram os valores da marca, para transmitir da forma mais verdadeira esse sentimento em seu trabalho, tornando-se partes fundamentais dessa jornada.



 

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