Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: REDECAV

Candidato: Omelete Inteligência
Cliente: Clube Atlético Valinhense
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Categoria: Agência de Eventos e Organizadora de Eventos - Responsabilidade Social

A OMELETE INTELIGÊNCIA

A Omelete Inteligência é uma consultoria de estratégia de comunicação com 8 anos de mercado. 
Nosso expertise está na combinação do uso de dados, metodologias de pesquisas proprietárias e captação de insights com consumidores e stakeholders + a criatividade exponencial de um time multifuncional e engajado. Dados e criatividade fazem parte da receita de todos os nossos omeletes!
Junto com nossos clientes formamos um único time que trabalha projeto a projeto com foco em encontrar as melhores ferramentas para alcançar um determinado objetivo. 
Transparência, trabalho colaborativo, clareza dos objetivos, respeito, estratégia, criatividade e um toque de loucura são nossos ingredientes principais, e isso não é da boca pra fora, é só perguntar por aí!.

O CLUBE ATLÉTICO VALINHENSE

Em setembro de 1925 nascia um novo clube na cidade de Valinhos, cidade que hoje abriga cerca de 120 mil habitantes, entre eles muitos paulistanos que para cá mudaram em busca de qualidade de vida.

O clube ficou muito conhecido pelas conquistas do seu time de futebol, batizado de ‘Esquadrão Fantasma’, nome dado pelo Jornal “A Gazeta Esportiva”. 

Para que o terreno do clube fosse usado para a construção de uma igreja, foi preciso promover uma grande mudança de espaço físico. A agremiação precisou se reinventar, e, em um projeto arrojado, em que a venda de parte do terreno aos sócios pagaria a área restante do clube, o CAV se instalou em um outro espaço.

Em 1964, porém, foi um ano de notícias tristes e momentos de insegurança para o Clube, pois foi feito um pedido de desapropriação da área a mando da prefeitura.

Mas, novamente, a vocação do CAV em seguir em frente falou mais alto, e com perseverança, seus gestores chegaram a um acordo junto à prefeitura e, assim, a chácara São Luiz, na época, propriedade da família Setubal, encontrou sua nova morada em 1970.

São mais de 20 modalidades esportivas para todas as idades, 5846 associados e muitas histórias para contar.

Reinventar-se é nossa característica marcante, presente em nossas atitudes desde o início da nossa existência.

Galeria de Fotos

BREVE APRESENTAÇÃO



Em 2016, eu, Ana Del Mar, fundadora e CEO da Omelete Inteligência me mudei com minha família para o interior de SP, Valinhos, na região de Campinas, em busca de qualidade de vida.



Como qualidade de vida significava também não me deslocar diariamente a São Paulo para trabalhar, criei uma estrutura com alguns novos colaboradores no interior e os demais passaram a trabalhar remotamente de São Paulo. Era o modelo que se iniciou recentemente em diversas empresas, só que implementado 4 anos atrás!



Uma virtude que aprendi no interior é que as pessoas colaboram genuinamente. Desde um vizinho que empresta ovo (mesmo), ao que te dá carona a um comércio, ao que te empresta luz por uma extensão quando por algum motivo parou e o que dá água para seu cachorro quando você viaja. Nem tudo é poesia, mas que aqui as pessoas são muito mais colaborativas, são.



Esse DNA está presente no time da Omelete. Nosso criativo trabalha aos finais de semana para construir casa em comunidades carentes, nosso planejador ajuda empreendedores com dicas de marketing digital, o atendimento ajuda uma sra de idade e foi até morar com ela e assim por diante.



O DESAFIO



Meio de março e quem imaginaria que o mundo iria parar? Até meados de abril pairava o medo e a vulnerabilidade, mas conforme os dias foram passando era preciso despertar, agir, reinventar ao invés de sentar e esperar o inesperado.

Iniciamos na Omelete Inteligência um trabalho bastante intenso. Nosso foco sempre foi no planejamento e na estratégia, e este era o momento em este olhar se fez ainda mais imprescindível.



Clientes preocupados até que alguns empreendedores, comerciantes e empresários começaram a parar. Arrisco dizer que pior que o impacto financeiro é a insegurança e a impotência de nada poder fazer.



De um desabafo sobre este tema em um call com o time, surgiram vontades que se complementavam, e todas levavam a uma rede colaborativa. Aproveitando nosso expertise resolvemos pensar em criar uma página nas redes sociais, site e anúncios para ajudar pequenos empreendedores e comerciantes a "existir"digitalmente. Após algumas ideias, chegamos à conclusão de que ali estava se formando uma rede colaborativa, mas que precisávamos de muito mais força e mãos complementares para colocar esta idéia em pé.



Começaram a surgir algumas páginas semelhantes no Instagram, mas nossa vontade de impactar rapidamente, antes que pudesse ser tarde demais, nos impunha um desafio imenso, de encontrar soluções rápidas e sem custo e fazer isso em paralelo com nossas atividades do dia a dia.

 

Decidimos concentrar nossas energias naquilo que sabemos fazer: criar estratégias de comunicação, campanhas de venda, planos de marketing digital e produção de artes visuais. Mas para todo este conjunto ser aproveitado por empreendedores e pequenos negócios, era necessário um canal forte de comunicação.



Movidos por esta vontade de fazer a diferença e contribuir, "batemos na porta" de um de nossos clientes, o Clube Atlético Valinhense, e apresentamos a ideia à diretoria.



Nosso objetivo era usar nosso expertise para criar peças criativas para empreendedores e pequenos comerciantes e a força das redes sociais do Clube para espalhar estes comércios para a região em forma de posts.



O clube aceitou, preparou um e-mail especialmente para recebimento das informações dos empresários, e assim começamos a divulgar a iniciativa de batizamos de RedeCAV (CAV é a sigla de Clube Atlético Valinhense).





Para não deixar a "peteca cair" já que não era possível prever a demanda que receberíamos, criamos um template para as artes e solicitamos via comunicação nas redes do Clube Valinhense as informações que deveriam ser enviadas para a criação do anúncio.

Galeria de Fotos

Na primeira semana recebemos mais de 10 solicitações de divulgação, todas atendidas. Em um balanço de abril a agosto, mais de 25 solicitações haviam sido atendidas. Os números parecem pequenos, mas foram VINTE E CINCO negócios impulsionados com a força da nossa rede.



O perfil dos empresários e empreendedores foi bastante variado: 



ALCANCE



Cada postagem teve alcance médio de 635, ou seja, um pequeno negócio foi visto por esta quantidade de pessoas, sendo que o que teve menos alcance chegou a 420 pessoas e o que teve mais alcance chegou a 770 pessoas.



IMPRESSÕES

Apenas com estratégia, sem investimento em mídia, os posts foram vistos 21.387 vezes no Instagram, sem contar Facebook.



DESIGN

Foram mais de 125 artes criadas e alguns empreendedores solicitaram repostagens alegando que tiveram excelentes resultados com a nossa divulgação.



"Mãos que atuam e fazem o bem, 

mãos que trabalham e não se detêm, 

mãos amorosas que os fracos amparam, 

mãos que rezam e sempre rezaram, 

mãos que se elevam num gesto profundo, 

é dessas mãos que precisa o mundo."



Rudolf Steiner