Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: GSK Evolucionários 2020

Candidato: Origami Marketing e Eventos
Cliente: GSK Consumo
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Categoria: Agência de Eventos e Organizadora de Eventos - Responsabilidade Social

A GSK Consumer Healthcare é uma empresa global de saúde que atua com produtos de consumo e medicamentos isentos de prescrição, nos seguintes segmentos: alívio da dor; de vitaminas e minerais; suplementos; trato respiratório; saúde oral e do sistema digestório.
 
A GSK Brasil atua no país desde 1908, mas foi em 2015 que foi criada a Divisão de Consumer Healthcare. Já em Novembro de 2019, aconteceu a fusão entre a GSK Consumer Healthcare e Pfizer Consumer Healthcare, o que a tornou a maior companhia do mundo de produtos de consumo direcionados ao cuidado com a saúde. Atualmente, seu quadro conta com cerca de 460 colaboradores (incluindo estagiários e aprendizes).
 
A estrutura comporta, atualmente, um escritório de vendas e uma unidade fabril em Jacarepaguá, Rio de Janeiro (RJ) e um centro de armazenagem e distribuição em Duque de Caxias, região metropolitana do Rio de Janeiro (RJ).
 
Ancorada no propósito de ajudar as pessoas a fazerem mais, sentirem-se melhor e a viverem mais, a GSK tem marcas confiáveis, recomendadas por especialistas e cujos produtos destacam-se pela ciência e inovação.
 
Desenvolver uma genuína paixão pelo consumidor, atendendo às suas necessidades e colocando-os no centro das decisões é um dos lemas mais importantes da empresa e é um dos fatores fundamentais para a otimização e aprimoramento contínuo dos processos.
 
Seus produtos estão divididos em quatro categorias:
Saúde Oral: Sensodyne, Parodontax e Corega.
GI: Sal de Frutas ENO, Sonrisal e Sal de Andrews.
Vitaminas, Minerais e Suplementos: Centrum, Caltrate, Stresstabs, Scott, Benefiber, Slow-K e Calcium Sandoz FF.
Dor e Respiratório: Advil, Cataflam Pro, Trimedal, Sonridor, Otrivina, Privina e Nicotinell.
 
A GSK acredita que quando se cresce como indivíduo, também se cresce como organização.
Por isso, ser um empregador moderno é uma das prioridades estratégicas da companhia, que busca oferecer aos seus colaboradores um ambiente inspirador, diversificado e inclusivo.
 
Os colaboradores são incentivados a celebrarem suas diferenças (e não a escondê-las), a sentirem- bem, com programas de bem-estar e flexibilidade de trabalho, além de desenvolverem-se em suas carreiras, tornando-se os protagonistas de sua trajetória na empresa.

Como parte do seu compromisso em gerar valor à sociedade onde atua, a GSK Consumer Healthcare Brasil continuamente identifica pontos de melhoria nos projetos que apoia, cria novas ações e estabelece parcerias que ampliam o impacto social e fazem a diferença na vida das pessoas.

Para a empresa, a sustentabilidade vai além da estratégia de negócio, mas faz parte do seu DNA e está presente em toda a sua história.

 

Para isso, nos últimos anos, tem adotado como uma de suas principais estratégias, a metodologia do crescimento em camadas, inspirada pelo Golden Circle, de Simon Sinek.

 

A primeira camada foi trabalhada na Convenção de Vendas em 2018, entendendo e aprofundando o seu propósito, o DNA GSK (WHY). Em 2019, o accountability ou “senso de dono” (HOW) foi desenvolvido em Fazedores, abrindo caminhos para capacidade de adaptação às mais diversas situações, sempre inovando e buscando a melhor versão para exercer um papel que faça sentido não apenas para a companhia, mas para toda a sociedade.

 

Foi dessa forma que o tema Evolucionários (WHAT) emergiu na Convenção 2020 para mostrar que é possível inovar, estar sempre à frente, mas encontrar meios de incluir a sociedade nesse processo, trazendo-a para o cerne das decisões e contribuindo com seu crescimento e evolução. Essa inclusão é feita por meio de campanhas de apoio, arrecadação, voluntariados e também parcerias como ONGs, integrantes da sociedade civil e organizações filantrópicas como meio de promover essa troca.

 

Além disso, o senso de evolução está presente em todas as ações internas da empresa, e na jornada que empodera e apoia seus próprios colaboradores a construírem um caminho de inspiração e mudança, que, mais tarde, também impactará aos demais.  São exemplos dessa iniciativa o programa de desenvolvimento de líderes, Academia de Liderança; a plataforma educativa Keep Growing Campus e o programa de desenvolvimento para o time de campo mySkills.

 

Desse modo, os colaboradores são vistos também como agentes e protagonistas na construção do conhecimento que vão compartilhar com as equipes, mas que serão fundamentais também na interação com o ambiente e na integração com a sociedade na qual atuam. 

A Convenção de Vendas da GSK é uma cerimônia anual na qual os líderes da companhia divulgam os resultados do ano anterior e estabelecem os objetivos a serem conquistados para o negócio. O evento é uma oportunidade para alinhar expectativas, integração das equipes, além da realização de treinamentos e trocas significativas entre os participantes.

 

Em 2020, a Convenção foi realizada do dia 17 a 20 de fevereiro, no Royal Palm Plaza – Campinas (SP), para cerca de 450 pessoas. 

 

Todos os anos, é trabalhada uma temática que norteia as ações estratégicas da companhia. Neste, esteve em destaque o tema Evolucionários. Como um camaleão, um Evolucionário é aquele que muda e se adapta às mais diferentes situações, aprendendo a integrar-se ao ambiente e à sociedade que o circunda. Nesse movimento de transformação constante, ele aprende e evolui. Esse desenvolvimento ocorre em forma de espiral, sendo aprimorado a cada nova experiência. A evolução que é praticada todos os dias nas trocas internas, com incentivo do senso de dono, da diversidade, da mentalidade de crescimento.

 

Ao organizar o encontro, os líderes perceberam que só fazia sentido falar em evolução, compartilhamento, adaptação e contribuição social, se a própria empresa estivesse preparada para vivenciar efetivamente esse compromisso não apenas nos produtos e processos, mas também nas ações que a empresa realiza, no cotidiano, nas suas próprias interações.

 

É por isso que a GSK procurou o Instituto Responsa, que realiza a inserção de egressos do sistema prisional no mercado de trabalho, contribuindo com seu crescimento pessoal, profissional e reintegração à sociedade.  E, em uma ação Evolucionária, estabeleceu a parceria e

contratou egressos como parte do staff de seu evento anual mais importante.

 

Foram contratados seis staffs, entre homens e mulheres, (ajudantes gerais, garçons e auxiliares) e mais quatro extras para o credenciamento. O treinamento dos egressos foi liderado por uma colaboradora voluntária, com expertise em eventos, que ensinou na prática as tarefas a serem desempenhadas, em um processo sinérgico de trocas de experiência e aprendizado. 

 

Essa interação revela o quanto a companhia está totalmente alinhada com seu propósito de crescer com todos os olhos e decisões voltados para as pessoas, suas necessidades e com o firme comprometimento de transformar o mundo em um lugar melhor, no qual os indivíduos podem se desenvolver e se tornar os protagonistas de suas próprias jornadas, em um mundo mais sustentável, responsável e humano.

 

Tal perspectiva está totalmente em sinergia com o modo Evolucionário de saber que tudo o que se faz gera valores de bem-estar e uma ação positiva no meio em que se atua.

Uma empresa, assim como a sociedade, cresce e se torna melhor com indivíduos que se dispõem a fazerem algo a mais, a se adaptarem às condições adversas, a se transformarem, evoluindo continuamente. E a GSK Consumer Healthcare Brasil, em 2020, demonstrou que está empenhada em tornar esse mundo um lugar melhor, socialmente responsável e aberto à diversidade com ações efetivas e integradoras. A ser formadora de Evolucionários.

 

Embora no Brasil, o sistema penal tenha como prerrogativa a ressocialização de apenados, visando sua educação e reinserção social, o ex-detento, na maioria das vezes encontra um ambiente hostil e tem dificuldades para se inserir socialmente, inviabilizando sua recolocação e agravando um quadro social de violência e desigualdade. A contratação de egressos do sistema prisional selecionados pelo Instituto Responsa para trabalhar em sua Convenção 2020 abriu uma importante reflexão sobre respeito e a disposição a dar oportunidades efetivas para que o outro possa evoluir em sua carreira e como pessoa.

 

Os egressos puderam experimentar um dia de muito trabalho, mas também de treinamentos de habilidades, conheceram novas e experimentaram um leque de possibilidades para seu futuro.  Os colaboradores dos times da GSK, verdadeiros Evolucionários, também endossaram essa iniciativa de sucesso, como evidencia alguns depoimentos colhidos no pós-evento:

“Achei algo muito humano, fantástico. Todos merecem uma segunda oportunidade. Parabéns GSK”.

“A Convenção foi muito boa, mas o que mais me tocou e me mostrou como uma boa liderança impacta a vida das pessoas foi o trabalho com a ONG de ex-presidiários. Isso realmente é muito mais que um trabalho, é algo humanitário que só faz bem para todos os envolvidos”.

“A ideia de contratar o staff conveniados com o projeto de ressocialização foi educativa, emocionante e com certeza ajudou todos nós que estávamos ali (seja o próprio staff ou nós mesmos, nos proporcionando olhares diferentes e despindo qualquer preconceito que infelizmente é tão comum na nossa sociedade).

“Percebeu-se que tudo foi feito com muita dedicação e amor.. Outro fator bacana foi o exemplo de Integração dos ex-detentos com toda equipe, me emocionei com a surpresa, acredito que todos merecem uma chance, somos passíveis de erros. Muito elogio para eles que trabalharam muito bem”.

“A Integração dos ex-presidiários foi impactante e emocionante. Parabéns pela iniciativa, carinho, cuidado e respeito que tiveram para com eles e com todos!”

Em um ano de desafios como está sendo 2020, começar a jornada reforçando a importância de cultivar uma mentalidade e uma atitude Evolucionárias foi fundamental para enfrentar mudanças e transformações que viriam em seguida com uma atitude positiva. Um êxito em todos os sentidos.